O Windows 10 também tem um dark mode, aprenda a ativá-lo

53 Comentários

Uma das grandes novidades da Apple para o macOS Mojave foi a chegada de um dark mode. Este é, na verdade, um modo que muitos outros sistemas já têm disponíveis e que são usados há já algum tempo.

A Microsoft, no Windows 10, tem também esta funcionalidade pronta a ser usada. Vamos por isso mostrar como podem ativar e usar o dark mode do Windows 10.

Windows 10 Dark Mode Microsoft

O dark mode é a forma que as principais casas de software encontraram para criar ambientes de utilização que cansam menos os utilizadores e que, em situações de menos luminosidade, são mais protetores para os olhos.

Há já algum tempo que a Microsoft tem vindo a preparar este modo e com a Atualização de Aniversário ele finalmente chegou, ainda que de forma algo tímida. Os trabalhos continuam e este está cada vez melhor.

Como ativar o dark mode no Windows 10

Em primeiro lugar devem aceder às Definições do Windows 10. Aí dentro devem procurar pela opção Personalização.

Windows 10 Dark Mode Microsoft

Uma vez na zona da Personalização, devem procurar e escolher a opção Cores. Aí, no final, devem encontrar a zona onde podem escolher o modo que querem usar.

Caso escolham a opção Escuro, será aplicado o dark mode a toda a interface do Windows 10, ficando de imediato mais escuro e mais adaptado a situações de menor luminosidade.

Windows 10 Dark Mode Microsoft

Para reverterem esta alteração, só precisam de repetir os passos indicados antes e alterar a opção de Escuro para Claro.

Como usar o dark modo no Windows 10

Assim que realizarem a alteração apresentada, o modo escuro fica de imediato ativo e toda a interface do Windows 10 ficará negra. É natural que nem todas as aplicações estejam preparadas para este modo, mas as principais do Windows 10 podem ser usadas com interfaces mais escuras nativamente.

Windows 10 Dark Mode Microsoft

Caso estejam já a testar a Redstone 5, que está disponível para o programa Insiders, vão ter já acesso a uma primeira versão do Explorador de ficheiros com o dark mode. Ainda é muito inicial, mas mostra bem o caminho que vai ser seguido.

Este modo, como podem ver, é o ideal para situações em que têm pouca luz e que querem poupar os vossos olhos. Toda a interface do Windows 10 vai ser alterada e as apps adaptadas para o melhor conforto visual do utilizador.

Comentários

53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Art.
    Art.

    Já uso há tanto tempo que já nem me lembro quando comecei a usá-lo….

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      …e vão 2!

        1. Avatar de Gonçalo Mónica
          Gonçalo Mónica

          4

          1. Avatar de macid
            macid

            isto ja nao e novidade nenhuma os meses que ja uso

          2. Avatar de Maike
            Maike

            Fogo, vocês são mesmo mestres do windows!

  2. Avatar de André
    André

    A verdade é que só as apps Modern UI é que beneficiam desse dark mode, pois tudo o que é Ein32 fica na mesma. E quase tudo o que se usa no Windows 10 é Win32.

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Shhhh, não digas a verdade, o que interessa é que “O WINDOWS TEM PRIMEIRO, A APPLE SÓ COPIA”

      1. Avatar de censo
        censo

        Não interessa essa corridinha de quem chega primeiro ou não, mas a verdade é que o André tem razão. Porventura haverá forma, mas não nativa, de por o Explorer, ferramenta que uso e muito, em dark mode. Mas o Win 10 não permite isso.

      2. Avatar de Dash
        Dash

        mas quem fez primeiro foi a google com o android, ora.

  3. Avatar de RJCA
    RJCA

    Esse escurecimento não nos vai obrigar a maior esforço por parte dos nossos olhos?

    1. Avatar de Rui Carriço
      Rui Carriço

      Pelo contrário, torna-se mais confortável, especialmente em ambientes escuros.

    2. Avatar de Cristóvão N.
      Cristóvão N.

      Não. Precisamente o contrário.

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      Não, antes pelo contrário. Como diminui o brilho do ecrã cansa menos a vista.

    4. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      A luz azulada das telas faz bem pior, com dark mode é bem mais confortável

    5. Avatar de F
      F

      Não, na verdade custa té menos

    6. Avatar de Helder
      Helder

      No Windows, vai, porque não são todas as Apps que ficam brancas, nem pretas, por isso os olhos vão-se habituar a preto numas, e ficar “vidrados” noutras quando passarem para branco.

    7. Avatar de RJCA
      RJCA

      Vivendo e aprendendo. Obrigado a todos…

  4. Avatar de Rui Carriço
    Rui Carriço

    Adoro as “novidades” da Apple

    1. Avatar de Helder
      Helder

      O Windows tem é uma grande treta, por isso sim, são novidades…

      Comprar os dois com casos logo bem simples…

      https://i.imgur.com/bitFrVk.jpg

      1. Avatar de Rui Carriço
        Rui Carriço

        Não percebi nada… tenta em Português.

      2. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Isso é pecado e devias ser excomungado da tua religiao só por apresentares isso.

        Onde é que se viu correr windows num MAC

  5. Avatar de Helder
    Helder

    Mostrem o Dark Mode em aplicações, mesmo simples, como o explorador de ficheiros…

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      OH Hélder , olha no Linux o dark mode tem pelo menos 10 anos e olha que é extensível aos diversos exploradores que podes escolher, essa coisa horrível que não custa dinheiro e é para os pobretanas.

