Windows 10: Como criar e usar ambientes de trabalho virtuais

57 Comentários

Uma das novidades mais interessantes no novo Windows 10 é o suporte para Ambientes Virtuais (tal como o Linux e MacOS). A ideia de disponibilizar esta funcionalidade nativa tem como principal objectivo ajudar, os utilizadores, a melhorar a organização do seu ambiente de trabalho em vários aspectos.

Hoje vamos ensinar como podem criar e usar ambientes de trabalho virtuais.

w10_012


Com ambientes de trabalho virtuais o utilizador pode (ou não) organizar facilmente todas as suas tarefas, tendo assim uma área de trabalho mais alargada. Esta funcionalidade no Windows 10 permite, inclusive, fazer o preview de um ambiente virtual.

Como criar um ambiente virtual de trabalho?

A criação de ambientes de trabalho é bastante simples. Para tal, basta carregar no seguinte ícone da barra de atalhos (ou com a tecla Win + TAB), e depois do lado direito, carregar em “Novo Ambiente de trabalho”. A troca entre ambiente de trabalho virtuais pode ser feita com recurso ao mesmo ícone e, depois, escolher qual pretendemos usando o rato; ou então usando as respectivas teclas de atalho.

Principais teclas de atalho para gerir esta “nova” funcionalidade:

  • WIN + CTRL + LEFT/RIGHT: Mudar de ambiente virtual de trabalho
  • WIN + CTRL + D: Criar um novo ambiente virtual de trabalho
  • WIN + CTRL + F4: Fechar o ambiente virtual de trabalho actual
  • WIN + TAB:  Vista de tarefas

w10_010

Como remover um ambiente virtual de trabalho?

Remover um ambiente virtual de trabalho também é algo bastante simples. Para isso basta abrir o painel de ambientes virtuais e carregar no X do ambiente a remover.

w10_011

Esta é, sem dúvida, uma funcionalidade que dá bastante jeito. A par dos ambientes virtuais de trabalho, ensinámos também recentemente como podem criar Tiles no Windows 10. Experimentem e tenham o Windows 10 ao vosso gosto e “jeito”.

Partilhar:
Tags:

Comentários

57

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de filipe araujo
    filipe araujo

    Algúem sabe como resolver o problema da aplicação do email do Windows que pede sempre para atualizar mas não atualiza. Já pensei em desinstalar e voltar a instalar mas não sei como fazer. Algúem pode ajudar-me por favor?

    1. Avatar de João Ribeiro
      João Ribeiro

      Para desinstalares uma aplicação da Store basta clicares com o botão direito do rato em cima dela e seleccionares a opção.

  2. Avatar de R
    R

    Apenas para confirmar, não existe possibilidade de ter ícones diferentes em ambientes virtuais diferentes pois não?
    Isto para mim seria uma das poucas utilidades relevantes

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Penso que nops. Eu testei o wallpaper e nem isso deu 🙁

      1. Avatar de Ismael Guimarães AJ
        Ismael Guimarães AJ

        Esse é mesmo o grande problema do Win10.
        O que nós temos no Win10 são zonas de trabalho virtuais e não ambientes de trabalho virtuais.

        A única coisa boa desta função é que podemos trabalhar em vários projetos ao mesmo tempo mas não podemos ter vários AT a não ser que escolham criar pastas no AT com o nome AT1, AT2 e seguintes e assim associar os ficheiros de trabalho a cada pastas no AT.

        Seria bom era se o sistema fizesse isso ou se desse a possibilidade de escolher uma pasta de destino dos arquivos colocados em cada AT novo, AT2 e seguintes.

    2. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      Ao que sei os ambientes de trabalho virtuais desaparecem assim que se desliga a máquina por isso não faria muito sentido que desse para usar dessa maneira.

      1. Avatar de João Ribeiro
      2. Avatar de Rayssa Asevedo
        Rayssa Asevedo

        isso não acontece no windows 10.
        ou talvez seja pela configuração, pois o meu não desativa (fecha) quando desligo.

