Windows 10 volta a ter problemas de desempenho depois de atualização

53 Comentários

A saga de problemas do Windows 10 tem aumentado nos últimos dias. O sistema operativo da Microsoft tem colecionado situações anormais e que revelam que algo não está bem com as mais recentes versões.

Se a pior delas estava associada a uma perda de desempenho, fruto do consumo anormal de recursos, outra parece agora estar presente. Tem os mesmos sintomas, mas as causas aparentemente são outras. A verdade, é que o Windows 10 volta a estar debaixo de fogo.

Windows 10 problemas Microsoft atualização desempenho

Este novo problema do Windows 10 surge poucos dias depois de ter sido reconhecido pela Microsoft um problema que levava à utilização anormal de recursos dos computadores. Este consumia CPU de forma exponencial, impedindo a utilização correta das máquinas.

Novo problema de desempenho no Windows 10

Ainda com este problema por resolver, surge agora outro que incide exatamente na mesma área. Consumos elevados dos recursos presentes levando a níveis de CPU anormais. O problema desta vez é que não é apenas uma versão a ser afetada.

Do que a Microsoft descreve, este novo problema está a afetar mais versões, com a lista a ser muito mais longa. Temos assim esta falha a poder ser vista nas versões 1703, 1709, 1809 e 1903 do Windows 10. Há ainda relatos que o problema está também na versão Server e Enterprise.

Windows 10 problemas Microsoft atualização desempenho

Segundo a Microsoft, o problema desta vez está no Input Method Editor (IME), o componente que define o idioma de entrada do sistema operativo. A empresa recomenda que se alterem estas definições enquanto não é lançada uma correção que resolva o problema.

Microsoft tem o problema desta atualização contido

Do que foi descrito, este problema parece estar contido, afetando apenas alguns idiomas de escrita. Os casos reportados relatam esta situação anormal em equipamentos com teclado chinês ou chinês simplificado. Não é, no entanto, de descurar problemas noutros idiomas.

Apesar de não haver uma data definida, espera-se para muito breve uma solução. A Microsoft já estará a trabalhar nela e poderá lançá-la na próxima ronda de atualizações do Windows 10.

Um novo problema no Windows 10 está a afetar todas as ligações Wi-Fi

Comentários

53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rick
    Rick

    Continuo com muita sorte 🙂
    No problems

    1. Avatar de João M
      João M

      Não sei o que a malta faz ao windows porque também tenho muita sorte… Nunca tive problemas com actualizações do win 10.

    2. Avatar de censo
      censo

      Pois, por aqui também tudo normal com várias máquinas. Mas a culpa é mesmo do sistema : é um sistema demasiado amigável que permite que toda a gente lhe mexa !

    3. Avatar de Marcos'
      Marcos’

      Aqui continua uma bosta, não sai de 100% de uso de disco, pesquisando bastante descobri que é a maldita telemetria que faz isso. Mesmo desativando não para!
      Vou voltar para o Windows 8.1 ou 7. Não tem como usar o 10, ainda tem um monte de serviços, joguinhos em segundo plano só drenando a bateria do meu portátil. Ninguém merece!

        1. Avatar de Roni
          Roni

          Não sei qual destes que usei, e agora não consigo mais atualizar o win10.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        A telemetria dá para desligar, mas por vezes é uma dor de cabeça até conseguir, normalmente usando um disco ssd mal se nota a telemetria

  2. Avatar de Gabriel
    Gabriel

    Eu tenho esse problema, depois que actualizou….
    Atualizou, deu cabo do Windows, já não ligava nem arrancava… Tive de formatar o pc… Agora a net vai a baixo do nada… Tenho de reiniciar o pc para viltar a dar… E quando jogo o pc aquece muito muito… Coisa que no mesmo jogo na versão anterior do Windows não acontecia…

  3. Avatar de Manuel Noites
    Manuel Noites

    Tenho o Windows 10 instalado ao lado de outro sistemas operativos… raramente lhe pego porque não há paciência, é o mais pesado e lento de todos, e não é de agora.

    1. Avatar de O novo do restelo
      O novo do restelo

      É o mais pesado porque é o mais completo e universalmente compatível, até em PC (relativamente) antigos funciona. Podes sempre desativar um monte de serviços e apps e até criar uma versão personalizada para ti. Falta -te é vontade…

      1. Avatar de Filipe Rafael
        Filipe Rafael

        +1 O melhor é nem actualizar o Windows 10, se começar a ter problemas é só formatar e instalar uma versão mais recente. E a questão de ser lento, compra um SSD fica bastante melhor.

        1. Avatar de Danilo
          Danilo

          Lá vem a desculpa do SSD, como se ele fosse a solução mágica para os problemas ocasionados pelo sisteminha fajuto da M$. Enquanto se precisa de SSD pra rodar decentemente, no Linux, que é um “lixo” roda com HDD bem rápido e te dá a liberdade de modificar tudo, respeita sua privacidade, não te trata como um bebê te controlando e te limitando.

