Windows 10 S força que se use o Edge e o Bing

67 Comentários

O recém anunciado Windows 10 S é um sistema operativo mais seguro e com um desempenho superior, comparativamente a outras versões. Todas as aplicações necessárias estão disponíveis na Windows Store, são verificadas para garantir a maior segurança, e depois são executadas localmente num espaço isolado.

No entanto, o Windows 10 S força que o utilizador use o browser Edge e o motor de busca Bing.


Apesar de na Windows Store existirem outros browsers, como por exemplo o Opera Mini, o Windows 10 S não permite que o utilizador defina, como browser por omissão, outros browsers. Se o utilizador tentar abrir um ficheiro HTML ou abrir um link, será sempre o browser da Microsoft a realizar essa tarefa, segundo revela a própria Microsoft (ver aqui).

Yes, Microsoft Edge is the default web browser on Microsoft 10 S. You are able to download another browser that might be available from the Windows Store, but Microsoft Edge will remain the default if, for example, you open an .htm file. Additionally, the default search provider in Microsoft Edge and Internet Explorer cannot be changed.

Além do browser, a Microsoft também não deixa mudar, no próprio Edge, o motor de busca, sendo sempre por omissão o Bing.

Segundo a Microsoft, com o Windows 10 S, o Microsoft Edge facilita a forma como os alunos organizam as suas pesquisas e gerem os projetos escolares, com a nova barra de Tab Preview. Graças ao Windows Ink no Microsoft Edge, os alunos podem tirar notas diretamente numa página da Internet e partilhá-la com os colegas.

Concorda com esta política da Microsoft?

 

Comentários

67

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Helder
    Helder

    Concordo!

    Por um computador de 4Gb de RAM e 128GB de disco por 1169€, temos que ver que a Microsoft tem de fazer dinheiro em algum lado!

    1. Avatar de André
      André

      Oh sweet irony!

    2. Avatar de tonyscott
      tonyscott

      errado, preços desde 189$

      1. Avatar de André Meireles
        André Meireles

        Ele está a falar do novo equipamento Surface… o que ele se esquece é que esse mesmo dispositivo tem opção de upgrade gratuito para Windows 10 pro, que não tem limitações nenhumas!

        1. Avatar de Helder
          Helder

          So ate dia 31

          1. Avatar de André Meireles
            André Meireles

            dia 31.. de dezembro! É mais de meio ano para as pessoas decidirem se o windows 10 S lhes serve para tudo o que precisam ou se querem o upgrade… Depois disso, 50$ para upgrade também não me parece muito, especialmente porque passa para a versão Pro, mas isso já dependerá do preço da licença do Windows 10 S!

      2. Avatar de Helder
        Helder

        Existem tablets por aí com Windows 10 por $100 que não têm a limitação.

        1. Avatar de André Meireles
          André Meireles

          Eu tenho um comprado no Tesco por 30€ (sim, 30€!!) que só peca mesmo pela durabilidade da bateria e vem com Windows 10 completo. Para o uso que lhe dou, e especialmente pq o Office 365 vai passar a ter app na Store, se tiver oportunidade de certeza que o converto para o Windows 10 S!

    3. Avatar de ptpedropt
      ptpedropt

      windows 10 S é um sistema operativo não um computador

    4. Avatar de Zéi
      Zéi

      Mesma gama de Preços que a Apple
      Pagas mais 300€ por 4GB de Ram e compras um MAC

          1. Avatar de Zéi
            Zéi

            Neste caso estamos a falar do Surface Laptop nao do Surface Pro 4.

            Mas sinceramente prefiro o Surface Pro, fica mais em conta, muito mais versátil e em termos de performance nao se deve notar muita diferença

      1. Avatar de Helder
        Helder

        Nenhum Mac à venda tem 4Gb de RAM, o mais barato tem 8.

        1. Avatar de Zéi
          Zéi

          mais “barato” ambos estao na mesma gama de preços, sendo que o Mac um pouco mais caro para o mesmo hardware/Ram

    5. Avatar de toni da adega
      toni da adega

      Comparativo Apple Store VS Windows Store

      MacBook Pro i5 / 8GB / 256 GB – € 1.740,25
      Surface Laptop i5 / 8GB / 256 GB – € 1.499,00

      1. Avatar de Helder
        Helder

        E o resto?

        O Mac é melhor em tudo.

        E corre o sistema operativo mais preferido do mundo.

        1. Avatar de Toni da adega
          Toni da adega

          Qual resto? As máquinas são muito semelhantes em tudo.
          E pouco mais de 5% não faz um sistema operativo ser o mais preferido do mundo

      2. Avatar de Corretor da Bodega
        Corretor da Bodega

        Temos aqui um exemplo de um hater que necessita de fazer piadinhas com o Windows Phone, triste.
        Indo ao que interessa, não te esqueças que por 50€ tens o Windows 10 completo, ou seja, continua a ser mais barato do que a oferta da Apple.

