Windows 10 já ultrapassou o Mac OS X 10.10

62 Comentários

Novo sistema operativo da Microsoft  alcança 5,21% de quota em apenas 1 mês

O Windows 10, lançado no passado dia 29 de Julho, é o sistema operativo do momento. Com mais de 75 milhões de instalações em ambiente domésticos em 192 países, o novo sistema operativo da Microsoft tem tido um crescimento fantástico tendo alcançado recentemente 5.21% de quota de mercado só em Agosto.

windows-10-imac-1024x574


Passado o mês de Agosto, é altura para a Microsoft fazer contas ao novo Windows 10. Segundo a netmarketshare, o novo Windows 10 alcançou 5.21% tendo ultrapassado o Windows Vista, Windows 8 e até o MacOS X 10.10….tudo isto em apenas um mês.

O Windows 7 continua a ser o sistema operativo mais usado em todo o mundo, com 57,67% de quota de mercado, seguido do Windows XP, que tem caído a cada mês, estando agora nos 12,14%.

 

windows10_stats

A par destes números vale a pena também referir que mais de 90.000 PCs ou tablets (únicos)já fizeram o upgrade para Windows 10. Independentemente das questões de privacidade que se têm levantado, o Windows 10 parece ter mesmo conquistado os utilizadores e quem sabe se o “sonho” de Satya Nadella atingir os 1.000 milhões de dispositivos até 2018 não seja concretizado.

Comentários

62

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Prim
    Prim

    A Apple vai sonhando… 🙂

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Exato, o objetivo da Apple sempre foi ter o maior market share… É por isso que eles vendem o software deles em hardware proprietário…

      1. Avatar de Teched
        Teched

        Se não o fizessem existia logo um colapso da marca. A Apple vive da imagem da própria empresa, que é excelente estratégia até à data.

      2. Avatar de FG
        FG

        Esqueceste-te do /s… lol

    2. Avatar de FG
      FG

      Sim, aposto que nem conseguem dormir, por eles sozinhos, não conseguirem vender mais computadores que o resto da indústria toda, nem devem estar satisfeitos quando vendem praticamente todos os computadores acima de 1000€, e de estarem a perder influência, com o softwares como o AutoCAD a sair para Mac, e novos títulos a saírem para Mac, enquanto para Windows, não há nada de jeito…

  2. Avatar de VaGNaroK
    VaGNaroK

    Muitos desses que atualizaram nem sabem o que é privacidade, se soubessem nem teriam atualizado para a nova versão.

    1. Avatar de Zaark
      Zaark

      Sim, mas nenhuma versão do Windows pode recolher informações, mais nenhum OS o faz, mais nenhum serviço desta ou nomeadamente de outras empresas o fazem.

      O meu conselho é, como já foi dito e repetido vastas vezes por várias pessoas, mudarem-se para uma caverna isolada e com papel de alumínio como “capacete”.

    2. Avatar de Shikai
      Shikai

      Porque acreditas que o Windows 7 e 8 já não fazia recolha de dados…..
      Eu acredito que já o faziam a algum tempo, eles agora só vieram admitir

    3. Avatar de Dumitru
      Dumitru

      Poupa-me! Se for assim tens que desligar a internet…pensas que o teu android ou iphone esta melhor?! Cada um hoje em dia

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        Tens piada, podias ser um bom humorista.

      2. Avatar de FG
        FG

        Flaws come sea Apple fosse come a Google of a Microsoft…

        Fala do que sabes

    4. Avatar de Mikes
      Mikes

      Esta conversa ainda dura?!

    5. Avatar de JJ
      JJ

      Sempre a bater na mesma tecla… francamente!

  3. Avatar de António Rui
    António Rui

    O Windows 10 máximo, mas têm de diminuir o seu tamanho é muito elevado

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Ja diminuiram o tamanho vs. Win 8.x, se tens falta de espaco é devido ao teu Hardware (SSD ou eMMC num tablet?), näo me parece descabido o ocupado em 2015…

  4. Avatar de Realista
    Realista

    Também passar a Apple não é dificil

  5. Avatar de Andoide Sucks
    Andoide Sucks

    a Apple não sonha, realiza!

