Windows 10 tenta convencer utilizadores a mudar para o Edge

47 Comentários

As tácticas da Microsoft para levar os utilizadores a preferir os seus produtos têm-se tornado mais aguerridas ao longo dos anos. Depois dos casos de instalações quase involuntárias nas actualizações para o Windows 10, que tantas queixas geraram, surge agora mais uma.

O Windows 10 está a apresentar publicidade ao Edge quando o Chrome está a ser usado. E é mostrada directamente na barra de aplicações.

Windows 10 Edge

Não é a primeira vez que a Microsoft leva a que o Windows 10 mostre informações sobre o Edge quando o Chrome está a ser usado. Já antes foram descobertas notificações sobre os consumos de energia do browser da Google e a alternativa era a utilização do Edge.

Desta vez o que é proposta ao utilizador é que ganhe pontos enquanto navega, que depois podem ser convertidos em filmes ou música, sempre pela loja da Microsoft.

O curioso é que estas notificações surgiram apenas quando o Chrome estava a ser usado, sem o Edge estar lançado e sem que este seja o browser padrão.

Windows 10 Edge

Segundo o utilizador que revelou esta situação no Twitter, que é um dos editores séniores do site PCWorld, estas notificações podem ser normais no Windows 10, desde que o utilizador tenha activa a opção de apresentação ocasional de sugestões na barra de aplicações.

O mais estranho neste caso é que esta opção tinha sido desactivada e apareceu novamente activa, desde a instalação da Actualização de Aniversário. Já antes tinham sido reportados casos de situações idênticas, de opções referentes a publicidade e sugestões que tinham voltado a estar activas.

O Edge é um browser que ainda necessita de conquistar os utilizadores para conseguir ganhar mercado e aparentemente a Microsoft está disposta a tudo para o conseguir.

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de rui
    rui

    Deixem ver se entendi: uma esmagadora parte dos utilizadores de windows 10 tem a opção das sugestões desativadas e mesmo assim ainda olham para isto como um problema e mais uma oportunidade de falar mal? Não copiem o bruno de carvalho, por favor.

    1. Avatar de MLopes
      MLopes

      não entendeste!

  2. Avatar de André Duarte
    André Duarte

    Boas, esta noite quis ver um filme em streaming pelo Chrome e não dava com tantos bloqueios.

    Fui para o Edge, mesmo site mesmo PC, mesmo acesso Wi-Fi e cumpriu.

    Cada vez me convence mais.

    1. Avatar de router
      router

      isso cheira-me a browser mal configurado e falta de plugins isso sim…

      1. Avatar de André Duarte
        André Duarte

        Não deve ser, já uso o Chrome à muito tempo e ultimamente tem acontecido.

        Podia ser se fosse a primeira vez que utilizasse o Chrome mas não era o caso! Utilizo browser Google desde que tenho o PC e já vai para 4 anos.

        De à um mês para cá é que tem sido assim mas não tão mau como desta vez.

  3. Avatar de thap
    thap

    Podiam era fazer notícia de como ganhar os pontos, em vez de estarem no ” supostamente”…
    Não sei o que esperam? As notícias aqui também tem sempre contornos grandiosos relativos a coisas pequenas para ganharem visualizações, ou seja, estão a fazer pela vida. A Microsoft também faz pela vida, o Edge e todos os outros produtos são o seu “ganha pão”. Essas pubs não aparecem em Macs, aparecem em PCs windows, que foi criado pela própria. Óbvio as empresas tentarem ganhar users pelos meios que lhes são possíveis.

  4. Avatar de JJ
    JJ

    Isso a mim nunca me aconteceu e sempre tive essas notificações activas.
    Qualquer das formas se acontece, não vejo qualquer problema. Visto que quando visitamos o Google por um browser que não seja o seu, levamos constantemente com pop-ups a sugerir o uso do Chrome.

    1. Avatar de Torres
      Torres

      Nem mais… Se for ao gmail pelo Edge é só publicidade para usar o Chrome…
      Pessoalmente gosto bastante do Edge, mas necessita de atualizações, deviam ser empenhar mais nisso para convencer

  5. Avatar de Vasco
    Vasco

    No meu caso o Edge já substutuiu o Chrome há muito tempo. E estou satisfeito. Mas claro, cada um é livre de usar aquilo que mais gosta e se adapta a si

  6. Avatar de Ricardo Raimundo
    Ricardo Raimundo

    ..e o bombardeamento constante para instalar o Chrome em muitos sites e aplicações? Foi um dos motivos que me levou a trocar o Avast pelo Avira.

