Windows 10: Há 4 anos a Microsoft mostrava a última versão do Windows que vai lançar

22 Comentários

A evolução do Windows tem sofrido muitas transformações ao longo dos anos. Com várias versões ainda no mercado, a Microsoft tem conseguido manter o seu caráter de inovação.

Claro que nem todas são consensuais e do agrado de todos, mas a Microsoft tem gerido isso de forma simples. A mais recente versão, o Windows 10, chegou há precisamente 4 anos e trouxe aquela que será a última versão que a Microsoft vai lançar.

Windows 10 Microsoft Linux Menu Iniciar privacidade

As muitas novidades que o Windows 10 trouxe

Foram muitas as novidades que a Microsoft trouxe nesta nova versão do seu sistema operativo. A principal delas, olhando ao Windows 8, foi o regresso do Menu Iniciar. Este chegou, não na sua forma original, mas com melhorias que o fizeram evoluir.

Ligado a esta área temos muitas mais novidades. A principal delas é a assistente virtual da Microsoft. A Cortana integra-se de forma única e permite o controlo de muitas funções do Windows. Está novamente a evoluir e a tornar-se mais independente.

Windows 10 Microsoft Linux Menu Iniciar privacidade

Nem tudo foram coisas boas e houve problemas

Esta versão tem sofrido com alguns problemas. Estes têm alternado entre as atualizações e as questões de privacidade. No primeiro caso a Microsoft tem fortes problemas. Casos como a atualização de outubro do ano passado foram críticos. Houve perda de dados e muitos problemas aos utilizadores

No que toca à privacidade, a guerra da Microsoft é ainda maior. Esta recolhe dados dos utilizadores, supostamente para melhorar o serviço, mas muitas vezes sem comunicar. A empresa tem mudado a sua posição e dado maior controlo aos utilizadores.

Windows 10 Microsoft Linux Menu Iniciar privacidade

Há algo que mudou de forma única e irreversível

Um ponto único que o Windows 10 trouxe foi a sua aproximação ao Linux. Com o WSL temos acesso a várias distribuições e a todo o sistema operativo de forma simples. Este tem amadurecido e tornado-se cada vez melhor. Os planos mais recentes trazem até um kernel próprio para este sistema.

Claro que há muito mais presente no Windows 10. Com desenvolvimentos constantes, fruto do programa Insiders, as novidades são também constantes e sempre testadas até à exaustão. Provavelmente este será mesmo o último Windows a ser lançado, servindo de base a tudo o que no futuro a empresa quiser lançar.

Chegou o Windows 10, o melhor Windows de todos os tempos

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Olhos azuis
    Olhos azuis

    Podem falar mal do Windows mas prefiro Windows a Mac
    Linux já experimentei mas voltei ao Windows por causa da empresa

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Podem falar mal da Apple, mas prefiro MacOs a Windows.
      Sempre usei Windows, mas a empresa deu-me um MacBook e agora não imagino voltar ao Windows.

      1. Avatar de Olhos azuis
        Olhos azuis

        Mac é para meninos ricos com teslas e casa grande
        *Haters ataquem este comentário ahah
        (estou a brincar caso alguém não entenda)
        Cada um gosta do que gosta e tem o que tem

    2. Avatar de pauloj
      pauloj

      +1
      win 10 – muito bom!

    3. Avatar de Felipe Cardoso
      Felipe Cardoso

      +1

    4. Avatar de José Carlos da Silva
      José Carlos da Silva

      Uso os dois diariamente. Não abdico de nenhum deles. Ambos têm pontos fortes e fracos, nas não acho que um seja melhor ou pior que o outro.

      1. Avatar de iDespairing
        iDespairing

        +1 e o mesmo em mobile.

  2. Avatar de censo
    censo

    Então qual não vai ser a próxima versão?

    1. Avatar de falcaobranco
      falcaobranco

      Exactamente… não vai haver mais windows? Não me parece que seja o ultimo…

  3. Avatar de Kan
    Kan

    Pode ser a ultima, mas é uma bagunça, todo update tem mais problemas que soluçoes, o menu toda hora muda, falta so ele ser em espiral, girar, soltar fogos.

    mexem demais, todo santa semana um insider VAZADO 241 270 263 269, que sao todas 171!

    uma bagunça, empresas cansaram da zona do windows 10, e voltaram para o windows 8.1, e windows 7, isso mesmo SETE, mesmo sem update.

    E pasmem, aumentou o uso, opa…nao sei se é uso, mas instalaçao do LInuXO.

    1. Avatar de censo
      censo

      O teu problema é a máquina, não o SO.

    2. Avatar de Cortano
      Cortano

      Se não percebes o programa Insider, não o uses.

      1. Avatar de V3rm3
        V3rm3

        LOL, nem mais!!!

  4. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Será que chega aos 10 anos?
    Ou nessa altura terá só o nome Windows?
    As licenças serão até sempre até ao tempo de vida da máquina, ou será um serviço a renovar a cada ano ou anos?

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Ainda esta conversa do Windows as a service?!

  5. Avatar de Pedro Bernardo
    Pedro Bernardo

    mas já saiu o windows 12 noutro universo paralelo estão à espera do que???

  6. Avatar de pedro
    pedro

    já estamos prontos para o Windows 20 !!!

  7. Avatar de Samuel
    Samuel

    O artigo faz parecer que a Microsoft vai acabar com a trapalhada que é o Windows 10.
    Para mim o Windows acabou à 6 anos. Cada vez mais o Windows parece um SO Zombie (a cair aos bocados).

  8. Avatar de João Silva
    João Silva

    Agora tenho 21 notificações novas e sem forma de as ver…

  9. Avatar de Rui Moritz
    Rui Moritz

    Gosto… sempre gostei e, espero continuar assim…
    “maques”… nem em sonhos pintados de rosa…
    “linux’s”… vou testando até fartar
    Windows 10 para sempre… ou 11… ou 12… por esse caminho fora.
    PS: não esquecer o hardware e as “trumps” que lhe fazem companhia…

  10. Avatar de almaju
    almaju

    Acho a notícia sem pés nem cabeça. Se se pode alguma vez dizer que o Windows 10 vai ser o último SO da Microsoft????!!!!!! Para o resto da sua vida ou talvez do jornaleiro que escreve isto.

    1. Avatar de Pedro Simões

      É mesmo falta de memória… Era a própria Microsoft que assim o designava 😉