Windows 10 Lean: A Microsoft está a preparar uma versão resumida do seu SO

43 Comentários

A Microsoft tem desenvolvido o Windows 10 numa série de versões e de plataformas. Procura satisfazer todos os utilizadores e as suas necessidades.

Depois de dar a conhecer o não tão bem-sucedido Windows 10 S, surge agora o Windows 10 Lean, uma versão ainda mais resumida do seu sistema operativo.

Windows 10 Lean Microsoft Redstone 5


São já muitas as versões do Windows 10 que podemos usar no dia a dia. Se algumas são dedicadas ao mundo empresarial e outras ao consumidor caseiro, a Microsoft começou também a olhar para outros mercados, com especificidades muito grandes.

É assim que surge o Windows 10 S, uma versão dedicada ao ensino. Seguindo esta linha, foi agora descoberto o Windows 10 Lean, uma versão mais resumida e que ocupa menos espaço. Comparado com o Windows 10 Pro, esta nova versão exige menos 2 GB de espaço.

Esta é também uma versão despida de muitas das aplicações que usamos neste sistema. Do que é sabido, elementos como o wallpaper, os drivers dos leitores de CDs e DVDs e até o RegEdit estão ausentes.





anterior próxima

Há ainda informações que o acesso à Internet está presente, mas com limitações estranhas no caso do Edge. Este browser não terá a capacidade de descarregar ficheiros.

Curiosamente todas as aplicações em falta podem ser instaladas e vão funcionar sem qualquer limitação, tornando este um Windows 10 normal e igual aos restantes.

Esta versão é ao ser lançada apresenta-se com um modo Windows 10 S, mas também está identificada como o Windows 10 CloudE.

O Windows 10 Lean está a chegar agora nas builds de teste da Redstone 5 e pode ser testada por todos os que tiverem acesso, no programa Insiders, à versão Skip Ahead.

Não se sabe ao certo se esta será uma versão dedicada à disponibilização em máquinas virtuais ou se será apenas uma versão core deste sistema, dedicado a ambientes muito específicos.

A verdade é que esta será mais uma versão que poderá ser usada, alargando o leque de oferta do Windows 10. Ainda com a próxima grande atualização a ser aguardada, é hora destas novidades começarem a ser testadas na Redstone 5, a próxima versão.

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de pia
    pia

    A Microsoft é burra, devia fazer um Windows Lite, bem leve e com o mínimo de atributos possíveis pra computadores mais simples. Assim evitaria desses usuários lixux virem dar pitaco e acabar levando a pessoa por lado negro do lixux. Nada melhor que usar o Windows e executar tudo sem precisar de Wine ou coisas inferiores. Nada melhor que pagar por um software de alto nível ao invés de usar um de graça.

    1. Avatar de Ambidestro
      Ambidestro

      pia e abreviação de piada? é o que você é?
      Observe que a própria Micro$oft tem uma distribuição Linux (Azure Sphere OS), o Windows 10 tem suporte shell Bash do Linux em várias distribuições, aprenda a ler o artigo na sua totalidade, mantenha-se atualizado, um pouco de conhecimento geral faz bem e evita que pessoas vivam no passado, e deixe de pia, pia de cozinha ou banheiro?

      1. Avatar de pia
        pia

        Mac OS é superior a Windows e Linux.

    2. Avatar de SoulReaver
      SoulReaver

      “…desses usuários lixux virem dar pitaco e acabar levando a pessoa por lado negro do lixux”…@pia, o meu amigo só utiliza linux SE QUISER, ninguém o obriga a nada nem o leva para lado nenhum…agora já reparei que é daquelas pessoas que confunde “a sua opinião” com a realidade…existem vários sistemas operativos, por vezes com utilizadores alvo específicos e por vezes distintos, para utilizarem programas específicos, e cada um é livre de utilizar o que bem entender…o Windows tem os seus problemas, os seus bugs e incompatibilidades, tal como qualquer outro sistema operativo…o facto de a maior parte das “distros” linux não correrem certos programas, não quer dizer que sejam sistemas maus ou que o código seja ruim…cada um deve utilizar o que mais lhe convém, que mais se adapta ás suas necessidades, ou o que os seus programas exigirem…e digo “exigirem” porque em certa parte também não sou de acordo com a emulação de certos programas…a Microsoft é inovadora, assim como Linux e a Apple…agora não venha dizer que está a ser prejudicado pelos utilizadores que lhe recomendam linux, que o linux é lixo e que a Microsoft está a ser burra só porque não compreende as estratégias de mercado e os objetivos de cada sistema operativo…espero que tenha sido claro e que o seu próximo comentário seja mais construtivo…e tente aprender coisas novas, o saber não ocupa espaço…

