Windows 10 parece estar a querer forçar os utilizadores a mudarem para o Bing

31 Comentários

Ao longo dos anos têm sido conhecidos muitos casos em que a Microsoft tenta forçar os utilizadores do Windows 10 a mudarem. Naturalmente, quer que optem pelos seus serviços, mas nem sempre o faz da forma mais discreta.

Durante o último fim de semana parece ter surgido mais um caso, que tenta levar os utilizadores a uma nova opção. Quer que optem pelo Bing, tornando esta proposta da Microsoft como o seu novo padrão para as pesquisas na Internet.

Windows 10 Bing Edge alertas Microsoft

Microsoft quer captar utilizadores para o Bing

Apesar de estar longe de ser a escolha mais óbvia dos utilizadores, o Bing continua a ser um motor de pesquisa em que a Microsoft aposta. Este tem mudado de forma lenta o que oferece, para estar ajustado ao que a concorrência tem para dar aos utilizadores.

Sendo um produto Microsoft, é natural que a gigante do software o queira promover, angariando ainda mais utilizadores. Assim, esta nova ação e alertas poderá ser entendida, mas mal aceite por todos os utilizadores do Windows 10, uma vez que está a ser repetida diversas vezes.

[deleted by user]
by inMicrosoftEdge

Alertas do Windows 10 que incomodam

Curiosamente, e numa abordagem ao estilo da Microsoft, os utilizadores acabam por não poder rejeitar totalmente esta proposta. A notificação apresentada apenas permite aceitar as novas definições, com o Bing, ou simplesmente deixar para mais tarde o aceitar.

Do que se sabe, estas novas notificações surgem associadas à atualização recente do Edge, para a versão 91. Após apresentar um pop-up para ajustar e adaptar esta nova versão, estes novos pop-ups parecem agora ser um padrão, demasiado intrusivo para muitos.

Windows 10 Bing Edge alertas Microsoft

Solução passa por mudanças no Edge

Estando associado ao browser da Microsoft, existe uma forma simples de serem eliminados. Basta aceder à zona edge://flags e depois procurar a opção “Show feature and workflow recommendations”. Basta alterar a opção para Disabled e reiniciar o browser.

Mais uma vez a Microsoft toma uma abordagem que não agrada aos utilizadores. Estas notificações do Windows 10 são intrusivas, agressivas e dispensadas para a maioria. Resta saber como é que a empresa vai reagir nesta situação pouco normal.

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Filipe C
    Filipe C

    Mas isso acontece a todos? Ou acontece a alguns só?
    Tenho a versão 91 do Edge, dado que é um dos browsers que uso pelas vantagens que tem mostrado face ao Chrome onde não perde em nada senao ter que na 1a vez se mudar o search engine para Google, e nunca recebi tais notificações.

    1. Avatar de FJ
      FJ

      Eu recebi nas 2 últimas vezes que acedi ao browser, portanto esta dica foi útil.
      De resto também só uso o Edge, muito melhor do que o chrome.

  2. Avatar de behemot
    behemot

    usar o mozilla também é uma boa solução.

  3. Avatar de LA
    LA

    Usem o Chrome.

    1. Avatar de Helder Gomes
      Helder Gomes

      lol

  4. Avatar de Steve Robs
    Steve Robs

    Mas as grandes empresas ainda não perceberam que quanto mais obrigam os utilizadores a usar uma determinada coisa mais as pessoas passam a detestar essa coisa???

    O uso de aplicações não pode ser forçado …. as empresas têm de melhorar é a qualidade dos seu produtos para que naturalmente as pessoas o queiram usar pela sua qualidade.

    1. Avatar de Daniel Correia
      Daniel Correia

      +1000
      É verdade o que diz. Eu no mac por exemplo uso o safari, e é o meu browser predefinido porque gosto do look e da sua integração com o mac. Antes quando usava windows usava o chrome, e ainda no trabalho uso o chrome. Ás vezes uso o chrome no mac para desenvolvimento web.

    2. Avatar de Vilna
      Vilna

      É verdade. Mas também é verdade 95% das pessoas aceitam e pronto

  5. Avatar de Alvaro Campos
    Alvaro Campos

    E o que acontece quando fazemos uma pesquisa no Google com um browser que não o Chrome?
    Não será o mesmo?
    Ou nunca viram a caixinha no canto superior direito com o texto:

    Google recommends using Chrome
    Built for Windows. Easily search on Google with the fast, secure browser

    Don’t switch | Yes

    É normal cada qual querer vender a sua sardinha

  6. Avatar de Joao Cordeiro
    Joao Cordeiro

    Acho piada à sequencia de títulos aqui no Pplware.

    Edge é bom
    Nova versão do edge ainda mehor
    Agora ja nao tem razão para nao usar edge
    Edge tira cafés.
    Edge o melhor de sempre

    MS quer forçar utilizadores a usarem o seu motor de busca.
    ……

    Existia uma coisa no jornalismo chamada “integridade”

    1. Avatar de Vítor M.

      Vamos lá ver aqui uma coisa que estás a confundir. O Edge é o browser (navegador) da Microsoft. Bing é o motor de pesquisa da Microsoft, não são a mesma coisa, ok? Não confundas.