  6. Avatar de Mikes
    Mikes

    Como já não bastasse que apenas bastou 1 mês para o OSx ser ultrapassado, ainda meteram uma imagem de um iMac com Windows 10 é coisa para deixar os iSheeps mal dispostos ! 😀

    1. Avatar de Vítor M.

      Não, vou-te contar algo que provavelmente não saber. A melhor máquina para correr Windows é um Mac.

      Não é uma frase solta, é uma constatação… de há vários anos 😉

      1. Avatar de iBend
        iBend

        a imagem do iMac está mt parecida com o meu Mac pro. Em casa corre melhor no Dell.

      2. Avatar de Mikes
        Mikes

        Eu sei disso – e segundo alguns relatos o W10 até consegur melhor performance que o próprio OSx. 🙂

      3. Avatar de jorge rodrigues
        jorge rodrigues

        Assino porque tenho um macbook pro e corro windows quando necessário e é mais rápido do que o pc equivalente em termos de hardware.

        1. Avatar de JVC
          JVC

          Terá certamente um disco SSD no macbook. Eu corro o windows num Asus com um disco SSD e parece um mac. Rápido e fluido como nunca vi num pc.

          1. Avatar de FG
            FG

            O teu Asus não vai parecer um Mac, pois não tem um SSD de 2TB/s, por exemplo…

        2. Avatar de Vlad
          Vlad

          O teu Mac deve ter um boost mágico relativamente a um pc equivalente.

      4. Avatar de Diogo
        Diogo

        Mas correr Windows num Mac é downgrade. Mas cada um sabe de si…

      5. Avatar de Cenas
        Cenas

        Isso é mentira.
        Quero ver QUALQUER mac a ter melhor performance que o meu pc 🙂

        1. Avatar de Vítor M.

          O meu iMac 5K dá uma ripada ao teu mas sem sujar as mãos 😉

          1. Avatar de Filipe
            Filipe

            se for para fazer um pc com os 2300€ (preço do imac 5k na apple), meu amigo acho que vais ter uma má noticia… core i5? nem i7 leva?! enfim… compara na mesma gama de preços

          2. Avatar de Luis
            Luis

            Triste, quero ver um iMac 5K a ter melhor performance que o meu no valor de 2300, i7 4790k a 5Ghz, 16GB ram com uma GTX 980.

            Enfim os cegos da apple vao ser sempre o mesmo… tal como ja foi dito, comparem na mesma gama de preços

          3. Avatar de Vítor M.

            O teu é fraquinho então. Tu já viste as specs dos 5k? Ora vai lá ver sff. Aaa e no Mac podes instalar o Windows… já no teu, de forma confortável ao SO, não consegues instalar o OS X 😉 se não consegues enxergar, isso sim é triste 😉

            Olha, abraço!

      6. Avatar de pedro
        pedro

        Caro Vítor, até acredito nisso, mas a culpa não é da Microsoft mas sim dos assembladores. Marcas como a Asus, Gigabyte, HP, Dell, etc, é que deviam term mais cuidado na produção de componentes e principalmente na assemblagem, para terem produtos mais estáveis e optimizados …. A Microsoft na realidade sempre tem tido a difícil tarefa de desenvolver cada SO para correr em milhares de configurações de hardware! Nesse aspecto é um trabalho notável notável! Já a Apple tem essa tarefa muito mais facilitada, pois apenas tem que se preocupar que o OSX corra bem numas 10 configurações possíveis de hardware …

      7. Avatar de Teched
        Teched

        Com o Windows 7 ainda concordava, mas daí para a frente discordo sem margem para duvida.

        O Surface Pro é a maquina que melhor corre o Windows.

