Windows 10 preview traz um… keylogger

70 Comentários

A Microsoft anunciou no passado dia 30 de Setembro o sucessor do Windows 8.1, que em vez de ser o Windows 9, “saltou” para o Windows 10 (sabia porquê aqui). Entretanto a empresa já disponibilizou publicamente uma versão preview, através do programa Microsoft’s Insider.

Mas, para quem (ainda) não leu os termos de utilização do Windows 10 preview, é importante que saiba que a Microsoft tem definidas algumas políticas “estranhas” que na prática lhe dão toda a liberdade de obter informações dos utilizadores das mais diversas formas.

keylogger_01


Apesar de todos sabermos que o software tem termos de utilização, a verdade é que raramente perdemos tempo com a leitura dessa informação. No entanto, alguns utilizadores mais cautelosos vieram alertar para as políticas de privacidade fora do normal, que a Microsoft definiu para o Windows 10 preview.

Na prática o documento criado pela Microsoft informa que a empresa poderá recolher informações dos utilizadores (nome, e-mail, preferências, pesquisas feitas, chamadas telefónicas, configurações, etc), incluindo informação que é passada por voz para o sistema.

When you acquire, install and use the Program, Microsoft collects information about you, your devices, applications and networks, and your use of those devices, applications and networks,” the privacy policy states. “Examples of data we collect include your name, email address, preferences and interests; browsing, search and file history; phone call and SMS data; device configuration and sensor data; and application usage.

We may collect information about your device and applications and use it for purposes such as determining or improving compatibility” and “use voice input features like speech-to-text, we may collect voice information and use it for purposes such as improving speech processing,” the company says about voice data collection.

win10_020

Se abrir um ficheiro no sistema, a Microsoft pode “recolher” informação sobre o ficheiro, a aplicação usada para abrir o ficheiro e até os caracteres digitados… estilo um autêntico keylogger.

If you open a file, we may collect information about the file, the application used to open the file, and how long it takes any use [of] it for purposes such as improving performance, or [if you] enter text, we may collect typed characters, we may collect typed characters and use them for purposes such as improving autocomplete and spellcheck features.

win10_019

Descartando más interpretações, a Microsoft deixa bem explícito que toda a informação será sempre usada com o objectivo de implementar melhorias no sistema. Como sempre, os utilizadores esperam que tais informações não acabem por “cair em mãos” de terceiros…e quem não quiser ser “espiado” (no bom sentido) será que basta desactivar tal funcionalidade?

Concorda com a política de privacidade da Microsoft?

Homepage: Politica privacidade Windows

Comentários

70

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Terra
    João Terra

    Acho que a MS está a ir longe demais com isto. se isto é veridico irei consultar videos porno e fazer pesquisas maradas e quando for há casa de banho irei enviar um email a eles a dizer o que fiz.

    Valha me deuz, MS desiludi-me a cada dia

    1. Avatar de Hugo (também)
      Hugo (também)

      Este lançamento é para requerer feedback, ver quais são os hábitos de utilização dos consumidores e saber pormenorizadamente a maneira de utilização de qualquer faixa etária.

      É óbvio que vão recolher dados e ainda mais óbvio é que este lançamento não é para toda a gente e muito menos eles fizerem isto às escondidas. Vê a apresentação deles e vais ver o Joe B. a dizer que iam recolher dados.

      Só baixa esta versão quem quiser dar feedback e não se importar da Microsoft recolher dados. Transparência não faltou.

      1. Avatar de João Terra
        João Terra

        Sim claro e estou bem contente por já ter de volta o start menu, mas agora personalizavel e de melhor uso.

    2. Avatar de lo
      lo

      Houve alguma notícia desde a existência do Windows sobre keyloggers ou monitorização da tua actividade no sistema operativo? Que eu saiba nunca houve.

      Esta é uma versão de testes, por isso não tem problema em eles monitorizarem a tua actividade, porque é para melhorarem o sistema final. Daí a porem nas condições a informar da existência da monitorização.

      Por isso o teu comentário acerca da Microsoft desiludir é errado, pelos motivos que expliquei acima.