        PS: Chamar SO completo ao MacOS é como dizer que o Windows 10 Mobile é melhor sistema de mundo, só que sem apps.

  2. Avatar de Daniel
    Daniel

    Acho uma medida arriscada, pelo menos na Europa arriscam-se a uma nova investigação antitrust (e potencial multa milionária), e exactamente pelos mesmos motivos que foram investigados e condenados no passado.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Esqueci-me de dizer no comentário, tudo vai depender de como é empurrado o Windows 10 S. Pode nem sequer obter quota de mercado relevante para fazer soar alarmes.

    2. Avatar de Cortano
      Cortano

      Para isso têm de começar pela Google

    3. Avatar de Toder
      Toder

      Interessante como a google pode fazer isso em um SO que supostamente deve ser aberto, mas a MS nao pode fazer num sistema fechado,incrivel

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Desconheço onde é que a google force a usar um browser por omissão, mesmo depois de instalar outro:

        http://www.techrepublic.com/article/4-alternatives-to-the-chrome-browser-on-chrome-os/

        No Android pode-se definir qual a app a usar por omissão quando existem múltiplas, no ChromeOS (do pouco que conheço) também.

        Não sei mesmo do que falam ou se é invenção pura vossa só porque sim.

  3. Avatar de Alberto_
    Alberto_

    Estão a “educar” os pequenos para no futuro serem eles os utilizadores, a verdade é que eu desde que me lembro que uso o Chrome e admito que firefox é igualmente bom, mas é uma “mania” que fica.

    1. Avatar de fla
      fla

      Isso não funciona assim. Quando eu comecei a utilizar PC’s e quando começou a existir Internet de mais fácil acesso, toda a gente usava o IE. Era o que vinha por defeito e éramos todos utilizadores dele. Mesmo assim quando começaram a haver opçōes melhores (Netscape, Firefox, Chrome, Opera) o IE acabou por ir morrendo…

      1. Avatar de Alberto_
        Alberto_

        Eu falo por mim porque ja sou da era do Chrome 🙂

      2. Avatar de okapi
        okapi

        Usei IE muito pouco sempre gostei mais do Netscape e mais tarde Phoenix e até ao Firefox. O IE nunca despertou interesse e o Edge vai pelo mesmo caminho. Hábitos e gostos.

  4. Avatar de miguel
    miguel

    1000 por isto

  5. Avatar de Daniel
    Daniel

    A escolha do navegador deveria ser livre, penso que seja uma polémica antiga que já vem do windows 95!
    Alguém sabe se está previsto o Windows 10 S sair para Surtface RT?

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Windows 10 S acho que não corre em arquitectura ARM.

    2. Avatar de Toder
      Toder

      A redstone3 sera prevista para trabalhar em arm

  6. Avatar de Daniel
    Daniel

    Há o Windows 10 N é minha versão preferida, sem limitações e menos programas de origem.

  7. Avatar de Jorge
    Jorge

    Acho muito bem!

  8. Avatar de El Lentinho
    El Lentinho

    É um concorrente do Chrome OS. Como esta que a Google faz nos Chrome OS? Pois…

    1. Avatar de Toder
      Toder

      Mas a google pode fazer isso e a microsoft nao lol

  9. Avatar de int3
    int3

    Nova Apple. Mas neste caso com viroses, plástico e descartável.

    1. Avatar de N'uno
      N’uno

      Muito boa observação! Concordo inteiramente! Mas uma nova Apple em início de “carreira”, contudo. 🙂

    2. Avatar de Cortano
      Cortano

      LOL!! Abre os olhos que já é dia.
      Virus = tb MacOs tem
      Plástico = os acabamentos e design dos Surface estão no mesmo nível (ou melhores) que os equipamentos da Apple
      Descartável = isso todos são

      1. Avatar de David Silva
        David Silva

        Este surface não vai ter plástico. Basta informarem-se. Quanto a virus, o macbook da minha patroa já teve malware chatos várias vezes contra 0 vezes em 30 PCs com Windows, em 3 anos….

        1. Avatar de Joao
          Joao

          No entanto a tua patroa teve 1 Mac e tu 30 PCs em 3 anos…

          1. Avatar de F. Melo
            F. Melo

            Hahaha muito bom. Mas aqui está, de forma inocentes e as crianças não mentem, a prova provada que um Mac dura muito mais tempo activo que um qualquer PC com Windows.

            Com as mesmas (talvez mais) capacidades, um Mac é capaz de ser muito mais útil que máquinas com Windows. E sabemos bem o quanto é penoso ter uma máquina com Windows.