      8. Avatar de pedro
        pedro

        Eu sou utilizador dos produtos da Microsoft deste o Windows 3.0, MSDOS 3.0, etc, e tenho assistido ao longo dos anos aos altos e baixos da companhia …. A Apple evolui muito nestes últimos 10 anos, e o que faz normalmente faz muito bem! No entanto acho que é uma marca overpriced, e que tem sabido ter politicas de pos-venda inteligentes de modo a fidelizar permanentemente os seus clientes. Mas porque daria eu o dobro do preço ou o triplo quando tenho a concorrência que faz praticamente igual ? eu pessoalmente “não gosto de ficar nas mãos” de uma empresa! Neste momento (não quer dizer que daqui a 1 ou 2 anos seja verdade) o ecossistema da Microsoft é o melhor do mercado principalmente com o desenvolvimento da Cloud e de todas as apps associadas (OneDrive, Office online, Outlook, etc). A Google foi pioneira, agitou muito o mercado nos últimos anos, mas actualmente tem feito opções erradas, só consegue manter-se devido á gratuitidade de produtos e preços baixos de outros …

      9. Avatar de Pedro
        Pedro

        De rir. A melhor máquina? Ou andas há pouco tempo no mundo da informática e não percebes nada disto ou estás completamente iludido. É óbvio que não é a melhor “máquina” para correr windows.

        1. Avatar de Vítor M.

          Sabes tu lá o que é trunfo 😀 na escola onde andaste, dei eu lá aulas amigo 😉

      1. Avatar de Cenas
        Cenas

        Gostava de ver essas noticias para desktops 🙂

      2. Avatar de Pai
        Pai

        Sabes que isso é relativo e que eu posso construir um PC com as especificações que quiser para correr o Windows, sem grande stress.

        Uma coisa é o segmento dos portáteis, outra são os computadores de secretária. E mesmo nos portáteis há umas coisas porreiras em segmentos semelhantes aos do macbook que provavelmente lhes fazem peito como gente grande.

        A Notícia do PPLWARE não me vou dar ao trabalho de comentar porque é baseada no artigo que alguém escreveu noutro site. Além de só dizer que o Windows 10 corre melhor que o OSX, não que é o melhor para correr o Windows.

        A da CNET compara portáteis de segmentos diferentes e de gamas de preços muito abaixo do macbook. Comparar um macbook pro que custa 1200$ com um Acer de 430$ é anedótico. Se a comparação fosse em computadores feitos para o mesmo fim e na mesma gama de preços, aí sim, seria uma análise justa. O Lenovo X1 não está no segmento do macbook pro porque é um ultrabook.

        A da ZDNET só fala de correr o Windows numa máquina virtual dentro do OSX, não fala de correr o windows nativamente nem de performance, logo é irrelevante para o tema.

        O WinBETA e o the Inquirer também falam que o windows corre melhor no macbook do que o OSX, não dizem que é a melhor máquina para o Windows.

        A maior parte dos resultados da pesquisa do Google dizem o mesmo, que o Windows 10 corre melhor num macbook do que o OSX.

        No limite tudo isto são artigos que dão má imagem à Apple. Como é que o bicho papão da Microsoft que faz um sistema opertivo que corre em todo o lado, consegue ter melhor performance num macbook que o OSX que é desenvolvido especificamente para esse tipo de sistemas?

        Porque é que não fazem vocês os vossos prórpios benchmarks e as vossas próprias comparações e não metem aqui os resultados. Uma análise justa, um macbook vs um pc com características o mais parecido possível. Aí sim, dissiparíamos as dúvidas.

        O macbooks são boas máquinas, com uma qualidade de construção ímpar, mas não passa muito disso.

        1. Avatar de Mikes
          Mikes

          A frase “A melhor máquina para correr Windows é um Mac” é um género de frase chave / marketing (apesar de não ser usada em marketing de produtos), com o objectivo de realçar a ideia que o Windows consegue melhores resultados num Mac que o próprio OSx.
          Não me parece que seja uma frase para ser levada à letra! Como bem dizes, há no mercado grandes máquinas fora da Apple com capacidades para ombrearem ou até serem melhores que qualquer Mac (sejam Pro ou não).

        2. Avatar de António Pedro Lima
          António Pedro Lima

          Concordo com muito do que está escrito no comentário.
          Mas os Mac já foram de uma construção ímpar. Hoje em dia com processadores intel, gráficas nvidia, etc… Valem pelo seu design.
          Por isso não me espanta que comparem máquinas com diferenças de preços tão grandes, mas que no fundo se equiparam nos componentes.