    3. Avatar de João Serra
      João Serra

      Quase me confundias com o teu nome 🙂

  2. Avatar de Joel
    Joel

    Continuo a achar esta notícia um exagero,
    Primeiro porque, até pode ser uma “feature” apenas do preview para ajudar a ‘aprimorar’ o Windows 10,
    Mas mesmo que não seja, todos ficaram alarmados quando era a app do facebook, e todas as permissões que ela pedia, esquecendo se que todas essas permissões eram apenas para bem do utilizador.
    Acham que se a Google, a Microsoft , a Apple, Etc etc etc quisessem “roubar” privacidade, que de certeza o fazem, iam “mostrar” isso nos T&C ?

    1. Avatar de Mota
      Mota

      +1

      O comentário mais correto aqui.

      Se acho normal? sim, afinal é um preview.. se querem testar é natural que a microsoft queira conhecer habitos, erros etc. Por isso é que é PREVIEW.

      Se concordo? Em parte. Na parte do keylogger MESMO keylogger, acho incorreto claro, a privacidade dos utilizadores é um direito.

      Se isto vier na versão final aí sim, podem queixar-se e eu alinharem com vocês, até lá.. só usa quem quer, right?

    2. Avatar de VaGNaroK
      VaGNaroK

      Finado snowdem que o diga.

  3. Avatar de Carlos Nascimento
    Carlos Nascimento

    é uma preview eles querem saber o que as pessoas fazem no seu SO sem pagar um centavo á google para que afinem ou coloquem fixtures que o utlizador precise. Duvido muito que na versão final venham esse keylogger a não ser que a razão de oferecerem o w10 de borla seja porque querem virar-se par ao modelo da google que é vender informações nossas às empresas.

    1. Avatar de Miguel Machado
      Miguel Machado

      Sim também penso que seja mais por isso, troubleshooting de erros ou bugs para esta primeira versão.

      Nesse caso faz todo o sentido.

  4. Avatar de Alexandre Carvalho
    Alexandre Carvalho

    Concordo com o Carlos, se queres te sentir espiado usa um android com google now xD

    1. Avatar de Poet
      Poet

      Ou um IPhone com o icloud…

    2. Avatar de Vasco
      Vasco

      O google now consegue ser mais assustador que a cortana. Uma colega do trabalho pediu-me para ver no google maps onde era o infantário do filho, quando sai do trabalho ao fim do dia o telemovel quiz-me dar uma route para o dito infantário…

      1. Avatar de João Terra
        João Terra

        Existe algo mais assustador que o google e este tema do windows. Estou a falar das operadoras de telemovel que pelo chip do cartão sabem onde uma pessoa está e a que antena está ligada. E atravez do chip sabem-te tudo, desde marca de telemovel ao resto.
        Mesmo falando na google em que tem o maps em 3D e é um autentico “big brother” Até a certos citios eu vou sem pagar nada, como museus.

        1. Avatar de Miguel Machado
          Miguel Machado

          Assustador?

          Eu realmente não percebo certas pessoas, as tecnologias de informação existem para ajudar as pessoas, não para assustar.

          Quem não gosta, tem um remédio santo… NÂO USA.
          Deita o telemovel fora, não ligues o computador.

  5. Avatar de Fábio
    Fábio

    Dado ser um preview do Windows 10, até pode ser normal, uma vez que a versão é apenas destinada a testes.
    Até penso ser possivel, lançarem uma atualização para crashar programas, como a instrução de testes Environment.Failfast, a fim de verificar como o sistema irá reagir após uma falha no mais diverso hardware.

  6. Avatar de Tavares
    Tavares

    Temos de ter em atenção que o que a Microsoft lançou foi uma versão PREVIEW,que se destina precisamente a TESTAR a forma como o SO(ainda em fase de desenvolvimento)se comporta em TODOS os aspetos. Além de se destinar,principalmente,a quem possa/saiba dar feedbacks para o aprimoramento do mesmo.E ESTÁ A AVISAR TODOS os utilizadores dos dados que recolhe…só instalou esta versão quem quis ou foi “curioso”! Eu ficaria preocupado e condenaria a Microsoft era se eles fizessem o mesmo na versão final que irá ser colocada à venda…

  7. Avatar de Fábio
    Fábio

    E Pelo que vejo por aqui http://windows.microsoft.com/en-gb/windows/preview-privacy-statement#section_4 não é possivel desligar o tal “keylogger”.