            Contributo deste jovem foi meritório.

        2. Avatar de Helder
          Helder

          Pois não tem plásticos, tem uma carpete em cima… que é para aquecer as mãos e ficar suja…

  10. Avatar de Zeque Tefodd
    Zeque Tefodd

    O Chrome OS deixa os utilizadores instalarem outros Browsers?
    Nao estou a ser sarcastico nem a atacar ninguem, trata-se apenas de uma pergunta para satisfazer a minha curiosidade.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      pelo que li não, já agora é de referir que a MS autoriza a instalação de outros browsers partindo do principio que estejam na store, apenas não podem ser o browser pre defenido

  11. Avatar de XicoBandito
    XicoBandito

    É possível trocar de brower num chromebook? Agora pensem…

    1. Avatar de Helder
      Helder

      É o browser que tu queres?

  12. Avatar de MLopes
    MLopes

    no que me diz respeito, e aos que me são mais próximos, só continuam a perder com este tipo de atitudes patéticas. é mais um prego no caixão e mais um risco na lista de possibilidades. ainda por cima o bing é uma bosta.
    por outro lado, tenho dúvidas que isso seja pacífico no que à lei da concorrência diz respeito. vamos ver o que a união europeia virá a dizer sobre, se vier.

  13. Avatar de Blue Screen of Death
    Blue Screen of Death

    Windows 10, dê por onde der, é só LIXO!!!!

  14. Avatar de blimb
    blimb

    @pplware ha alguma forma de desativar o webRTC no chrome?

  15. Avatar de Pedro S.
    Pedro S.

    A Microsoft já fez algo parecido no passado, penso eu no Windows Vista, com uma versão mais barata por forçar o motor de busca bing e outros programas deles. Assim iam buscar €€€ na publicidade do motor de busca bing.

    1. Avatar de Fernando Telmo Silva Santos
      Fernando Telmo Silva Santos

      Exacto!

    2. Avatar de Toder
      Toder

      Acho que ate o win7 teve isso, havia win7 starter que tinha limitaçoes

      1. Avatar de txarsi
        txarsi

        Se não estou em erro o starter era para máquinas com menos recursos. Tem menos funcionalidades mas permite instalar e pré-definir o browser que quiseres.

  16. Avatar de Elypse
    Elypse

    Não se esqueçam que facilmente se pode fazer upgrade de versão da S para Pro e desta forma instalar tudo fora da loja até 31 de Dezembro. tanto stress para nada. assim já vale a pena dar os 999 euros.

    1. Avatar de David Silva
      David Silva

      Facilmente = a custo zero até 31 de Dezembro. É de aproveitar.

      1. Avatar de dunas
        dunas

        é a custo zero até 31 de Dezembro, de forma oficial e gratuita, depois disso continuará a ser gratuito pelos metedos alternativos menos proprios como todos nós sabemos…

        no entanto os browsers não me ralo muito, embora use todos os browsers para algo especifico, mas o edge continua a ser dos secundários, o principal há muito que é o chrome…

        quanto a este novo SO e surface tenho as minhas sérias duvidas que venha a vingar, o sistema operativo é aquilo que é tem um concorrente directo o chrome OS logo não vai aquecer nem arrefecer, o surface demasiado caro para o que oferece face a equivalentes de outras marcas…

      2. Avatar de Joao
        Joao

        Li que só é grátis para quem tiver um Surface (tablet), confirma-se, ou percebi mal?

  17. Avatar de Victor F.
    Victor F.

    Bing? Bye bye mercado europeu

  18. Avatar de Fernando Telmo Silva Santos
    Fernando Telmo Silva Santos

    Visto ser um sistema operativo para estudantes irá certamente evitar muitos problemas !

  19. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Bom tiro no pé, para diminuir drasticamente as vendas deste produto.

  20. Avatar de cat
    cat

    Força, força …

    Força “my S” !

  21. Avatar de Adão
    Adão

    LoL o Windows 10 S não te força a usar o Edge nem o Bing, ele apenas obriga a que eles sejam sempre a escolha padrão do sistema. Mas podes usar na mesma o Opera e o Google, apenas não os podes definir para serem os principais. Além disso, pouco tempo depois do lançamento do 10S vão começar a surgir as alternativas na loja, como sempre acontece com todos os sistemas operativos.

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Tantos milhões de dispositivos iOS em que são obrigados a usar o safari e afins como padrão, no entanto isso no W10 já é um caos… lolol (atenção que eu também condeno isto)

  22. Avatar de Pedro H.
    Pedro H.

    Voltamos ao mesmo? A Micro$oft já não tinha levado uma multa por causa desta prática monopolista?

    1. Avatar de André
      André

      Essa lei expirou na Europa em 2014.