          1. Avatar de Pai
            Pai

            Eu digo que têm uma qualidade de construção ímpar porque não encontras outros computadores em alumínio que sejam unibody e com ecrãs daqueles. O som também é bastante bom. Isto para mim é qualidade de construção.

            Eu tenho diversos PC’s e tenho um macbook pro de 17″ de 2010. O macbook é o melhor computador que tenho no que toca à qualidade de construção, mas só nisso.

          2. Avatar de Vlad
            Vlad

            Encontras vários portáteis em alumínio, bem como encontras portáteis feitos em materiais mais caros como fibra de carbono, liga de magnésio,…

            O som do macbook apenas é bom quando ligado a uns phones ou colunas externas. O som é muito baixo e falta-lhe graves.

      3. Avatar de Vlad
        Vlad

        A sério? De todos os artigos colocaste só um é que faz alusão ao Macbook ser o melhor portátil para correr Windows. Os restantes a única coisa que dizem é que o Windows 10 corre mais depressa que o Mac OS X no Macbook, que não é algo de positivo para a própria Apple.

        Em relação ao Cnet os resultado não fazem sentido algum, em primeiro lugar em termos de performance temos o MacBook de 13″ com um i5-3210M, em segundo está um Acer com um i3-2310M, em sexto está o MacBook Pro Retina de 15″ com um i7-3615QM. Ora sendo que o Cnet e Soluto dizem que o estudo é referente apenas à performance, este resultados são no mínimo inválidos e ridículos.

  7. Avatar de Milton Sá
    Milton Sá

    Conheço algumas pessoas, que como eu, não têm estado muito satisfeitas com o hardware e software da Apple nos últimos tempos e largaram a Apple para voltar para Windows, e isto tem sido mais evidente com a chegada do Windows 10.

    Quanto às questões da privacidade, ainda há bem pouco tempo saiu a notícia que o Windows 7 e 8 também já têm (ou terão muito muito em breve num update) recolha de informação do utilizador e nos dias que correm penso que será raro a plataforma/sistema que não recolhe informação, desde sistemas operativos (OS X, Windows, iOS, Android, etc) até serviços e redes sociais (Google – TUDO, Facebook, etc, etc). Para não recolherem informações, só estando completamente desligado da rede…

  8. Avatar de Wistfultale
    Wistfultale

    Deixa chegar outubro, o mês do lançamento do El Capitan! Tenho a versão Beta instalada e posso dizer-vos que está uma autêntica bomba! Super fluido e mil vezes melhor que o Yosemite, Mavericks ou qualquer um junto!

    1. Avatar de JJ
      JJ

      O que é que isso tem haver?
      É que não será pelo lançamento de uma nova versão do OSX, que o numero de computadores Apple aumenta.

      A noticia destacar que o Win10 já tem mais quota de mercado do que o OSX, é apenas como referencia no sentido que em 1 mes, conseguiu conquistar mais de 5% do mercado. Isso não quer dizer que tenha roubado quota ao OSX, o que quer dizer é que no universos dos SO, o Win10 esta a ter um crescimento bastante significativo.

    2. Avatar de Marco
      Marco

      El capitain Lucho Gonzalez.

  9. Avatar de José Amílcar Casimiro
    José Amílcar Casimiro

    Este artigo está demasiado inclinado para a Microsoft. Não acredito por exemplo, no gráfico disponibilizado. O Android será o SO com a maior implementação mundial. Gostava de saber também como contabilizam os Linux.

    1. Avatar de Alvaro Costa
      Alvaro Costa

      Está-se a falar de SO para PC/Portáteis não smartphones ou tablets!