    3. Avatar de Nuno
      Nuno

      Comentário sem nexo e desligado da realidade. O lado negro do Linux…, até parece que a pessoa está a cometer um crime ou que as distribuições linux pertencem a empresas duvidosas que roubam a tua informação.

      1. Avatar de pia
        pia

        Claro que é um crime, o certo seria levar para o lado azul do MacOS e ensiná-lo que nem tudo na vida é de graça como o Commulinux ensina.

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Mas que salada de palavras. Quem é que na comunidade diz que tudo é de graça. Parece-me a mim que não sabes do que falas.

          1. Avatar de pia
            pia

            Sei sim, sou a dona da verdade e vc está no lado negro da força a defender algo como o “linux”, eca.

    4. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      Essa afirmação é mesmo só para criar post no pplware certo? Um dos últimos sistemas operativos apresentados pela Microsoft é baseado em Linux…

      1. Avatar de pia
        pia

        A Microsoft é inteligente, ela está se aproximando do Linux para poder afundá-lo. Sabes a frase: junte-se ao inimigo se não podes contra ele? É mais ou menos isso, só que ela PODE CONTRA ELE de uma forma velada. Procure por: “adoptar, estender e extinguir”.

  2. Avatar de pia
    pia

    Microsoft tá perdendo um tempo precioso… SE EU FOSSE ELA fazia algo o quanto antes contra o dominio do Linux

    1. Avatar de pia
      pia

      Um Windows leve e limpinho, pra pcs antigos seria o IDEAL pra evitar usuários de usarem o Linux

      1. Avatar de pia
        pia

        Geral acha que usando Wine no Linux vai rodar tudo kkkkkkkk
        Quero ver rodar LOL, ROBLOX, AUTOCAD com perfeição… Se quer rodar isso, então usem Windows! DOi tanto?

  3. Avatar de pia
    pia

    A maioria que usa Linux é comunista ou esquerdista e quer que tudo seja de graça, odeia pagar por software de qualidade.

    1. Avatar de Hugo Nobre
      Hugo Nobre

      Boa piada.
      Existem vários usos para linux e funcionalidades que dificilmente conseguem ser substituídas pelo windows.
      Não é só por ser opensource.
      Profissionais de pentesting aka hackers utilizam linux, servidores utilizam linux, programadores e pessoas que simplesmente o gostam de usar.
      Isso do ser grátis não é um grande argumento…
      Facilmente conseguem adquirir software pirateado no windows não pagando por ele, incluído programas e jogos.

    2. Avatar de taberneiro
      taberneiro

      ensandeceu…

    3. Avatar de Joselito
      Joselito

      Finalmente, primeira vez q vi um comentário decente nesse site sobre o Linux!

      1. Avatar de SoulReaver
        SoulReaver

        Já alguma vez utilizou linux? Se sim, durante quanto tempo? Teve vontade de aprender a utilizar um código novo com um interface diferente, ou é mais um curioso que teve dificuldade ao inicio, não perguntou nada a ninguém e agora vem dizer mal de um sistema operativo que desconhece?
        Estou curioso, gostava de saber porque é que certas pessoas em vez de aproveitarem para aprender desperdiçam conhecimento…e dizem asneiras…

      2. Avatar de pia
        pia

        Obrigada, sempre tem-se reconhecimento pelas pessoas certas e não os xiitas do Linux

    4. Avatar de Alexandre
      Alexandre

      Vou ter que concordar consigo na parte do “querer tudo de graça”,
      Foi a maior confusão quando a distro elementaryOS colocou programas “””pagos””” na loja, queriam massacrá-la, o povo acha que tudo tem que ser de graça.
      Acho que é por isso que a Red Hat é odiada entre os “xiitas” do Linux.
      Acha que desenvolvedor não tem vida, não come, não tem contas a pagar? Viver de doações e boa vontade das pessoas nem mendigo vive!