      3. Avatar de Ismael Guimarães AJ
        Ismael Guimarães AJ

        Como temos a opção hibernar, isso faria todo o sentido. Claro que quando encerramos ou reiniciamos o PC os programas e APPS são encerrados também mas, se tivéssemos pastas AT diferentes, poderíamos facilmente guardar ficheiros de trabalho sem nos confundirmos.

  3. Avatar de Mario Pereira
    Mario Pereira

    Já era tempo da Microsoft disponibilizar um interface para usar algo que o Windows tem, pelo menos, desde o Windows 2000

    1. Avatar de JBM
      JBM

      tinha? onde? compara a gestão de janelas e aplicações que é feita por um verdadeiro Desktop virtual, com o que quer que tenhas arranjado para o Windows 2000. A diferença é bastante grande.

      1. Avatar de Mario Pereira
        Mario Pereira

        A funcionalidade sempre existiu, mas tinhas de arranjar software que te permitisse lidar com ela. No Windows 2000 eu já trabalhava com vários desktops, com as aplicações que queria em cada um, e toda esta funcionalidade era nativa do windows (alias, se queres provas vai ver a documentação da API do Windows e vês lá muitas referências à possibilidade de indicar em que desktop abrir uma janela). Se agora dá para fazer mais que ter vários desktops e as apps lá, não sei que não uso windows. Mas a funcionalidade base em si não é novidade.

        1. Avatar de JBM
          JBM

          o que existia fica longe do que se consegue e conseguia fazer com um verdadeiro Desktop virtual. Havia coisas que não conseguias fazer na gestão de aplicações e janelas, havia inconsistências e bugs no comportamento. Era uma coisa inacabada.

          1. Avatar de Mario Pereira
            Mario Pereira

            Olha que para coisa inacabada funcionava muito bem. Usei diáriamente sem qualquer razão de queixa. Quanto a funcionalidades, criava os desktops que queria, abria as aplicações lá e nunca tive qualquer problema, excepto o de precisar de ferramentas de fora para usar algo que fazia parte do Windows. Mas prontos, aleluia que finalmente o user comum também tem acesso a isso, não vou continuar uma discussão que me parece cada vez mais um “o Windows 10 é que é bom” 🙂

          2. Avatar de JBM
            JBM

            Para quem não conhecia melhor de certeza que te deveria dar a impressão que funcionava bem, tirando a parte de não poderes gerir janelas e aplicações entre desktops, de nem tudo funcionar em todos os desktops e das incompatibilidades. Boa sorte

        2. Avatar de Romulo
          Romulo

          Na verdade não existia e ainda nao existe. Essa multitarefa do windows é falsa, pois usa a mesma memoria para todas as tarefas. O unico real com multitarefa é o linux que trabalha separadamente com memoria, processamento e tarefas separadas. O resto é baboseira. Tente vc fazer scandisk e desfragmentador ao mesmo tempo em varias areas de trabalho, vc vera que não conseguira. No linux vc consegue.

    2. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Também cheguei a usar. Mas sinceramente passada aquela novidade inicial, deixei de usar.

    3. Avatar de Carlos Rodrigues
      Carlos Rodrigues

      O que o Win10 trás parece ser uma integração do Desktop.exe da suite Sysnternals, já existente há muito tempo.
      A utilidade é ter as aplicações arrumadas e, para quem tem o hábito de hibernar o PC, dá muito jeito ligar e simplesmente continuar o trabalho anterior, com as janelas e ferramentas disponíveis.
      É pena é não permitir ainda ter icons diferentes em cada ambiente de trabalho como por exemplo no Dexpot ou no VirtualWin.

  4. Avatar de censo
    censo

    Não dá para ter a mesma pasta aberta em dois ou mais ambientes.

  5. Avatar de Redin
    Redin

    É possivel criar ambientes de trabalho virtuais com icons de ambiente de trabalho em diferentes ambientes virtuais?
    Ou serve somente para organizar as aplicações em diferentes ambientes?

  6. Avatar de Mário Freitas
    Mário Freitas

    Apenas uma atualização baseada no Linux,

      1. Avatar de ze.ccjs
        ze.ccjs

        Gnome3? Muito antes disso!