      Olha fica aqui com uma análise ao teu muito querido Apple system :

      https://www.youtube.com/watch?v=Smva4nkbPvA

      E já agora da história do Unix e como ele derivou para o BSD e Linux e como a Apple construiu o seu sistema baseado em BSD , aprender nunca é de mais as vezes torna-nos mais humildes :

      https://www.youtube.com/watch?v=jowCUo_UGts

      Passa bem e sê mais humilde as vezes vejo comentários teus que me fazem tirar do sério, não me respondas porque eu não te vou dar a importância que pensas que tens e este meu post é sem resposta mesmo.

      1. Avatar de Helder
        Helder

        Se queres discutir, discute lá com esse YouTuber.

        Cambada de ceguinhos…

        Dark mode no Linux? Ainda me estou a rir!

        Funciona… na teoria…

        1. Avatar de Calvin
          Calvin

          Claro que funciona, isso existe no Linux desde a decada de 90 e só chegou agora no macOS e Windows. Sabias que podes colocar outras cores além do preto? Quando a Apple ou Microsoft lançar seus SO com outras cores, (em todo sistema) e não apenas partes dele, aí eu me calo.

          1. Avatar de Heldr
            Heldr

            Lol, este acha que tema de cores é a mesma coisa que dark mode…

  6. Avatar de Rui Costa
    Rui Costa

    Descobri há umas semanas que CTRL + T, no skype, alterna entre os dois modos.

    1. Avatar de José Moreira
      José Moreira

      Boa! Obrigado pela dica.

  7. Avatar de Calvin
    Calvin

    Grande coisa, no Linux pode – se mudar a interface gráfica sem bedstead de usar programas de terceiros. É taken pode-se mudar o tema pra diversas cores e estilos possíveis. No Windowss 10 você fica preso aquela aparência

  8. Avatar de Humberto Carneiro
    Humberto Carneiro

    Para poupar os olhos dos efeitos nocivos da luz azul no PC, aconselho testarem o f.lux. É gratuito e muito bom:-)

    1. Avatar de Rui Carriço
      Rui Carriço

      O Windows têm a gestão nativa, alguns monitores também (o meu Asus têm). Eu uso o programador para baixar a luz azul automáticamente ao por do sol.

      1. Avatar de Helder
        Helder

        O macOS teve primeiro que o Windows.

        1. Avatar de pedro
          pedro

          Uauuuuu
          Boa
          Parabéns
          És o maior.
          Uauuuu és o meu ídolo.

        2. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          macOS ♥♥♥

          1. Avatar de joão Terra
            joão Terra

            Helder ahahahaahhaah, nao contes piadas a esta hora que me riu , ou choro, agora fiquei indeciso!!!! Toni , acho engraçado virem para aqui dizer mal do windows e pc, mas na realidade esquecem-se que dão um dnheirao pelo Mac e depois apercebem-se que foram roubados, tanto em dinheiro como hardware… E no final vêm para aqui descarregar a vossa frustração…. um bom pc e com bom hardware é melhor que Mac, até na instalação do windows e restante é rápido. Se não fosse a Intel a fazer programas e processadores para Mac, voces estavam todos lixados.

        3. Avatar de pia
          pia

          macOS é outro nível mesmo

        4. Avatar de Gabriel Born
          Gabriel Born

          Ninguém s eimporta quem teve primeiro

    2. Avatar de João Terra
      João Terra

      Humberto Carneiro Eu tenho um MSI e com ele tem uma aplicação True Color que dá para ajustar o efeito de luz

    3. Avatar de Danilo_RSC
      Danilo_RSC

      O Windows 10 tem um “modo de leitura” nativo.

  9. Avatar de João Terra
    João Terra

    Pelo que tive a ver no insider o dark mode vai estender-se ao explorador de ficheiros e a outras tarefas

  10. Avatar de Dc
    Dc

    A verdadeira questão é, para quando um dark mode no PPLWARE?

      1. Avatar de Dc
        Dc

        Smart Invert não é Dark Mode, embora no iOS 12 esteja um pouco melhor, ainda não é um Dark Mode.
        Eu refiro-me mesmo a uma opcão do site em si para ver no PC/MAC.

        1. Avatar de Helder
          Helder

          Pois não… é melhor…

    1. Avatar de Rui Carriço
      Rui Carriço

      +1!!!

  11. Avatar de Malaquias
    Malaquias

    Para quando um dark mode pplware ?
    Eu sei que existem plugins para os browsers mas não é a mesma coisa.

  12. Avatar de pia
    pia

    O que adianta usar dark mode no WIndows, se ao abrir as páginas da internet a maioria (90%) é branca? Não adianta nada proteger os olhos quando ficas no desktop, a maioria usa internet… Ninguém fica parado a olhar pro desktop escuro.

  13. Avatar de Fernando Correia
    Fernando Correia

    Bom dia… é uma boa escolha, por enquanto só funciona na parte das definições… mas já é um começo… e os olhos agradecem… Muito Obrigado… estarei atento às vossas dicas… Até Breve.
    Nota: Gosto das vossas dicas… Estou sempre pronto para aprender com vocês

  14. Avatar de Bruno Pinto
    Bruno Pinto

    Podia vir era uma versão PPLWARE dark mode… Este branco já me está a por cego de dia para dia…