O Windows 10 voltou a ganhar terreno ao Windows 7

33 Comentários

A meta da Microsoft para o Windows 10 é muito clara. Quer contabilizar mil milhões de instalações em apenas 3 anos. Para isso tem de conseguir ultrapassar o Windows 7, outro dos seus casos de sucesso.

A Microsoft já tinha dado conta do crescimento e da popularidade deste sistema operativo, mas agora são os números do mercado a provar o que todos sabem de forma indirecta.

Windows 10

Foi durante o arranque da conferência anual de programadores da Microsoft, a BUILD, que a empresa deu a conhecer os mais recentes números da adopção do Windows 10. São já mais de 270 milhões, o que faz deste Windows o que mais rápida adopção teve em toda a história da Microsoft.

Mas se estes números da Microsoft são impressionantes, o mercado comprova também este sucesso, com a aproximação que está a ser feita ao Windows 7.

No passado mês de Março, a quota de mercado do Windows 10, segundo a conhecida StatCounter, é já de 16,53%. O grande dominador é, e tem sido há já alguns anos, o Windows 7, que tem ainda 45,76%.

Windows 10 números

Abaixo destes dois estão o Windows 8.1, com 10,94%, e o OSX, com 9,38%. O sempre presente Windows XP, descontinuado há já quase dois anos, tem ainda uma quota de mercado de 7,5%.

Numa primeira análise os 16% do Windows 10 podem parecer pouco, se comparado com os valores do Windows 7 com o modelo de oferta gratuita desta actualização. Mas a verdade é que este novo SO tem apenas 7 meses de mercado e continua a crescer de dia para dia.

A Microsoft voltou a acertar e criou mais um caso de sucesso. O Windows 10 tem ainda várias plataformas para conquistar, muito para além do desktop, o que vai reforçar ainda mais a sua presença e garantir os mil milhões de instalações que a Microsoft quer!

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de felipe
    felipe

    acho isso ridiculo por parte deles forçando a todo mundo migrar e atualizar, e digo que esse negocio de migrar de um sistema para outro nao vira nada

    1. Avatar de ppfoasld.1
      ppfoasld.1

      ng te força a nada, ainda tenho uma maquina com o 7 e ng me obrigou a meter o 10. tenho o 10 noutras 3 maquinas por opção minha

      1. Avatar de Khidreal
        Khidreal

        problema:

        (windows + configuração padrão do windows update) + (MS + windows 10) = [windows] instalar atualizações recomendadas + [W10] atualização recomendada = instalação “à força” do windows 10.

        claro que, ninguém te obriga a instalar as atualizações recomendadas. todos nós temos as atualizações recomendadas ativadas, muitos até tem o windows programado para instalar as recomendadas e as opcionais. com isto, a MS “força” os utilizadores a instalar o W10 e não dá para evitar porque é distribuido sobre o nome de KB(numeros) e torna impossivel identificar.
        mais uma jogada de marketing, apenas isso. acabando os trabalhos académicos vou experimentar um novo sistema operativo: remixOS. dizem que é uma mistura do melhor do windows e do android. parece promissor. mas windows? nunca mais, só se for o 7 ou 8.1.

        1. Avatar de KURT
          KURT

          Em primeiro lugar isso não tem nada a ver, se tu dás instruções para instalar actualizações recomendadas e o Windows considera isso uma actualização recomendada (e acho muito bem, porque certamente o é) é normal que instale e nem com aspas o verbo forçar faz sentido aqui.
          Em segundo lugar dos muitos computadores que passaram pelas minhas mãos em todos eles apareceu uma notificação a perguntar se desejava apenas transferir ou instalar também, ainda assim assumo que não tenha acontecido em todos e dou de barato (independentemente de dar para voltar à versão anterior do Windows).

          Por ultimo, deitas por terra todo o teu argumento quando dizes ser “impossível identificar” a actualização referente ao Windows 10, claramente não percebes rigorosamente nada do assunto.