        1. Avatar de VC
          VC

          Desde a primeira vez que uso linux que isto já é possível fazer não só na interface gráfica mas também na shell temos vários ttys 🙂 Isto já à mais de 15 anos lol

  7. Avatar de Isac Castro
    Isac Castro

    Qual é realmente o interesse nos desktops virtuais? Assim de repente, pelo menos no meu uso diário, ñ vejo nenhuma vantagem.

    1. Avatar de Mario Pereira
      Mario Pereira

      Principalmente, uma melhor organização de trabalho. Por exemplo, eu costumo ter as muitas aplicações que uso no dia a dia divididas entre vários desktops em vez de tudo a monte num só. Torna-se muito mais práctico mudar de desktop e fazer um alt-tab ou dois que andar feito maluco a fazer alt-tab até apanhar a aplicação que me interessa.

    2. Avatar de VC
      VC

      Para quem trabalha com muitas janelas abertas é excelente para organização. Uma para Net, outra para Office, outra para multimédia, etc =)

    3. Avatar de TheNotorious
      TheNotorious

      se estiveres a trabalhar num portátil torna alguns processos de trabalho mais simples. é quase como se tivesses mais do que um ecrã. mas para ir ao fb ou ao ytb e igual xD

  8. Avatar de Miguel
    Miguel

    Eh pá, aqui há dias falei ainda sobre isto do Windows 10 estar bastante parecido com o OS X, quase me bateram por dizer que isto já existe há muito tempo no OS X. Mas eu continuo a dizer o mesmo, já faço isto desde o OS X Leopard (10.5).
    Para não dizerem que foi a micro$oft que inventou, desejo-vos uma boa leitura: https://en.wikipedia.org/wiki/Spaces_(software)

    PS: Spaces agora está integrado no Mission Control.

    1. Avatar de Mario Pereira
      Mario Pereira

      Não querendo começar uma guerra de OS’s, também te desejo uma boa leitura: https://en.wikipedia.org/wiki/Virtual_desktop 😉

      1. Avatar de Baptista Batos
        Baptista Batos

        Ninguém disse que o OS X foi o primeiro a ter desktops virtuais.

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Também ninguem disse que foi a Microsoft que inventou.

    2. Avatar de Fabio
      Fabio

      Não foi a microsoft que inventou, já existe há bastante noutros sistemas operativos incluindo o OSX.
      No entanto a implementação da Microsoft tem uma funcionalidade que pelo menos não existe no OSX (desconheço se existe em linux, neste momento apenas uso OSX e Windows) eestá-me a ser bastante útil, que é o facto de poderes fechar janelas nessa vista exposé. Acho que era uma ideia boa para a Apple implementar no El Capitan para além do window docking.

      1. Avatar de Baptista Batos
        Baptista Batos

        Right click na dock -> Sair

        1. Avatar de Fabio
          Fabio

          Estou a referir-me a fechar janelas individuais, não programas. Isso já o OSX faz desde as primeiras versões.

        2. Avatar de Fabio
          Fabio

          O que o Windows 10 faz, é que quando passas com o cursor do rato por cima de uma janela na vista exposé (à falta de melhor termo), aparece um x no canto para fechares a janela individual, isso não acontece no OSX.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Não vejo onde é que isso será útil.. Pelo menos para mim.

        3. Avatar de Miguel
          Miguel

          comd+Q é muito mais fácil.

          1. Avatar de Fabio
            Fabio

            Nada a ver… Para além do cmd+Q fechar o programa e não a janela individual.
            O exposé, é a vista das janelas em thumbnail que podes ver agora no mission control. No tempo do Panther quando essa funcionalidade foi implementada o nome era Exposé.

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            Right click na dock seguido de sair é fechar a aplicação. Eu simplesmente dei um método mais fácil e rápido de a fechar… Agora que tu não tenhas lido o comentário que eu respondi, eu não tenho culpa… Já agora: ” vista das janelas em thumbnail que podes ver agora no mission control”, já se podia ver isso há muito mais tempo, por isso, não sei o porquê de dizer isso agora. Basta arrastares 4 dedos para cima…

          3. Avatar de Fabio
            Fabio

            ok sorry, não tinha reparado que o comentário a que respondeste foi o do Baptista Batos.

