Windows 10: Está a ficar sem espaço em disco?

34 Comentários

Com o Windows 10 a Microsoft implementou um conjunto vasto de funcionalidades que visam simplificar cada vez mais a acção dos utilizadores.

No que diz respeito à gestão de espaço em disco, a Microsoft também inovou e com o novo Windows 10 disponibiliza agora uma interface totalmente renovada e até bastante parecida com a que é disponibilizada no iOS. Se está a ficar sem espaço em disco, saiba o que apagar.

w10_006


O Windows 10 oferece agora uma interface totalmente renovada no que diz respeito à informação sobre a gestão de espaço em disco.

O utilizador continua a poder fazer a gestão via Explorer/Meu computador, existe agora também uma funcionalidade dentro das definições de sistema.

w10_001

Depois basta escolher no menu lateral esquerdo a opção Armazenamento.

w10_002

Carregando na drive, o utilizador passa a ter uma noção de espaço ocupado por tipo de conteúdo (músicas, fotografias, documentos, apps, jogos, etc).

w10_003

Carregando, por exemplo, em Sistema e Reservado conseguimos ainda saber quando ocupa o sistema, qual o espaço usado para memória virtual, etc.

w10_004

Em termos de Aplicações e Jogos, o sistema consegue listar tudo o que está instalado e facilmente podemos desinstalar o que quisermos.

w10_005

Como viram, com as novas funcionalidades disponibilizadas nesta nova versão do Windows o utilizar passa a ter uma percepção/visão do que tem instalado e o que ocupa mais espaço. Obviamente continuam a existir apps de terceiros para o efeito mas estas “novas ferramentas” desempenham bem o seu trabalho.

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Necroman
    Necroman

    Semelhante à do IOS? Ou igual ao Windows Phone / Windows 10 Mobile?

    Não percebo a teima em cada vez que se fala em algo da Microsoft ser semelhante a algo que existe noutro concorrente. É que assim as funcionalidades do IOS 9, que ainda está fresquinho, foram literalmente copiadas de Windows Phone e de Android. Basta ver a opção “Apoio de WiFi” que fizeram um artigo sobre ela recentemente e que existe há mto tempo no Windows Phone. Mas esse artigo não diz que é uma função já presente, copiada, ou semelhante a outras já existentes no mercado.

    Ou tratam todos de maneira igual ou isto vai de mal a pior.

    1. Avatar de Alegom
      Alegom

      Eu não percebo se vocês se apercebem que esse tipo de reacção é precisamente o objectivo desta subjectividade de assola as notícias deste género. Se as notícias fossem todas expostas objectivamente, os leitores eventualmente diminuiriam o interesse, ou pelo menos apagava um pouco as discussões acesas que ás vezes de vêem nos comentários e levam à divulgação do site. Não me interpretem mal, eu acho que essa estratégia é não só inteligente mas também necessária para a sustentabilidade de um site deste foro. Só me faz confusão que as pessoas não percebam (ou não queiram perceber) e continuem a espalhar a indignação de forma tão gratuita.
      Eu pessoalmente li a notícia e lembrei-me do gestor de aplicações do Android, já desde o Gingerbread. Agora vêm-me a bradar aos céus por causa disso? Peace and love e comentem sem desconversar. 🙂

      1. Avatar de Alegom
        Alegom

        Pplware, já agora sugeria a implementação de um botão de edição, até pode ser limitado a 5 min a partir da data de publicação. Quem for ler o meu comentário ainda pensa que sou um iletrado pelos erros ridículos que cometi mas que no calor do momento me esqueci de reler para corrigir.

      2. Avatar de JV
        JV

        O que dizes tem alguma lógica… mas não acredito. Acho que isto são apenas e só maus artigos de um site que está cada vez pior. Isto começa mais a parecer um blog de opinião do que um site de noticias tecnológicas.

    2. Avatar de Rúben Sousa
      Rúben Sousa

      O que o pessoal quer é que, cada vez que são lançadas novas coisas, que a marca invente a roda, o fogo, etc..

    3. Avatar de Realista
      Realista

      Não vai mais vinho para essa mesa…

    4. Avatar de Vítor M.

      Estás com um problema qualquer. Até porque é sabido que há segmentos onde Windows lidera, outros que segue atrás e imita e há outros segmentos que nem sequer tem ação.

      O Windows é o sistema operativo mais tentacular, funciona em qualquer lado e condição, mas nem por isso é perfeito.

      Já os outros que misturaste… são de outro campeonato, longe deste é que nem pode ser comparado como um todo, este é gigante.

      Por isso, relax que estás a misturar alhos com bogalhos.

      1. Avatar de Zaark
        Zaark

        Fui obrigado a reler tudo o que o Necroman disse para concluir com certeza que ele só falou de OSes móveis. Umas horinhas de sono podem ajudar, Vitor.