      2. Avatar de Manuel Noites
        Manuel Noites

        Para desactivar um monte de serviços, criar versões personalizadas e mais não sei o quê? Falta-me vontade, pois falta. E tempo, tenho mais que fazer. Eu não preciso do sistema mais completo e pesado do mundo, quero é um sistema rápido que venha com aquilo que o utilizador comum necessita. Quem precisasse de mais, que fosse descarregar ao site da Microsoft. Devia ser ao contrário, percebe?

        1. Avatar de Yur-pt
          Yur-pt

          Ter a última versão de um sistema operativo e querer que funcione rápido numa máquina mais antiga… Não dá.

        2. Avatar de O novo do Restelo
          O novo do Restelo

          Manuel noites, eu também queria que o Android 10 e o DeX funcionasse no meu telemovel com CPU single core e 256 MB RAM… que rôta é a Google, como o Android 10 não funciona num hardware tão antigo?

          menino, o Windows 10 funciona em hardware muito antigo, mas pedir que funcione rápido em CPU 32-bit dual core velhos e gráficas mais lentas que as dos smartphone antigos já é pedir demais.

          1. Avatar de Manuel Noites
            Manuel Noites

            Pois, mas para mim bons programadores são aqueles que conseguem produzir sistemas operativos e softwares leves, rápidos e eficientes. É a minha opinião, vale o que vale. A Microsoft umas vezes acerta, outra vezes falha esse objectivo. Com o Windows 10 falhou redondamente. Se sair um Windows a seguir 10 vezes mais leve e rápido, eu serei o primeiro a aplaudir. Não se preocupe que eu não sou hater da Microsoft, nem fanboy da concorrência.

          2. Avatar de iRIP
            iRIP

            Se não dá, então que parem de impingir o W10 à força aos utilizadores!
            O W7 é uma maravilha. E o que aconteceu? A M$ corta-lhe as pernas.
            E aliás. foi a própria M$ que veio com a publicidade que iria ressuscitar os pc velhos!! Ou já se esqueceram??

            Viva o W10! É o herói dos sistemas operativos! Tal m….a, com todo o respeito pelos utilizadores.

      3. Avatar de Danilo
        Danilo

        Pra que uma pessoa normal faria isso se já existem versões prontas de outros sistemas operacionais sem todo esse lixo pré-instalado? Fala sério cara.
        Acha mesmo que todos tem saco pra ficar mexendo o sistema e tirando os lixos (e olha que alguns deles, os famosos bloatwares, voltam ao serem desinstalados). É engraçado pensar que ninguém pode falar um “ai” contra o Windows que vem uma pancada de defensor e depois ainda fala “falta-te vontade”, como se todos fossem nerds geeks que vivessem pra consertar os problemas de um SO.

    2. Avatar de censo
      censo

      Isso é problema da máquina, não do sistema.

      1. Avatar de Danilo
        Danilo

        O Windows continua a ser um problema, um sistema inchado, cheio de propagandas, jogos inúteis (bloatware), que não respeita a privacidade alheia, que lota os sistema de serviços inúteis, muitos desses que só podem se desativados usando o powershell ou algum software de terceiro, ainda mais quem estiver na versão Home. Limitação é o sobrenome desse SO.

  4. Avatar de Luis Fernandes
    Luis Fernandes

    Cansado de actualizações que ficam penduradas e de erros que nunca se resolvem depois de esperar uma eternidade pela instalação do update lá vem a tradicional mensagem algo correu mal vamos desinstalar as actualizações e volto a esperar uma eternidade…. eu só queria trabalhar em paz saudades do windows 95 :/

    1. Avatar de Danilo
      Danilo

      Mas disso ninguém fala, por que será né?

  5. Avatar de carlos
    carlos

    Instalei o windows 10/pro x64 no meu desktop….quando finalizou eu só testei por alguns minutos , sem pensar duas vezes meti o DVD do windows 7 x64 e formatei, estou usando para todo o tipo multimedia,jogos e programas pesados..resumindo quem quer ter problemas na sua makina instale o w10 e deixe ele mandar em você . experiência própria,)

    1. Avatar de Filipe Rafael
      Filipe Rafael

      Discordo, tenho o Windows 10 e só tive problemas 1 vez por causa do Windows Update. Quando o desativei nunca mais tive problemas com a m*r@ das actualizações, para além de corrigir coisas veem para estragar outras sem contar com o que elas ocupam….

    2. Avatar de Cortano
      Cortano

      Tenho W10 desde o início nos meus PCs de casa e nunca tive problemas de maior (tenho desde PCs com mais de 10 anos a PCs recentes).

      No emprego, todas as máquinas já foram todas migradas para W10.

      Gosto da frase “testei por alguns minutos”… e tiraste conclusões com base em alguns minutos de uso?!? Brilhante

      1. Avatar de carlos
        carlos

        Usei por uns minutos.. Imagina… Demora de começar instalar drivers de video,chipset e realtek ..”alguma coisa deu errado disse ele” e eu pensei quem deu a cabeçada foi eu em ter instalado essa porcaria que nem de grátis quiseram .

    3. Avatar de censo
      censo

      Isso é problema da máquina. Não inventes. Compra uma máquina nova.