      1. Avatar de SoulReaver
        SoulReaver

        “xiitas” do Linux…muito bom…isto hoje promete…

      2. Avatar de Jef
        Jef

        Oh bacano, RedHat não é uma mera distro linux – é um serviço com valor acrescentado. Corta la essas cena religiosas, pois já roça o ofensivo de forma desnecessária

      3. Avatar de pia
        pia

        Adorei o termo xiita do linux, vou usar sempre agora, pois define muito bem o que são.

    5. Avatar de Joel
      Joel

      Uso porque é mais seguro

    6. Avatar de SoulReaver
      SoulReaver

      @pia…este nem vou comentar…leia o meu comentário anterior…a resposta está lá…a este e aos anteriores…

    7. Avatar de Rafael
      Rafael

      Verdade. E aqueles que comentaram revoltadinhas têm uma foice e um martelo no coração. Pelas imagens das fotos já dá pra ver, um deles(as) tem um arco íris o fundo e outro(a) um monte de quadradinho colorido. ops, têm gênero pelo menos? A mãe Russia agradece. Ahh… China também.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        O quê que o Linux têm a ver com o comunismo, a Rússia (que é capitalista) , ou a China (que depende da China que estejas a falar, visto existirem duas, em que uma é capitalista e outra socialista). Parece-me a mim que tomaste uma boa dose de LSD, e agora que tens o cérebro queimado nem sabes do que falas.

      2. Avatar de pia
        pia

        É como disseram acima, querem tudo de graça, alguns não consideram o pedofi… ops, o Stallman como o Deus deles? Olha a aparência do cidadão, qualquer coisa parecida com comuna e hippie não é mera coincidencia, aquela barba, só falta o charuto cubano.

    8. Avatar de Nuno
      Nuno

      Será que a inteligência não chegou a este fanático do Windows que pelos vistos não sabe que pode escrever múltiplas linhas num único comentário, em vez de inundar a secção dos comentários como fez?

    9. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Respondendo a alguns comentários aqui: eu já utilizei Linux, acho ótimo haver alternativa mas penso que a comunidade é muito “anarquista e de esquerda”, que em vez de trabalharem juntos, fazerem imensas distros diferentes, sem consenso ou ordem;

      o Linux é muito pouco intuitivo e “grosseiro”, o Windows tem que prestar atenção não é com o Linux “desktop”, mas com o Android! O Android é intuitivo, muitíssimo otimizado, consensual e permite modo desktop. O Linux face à comunidade dispersa, num par de anos até o Android existirá em desktop em maior percentagem.

      Exemplo: quantos PC usam Linux e quantos usam Chrome OS?

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Tendo em conta que o anarquismo é uma ideologia de esquerda, dizer que a comunidade é anarquista e de esquerda é no mínimo ridículo. Parece-me mais a mim que tu possuis um preconceito contra o Linux (que não tem qualquer tipo de orientação política em mente) , e com movimentos políticos de esquerda.

        Não sei se alguém informou-te, mas a utilidade de um SO não começa e acaba num computador pessoal. Existem várias outras áreas, como servidores, supercomputadores,… que o Linux domina. Aliás, se fores a ver bem, os computadores pessoais são a única área que não é dominada pelo Linux.

        E se o Android dominar o segmento de desktop, isso significa que o Linux domina o segmento de desktop.

    10. Avatar de maxim
      maxim

      nada a ver! conheço muita boa gente que nunca pagou pelo windows ou office

    11. Avatar de Iuri Batista
      Iuri Batista

      Se existi-se mais igualdade no mundo até concordava contigo..

  4. Avatar de Figas
    Figas

    E o futuro será uma versão ainda mais reduzida sem GUI…e depois sem kernel….tudo para…..nada.