  8. Avatar de Bruno Coimbra
    Bruno Coimbra

    Preview….esta versão foi lançada tal e qual como os medicamentos tem grupos de teste para ver os efeitos secundários….aqui vai-se avaliar tudo medir tudo

    É uma versão para quem quer ajudar a MS a melhorar o produto, n é para ser usado como o OS principal.

    Aqui ninguém pagou nada a ninguém, portanto antes que as madalenas ofendidas venham prai ai com os direitos da privacidade e mais a declaração dos direitos do homem pensem que isto n é uma versão final que esta a ser comercializada !

  9. Avatar de +1
    +1

    Claro que acho bem. Eles avisaram vezes sem conta que só deve usar isto quem tem uma experiencia avançada com computadores. E esta preview serve para recolher o máximo de informação possível. Não estão a enganar ninguém nem a esconder nada. Por isso não estou a ver qualquer problema. Seria um problema se este fosse o caso para uma consumer preview e/ou para a versão final

  10. Avatar de Paulo Jorge
    Paulo Jorge

    Acho que deveriam ir ver todas as versões preview que a MS fez, todas devem dizer o mesmo, mas só agora se preocupam, se querem privacidade estão no local errado.

  11. Avatar de the Dell guy
    the Dell guy

    acho a notícia um pouco exagerada. A preview saiu CA para fora precisamente por isso, limar arestas , bugs, supostos problemas que possa haver, e a única maneira e este “controlo”… porque se eles estivessem a espera do feedback das pessoas, iam ser praticamente 0!
    só instala quem quer…

  12. Avatar de Miguel Machado
    Miguel Machado

    Penso que este keylogger apenas virá com esta versão, mais para a função de troubleshooting de erros e bugs.

    Bom mas vamos ver o que a MS fará…

  13. Avatar de censo
    censo

    Tanta teoria da conspiração. Afinal que uso dão vocês às vossas maquinas?

    1. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      Se vires alguém a remexer e a ler as tuas cartas não ficas chateado? Eu ficava, e isso não significa que esteja a planear ou a executar algo nefasto.

      1. Avatar de censo
        censo

        Mas quais cartas, quais quê. Ves filmes em demasia.

        1. Avatar de Nuno Vieira
          Nuno Vieira

          A tua inteligência é assim tão curta que não conseguiste perceber a analogia? Deixa-me então lá colocar uma versão para as pessoas menos dotadas de massa cinzenta.

          Eu estava a dizer que as pessoas se vissem alguém a remexer no seu correio ficavam aborrecidas, mas se virem alguém remexer na sua privacidade online já não ficam aborrecidas.

          Tu é que deves de deixar de ver filmes e viver mais a vida real e ler um pouco mais as notícias.

          1. Avatar de censo
            censo

            Privacidade online? A sério? Sabes i que dizes? Também es daqueles que partilha nas redes o momento em que está no wc??? Tu é que decides o que é privado ou não. Se não queres correr riscos sejam eles quais forem, simplesmente não guardas nas prateleiras virtuais que invadiram a net. Guarda so para ti, e vais ver que seremos todos mais felizes.

          2. Avatar de Hugo (também)
            Hugo (também)

            Foi mais do que clarificado que a MS ia recolher dados. Eles o disseram logo desde inicio, meteram no ToS e ainda repetiram na apresentação que o Preview serviria como recolha de dados, limar arestas e ver quais das novas funções é que iam ser mais usadas…

    2. Avatar de Jervásio
      Jervásio

      típico comentário inserido no mais puro carneirismo que existe.

      “quem não deve não teme” Vamos expor toda a nossa vida publicamente porque se usarmos essa linha de pensamento: “que uso é que vocês dão às vossas vidas?”

      Deixarmos de lado a nossa privacidade sob esse argumento é do mais perigoso que existe. A minha vida é simples e não tem nada de transcendente. Mas tu e os outros não têm nada que saber o que faço ou deixo de fazer.

