Windows 10 correrá em dispositivos do tamanho de carregadores

33 Comentários

O Windows 10 é uma aposta muito grande da Microsoft. Não será apenas dedicado aos desktop e outros equipamentos de maiores dimensões, mas conseguirá abranger um espectro muito grande de hardware e de dispositivos.

Durante a mais recente apresentação da Microsoft, que decorreu na Computex 2015, a empresa mostrou o Windows 10 a correr em dois equipamentos particulares, e um dele era do tamanho de um carregador de telefone.

win_10_carreg_1

Foram várias as máquinas que foram mostradas durante a keynote da Microsoft que decorreu na Computex desde ano. Todas tinha, claro, o Windows 10 a correr, e em todas o novo sistema operativo da Microsoft se adapta e corre sem qualquer problema.

Mas houve duas máquinas que chamaram à atenção e que mostram a versatilidade que este novo sistema vai ter, capaz de correr desde o equipamento de maiores dimensões, e com hardware correspondente, até aos mais pequenos dispositivos.

Uma das máquinas tinha dimensões muito similares a um normal carregador eléctrico e conta com duas portas USB 3.0 e uma HDMI.

O Quanta Compute Plug foi criado para ser ligado directamente à parede e a partir dai serem ligados os periféricos e o cabo HDMI para ligação à televisão.

O controlo deste diminuto equipamento pode ser feito com recurso à Cortana, quer via um controlo remoto Bluetooth ou com um headset.

Não foram apresentadas quaisquer especificações ou datas de disponibilização para o Quanta Compute Plug.

win_10_carreg_2

A segunda máquina, o Foxconn Kangaroo, que tem dimensões ligeiramente maiores, apresenta argumentos muito mais interessantes.

Para além de estar equipado com o processador Cherry Trail da Intel tem ainda uma bateria interna que lhe permite uma autonomia de 6 horas. Soma-se ainda um leitor de impressões digitais que pode funcionar de forma directa com o Windows Hello.

Este é um equipamento que depois de ligado a uma televisão, com recurso a uma porta HDMI, pode transformar-se num PC completo, com todas as funcionalidades do Windows 10.

Esta é uma aponta que até agora estava fora das mãos da Microsoft e que passava apenas pelos fabricantes. A chegada da Microsoft pode permitir uma adaptação bem directa do Windows 10 a estes dispositivos e uma optimização geral.

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno
    Nuno

    Off topic : Pessoal, imaginem que instalei o Windows 7/8/8.1 não original e meti um serial online. Ele ficou original. No “meu computador” aparece o símbolo de legal.
    Vou poder fazer o upgrade para o win 10 se m custos? Obrigado..

    1. Avatar de Homo Erectíssimo
      Homo Erectíssimo

      Nuno,acho que vais conseguir fazer o upgrade para o Windows 10,e sem custos,visto ele ser gratuito durante um ano,a partir do dia 29 de Julho,aquando do seu lançamento mundial,se não me engano.No entanto,visto que o software não é legal provavelmente aparecer-te-á uma marca de água a comprovar isso e não poderás fazer qualquer tipo de actualizações.É o que eu penso.

    2. Avatar de Realista
      Realista

      Supondo que em vez de ser um serial online tenha um KMS…
      E agora aparece o símbolo para pré-registo.

  2. Avatar de Necroman
    Necroman

    Outro interessante foi o “bloco de notas” a correr Windows 10 apresentado pela HP.

  3. Avatar de ricardo
    ricardo

    Isto sim e o significado de inovação. Num ano, ja foram feitas tantas mudanças. Parabéns Microsoft.

    1. Avatar de João Terra
      João Terra

      Ao tempo que a Apple já vem inovando em micro pc´s.

      Microsoft anda sempre anos luz dos outros, por isso é que se fundiu com a apple. Desgraçados

      1. Avatar de Loca
        Loca

        Qual é o micro pc que a apple lançou?

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          deve ser aquele “caixote do lixo” que custa um balúrdio.

          1. Avatar de Loca
            Loca

            O que tem mais piada é que a Microsoft não lança hardware com Windows, além do Surface, por isso não sei porque é que a personagem disse que a Microsoft está a anos de luz.

        2. Avatar de João Terra
          João Terra

          https://youtu.be/Yrql-5rJIhY é o mini pc digo
          ao lançar este mini pc é só ajustes de ideias
          a apple aos anos que faz pcs só com o monitor e tudo lá dentro. a intel agora também faz isso, mas teve se fundir com a apple para minar as ideias.
          a MS intel está a anos luz de todos e no final cópia sempre aquilo que já está feito, só coloca um bocadinho o cérebro a funcionar

          1. Avatar de JJ
            JJ

            Mas afinal, estas a falar da Microsoft ou da Intel?

          2. Avatar de João Terra
            João Terra

            coloco a intel e a microsoft porque é a mesma empresa com departamentos diferentes

          3. Avatar de Loca
            Loca

            Microsoft Intel? LOL
            A Intel não é da Microsoft! A Intel fornece processadores, que são utilizados por N máquinas, inclusivé Apple.

          4. Avatar de João Terra
            João Terra

            A intel faz o hardware e a microsoft faz o software, ambas fazem parte da mesma. os macs utilizam processadores da Intel logo depois da fusão com a intel. Como a microsoft faz o office para Mac

          5. Avatar de JJ
            JJ

            Que confusão vai para ai!!!