    1. Avatar de Alvaro Campos
      Alvaro Campos

      No lado dos servidores já tens a versão CORE desde o 2012 🙂
      E a qualquer momento podes acrescentar a interface gráfica quando quiseres => http://www.itguydiaries.net/2012/07/converting-windows-server-2012-from.html

  5. Avatar de PGomes
    PGomes

    O melhor OS da MS neste momento continua a ser o Windows 10 LTSB.
    Sem tralhas, sem bloatware e super estável.

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      “LTSB is only for rare mission-critical devices”.

  6. Avatar de Fernando
    Fernando

    Do meu ponto de vista, será um sistema operátivo que será usado no sistema ATM.

    1. Avatar de Alvaro Campos
      Alvaro Campos

      Podem também usar o Win 10 IoT, depende sempre do hardware.

  7. Avatar de ifernando
    ifernando

    a ideia é meter o windows dentro de um telemovel…..

  8. Avatar de informado
    informado

    Isto só rir. Quem escreve contra o Linux não percebe nada de como o Linux funciona. Windows tem o pior código que jamais vi. Aquilo é como um queijo suíço . Não há anti-vírus, anti-trojan, anti-worm, anti-root.kit que consiga ser usado comod efesa do Windows. Quanto ao resto espero que continuem a usar o Windows e que não usem Linux. Não precisámos de mais gente a usar o Linux já temos muitos milhões. Quanto ao Windows reduzido só rir.. Façam o que fizerem Windows será sempre um falhanço. Vou dar o exemplo de algo com que fui confrontado há 3 meses e tal. A Microsoft infelizmente comprou o Skype e logo à partida dedicou-se a dificultar o uso do Skype pelas pessoas que usam Linux. O Linux Skype nunca era actualizado ou sofria de falhas no som etc-…. Só que para tristeza dos coders da Microsoft/Skype nós do linux demos sempre a volta e o Skype continuou a funcionar. Há 3 meses o meu skype deixou de funcionar. A Microsoft/skype tinha bloqueado essa versão e era necessário instalar a nova versão. Só que essa versão não estava nos repositórios linux. A Microsoft não gosta de Linux ahahahaha…. Lá fui descarregar o .deb da nova versão .. peguei no terminal e toca a instalar… Quando acabo de instalar .. e tento abrir.. A M icrosoft manda.me o recado.. é preciso uma conta de email e no outlook — eu uso uma que já possuo e o que é que a Microsoft faz? Pega mete esse email e a password desse email como passando a ser a password do meu skype… Inacreditavel e não contente com isso quando tento abrir o skype toca a pedir-me o meu numero de telemovel para enviar um codigo de segurança… Inacreditavel… No fim disto tudo o raio do skype mete-se nas minhas opções do meu linux e põe.se como a primeira aplicação quando inicio o meu linux. É impressionante …. Lá tive de desactivar o raio do skype e travar o skype quando inicio o linux. Depois lá tive de meter as cores do skype a preto exactamente como o meu linux. É por isto que eu detesto a Microsoft e tudo o que ela é. Isto fez-me lembrar a íltima versão de Windows que usei no longinquo ano de 1999. FOi por estas tretas e pela Microsoft se intrometer e incomodar que eu desisti da Microsoft. A porcaria da Microsoft continua exactamente na mesma ao fim destes anos todos… Inacreditável.

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      “A Microsoft não gosta de Linux”. Sabers que a MS ate tem a qua distro Linux?
      Sabes que o Skype esta nos repositórios Linux?
      Sabes que agora até tens Linux dentro do próprio Windows?
      Claro que podes usar a tua conta e password Outlook no Skype… onde está o espanto?

      Tu vives numa gruta, não vives?

  9. Avatar de Edmilson Nunes
    Edmilson Nunes

    O ideal seria fazer um Windows misto, ou seja, função Windows + função Android ,juntar essas 2 Tecnologia e fazer um sistema operacional muito leve para ser instalado em smartphones, Tabletes, Notebook, PC. ( Nunes Guadalajara Paudalho-PE)