      Em relação ao Linux a quota de mercado não é assim tão grande quanto possas estar a imaginar.
      Deixo dois links para que possas comprovar o que digo:
      http://marketshare.hitslink.com/operating-system-market-share.aspx?qprid=8&qpcustomd=0
      e
      https://en.wikipedia.org/wiki/Usage_share_of_operating_systems#Desktop_and_laptop_computers (usa dados da StatCounter)

    2. Avatar de Mikes
      Mikes

      Isto é quota só SO de desktop/laptop/PC (computador).
      Android não é Sistema operativo de computador.
      Linux no geral (e juntando tudo o que são distros), tem 1.63% de share global segundo a mesma fonte – por isso nem aparece neste gráfico (pior ainda se fossem segmentar as versões como estão a fazer com o Windows.

    3. Avatar de JJ
      JJ

      O Android é um SO para smartphones.
      Estamos aqui a falar de SOs para computadores. Acredito que sabes a diferença.

      Os Linux estão na categoria de “outros”. Mas no Linux não são contabilizados servidores ou interfaces específicos para maquinas.

      Esta analise é sobre computadores (desktop/laptop).

    4. Avatar de censo
      censo

      A sério ? Ou estás enganado no artigo que leste ? Fala-se de Windows e OSX…é mais do que evidente.

    5. Avatar de Rui
      Rui

      O artigo refere aos SO instalados em ambiente doméstico (máquinas de trabalho), está escrito logo no primeiro parágrafo. O android não é utilizado em máquinas de trabalho (portáteis e computadores de secretária), se estivéssemos a falar de telemóveis inteligentes (smartphones), aí tinhas razão.

      Quanto ao linux, está obviamente nos outros SO, com 4,6% de máquinas a correr.

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        Linux = tem 1.63%
        “Outros” engloba outras versões Windows, OSx, Linux e outros

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Sim, eu não referi que o Linux tinha 4,6. Por acaso enganei-me e a parcela dos outros corresponde a 4,46% (comi um 4), o que queria dizer é que o Linux estava dentro desses 4,46, aliás como tu próprio confirmas.

  10. Avatar de Wilson
    Wilson

    O upgrade que vou fazer vai ser de windows 7 para macbook pro com el capitan instalado. Não vou cair mais em erro

  11. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Todos sabemos nunca houve concorrência , entre os sistemas operativos da Apple e da Microsoft , alias a própria Apple proíbe de instalar o seu sistema em noutros pcs .

  12. Avatar de Lima
    Lima

    Bem… depois de ler tantos posts, cheguei à conclusão que sempre tive: Windows é melhor que OSX, e qq máquina que tenha o mesmo preço que um iMac ou MacBook, é superior em performance em todos os aspectos…..
    A conversa de que “Mac é melhor porque…” já chateia…. Foi boa, e teve uma boa evolução, mas nunca chegou aos calcanhares de uma máquina com Windows.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      Também acho. E o osx tem apenas uma quota residual de mercado.

  13. Avatar de KNIGHT
    KNIGHT

    Estou usando o defender e ele não da opção para escanear os downloads que baixo.

    PELO AMOR A ALAH MICROSOFT FAÇA UMA COISA DIREITA NESSA PORCARIA, JA ESTA ME ENCHENDO O SACO VER COISAS PRIMARIA DEFEITUOSAS.

  14. Avatar de halnaweb
    halnaweb

    É sempre interessante apreciar as opiniões sobre este ou aquele SO, mas no final para quem trabalha nesta guerra conclui sempre que todos são importantes, todos são indispensáveis. Depende sempre da sua aplicação e funcionabilidade e objectivos a ter ou a atingir. Windows é bom para isto e aquilo, Linux é bom para isto e aquilo e o Mac… tal como o Linux é igualmente bom como todos sabem.

    Exemplo prático: Mac para trabalho administrativo… ok funciona, mas justifica-se? Linux e Windows dão conta do recado. Linux é mais seguro goste-se ou não.
    Trabalho gráfico 3D, etc… – Mac. sem sombra de dúvidas.. Então a qualidade do imac 27” nem vale a pena discutir seja o que quer que fôr a não ser o preço exorbitante, mas… é mesmo muito bom!
    Servidores Web… Linux claro, Windows…. ahmn…. não contem comigo para isso.
    Servidores de rede locais, file/print server/ mail server (windows ou Linux) há muitas vantagens num e desvantagens noutro…