  7. Avatar de Alexandre Carvalho
    Alexandre Carvalho

    Obrigar, cativar a força… LOOOOL melhor títulos de sempre, cuidado que o Intermarché ou o Lidle vão aparecer na próxima noticia aqui por terem pontos em cartão se usarem aquele supermercado em vez do outro. (o drama, a tragédia, a cmtv das ti’s)
    ahahhahha

  8. Avatar de Vitor
    Vitor

    Não vejo qualquer problema…quer queira ou não queira se “visitar” qualquer produto da Google (Gmail,Youtobe,etc) a partir do Edge ou qualquer outro browser sou “bombardeado” com pop-ups a pedir para instalar o Chrome!! E o Windows é um produto da Microsoft…normal “publicitar” os seus produtos!

    1. Avatar de Joaquim
      Joaquim

      Isso! Sempre que vou a um site da Google, lá está SEMPRE a barra a tentar convencer-me para instalar o Chrome….

    2. Avatar de Alexandre Carvalho
      Alexandre Carvalho

      Vitor, só é errado porque é Microsoft.
      Já com o Update, dizia-se que a Microsoft ja andava a descarregar para o pc o Windows 10, antes de sair e isso. Foi um escandalo milhares de noticias, o drama a tragédia.
      A Apple chegou com o novo sistema e fez igual e também forçou e isso. Aplausos por toda a gente e pelos sites de noticias.
      Eu juro que não entendo os sites de noticias, eu as vezes tento ler os titulos ou a noticias como um utilizador abstracto sem preferências e mesmo assim as vezes fico admirado com o drama, e as coisas que se dizem.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        A única coisa que está mal, e tem vindo a ser corrigida nas builds dos Insiders, é o Windows esquecer-se das definições que a pessoa tenha mudado cada vez que é atualizado e volte às definições de origem.

  9. Avatar de José Moreira
    José Moreira

    Eu ainda não mudei DEFINITIVAMENTE para o Edge porque quer o Dashlane (que uso) quer o gestor de passwords do Kaspersky (que não uso mas experimentei) são incompatíveis com este navegador. O que lamento, pois não tenho alternativa. Mas desde que não tenha de usar palavras-passe, é o Edge que uso.

  10. Avatar de Justiceiro
    Justiceiro

    Só não uso o Edge porque não podes desactivar o som de um separador como fazes com o FireFox…

  11. Avatar de censo
    censo

    Sempre que se visita um site google por um browser que não o chrome, lá salta a publicidade e o convite para instalar o chrome. Agora a MS faz o mesmo com o edge, é um escândalo. Não há racionalidade nesta avaliação se atitudes semelhantes por parte de diferentes fabricantes.
    Estou a usar o Edge, que desde o principio me convenceu pela sua simplicidade e rapidez. Com o update de aniversário ganhou as extensões, das quais só uso o AdBlock.

  12. Avatar de Daniel Plácido
    Daniel Plácido

    Ontem ao instalar Windows 10 no PC de um cliente, estava baixando vários drivers e fechei o browser, o browser não me deu sequer um alerta de que os donwloads seriam abortados, nunca gostei dos navegadores da MS e depois de uma destas no novíssimo e inovador Edge quero passar longe.

    1. Avatar de Gabriel Vasques
      Gabriel Vasques

      O Chrome também não avisa que os downloads serão abortados (bom, pelo menos quando eu usava, pois migrei pro edge

  13. Avatar de Julio
    Julio

    Eu já não uso nem chrome nem Edge. Vou de Firefox.

    1. Avatar de Cenas e afins
  14. Avatar de router
    router

    por melhor que esteja o edge da Microsoft, continuo a usar o google chrome que até há data tem cumprido plenamente a sua função para o uso que lhe dou e não necessito de mais nada…

    não percebo esta politica da Microsoft querer impor os seus produtos , existe liberdade de escolha a nível de software logo usamos o queremos e que funciona bem para nós…

    1. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      Política da Microsoft?!
      Experimenta desinstalar o Chrome e navega durante uns minutos com outro browser.
      Vais ver como rapidamente te vão sugerir que utilizes “um navegador mais rápido e seguro”!

  15. Avatar de Luis Alves
    Luis Alves

    alguem sabe como ao abrir um novo tab de um video este so comece a reproduzir quando o abrimos ? esse e o unico problema que tenho de momento no edge de resto parece ser muito rapido e eficaz ao contrario do chrome que cada x parece ficar pesado …

  16. Avatar de António
    António

    Podia bem utilizar o Edge todos os dias, mas o Edge ainda tem lapsos graves na reprodução de videos no youtube, temos que fazer refresh várias vezes, por a tela à primeira fica toda preta, só a segunda ou a terceira é que mostra o video correctamente, tal como a reprodução de fotografias aqui neste próprio site do Pplware, não sei o que se passa, mas as fotos aparecem, ou aparecem todas desconfiguradas ou quando eu vou para baixo ou para cima na página as fotografias não parar de desaparecer e aparecer.

    1. Avatar de André Duarte
    2. Avatar de Manuel Monteiro
      Manuel Monteiro

      Quanto ao problema da reprodução das fotos no meu PC acer também acontece o mesmo em especial as pplware mas na Surface pro 3 nada disso acontece, os vídeos do youtube o problema da reprodução na Surface só me apareceu de ha dois dias para cá antes não tinha esse problema! No PC ainda não testei a reprodução dos vídeos.