        2. Avatar de ppfoasld.1
          ppfoasld.1

          “todos nós temos as atualizações recomendadas ativadas”
          tu e os teus 3 amigos ai da rua, não sao toda a gente 😀

  2. Avatar de Nuno
    Nuno

    Verdadeiramente o Windows 10 é um dos melhores sistemas operativos, para mim, o melhor . É fácil perceber o porquê do Windows XP ainda ter muitos usuários, eu ainda o tenho, já que maior parte dos programas de diagnóstico e programação de viaturas não funcionam em sistemas Windows 7 ou superior.

    1. Avatar de KURT
      KURT

      Nem com o modo de compatibilidade?

    2. Avatar de Zaark
      Zaark

      VM, dual boot… Caramba, opções não faltam! 😛

  3. Avatar de Bruno Tavares
    Bruno Tavares

    Independentemente de haver updates forçados ou não, o facto é que o W10 é de facto um sistema bastante superior e vale a pena a instalação.
    Quanto aos updates, não percebo, em dispositivos móveis andam sempre todos atarefados atrás da próxima atualização, e quando não chega é um mar de criticas, noutros casos, quando há atualização, criticam porque a há… enfim. Pobres coitados.

    1. Avatar de XXXXX
      XXXXX

      +1
      No meu Lumia 730 já tem o W10.0.14295.1000 a funcionar à maneira 🙂

  4. Avatar de BTN
    BTN

    Já estive com o 10 2 meses, já desisti, Win7 é muito mais leve e funciona estável, já o Win10 é pesado.

    1. Avatar de Botas
      Botas

      o win 10 é mais leve que o 7 e muito mais rapido a iniciar. Se voçe fez um upgrade de outro windows para o 10, aconselho a instalar o 10 de raiz, pois eu fiz upgrade do 8.1 para o 10 e notava o 10 mais pesado em tudo, em iniciar, em executar programas,etc. Instalei o 10 de raiz e nem parece o mesmo 10 que tinha feito upgrade. Instalação de raiz muito mas muito melhor. Esperimente e veja as diferenças…

    2. Avatar de flavio
      flavio

      O windows 10 é mais leve que o 7

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Só se for o teu…
        Já instalei o 10 em maquinas recentes e antigas e obtenho o mesmo resultado: Windows 10 é MUITO mais rápido.

    3. Avatar de Flávio Ferreira
      Flávio Ferreira

      Mais de que um mês e voltates acho que não é possível e só com um mês o teu não é original de certeza

      1. Avatar de KURT
        KURT

        Continua a ser possível, se procurares pela Internet certamente vais encontrar.

  5. Avatar de Jorge
    Jorge

    Eu instalei w10 num disco à parte de raiz,drivers todas e nao notei grande diferenca na rapidez ou seja ao jogar csgo jogo melhor no 7 por isso ate 2020(penso ser quando acaba suporte ao 7)nao mudo e se ate la windows 10 continuar feio todos os dias, vai linux…

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      hehe gosto quando o pessoal diz “Linux” mas as tantas nunca mecheu com esse sistema operativo
      metem uma coisa na vossa cabeça de uma VEZ!!
      A consola da STEAM funcionava em Linux porque era leve e dava mais FPS agora funciona em Windows 10 porque é ainda mais leve hahahaha.

      Para mim Linux é para servidores!
      Windows seja qual for é para uso pessoal como jogar , facebook etc..

      Tu dizes vai linux mas deve existir programas que usas em windows e que não da para Linux.
      Agora mete na cabeça. WINDOWS 10 É O MAIS RÁPIDO.
      Eu adoro linux mas é como eu digo apenas em servidores 24/7.

    2. Avatar de Alexandre Carvalho
      Alexandre Carvalho

      Realmente Cs go deve funcionar muito melhor no Linux que no Windows 10.
      Apesar dos esforços e da AMD e nivdea andar lá a colocar as drivers abertas com a ajuda das de comunidade os benchmarks continuam a demonstrar que por exemplo o CSGo continua a correr melhor no windows 10 que no Linux….

      1. Avatar de Mario Junior
        Mario Junior

        Cara, qualquer jogo que seja portado para o Linux, irá rodar com mais performance no Windows do que no Linux, mesmo usando OpenGL.