      Como este suposto keylogger será só para esta versão e melhorar a performance do windows, penso que não tem mal. Só o instala quem quer. Ainda bem que avisaram.

      1. Avatar de Vasco
        Vasco

        Ainda não me vi aparecer nenhum anuncio a papel higienico quando estou na casa de banho. Estão a falhar!!

  14. Avatar de daiquiri
    daiquiri

    A versão lançada é mesmo para recolher este tipo de coisas…

  15. Avatar de the Dell guy
    the Dell guy

    a própria Microsoft informa que são recolhidos dados, porque tanto alarido? não é a versão final…e de testes, e muito possivelmente este controlo será derivado a adaptação do cortana!! e penso que devera sair brutal.
    como e que uma empresa obtém feedback do seu produto? se estiverem a espera que sejam os utilizadores a dar, obtém pouco feedback.
    o SO não é um perfume que se vai aos sítios ,mostra e cheiramos…tem de ser feito deste modo, e atingir os entusiastas todos, porque somos nós que nos vamos queixar ,e eles agradecem.
    apenas a minha opinião.

  16. Avatar de pjam
    pjam

    No que é que o meu nome e email vai ajudar a melhorar um SO?

    1. Avatar de censo
      censo

      Não queres intalar, não instalas. Queres andar pela Net anonimamente, nunca o conseguirás. E não venhas para aqui dizer que ha ferramentas para isso, porque na realidade não ha.

  17. Avatar de Pedro Costa
    Pedro Costa

    Ou seja, isto é tudo um big brother gigante e já há, pelos comentários que se vê, quem ache tudo natural, pois se algumas até acho “natural” nesta era, já “Se abrir um ficheiro no sistema, a Microsoft pode “recolher” informação sobre o ficheiro, a aplicação usada para abrir o ficheiro e até os caracteres digitados… estilo um autêntico keylogger.” isso é inadmissível.

    1. Avatar de peferreira
      peferreira

      One word -> PREVIEW
      Vê assim, se fosses lançar um medicamento no mercado, farias sem o testar em alguém primeiro?

  18. Avatar de Vasco
    Vasco

    Bem… que alarmismo…
    TELEMETRIA MITCHES

    Não vou repetir o que os comentarios acima muito bem eclarecem já, mas como não li os ToS de qualquer modo pergunto: à frente dessa frase eles por acaso não dirão também que apesar da recolha de dados (ui ui keylogger) que não fazem a associação à pessoa?

    Aí sim ficaria preocupado – se realmente fosse para lá o meu nome. Mas, no meu não-comprovado entender, esse keylogger serve, não para reportar à MS “ATENÇÃO QUE O PIN DO MULTIBANCO DO FAGUNDES É 3443”, mas sim que “300.000 pessoas usam o keypad para marcar sequencias de 4 números em menos de 30 segundos, 7.000.034 usam a fila de teclas por cima das letras para o mesmo efeito.”

    E esta informação para eles vale mais que o pin do fagundes.

    1. Avatar de djizus
      djizus

      Fazia falta ao pplware alguém que realmente trabalhe em empresas de software para saberem como as coisas funcionam.

      Só professores por aqui…. Não dá para mais.

  19. Avatar de Blop
    Blop

    Bem vindos ao seculo 21, onde a informação dá mais lucro do que vender um produto!

    1. Avatar de Vasco
      Vasco

      Isto não é um produto de venda. Serve para recolher informação de utilização.

  20. Avatar de Andrew
    Andrew

    Sendo que uma versão preview que não é oficial traz estas “políticas de privacidade”, que não são politicas nenhumas mas sim meras frases para se protegerem do armazenamento indevido do informação pessoal e de alguma intransmissível, a Microsoft só vem provar que apesar de também ter os seus contras a Apple é a opção mais acertada para todo e qualquer utilizador como também o Linux claro que para muitos está provado ser o melhor.

    Microsoft: ” cada um colhe o que semeia…! Vai ser muito má essa colheita (utilizadores da MS irão desaparecer cetamente).”

    1. Avatar de Só um gajo
      Só um gajo

      Desenvolve essas afirmações se faz favor.