  17. Avatar de Mateus
    Mateus

    O windows esta muito apelão não bastava obrigar a usar o windows 10 ten que usar o navegador deles tbem. Aff

    1. Avatar de Alexandre Carvalho
      Alexandre Carvalho

      Ninguem te obriga a usar. Sacas o Browser que quiseres. Eles não estão a apontar armas a ninguêm.
      Ou tu cedes a toda a publicidade que assistes na TV? Isto apenas se trata de publicidade.. Mas cagaste para o resto do artigo e e vieste pelo Titulo do drama, e a segunda coisa foi comentar.

    2. Avatar de Joao Terra
      Joao Terra

      E agora até te digo mais. A MS bloqueou os updates do windows 7 e 8.1.
      A MS é uma empresa “Falsa e monopolista” Um dia dizem uma coisa, no outro dizem outra, se fosse uma empresa que se preze, davam informações correctas. Se não fosse a IBM a criar este mundo a Intel e MS não eram nada, mas o orgulho e tudo mais vai mais longe.

      1. Avatar de Cenas e afins
        Cenas e afins

        Bloquearam? Como assim? xD
        Eu tenho o windows 8.1 e ainda na semana passada ou a duas atrás, tive updates.

        1. Avatar de Joao Terra
          Joao Terra

          eu há um mês instalei o 8.1 e o windows update nao sacava as arualizações, andava a remoer e nada, o mesmo com o 7, e antes ele ia buscar todinhas e o iwndows é genuino

          1. Avatar de Cenas e afins
            Cenas e afins

            Remoer? Mas o PC pesquisava e tentava instalar, só que falhava?
            (Um colega meu teve um problema igual a esse com o Win7 num HP)

          2. Avatar de Joao Terra
            Joao Terra

            “remoer ” uma expressão, em que o windows update pesquisava atualizações, mas continuava sempre a pesquisar e não saia dali, nem o windows update dava as atualizações para eu poder instala-las Apenas não saia dali, como se fosse um looping

  18. Avatar de Joao Terra
    Joao Terra

    Eu no meu pc tenho configurado outros navegadores sem ser o EDGE, só faltava a MS no seu windows 10 frçar os utilizadores a usar o EDGE, bloqueando os outros browser´s, vindo da MS nada me surpreende.

  19. Avatar de Fábio
    Fábio

    Eu não entendo quem critica o Edge. Usei para baixar o Opera e funcionou perfeitamente.

  20. Avatar de Flin
    Flin

    E cada vez vai ser pior a concorrência nos SO’s

  21. Avatar de Fernando
    Fernando

    Sempre que abro outro browser que não o chrome, mesmo tendo o chrome instalado, aparece-me na barra superior uma pergunta: Quer instalar o chrome? Nunca ninguém falou disto. Agora que o Edge faz algo idêntico (que eu nunca vi), torna-se notícia. Porquê?

  22. Avatar de Alucard
    Alucard

    De salientar que a publicidade da Google ainda pode ser enganosa. “Experimente um navegador mais rápido e seguro” É só rir, uso Firefox e Edge e não preciso de Chrome para nada.

  23. Avatar de GRUNHO
    GRUNHO

    FF forever!!

  24. Avatar de Wesley
    Wesley

    A Google faz m**** e ninguém vê, mas quando a Microsoft faz uma bobagemzinha, vira notícia.

  25. Avatar de Alex
    Alex

    Firefox all day long…..

  26. Avatar de Alvegasat
    Alvegasat

    “O Windows 10 está a apresentar publicidade”, pois isto seria normal, nao fosse dar-se o caso de eu ter PAGO por uma licença, vai dai paguei para gramar publicidade.
    Onde já vi eu isto ?
    Se o SO fosse gratuito, todas as estratégias eram validas (quase todas) a meu ver, mas eu paguei algo que nunca está pronto, e suspeito que se alguma vez vier a estar, nao terá parecenças com a aquilo que eu paguei.
    Perguntaram-me se eu queria as alterações ? NAO.
    As alterações sao para melhor ? Talvez, depende de vários factores.
    Por mim podem ficar com o Edge, eu tenho melhores e mais fiáveis alternativas, graças a uma serie de programadores espalhados pelo mundo, que percebem da poda.
    -Epic Privacy Browser
    -Vivaldi
    -Palo Moon
    -E o sempre Fi, FIREFOX, que é pau para toda a obra.
    Muitos mais existem e bons.

  27. Avatar de zangadc
    zangadc

    estou a usar e cada vez melhor e sem bloqueios, ate á bem pouco tempo usava o chrome, mas começou a ficar muito lento e custava a abril, mesmo em pcs diferentes
    estou muito satisfeito com o edge e o windows tanto em pc como mobile em todas as frentes