Windows 10 vai receber um clipboard virtual e muitas mais novidades

12 Comentários

Como já mostrámos várias vezes, os desenvolvimentos do Windows 10 são constantes. As novas builds saem a um ritmo constante e sempre com novidades criando assim as futuras versões do Windows 10.

A mais recente build do programa Insider trouxe agora várias novidades, focadas na utilização do Windows 10 e na forma como pode ser melhorado.

Windows 10 Insiders Microsoft clipboard cloud

A próxima grande atualização do Windows 10 está já a ser criada e testada. A Redstone 5 ainda não tem data de lançamento, mas as suas novidades não param de chegar, mostrando o trabalho que a Microsoft está a desenvolver.

Um clipboard virtual alojado na cloud

O clipboard do Windows, e também de outros sistemas operativos, é limitado. Apenas permite guardar um registo de cada vez, não guardando qualquer histórico ou registo. A Microsoft quer mudar isso e deu já os primeiros passos.

Com a nova build (17666) surge um novo clipboard, mais preparado para as necessidade e para o que seria esperado. É o fim de muitas apps que eram usadas para complementar este serviço.

Windows 10 Insiders Microsoft clipboard cloud

Com esta nova versão passa a poderem ser guardados várias capturas no clipboard, tendo assim um histórico e acesso a todo o que copiaram.

Para além destas novas capacidades locais, o Windows 10 vai fazer crescer este clipboard ainda mais e integrá-lo na cloud, para sincronismo entre várias máquinas.

Windows 10 Insiders Microsoft clipboard cloud

Tudo vai poder ser controlado nas definições, de forma centralizada e rápida. Com um simples clique muda a sincronização de elementos, quer automática ou manual, e até a utilização ou não do novo clipboard.

A maior mudança, para além da novidade, é a forma de vermos este novo clipboard. Com a sequência de teclas Win + v temos acesso ao histórico e a tudo o que já copiámos.

O Explorador de ficheiros também tem um tema negro

Outra das novidades que a build 17666 traz está no Explorador de ficheiros. Este passa a contar com um tema negro, mais agradável de utilizar em condições de baixa luminosidade.

Windows 10 Insiders Microsoft clipboard cloud

Esta era uma das mais pedidas alterações no Windows 10 e a Microsoft tratou de a criar, dando assim atenção aos pedidos dos utilizadores.

Todas estas novidades, e mais algumas, que a build 17666 da Redstone 5 apresenta agora vão ser testadas e amadurecidas ao longo dos próximos meses, preparando a sua chegada para o final do ano.

Leia também…

É verdade… O Notepad do Windows recebeu uma atualização

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    Que maravilha! 🙂
    Estou a ficar impressionado com todas estas melhorias que a Microsoft anda a introduzir no seu software.

  2. Avatar de Helder Meneses
    Helder Meneses

    Algum link para sacar esta build?

  3. Avatar de maria vieira a atriz
    maria vieira a atriz

    mais outra inutilidade consertar os bugs desta ultima atualizacao nem uma so palavra o acto

  4. Avatar de maria vieira a atriz
    maria vieira a atriz

    consertar as me… que fizeram na ultima atualizacao esta quieto

  5. Avatar de Carlos costa
    Carlos costa

    Tema negro? “Dark theme” trazu-se para isso?
    n é mais “tons de preto” ou “tema escuro”?

  6. Avatar de k
    k

    Clipboard na cloud. Mais uma forma de recolher informação, mas pode ser útil. Parece opcional, espero que na versão publica o seja.

  7. Avatar de Telmo
    Telmo

    Depois da actualizações, fiquei com quebras FPS no csgo. Encrava quase sempre a iniciar o Windows, quando ligo o PC pela manhã.. Uma bosta.. Volta XP

    1. Avatar de JJ_
      JJ_

      E actualizar os drivers da placa gráfica?

    2. Avatar de Angelo couto
      Angelo couto

      Tbm fiquei assim

  8. Avatar de Arthur
    Arthur

    Clipboard virtual huh. Era hardware antes?

  9. Avatar de F Gomes
    F Gomes

    Se for a mesma maravilha desta última actualização 1083 de anteontem, dispenso completamente! No dia 30 de Abril, recebi a primeira actualização, sem probloemas, anteontem e sem dar por isso, recebi outra actualização – confirmada pelos serviços técnicos da Microsoft -, e crashou-me a máquina. Ou seja, fiquei sem máquina, porque nem arranque, nem recuperação, nem restauro. Obrigado Microsoft pela trampa que fizeste, sem teres em linha de conta que existem muitos utilizadores que TRABALHAM diariamente com o SO e programas de várias áreas. Estou a tentar reinstalar o SO com a MediaCreativeTools1083 que a M$ me enviou, mas também está difícil. Assim não…!!!

  10. Avatar de Francisco Gomes
    Francisco Gomes

    Actualização ao meu post de 10 de Maio de 2018 às 20:30
    Hoje, voltei a contactar os serviços técnicos da M$, depois de 4 contactos entre o dia 9 e ontem, sem qualquer resultado. Em questão de atendimento ao cliente, hoje estive das 11;00 às 11:22 horas a ouvir música fúnebre e por fim desliguei; nova ligação às 11:32 até às 11:47 horas sem que atendessem. Pensei que tinham ido de fim-de-semana mas não foi o caso porque depois de almoço e por sorte, encontrei o primeiro operador que me atendeu e que conhecia o problema. Ou seja, há 3 dias que estou sem máquina devido à ÚLTIMA ACTUALIZAÇÃO MERDOSA de 9 de Maio 1083, porque a de 30 de Abril estava a funcionar na perfeição. Mesmo através da MediaCreationTools1083 que me enviaram por e-mail e que instalei numa pen, não deu porque a informação foi de que o Win não podia ser instalado. Perdi todos os programas que tinha instalados de áudio, vídeo, imagem e outros, TODOS registados e com chaves que, vou ter de solicitar às softwarehouses a sua reactivação (se eles assim o entenderem). Além de ter de reprogramar todas as passwords de acesso a blogues, sites, fóruns, etc., etc., etc.. Para estar a escrever este post, instalei o Win 8 que aqui tinha e estou agora a começar a instalar e configurar preogramas. Quem paga estes TRÊS DIAS de inactividade já que utilizo a máquina para trabalhar e não para tempos lúdicos? Tiveram ainda o descaramento de me dizerem que a culpa não era da M$ mas do hardware… Ok, estou a preparar uma queixa no Livro de Reclamações Electrónico contra a Microsoft, assim como uma queixa ao Provedor de Justiça e outra ao Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa porque esta situação deve-se unicamente à microsoft e não a qualquer outro factor alheio, hardware, drivers, etc.. Até pode ser que não dê em nada, mas ficam as queixas e reclamações e só tenho pena de o mercado não possuir um outro Bill com outro SO que fizesse concorrência ao Windows. Passei maus bocados com as várias versões deste SO – quem não se lembra dos blue death? -, mas sempre as ultrapassei, esta foi uma espécie de bomba nuclear que destruiu um sistema.