    2. Avatar de censo
      censo

      Ao menos sabes do que se esta aqui a falar? Há alguém aí em casa? Esta é uma versão de testes do novo windows. “Testes”. Sabes o que significa?

  21. Avatar de João Terra
    João Terra

    Eu realmente vejo aqui comentarios de uns e outros e alguns a criticas outros.
    Isto é um forum de opinião e de discussão, o problema é que alguns de voces não aceitam as opiniões uns dos outros e tentam agredir uns aos outros.
    Cada pessoa é diferente uma da outra, estamos todos aqui para aprender e no fundo somos todos amadores de tecnologia.
    Mesmo que alguém esteja errado, podem corrigir essa pessoa sem insultar e pensarem que sabem mais do que o outro.
    A moderação também deveria actuar nesses casos de falta de respeito. Era só

  22. Avatar de MM
    MM

    Espanta-me como é que um site de tecnologia não consegue perceber que este produto e estas regras da MS são para esta versão preview? Como é que quem escreveu este artigo não consegue perceber que para haver testers tem de haver um canal de feedback fácil, ou caso contrário, o programa Beta não serviria de nada.
    Já fui/sou beta tester em alguns produtos e haver um canal directo e por vezes até invasivo é algo que faz parte das fases de testes.
    Nós, testers, ou aceitamos ou não. Ninguém é obrigado a ser tester.

    1. Avatar de Vítor M.

      Espanta-te porque não estás a interpretar correctamente o que está escrito. Vai ler novamente e tem em atenção na interpretação que é dada ao assunto 😉 vê bem.

      1. Avatar de MM
        MM

        “Concorda com a política de privacidade da Microsoft?”
        Se não concorda, não adere ao programa de beta tester.
        Eu interpretei bem, acho é que o artigo está escrito para criar confusão
        “Microsoft tem definidas algumas políticas “estranhas” que na prática lhe dão toda a liberdade de obter informações dos utilizadores das mais diversas formas.” Estranhas, porquê?! 😉

        1. Avatar de djizus
          djizus

          É o que têm de fazer para as pessoas clickarem nos links :/
          Ou falam mal da Msft ou Bem da Apple.

    2. Avatar de Pedro Costa
      Pedro Costa

      Portanto, eu tenho um estabelecimento comercial e quem entrar nele está sujeito às regras que eu ditar. Posso dar-lhe uma monte de porrada como roubar-lhe a carteira. A culpa não é minha, dono do estabelcimento. É do cliente que entrou e já sabia que era assim nesta casa. E achámos isto tudo normal.

      1. Avatar de censo
        censo

        Meu caro, quem entra em minha casa, sujeita-se ás minhas regras!

      2. Avatar de MM
        MM

        Estás a misturar tudo porque estás a misturar violência com regras de utilização – violência é crime, seja em tua casa ou na rua e a MS não te está a dizer que vais levar uma tareia por seres tester.
        Também não podes roubar a carteira, mas podes pedir a identificação e podes não permitir que o cliente vá ao WC sem autorização.
        Tal como muitos estabelecimentos têm a regra de pré-pagamento, ou refeições rápidas só ao balcão, ou não há serviço de mesa, etc. Mas só podes fazer isso se tiveres as regras expostas. Quem concordar, entra. Quem não concordar, não entra. Simples e não tem nada que enganar.

        Neste caso, a MS impõe as suas regras. Quem aceitar eles disponibilizam o W10, quem não concordar não se candidata! Onde é que está o problema nisto?!

    3. Avatar de lo
      lo

      É verdade, eles algumas vezes com estas notícias só querem criar caldinhos entre utilizadores. Isto é meio notícia meio coluna de jornal com opinião pessoal de quem a escreve.

  23. Avatar de Jorge Gabriel
    Jorge Gabriel

    Não é possivel restringir as informações enviadas?

    1. Avatar de Só um gajo
      Só um gajo

      Deve ser.
      Este keylogger deve correr como serviço do Windows, ou seja, em background. Deve dar para parar no gestor de tarefas.
      Claro que também deve correr com um nível extremamente alto de permissões, o que pode inviabilizar o que estou a dizer, mas há sempre uma maneira de parar isto.