      Depois, o Edge tem, como qualquer outro navegador, um motor de pesquisa predefinido, como, por exemplo, o Google Chrome tem o Google Search (pesquisa), Firefox tem o Google Search ou o Safari tem o Google Search. Então, o que a Microsoft quer é que as pessoas usem o Edge (o tal navegador) mas que não usem como motor de pesquisa o Google, percebes?

      Como quer que usem o Bing, está a tentar que as pesquisas passem para “dentro de portas”. Percebeste?

      Só para ajudar:

      Edge = Navegador
      Bing = motor de pesquisa

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        É normal que o edge recomende o uso do bing, afinal é o seu produto. Da mesma forma que quando compro um champô a embalagem recomenda que use os produtos da mesma gama. Da mesma forma que acho normal que quando vou ao Google me recomendem o uso do google chrome.

  7. Avatar de Joao Cordeiro
    Joao Cordeiro

    E uma posição de monopólio permite a uma empresa forçar um sub produto atravez da sua posição dominante noutro produto.

    Por outro lado o pplware vem vindo a recomendar todos os leitores a voltarem para o edge.
    Agora temos a consequencia.

    Só para ajudar:
    antitrust
    Integridade jornalística

    1. Avatar de lapizazul
      lapizazul

      Fizeste-me rir com tanta estupidez junta!

      1. Avatar de Joao Cordeiro
        Joao Cordeiro

        Qual é a parte que é estupidez?

  8. Avatar de Vitor Tavares
    Vitor Tavares

    Mas a Google não faz o mesmo (e de forma ainda mais intrusiva) quando entramos num site de sua propriedade com outro navegador que não o Chrome?! Com uma “pequena” diferença…essas notificações do Edge no Windows 10 podem ser desativadas…as notificações da Google não!

  9. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    A Mirasoft a dar mais tiros nos pés. Nada de novo 🙂

  10. Avatar de lapizazul
    lapizazul

    Todos os browsers fazem isto… Não vejo aqui nada de especial.

  11. Avatar de João M
    João M

    Uso o Edge como navegador pessoal e sim confirmo que me chegou a pedir para mudar parao BING. no entanto – não experimentei, mas acho que usarmos o Chrome como navegador e o bing como motor de busca, suponho que o chrome faça a mesma pergunta.

  12. Avatar de Celso
    Celso

    Uma coisa que podiam meter em Portugal era os rewards isso sim!

  13. Avatar de Zé das couvinhas
    Zé das couvinhas

    Cada um usa o que quer. Eu uso Chrome e pesquisa do Google, mas se alguém gosta da porcaria do Edge e do Bing que o usem. Eu prefiro os melhores.

  14. Avatar de Manuel da Costa
    Manuel da Costa

    Correcção: Isso é uma OPÇÃO DO EDGE e não do Windows, como estão a noticiar.
    Tenho 14 computadores com o Windows 7 e 8.1, em que o Edge actualizou e fez esse pedido. Nada de grave, é escolher “não alterar” e está feito. São 2 opções que TODOS OS BROWSERS fazem, de tempos a tempos, de passarem a ser o browser pré-definido e do motor de busca. Nada de estranho.
    REPITO: CORRIJAM O TÍTULO, POIS NÃO É O WINDOWS 10 É O EDGE!!!

    1. Avatar de Vítor M.

      O EDGE no Mac não pede nada disto, é mesmo só no Windows. Portanto, parece-me correto ser do Windows.

  15. Avatar de Jorge
    Jorge

    É normal que o edge recomende o uso do Bing, afinal é o seu produto. Da mesma forma que quando compro um champô a embalagem recomenda que use os produtos da mesma gama. Da mesma forma que acho normal que quando vou ao Google me recomendem o uso do google chrome. provavelmente se colocar o Bing como browser predefinido no chrome ou no Chrome OS a google aparecerá um pop up a dizer que o google fornecerá uma melhor experiência. O que não é normal é que a google faça com que o Youtube funcione pior num browser que não seja o chrome.

  16. Avatar de AJMS
    AJMS

    Nada melhor que ter todos os motores de busca todos à mão e na hora de escolher para a referida busca basta um click para escolher qual deles usar, felizmente o meu browser nunca me impingiu nada, Vivaldi Browser sempre um passo à frente.

  17. Avatar de Luis
    Luis

    não é estar a ser intransigente mas sem dúvida o Bing supera o Google até na forma como gere os nossos gostos baseado em históricos web.

  18. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Situação resolvida ontem à noite a nível mundial por “moi-même”.Enviei um tweet a William Devereux e ao Windows Insider pela mesma hora e,de súbito,o problema desapareceu.Vejam lá se o problema não foi resolvido. 😉

  19. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Só pelo facto da Microsoft não me permitir modificar os novos separadores para não querer carregar o que quer que seja da Microsoft nessa página (que quer sempre autorização para aceitar cookies) recuso-me a utilizar o browser deles.

  20. Avatar de jorge
    jorge

    Certos bancos aconselham o Chrome e o Safari, nao sei bem porque sera, nem cheguei a perguntar, tenho uma conta em um determinado banco e so consigo abrir com safari e chrome.