Windows 10 Mobile passou barreira dos 10% no universo Microsoft

26 Comentários

O lançamento da versão final do Windows 10 Mobile foi um processo que demorou vários meses. Depois de algumas datas prometidas, chegou finalmente em Março.

Nestes 3 meses que passaram, a sua quota de mercado foi crescendo e este mês atingiu uma nova meta. Está já em mais de 10% dos equipamentos do universo Microsoft.

Windows 10 Mobile passou barreira dos 10% no universo Microsoft

Este é um valor que a Microsoft provavelmente quereria que fosse mais elevado, mas lentamente o Windows 10 Mobile conseguido ganhar terreno às versões anteriores.

A maioria dos equipamentos que o correm resultam de actualizações e não de vendas de novos equipamentos, o que demonstra que os utilizadores estão a aderir a este novo sistema operativo.

 

O impacto do Windows 10 Mobile no ecossistema da Microsoft

É claro que o Windows 10 Mobile tem ainda de conseguir crescer muito para além dos seus 10,9% para se conseguir equiparar ao Windows Phone 8.1, que tem por agora 78,8% de quota. Os restantes sistemas operativos móveis da Microsoft têm 7,4% (Windows Phone 8.0) e 2,9% (Windows Phone 7.x).

Windows 10 Mobile SO

Com o abrandar do crescimento das vendas de smartphones com Windows 10 Mobile e dada a própria estratégia definida pela Microsoft nos últimos tempos (quer com o sistema operativo quer com os Lumia), este crescimento deverá demorar a acontecer.

 

Os fabricantes que usam o Windows 10 Mobile

Sendo a Microsoft o principal fabricante de smartphones que usa o Windows 10 Mobile, não é estranho ver que a sua quota atinja o valor de 98,74%. Os restantes fabricantes quase que não têm expressão, com a Alcatel a atingir os 0,51%, a HTC os 0,19% e a BLU os 0,15%.

Apesar de ser um valor recorde para a Microsoft, mostra também a falta de parceiros interessados em explorar este seu sistema operativo e a sua dependência da própria Microsoft.

Windows 10 Mobile Fabricantes

Há novos players a chegar ao mercado com o Windows 10 Mobile, como a HP com o seu X3, e a própria Microsoft tem na calha a chegada do Surface Phone, mas isso pouco alterará este cenário e até poderá ser prejudicial ao ser abandonada a linha Lumia.

 

Os dispositivos onde o  Windows 10 Mobile está presente

É também curioso ver que a maior parte dos equipamentos que corre agora o Windows 10 Mobile resultam de actualizações e não de compras de novos equipamentos. Isso prova-se com o primeiro lugar do Lumia 535, com 13,4% e  a segunda posição do Lumia 640, com 11,9%. O primeiro Lumia com Windows 10 Mobile nativo é o 550 e que ocupa a terceira posição, com 11,2%.

Outro dado curioso é que existem três vezes mais Lumias 550, um modelo de entrada de gama, do que o modelo mais premium desta família, o Lumia 950 XL.

Windows 10 Mobile Dispositivos

Os dados da adduplex agora apresentados mostram uma realidade que muitos sabem que é a existente. O Windows 10 Mobile tem de crescer mais, não apenas dentro da Microsoft mas em todo o universo móvel.

adduplex

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Duke
    Duke

    Uma forte explicação para o crescimento lento deve-se aos mercados de gama baixa que não estão elegíveis para atualizar, ou seja, as series Lx20/25 não atualizam e é onde está a maior fatia de utilizadores – mercado que a MS quer abandonar rapidamente.

  2. Avatar de Rute faria
    Rute faria

    Nem atualizar um SO com meia dhzia de equipamentos conseguem ainda falam do android…nem apps nem updatez. #w10isdead

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Que bom, assim ficamos todos felizes #windows kaput, #windowsded, sou in. #SOUINPORKENAOGOSTODAMICROSOFT.

  3. Avatar de Joaquim Lopes
    Joaquim Lopes

    comentários dos Windows hatters em 5,4,3…

    1. Avatar de Eutech
      Eutech

      Comentários dos ifans boys em 3,2,1… :p

      1. Avatar de alb
        alb

        ifans boys é para a apple

  4. Avatar de marcio
    marcio

    So 2 comentarios diz tudo do interesse ou falta dele pelo windows. Adeus e obrigado. Iphone sempre

    1. Avatar de Rui LUX
      Rui LUX

      um gajo que diz “Iphone sempre”.. não usa mais nada a não ser que tenha uma maçã.. mas então como pode criticar o que desconhece? hum? para ser um comentário mesmo maravilha só faltou o “só não compra iphone quem não tem dinheiro”.. esta é das minhas favoritas 😀 ohh nossa senhora

    2. Avatar de Portimão
      Portimão

      iPhone sempre mesmo!
      Sou sincero, o Windows Phone (agora chamado de novo de Windows Mobile) tem tudo, TUDO para estar ao nível do iOS! É um sistema incrivelmente belo, organizado, o mais original dos 3, enfim, uma lufada de ar fresco, com as suas tiles, mas a Microsoft está a ser a principal assassina do sistema.