        Aliás, acho que até um jogo feito no Linux e portado para o Windows, roda melhor no Windows.

      2. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Windows 10 é o melhor em gaming. linux nao presta para gaming.
        Print: https://i.gyazo.com/2f93bb973d4010952c958cd69df4a448.jpg
        Ubuntu 15.04 VS Windows 10 Pro
        Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=89G9qHrjS4A

    3. Avatar de KURT
      KURT

      Actualmente o Win10 (36.97% users) já passou o Win7 (32.99%).

      Só para completar o comentário a titulo de curiosidade, relativamente ao OSX o mais usado é MacOS 10.11.3 64 bit tem 1.31% users e em Linux no topo está o Ubuntu 15.10 64 bit com (0.19%).

      1. Avatar de KURT
        KURT

        Isto em utilizadores Steam, o que dá para ter uma ideia das preferências dos gamers.
        Que na sua grande maioria nem são competitive gamers.

    4. Avatar de Britney Spears
      Britney Spears

      Windows 10 feio???
      LOLOL, enfim, cada um com os seus gostos.

  6. Avatar de Tulio
    Tulio

    Forçando a instalação

  7. Avatar de Wagner Albuquerque Braga Filho
    Wagner Albuquerque Braga Filho

    Pior é você que trabalha com informática, quando amigos e clientes pedem para formatar para o Windows 7, instalo tudo normal mais passa-se mais de 24 horas para encontrar atualizações, e depois mais 24 horas para instalar todas!!! No Windows 8.1 é rápido encontrar e instalar mais o Windows 7 está impraticável atualizar o sistema.

    1. Avatar de Mario Junior
      Mario Junior

      Concordo. Fiz a instalação do Win 7 no meu desktop, mas foi uma luta tremenda pra conseguir procurar as atualizações e outra luta pra poder instalar.

      O pior é que agora no Windows 7, quando o sistema começa a instalar as atualizações, o consumo de memória começa a crescer até consumir quase toda a memória do sistema.

      Acho que a MS está sabotando o Windows 7 pra que todos migrem de vez para o Windows 10.

  8. Avatar de manuel
    manuel

    O Linux é uma boa alternativa ao windows; larguei o Windows á 5 anos e sinceramente não vejo qualquer incentivos para usar windows.

    O Linux permite liberdade total ao utilizador ; o software associado é gratuito sem versões try and buy (só compro os jogos mesmo no steam; sendo que deixei de recorrer á pirataria ) o perigo dos vírus é minimizado ; e por fim a privacidade embora não garantida é sempre protegida porque o Linux não tem fins lucrativos e não me impõe um contrato onde para o usufruir tenho de abrir mão do meu direito á privacidade para haver lucro com os meus dados.

    Para os fartos do Windows recomendo o Linux deepin; para os que estão bem como estão respeito a vossa escolha.

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Excelente comentário.Concordo!

    2. Avatar de ppfoasld.1
      ppfoasld.1

      da mesma maneira que o windows é uma boa alternativa ao Linux, são tudo questões de gosto. quanto a software gratuito, isso ha para qualquer SO. quanto a virus, qualquer pessoa com 2 dedos de testa consegue evitar 99.9% deles 🙂

      e em relação a linux não ter fins lucrativos, não e bem assim 😀 ng trabalha para aquecer, la pk e de borla não quer dizer que nao haja dinheiro involvido :p

    3. Avatar de PeFerreira98
      PeFerreira98

      As únicas coisas que prefiro no Linux são, a bash, apt-get (software center) e opção de escolha (deviam de fazer um ISO W10lite ou starter).
      Sendo que uma delas já esta a ser portada para o Windows.
      Para uso diário, Windows. Agora para servidor doméstico a história é outra, Linux ftw!

    4. Avatar de Limbus
      Limbus

      Nem tudo são rosas, senhor…

  9. Avatar de Rafael
    Rafael

    – Sendo de borla é normal que o crescimento seja rápido, acho ridículo comparar com o windows 7, que era pago.