      Claro que se não queres ter um tracking, ou se queres que isso seja anónimo, criar uma conta no Windows, mas sem criar conta Microsoft.

      1. Avatar de Jorge Gabriel
        Jorge Gabriel

        Eu tenho uma conta no Windows que não esta associado a nenhuma conta Microsoft até porque atualmente não tenho. Mas a verdade é que este keylogger pode usar a nossa ligação à internet como também os nosso email etc… para saber quem somos, ou seja, em vez de monitorizar de um modo superficial, a Microsoft quer saber ate a musica que ouvimos, o nosso género de filmes que gostamos…
        Mas há sempre 2 hipóteses: ou não instalas ou se instalares liga-as o pc a web através de um proxi que não permita ao sistema enviar as tuas informações mais pessoais para o Bill

        1. Avatar de Só um gajo
          Só um gajo

          Por isso é que este tipo de sistemas (de teste) não devem ser utilizados para utilização diária normal.

          Ficaria bem à Microsoft esclarecer que informação é que este keylogger reúne.

          Eu quando falei da conta do Windows queria dizer que a informação reunida é anónima, porque não há um user associado a ela, ou melhor, o user que existe é local e não está em mais sítio nenhum. Enquanto que se tiveres uma conta Microsoft esse user passa a ter um nome, um e-mail, etc, dependendo das informações de perfil que forem preenchidas. Provavelmente a Microsoft está a usar isto como o Google, para reunir informações de mercado e dar publicidade e ofertas direccionadas ao utilizador.

          Enquanto este keylogger estiver numa versão preview, com o intuito de melhorar o serviço, tudo bem. Se passar daí será certamente um grande problema porque tira toda a privacidade ao utilizador.

  24. Avatar de phex
    phex

    Pessoalmente não acho incorreto. Primeiro, somos avisados e segundo, é uma preview.. A minha única preocupação são os terceiros. A esta hora ja muitos procuram maneira de obter esta informação… Acredito sempre que quem não deve não teme mas a minha informação nas mãos erradas não me agrada.. Esperemos que seja bem guardada.

  25. Avatar de Dumitru
    Dumitru

    http://www.gamevicio.com/i/noticias/199/199442-windows-10-preview-traz-um-keylogger/index.html

    Copiaram palavra por palavra e ate as imagens lol, mas va pelo menos meteram a fonte xDD Ai se ve o trabalho que o brasileiro faz 😀

    1. Avatar de Vítor M.

      Espetáculo 😀 mas até as imagens estão lá (os caminhos vá) 😀

  26. Avatar de Antonio Nunes
    Antonio Nunes

    O windows 10 é para as empresas.E para elas mudarem tem que ter uma mais valia.E essa mais valia são as informações dos particulares,que a Microsoft vai fornecer com o sistema operativo.Abram os olhos palermas.Não há almoços grátis.

    1. Avatar de Só um gajo
      Só um gajo

      É! E depois pega lá um molho de processos em tribunal por violação da privacidade. Uma coisa é o developer preview, que é disponibilizada para testes, à qual só uma pequena percentagem dos utilizadores liga. Outra coisa é a versão final que se pretende ser utilizada por toda a gente.

  27. Avatar de panhonhas
    panhonhas

    Metam o site da versão pt-pt e alterem os textos citados para pt-pt sff.

  28. Avatar de Abel JOse
    Abel JOse

    Instalai o previeu a retornei ao 8.1 pois achei que o lO ´r uma porcaria.

    1. Avatar de Censo
      Censo

      Pois, mas aquilo também nao é para ti. Espera mais um pouco.

  29. Avatar de Robert Soares
    Robert Soares

    Nada de anormal num OS Preview…. …quando sair a versão final não terá nenhum “keylogger”!!! Enfim, noticia desnecessária.

  30. […] quando falamos que o Windows 10 tinha um keylogger? Na verdade a Microsoft tem definidas algumas políticas “estranhas” que, na prática, lhe dão […]

  31. […] quando falamos que o Windows 10 tinha um keylogger? Na verdade a Microsoft tem definidas algumas políticas “estranhas” que, na prática, lhe dão […]