      Se houvesse mais modelos no mercado, muita publicidade nas TVs, outdoors, revistas, lojas, se houvesse bancadas só com Windows Phone expostos, funcionários dispostos a publicitar o sistema nas lojas, podes crer que o sistema caía nas boas graças das pessoas. A Microsoft simplesmente borrifa-se para este sistema operativo. Se há dois anos estava a subir a olhos vistos a culpa é da Nokia, que publicitava bastante os seus produtos e o sistema, bem mais do que a própria Microsoft. Depois a Microsoft adquiriu a parte mobile da Nokia e acabaram-se os Lumias bonitos e diferentes, acabou-se as publicidades como aquela em que os fãs da Samsung e do iPhone estão em guerra e os utilizadores de Windows Phone com um Lumia 1020 a filmar tudo de bancada (sou utilizador iOS, mas a publicidade está muito boa), acabou-se o interesse em levar o sistema para o topo.
      Andam numa de “deixa andar” e pensam que os fabricantes de outras marcas vão cair do céu.
      Enfim, é muito triste ver um sistema que tem tudo para ser um sucesso virar um insucesso por falta de empenho da própria empresa.

  5. Avatar de Ricardo M.
    Ricardo M.

    Decidam se. Morre não morre. Está a morrer.
    Está muito confuso estes últimos meses.

    1. Avatar de Portimão
      Portimão

      O sistema não vai morrer, mas com falta de hardware à venda não sei como é que vai continuar quando os smartphones das pessoas que os compraram começarem a avariar.
      Sim, eu sei que vão sair os Surfaces Phones, que além de ser apenas 2 ou 3 modelos, serão possivelmente caros e mais virados para empresas.
      Sim, eu sei que a Apple só lança um modelo por ano, mas não comparem o lugar do iPhone no mundo da tecnologia com o Windows Phone. Não há a mesma procura. Logo, a Microsoft terá de fazer como o Android, atacar com bastantes modelos e modelos em todas as gamas e não lançar apenas um ou dois gamas altas por ano.

  6. Avatar de Andre
    Andre

    Parem de bater em mortos por favor. Ja estou farto

  7. Avatar de judas iscariotes
    judas iscariotes

    a tendência e para descer não para subir

  8. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    O leque de smarphones compativeis com windows 10 ainda nao é muito grande, e muitos utilizadores de windows 8.1 concerteza ainda nao atualizou o smarphone por opçao propria.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      opcao propria? o W10 esta cheio de bugs mas mesmo assim gostava de experimentar so que o lumia 925 n tem suporte…1gb de ram e nao chega…ate o android e melhor. Proximo smartphone sem duvida iphone SE

      1. Avatar de Miguel
    2. Avatar de tekMan
      tekMan

      A partir do momento em que a Microsoft publicou os modelos compatíveis com W10, ficou claro que a maioria dos utilizadores com Windows Phone 8 e 8.1 não iam poder atualizar.
      Dadas as melhorias do Windows 10 e as novas apps que têm saído, se pudessem atualizariam.

  9. Avatar de mafap
    mafap

    L650 DS and happy

  10. Avatar de Mario Madeira
    Mario Madeira

    Cada vez gosto mais destes comentários idiotas de gente ainda mais idiota.

    1º O windows nunca esteve, não está e nunca estará morto.
    2º As aplicações estão cá quase todas, inclusive as principais já existem para este sistema.
    3º O Sistema mete a um canto qualquer um dos concorrentes, porquê, Porque o SO não são aplicações de 3ºs mas sim o que vem de raiz.
    4ª SO com mais atualizações e correções de BUGS num mês que os outros num ano.
    5º SO mais inovador em design. Se pegarem no IOS e o puserem num (exemplo) Samsung S6 nem vão notar a diferença porque não existe. Ícones espetados numa tela LOOOOOOOOOOL.
    6º Em relação aos dispositivos, quantos dispositivos é que a Google(empresa) tem com o sistema deles? E a Apple? E agora digam-me quantos tem a Microsoft? Pois é a Microsoft tem mais não é!

    Antes de os Srºs virem para aqui mandar bocas leiam as noticias dos 3 SOs.

    Sinceramente a cada dia que passa mais detesto o Android e o IOS. Produtos sem desenvolvimento de versão para versão sempre a mesma coisa ou cópia um dos outros.

    E já agora para os tão grandes adoradores do Android, tenham muito cuidado com o FBI e a CIA. O grande pacto secreto que fizeram com o acesso permanente aos dispositivos deste sistema é fantástico.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Eu ainda à um mês ganhei de prémio um tablet Android 5.1 (release novembro) e nem sequer vai ser actualizado para a versão 6. E mais, o tablet custa em loja €150, tem 1GB de RAM ddr3 e só ao ligar a meia duzia de apps que lhe instalei começam a actualizar e o sistema empanca… tenho que esperar 5 minutos para o usar.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Apesar de ter 16gb de memoria interna com 15 apps mostra-se lento… já o meu lumia 535 tem 142 apps e funciona na perfeiçao!

        1. Avatar de fercos
          fercos

          Gostaria de saber se tens o Skype Preview, pois no meu 535 não consigo estabilizar a imagem, numa vídeo conferência?

      2. Avatar de Portimão
        Portimão

        Os tablets não são para desligar.

  11. Avatar de joao
    joao

    Eu n escolho um telemóvel por ser mais popular que outro ou dar-me mais status social que outro, eu escolho windows 10 Mobile porque é o que me dá mais vantagem de usar neste momento, e não estou arrependido de ter comprado um lumia 950xl

    1. Avatar de Portimão
      Portimão

      E fazes tu muito bem. Independentemente dos gostos dos outros e da quota de mercado de sistema operativo X, nós temos de usar aquilo que melhor nos corresponde e de que gostamos mais.

  12. Avatar de Miguel
    Miguel

    Lumia 535 and 950 FTW 😀