            A Intel faz processadores, ponto! Não tem nada haver com a Apple, Microsoft ou outra qualquer empresa que faça computadores. A Intel não tem nenhuma fusão nem com a Apple nem com a Microsoft.

            Intel é uma empresa que faz processadores, e tem milhares de clientes, entre eles a Apple e a Microsoft.

            A Microsoft faz o Office compatível com vários sistemas, Windows, MAC, iOS e Android. Mas o Office não é da Microsoft e nada tem haver com a Apple.

            A Intel é uma empresa independente da Microsoft ou Apple.
            Assim como a Microsoft é independente da Apple ou Intel.
            E como a Apple é independente da Intel ou Microsoft.

            Realmente, pelos teus comentários, nota-se claramente que percebes pouco sobre o tema…

          6. Avatar de JJ
            JJ

            *A Microsoft faz o Office compatível com vários sistemas, Windows, MAC, iOS e Android. Mas o Office é da Microsoft e nada tem haver com a Apple.

      2. Avatar de Loca
        Loca

        Só por acaso, mas só por acaso, acho que a Microsoft não lançou nenhum pc, por isso não sei onde é que está a anos de luz.
        Já a apple, não sei de que micro pc falas… O MacMini? É do tamanho destes dispositivos que o artigo fala? Dizes que ao tempo que a Apple inova nos micro pcs, mas deve ser em sonhos.

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Caso não saibas o que é um microcomputador (http://pt.wikipedia.org/wiki/Computador_dom%C3%A9stico)
          Ou achavas que tinhas um mainframe em casa?

          1. Avatar de JJ
            JJ

            Isso era o termo usado a uns 30 anos atrás!
            Actualmente um microcomputador não é conectado/classificado com um desktop.

      3. Avatar de JJ
        JJ

        Então a Microsoft anda sempre anos luz dos outros!? Ok…

        Vou só apresentar um exemplo: TABLET
        – Em 2010 a Apple lançou o primeiro iPad.
        – Em 2000 a Microsoft apresenta o Tablet XP

        http://www.businessinsider.com/heres-visual-proof-of-just-how-badly-microsoft-blew-it-with-tablets-2013-5

        Afinal quem anda sempre anos luz?

        1. Avatar de João Terra
          João Terra

          E a Nokia antes disso andava a desenvolver um género de talbet, mesmo que seja modelo de 2001, a Nokia já andava neste protejo ao tempo http://www.tecmundo.com.br/nokia/53635-revelado-o-tablet-da-nokia-de-2001-que-nunca-foi-lancado.htm
          Quem é que me diz que o “génio Bill gaites” foi atras dessa noticia?

          JJ O Office é feito pela Microsoft para MAC e Windows e outras plataformas, mas eu para outras plataformas como ” Android” prefiro office sem ser Microsoft “Gratuitos” e mesmo em windows já trabalhei com office sem ser Microsoft

  4. Avatar de Phil Walker
    Phil Walker

    Off topic: Recebi a actualização do windows phone 8.1 update 2 no meu lumia 735 ontem. mais alguém recebeu? Que dizem?

    1. Avatar de Dunno
      Dunno

      Ainda não recebi no meu 735 mas esse update tras suporte a mais algumas coisas e umas alteraçoes na UI.

      Windows Phone 8.1 Update 2 Main Features

      Reorganized Settings screen with categories and search
      MKV support for video playback
      Bluetooth HID support for external keyboards
      App permission toggles
      Pin Individual Settings to the Start screen
      Reset Protection feature

  5. Avatar de Alex
    Alex

    Raspberry pi? Ruindows sempre a copiar os outros.
    Depois ficam todos felizes e contentes porque a Microsoft inova… Inova o tanas

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Que eu saiba o Raspberry Pi, só corria Linux.
      E antes destas novidades, a Microsoft já tinha anunciado que o Win10 iria tambem funcionar nas novas versões do Raspberry Pi.

    2. Avatar de Loca
      Loca

      Copiar? Mas o Raspberry Pi foi criado pela Microsoft?
      A Microsoft nem produz hardware, além dos Lumias, do Surface e de periférico, a Microsoft é sobretudo software, se a HP decidir colocar Windows num dos seus portáteis e se esse portátil for parecidíssimo a um Macbook, significa que a Microsoft está a copiar a Apple? LOOOL

  6. Avatar de Joao
    Joao

    E Windows 8.1 em dispositivos pequenos?
    Minix Neo Z64
    Intel Compute Stick
    Pens HDMI aos montes no eBay.

    1. Avatar de JJ
      JJ

      É verdade. Mas isso não quer dizer que o Win8.1 fique adaptado a esses equipamentos, principalmente a nível de desempenho.

  7. Avatar de David Ferreira
    David Ferreira

    e onde se pode comprar esse pc de tomada xD?

  8. Avatar de Cartolas
    Cartolas

    A Microsoft está numa onda de grande inovação e o timing não podia ser melhor. Grande Microsoft!

  9. Avatar de SCC
    SCC

    Viva!

    onde é que se pode adquirir o Foxconn Kangaroo ? e a que valores?
    Quais as specs?
    não consegui encontrar nada…

  10. Avatar de Mario Junior
    Mario Junior

    Um core M cabe tranquilamente aí e nem precisa de arrefecimento.

  11. Avatar de jorge
    jorge

    isso da marca de àgua, existem programas piratas, que retiram essa marca de água.