    3. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      A primeira vez que usei ambientes virtuais foi para aí em 96-97 na universidade. Era um ambiente de janelas qualquer (não me recordo qual) para Unix.

      1. Avatar de Fabio
        Fabio

        Por curiosidade sobre a origem destes sistemas, fui pesquisar e encontrei isto http://dl.acm.org/citation.cfm?id=24056&coll=portal&dl=ACM , a ideia já data de 1986.
        Incrivel, mais uma ideia com origem na Xerox, o que aqueles senhores fizeram pela informática é espetacular!

  9. Avatar de miguel
    miguel

    Eu desde dia 4 que ando a tentar actualizar do 7 ORIGINAL para o 10 e dá erro ao começar a instalar.
    No pc de um amigo Com o 7 ult pirata actualizou a primeira tentativa sem qualquer problema…. RRRRRRRRRRR

    1. Avatar de Bob
      Bob

      Miguel, já tentaste por aqui? https://www.microsoft.com/en-us/software-download/windows10
      Podes actualizar directamente, ou criar uma pen e forçar por aí. Via “pen”, deves conseguir.

      Post do PPLWARE sobre isto: https://pplware.sitedev.pt/microsoft/windows/download-windows-10-isos-oficiais/

    2. Avatar de dsf
      dsf

      pode me dizer como atualiza do w7 pirata para w10? E o SO deteta como genuino?

  10. Avatar de André
    André

    Eu já tentei actualizar 2 vezes para o win10, mas das duas vezes depois da 1a configuração em que ele reinicia, aparece-me a mensagem de ‘missing operating system’. Alguém tem ideias de como resolver a questão?

  11. Avatar de silva
    silva

    Eu sempre usei o dexpot e continuo usando. Além disso tenho 3 monitores, e agrupar os aplicativos em desktops para diferentes tarefas é muito produtivo.

  12. Avatar de agostinho fernandes
    agostinho fernandes

    instalei o Windows 10 , e os jogos que utilizam o adobe flash , não correm, ou seja e impossível jogar, alguém me pode ajudar a reparar esta situação. obrigado

    1. Avatar de JVC
      JVC

      Já fizeste todas as atualizações? Ate ver consigo correr tudo sem problemas.

  13. Avatar de pmf
    pmf

    Ambientes virtuais?! Desktops virtuais?! Windows?! Machintosh?! Linux?!
    Sabias que todos estes sistemas derivam de antigos sistemas operativos de linha de comandos?
    O linux ainda é o que mais mantém (utiliza) a linha de comandos, sendo que a Microsoft está a tentar retomar com mais frequência a mesma.
    Mas… e antes, como era? Não existiam as naturais “consolas” nas sistemas operativos de modo caractere?!!!
    A Novell, desde o seu “personal server” que disponibiliza “consolas virtuais” em sistema operativo de modo caractere, assim como alguns outros como o PCMOS/386, PICK System, MultiuserDOS.
    Claro que nesta época, um PC AT286 com HDD de 40!!!MBytes, custava para cima de US $3,000 hehehehe
    Portanto, esqueçam lá essa “guerrinha” entre sistemas operativos actuais que ela já vem de longe.

    E para rematar, todas as características de cada sistema operativo são sempre bem vindas. A uns porque realmente conseguem tirar partido das funcionalidades e a outros porque gostam de dizer que o “meu” sistema operativo “faz…”
    🙂

  14. Avatar de Isac Castro
    Isac Castro

    Usando dois monitores, há maneira de colocar um ambiente de trabalho num e outro ambiente de trabalho no 2º monitor?

  15. Avatar de Ismael Guimarães
    Ismael Guimarães

    O ambiente de trabalho virtual não é na realidade ambiente de trabalho virtual mas sim área de trabalho virtual. Eu, por exemplo, preferi criar uma outra conta de utilizador pois isso cria mesmo outro ambiente de trabalho. Seria vantajoso se ao criar um novo ambiente de trabalho permitisse que pudéssemos, caso quiséssemos, definir uma nova pasta que funcionaria como armazenamento dos arquivos do novo ambiente de trabalho. Essa nova pasta poderia existir num segundo disco ou até num dispositivo de armazenamento externo.