      1. Avatar de Danilo
        Danilo

        Compra pra ele, doentão

  6. Avatar de carlos
    carlos

    Instalei o windows 10/pro x64 no meu desktop….quando finalizou eu só testei por alguns minutos , sem pensar duas vezes meti o DVD do windows 7 x64 e formatei, estou usando para todo o tipo multimedia,jogos e programas pesados..resumindo quem quer ter problemas na sua makina instale o w10 e deixe ele mandar em você . experiência própria,)

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Se calhar devias de mudar de PC, visto que só aguenta o W7.

      1. Avatar de carlos
        carlos

        Se calhar de vias ter notado que escrevi “uso programas pesados”, isto deve te dizer que não se trata de um PC simples .

        1. Avatar de censo
          censo

          A verdade é que ninguém ficou a saber o que para ti é um programa pesado, mas pronto, tu lá sabes.

          1. Avatar de iRIP
            iRIP

            Tu deves ser um expert de primeira. Para ti o problema é sempre na máquina.

          2. Avatar de luquinhas
            luquinhas

            iRIP, é óbvio que é sempre na máquina, você tá discutindo com um fanboy do Windows. A culpa é sempre dos outros, nunca do sistema, já que ele é ‘perfeito’.

  7. Avatar de Nelson
    Nelson

    O meu portátil está com grande aquecimento na 1903, o clock está muitas vezes ao máximo sem motivo algum. Alguém teve o mesmo comportamento?

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Lê o artigo, é disso que fala

  8. Avatar de art
    art

    Estou a usar um portátil de 180 euros W10 com todos os updates……

    1. Avatar de Luis Silva
      Luis Silva

      A minha mulher também tem um dos baratuchos. Só perde por ter pouca memória de armazenamento e ser um pouco lento devido ao processador de resto cinco estrelas.
      E desactivei os updates pois os tais 7 gb de reserva estragou tudo e não deixo instalar essa actualização.

  9. Avatar de Samuel
    Samuel

    Eu não tenho nada desse problemas mas também não o Windows. Lol

    1. Avatar de Samuel
      Samuel

      *não tenho o Windows.

  10. Avatar de Bkacksmith
    Bkacksmith

    Tenho um PC com 10 anos (HP G 61) que roda o w10 1903 com zero problemas. Inicia super rápido, e sim aquece um bocado, mas acredito que se deva mais ao facto de o sistema de refrigeração já estar danificado ao fim de 10 anos.

  11. Avatar de António Campos Leal
    António Campos Leal

    Já me rio com as noticias de tantos “problemas”. A única vez que julgava ter problemas, foi o disco base que se “cansou” e decidiu que queria ser substituído. Pouco me importei. estava dentro da garantia. Mas sei que trabalhou imenso.
    No dia em que tiver um problema com o Windows, comunico.
    Namasté.

  12. Avatar de V3rm3
    V3rm3

    Fonte das citações da Microsoft?

  13. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Não tenho problemas com os meus PC’s nem nunca tive.
    Estão os 3 na 1903
    Tb tenho 2 telefones na 1709 q falam acima como afectada e tb nao tenho problemas. Aqui até ando com medo de mudar para Android.

  14. Avatar de Fonseca
    Fonseca

    Já usei windows 10 na versão 10240, essas recentes só dão dor de cabeça a muitos , uso w7 por atender a tudo o que instalo e faço . e não só mudo para o XP já.. porque ele de certeza não vai aproveitar o hardware de meu PC este é o único motivo

  15. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Boa tarde. Tenho um surface pro 5 e nunca tive qualquer problema.
    O problema é que malta instala montes de tralha e antivírus que não interessam nem ao menino Jesus.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Aqui o problema é a tralha que o windows instala automaticamente, antigamente podias escolher quais os updates que querias instalar, hoje em dia vai tudo automaticamente, se der algum problema, o problema passa a ser teu, que eles não estão nem ai

  16. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Boa tarde. Tenho um surface pro 5 e nunca tive qualquer problema.
    O problema é que malta instala montes de tralha e antivírus que não interessam nem ao menino Jesus.

  17. Avatar de Ana Dias
    Ana Dias

    Eu tenho um Surface Pro5. Com actualizações nunca tive problemas, porém o surface tem um problema com a bateria que depois de carregada demora a entrar em processo de descarga. Não sei se será um bug. Alguém pode ajudar?

  18. Avatar de ns
    ns

    Gostava sinceramente de saber quantos tugas (genuínos) usam IME Chinês, Japonês ou Coreano no seu dia-a-dia que justifique estar a falar deste problema, até porque muito dificilmente o problema afeta outros idiomas…..

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      A meu ver as maiores criticas são porque a microsoft a cada update corrige um bug mas cria 2 novos bugs e obriga os utilizadores a atualizarem os seus pcs, este update a mim não me afetou, mas o anterior do wi-fi afetou

  19. Avatar de Tatiana Oliveira
    Tatiana Oliveira

    O meu pc (Windows 10) cada vez que actualiza formata.
    O que acho estranho, pois não aparece nada a dizer sobre isso quando pede actualizações