        1. Avatar de Vítor M.

          Não leste. ele falou no Windows em geral e depois derivou para o mobile, contudo, em causa (o artigo sabes, lá em cima?) fala-se sobre o Windows e não sobre o mobile e a comparação ao iOS não está a dizer que é copiada ou não, quer apenas dizer que é uma preocupação (lado positivo das escolhas) das empresas colocar esta funcionalidade seja ao nível do desktop seja ao nível do mobile. Depois as guerras estão na cabeça de cada um…. por isso devias sim dormir um pouco 😀 pois estás a confundir tudo 😉

          1. Avatar de JV
            JV

            Está a dizer como sempre dizem aqui neste site: igual, copiada, parecida, semelhante ao que os nossos deuses e senhores da Apple fizeram.

          2. Avatar de Vlad
            Vlad

            Pensava que quem tinha começado a deriva para o Mobile tinhas sido tu ao mencionar o IOS.

  2. Avatar de Luis Rocha
    Luis Rocha

    Para aqueles que não percebem dos Windows, e dos Windows Mobile!……. lol

  3. Avatar de joaomcs
    joaomcs

    Ainda estou a aguardar a opção de instalação de apps noutra drive…

  4. Avatar de Fernando
    Fernando

    O que é preciso é não se ir comprar pc’s com armazenamento eMMC de 32GB, senão não há gestão de espaço que valha…!

  5. Avatar de Daniel
    Daniel

    boa máquina de facebook.

  6. Avatar de Bruno
    Bruno

    Muito Bom! Apesar de o sistema ter outros meios de verificação e limpeza.
    O meu pc é um acer W1-810 com eMMC de 32GB e sd 128GB + windows 10 Pro. Para alem de todos os meus programas instalados e a funcionar bem tem o windows xp, windows 7 e android 4.4.2 instalado na maquina virtual a correr…

  7. Avatar de Marco Freitas
    Marco Freitas

    Nada melhor que o TreeSize, que se não me engano fiquei a conhecer essa app atravez do pplware

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim, é uma excelente app. Bem lembrado.

  8. Avatar de Carlos Silva
    Carlos Silva

    Como é que conseguem o fundo escuro nos paineis do windows 10 ? Andei à procura nos settings e no google e não encontrei nada sobre esta alteração. Obrigado.

    1. Avatar de Zaark
      Zaark

      Procura no Google “Pplware dark node” – fizeram aqui um artigo a explicar precisamente isso.

    2. Avatar de Artur
      Artur

      Procurasses no bing

  9. Avatar de zé

    o 8.1 também tem isto

  10. Avatar de irlm
    irlm

    Deveria ter opção colocação conteúdo para OneDrive e não só para discos externos.

  11. Avatar de prostituta
    prostituta

    ultrapassado W10 AGora e tudo em nuvem , so temos uma conta na nuvem um um teclado

  12. Avatar de Nuno
    Nuno

    Quem já instalou e experimentou o Windows 10?
    A Microsoft sempre adicionou funcionalidade para detetar e bloquear/desinstalar aplicações não licenciadas?

  13. Avatar de Kiba
    Kiba

    Eu uso o Windows 7 e não posso actualizar para o 10 pk só tenho 3.3GB de espaço no disco e preciso de 5GB.

    1. Avatar de Manuel Silva
      Manuel Silva

      Linha de comandos (com privilégios):
      powercfg -h off

      Desativa a hibernação… E liberta espaço de disco equivalente à RAM.

      1. Avatar de Kiba
        Kiba

        Uhmm eu tenho 8GB de RAM isso significa que vou ganhar 8GB de espaço?

        1. Avatar de alkjsdlkajsd
          alkjsdlkajsd

          não é exactamente 8gb, mas pode chegar a valores la perto. deves conseguir pelo menos uns 7gb

  14. Avatar de sakura
    sakura

    Copia de :
    https://www.microsoft.com/resources/documentation/windows/xp/all/proddocs/en-us/app_disk_cleanup.mspx
    claro que vai evoluindo… a gestão do espaco.
    SystemPreformanceOpionsAdvancedChange.
    min 200MB ou zero se não quere dumps.
    em linux,windows já não uso /swap há muito.
    a memoria esta la é para ser usada e não estar como free mem………
    o setup do W10 se não tiver espaço pode-se usar uma pen +9Gb ou 1 disco externo para o update tal como um APP(only c suporte) ora faz la o teste…..

  15. Avatar de Joe
    Joe

    Boa funcionalidade! Ao consultar o espaço ocupado por apps e jogos, fiquei pasmado com o que o Adobe Reader DC ocupa… 1GB??? É normal ocupar este espaço todo? Estou a estranhar um programa tão “básico” ocupar o triplo que o AutoCad ocupa…

  16. Avatar de Ismael Guimarães AJ
    Ismael Guimarães AJ

    Eu não entendo qual o mal de uma empresa utilizar estratégias de outras em seus produtos. Acho isso muito bem. Os sistemas de menus quando semelhantes tornam a utilização destes muito mais intuitivos para os utilizadores.

    Se é boa a função, eu quero é que seja colocada em todos os SO possíveis.

  17. Avatar de dmc
    dmc

    A duração do meu portátil passou para metade desde que utilizo o windows 10.
    É normal?
    Está a acontecer a mais alguém?