Windows 10: Partilhe a Internet com o seu smartphone/tablet

22 Comentários

Tal como as versões anteriores, o Windows 10 também pode ser transformado num hotspot para a partilha de Internet com outros dispositivos.

Apesar do Windows disponibilizar funcionalidades nativas para tal, existem aplicações que facilitam todo o processo como é o caso do Connectify Hotspot ou do mHotSpot.

windows-10-hero-roxo-thumbnail_thumb

Connectify Hotspot

O Connectify Hotspot é uma ferramenta já bastante conhecida do mundo Windows. Esta ferramenta ganhou recentemente suporte total para o Windows 10 e está já disponível para download (gratuitamente) aqui.

A utilização desta ferramenta é muito simples. Para isso basta atribuir um nome ao Hotspot a criar e indicar uma password para o mesmo.

mHotspot

O mHotspot é igualmente uma ferramenta para partilhar a Internet do nosso PC com outros dispositivos. O programa mais simples não podia ser, pois com apenas alguns passos básicos, e ao alcance de qualquer um, podemos configurar o nosso próprio hotspot local com a maior das facilidades.

De salientar que o mHotspot permite ligar até 10 dispositivos, permite visualizar dados dos clientes ligados, etc.

Com estas duas aplicações é muito facil partilhar a Internet do nosso PC com qualquer dispositivo. As ferramentas são gratuitas e oferecem várias funcionalidades. Experimentem.

Conheciam estas ferramentas ou usam outra?

Partilhar:
Tags:

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis
    Luis

    Quando preciso, utilizo o Virtual Router Plus 2.3.0.
    Vou dar uma olhadela nesses.

  2. Avatar de Emanuel
    Emanuel

    Uso… a minha 😉
    Código fonte (+ link de download) https://github.com/emannxx/Gestor-de-Redes-Virtuais

    1. Avatar de Tiago Carvalho
    2. Avatar de A. Pinheiro
      A. Pinheiro

      Caro Emanuel, obrigado pela partilha. Já instalei e está a funcionar a 100% com Windows 10. Programa de utilização muito simples para o utilizador (o programador é que trabalhou!). Está funcionar com placa da Ralink pois a placa instalada no meu Acer da Intel 4965 AGN não é compatível… Mais uma vez os meus agradecimentos.

  3. Avatar de Oscar
    Oscar

    Como se faz para utilizar a aplicação nativa do windows 10?
    E no android alguem sabe como partilhar a internet com outros?

    Obrigado

    1. Avatar de diogo
      diogo

      No Android é simples, basta ires ao menu das redes sem fios e acederes a “Partilha de Internet”. Despois a partir dai é explorar as opções. 😉

    2. Avatar de Pedro N
      Pedro N

      Também preciso de saber. Se alguém puder ajudar agradeço. Não encontro este assunto na NET.

  4. Avatar de Abel
    Abel

    Isto dá para ter a rede em qualquer lugar,por exemplo tenho o router em lisboa e a tablet no Porto dá para ter net na tablet.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Sim dá para qualquer lugar, se activas no Porto e quando chegares a Lisboa mandam-te as paginas por SMS…

  5. Avatar de Andrey Oliveira
    Andrey Oliveira

    Faço via linha de comando mesmo, depois agendo uma tarefa pra executar toda vez que o Windows é ligado.

  6. Avatar de Tiago Carvalho
    Tiago Carvalho

    Easy Wifi Hotspot, simples e eficaz. 😉

  7. Avatar de diamantino
    diamantino

    Boas e entrando no mesmo assunto não será possível criar uma Rede Wi-fi, mas com um endereçamento fisico, por exemplo dos EUA?
    Seria interessante para usar com o chromecast, em vez de usar smart DNS. 😉

  8. Avatar de eheh
    eheh

    Linha de comandos (como admin):
    1º netsh wlan set hostednetwork mode=allow ssid=teuid key=tuapw
    2º netsh start hostednetwork

    3ºIr ao centro de rede e partilha
    4ºAceder à conexão Internet que querem partilhar -> Propriedades ->Partilhar -> Seleccionar a conexão local que corresponde ao ssid “teuid” -> aplicar

    Para ter a certeza que tudo fica a funcionar façam
    5º netsh wlan stop hostednetwork
    e dêm start de seguida
    6º netsh wlan start hostednetwork

    E está feito …

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Mais complicado…bem mais complicado 🙂

      1. Avatar de eheh
        eheh

        Nada disso 🙂 só precisas fazer o passo 1 a 5º na primeira vez …
        Se ligares sempre a banda larga na mesma porta USB não precisas de alterar nada de 1 a 5

        Eu usava o Connectify no Windows 8.1, mas a versão free não permitia partilhar ligações de banda larga … Depois lá arranjei a versão paga e quando tinha o azar da net cair , tinha logo BSOD causados pela app. Até que encontrei algures na net um tutorial destes 😛

        O mHotspot Obriga a se configurar o passo 4 para partilhar banda larga.

        De qualquer das formas eu percebi o intuito do post, não estou em nada revoltado com ele … só acho que por vezes podíamos evitar instalar programas e procurar por soluções nativas dos SO

        Continuem o bom trabalho 🙂

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Eu entendo. Também sou adepto da linha de comandos 🙂

  9. Avatar de Luis
    Luis

    Bom dia, desculpem lá a minha ignorância eu tenho o XP no PC e no portátil o win 7, isto só dá mesmo para win 10?

    Cumps.

    1. Avatar de Necroman
      Necroman

      Não, os programas dão para qualquer Windows. Tipicamente de Vista ou 7 para cima. Para XP podes precisar de outro ou de uma versão compatível.
      Não percebo é a complicação, já que o Windows 10 inclui nativamente uma forma de partilha da ligação, sem sequer ser preciso comandos na linha…

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Obrigado Necroman pela informação. Cumps

      2. Avatar de Henrique Cimento
        Henrique Cimento

        Pois, o Windows 10 inclui nativamente. E se funcionasse seria espetacular!
        Tenho o Windows 10 Pro atualizado e nunca consegui partilhar a minha ligação 3G…

  10. Avatar de Paulo
    Paulo

    No Windows 10 é só ir às definições/ rede e internet/ hotspot móvel, ligar escolher a rede que se quer partilhar. Ativar partilha por Wi-Fi e definir a password.
    No telemóvel ou outro é só procurar nas redes Wi-Fi pelo nome do pc e escrever a password…já está. Não é isso?