Windows 10 vai bloquear-se quando não detectar o utilizador

51 Comentários

O Windows 10 é um sistema que, a cada nova build e a cada nova actualização, se torna melhor e mais aprimorado. As novidades constantes que têm sido introduzidas conseguem aproximar este sistema da perfeição.

Com a Creators Update muitas novidades vão surgir no Windows 10. Numa build lançada ontem, foi descoberta uma nova opção. O Windows 10 vai passar a bloquear-se sempre que o seu utilizador deixar de ser detectado.

Windows 10

O conceito que a Microsoft se prepara para apresentar não é novo e já está implementado em alguns sistemas, quer de forma nativa, quer recorrendo a aplicações de terceiros. A novidade é mesmo a sua chegada ao Windows 10 e aos computadores pessoais, garantindo uma maior segurança e uma maior protecção.

A novidade chegou na build 15002, que ontem foi lançada no programa Insider, e está disponível nas Definições do Windows 10. Acedendo a Accounts e depois a Sign-in options vai estar disponível a opção Dynamic Lock, que para já pode ser activada sem qualquer restrição.

Não se sabe ainda muito de como o Dynamic Lock vai funcionar, mas para já está ainda em testes, devendo chegar em Abril, com a Creators Update, a próxima grande actualização do Windows.

Windows 10 Dynamic Lock

A Microsoft não forneceu qualquer informação adicional sobre o Dynamic Lock, ficando, por isso, por explicar se irá depender do Windows Hello e da detecção do utilizador pela câmara, se depende da actividade do utilizador ou se, por outro lado, utilizará dispositivos externos, como um smartphone ou um smartwatch.

O Dynamic Lock está ainda a dar os primeiros passos no Windows 10 e, assim, é ainda cedo para avaliar a sua utilidade. Se conseguir dar aos utilizadores novas medidas de segurança então será uma aposta ganha.

Esta e outras novidades vão chegar já em Abril, quando a Microsoft lançar, finalmente, a próxima grande actualização do Windows 10, a Creators Update. Até lá, e se as quiserem conhecer, podem fazê-lo com as builds do programa Insiders.

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    Se for com a câmara, não obrigado.
    Também sou dos que têm um post-it a tapar.

    1. Avatar de Napoleon Bonaparte
      Napoleon Bonaparte

      Welcome to the club!
      Ontem já apliquei um pedaço de fita cola por cima do quadrado do post-it., para evitar que se descole.
      Mas inda não ponho o telemóvel no frigorífico…

      1. Avatar de Andy
        Andy

        Basta a fita-cola, pois a imagem fica toda blur (2 camadas no meu caso). Com post-it fica um pouco inestético.

        1. Avatar de celso
          celso

          Porque nao pintar com um marcador azul ou preto? Em pc’s pretos como o meu, nem se nota que tens uma camera e nao se vê nada a partir dela

          1. Avatar de GPinto
            GPinto

            E que tal arrancar a camera com a ponta de uma faca de talhante? Ou at]e mesmo com um saca-rolhas. Lol.

          2. Avatar de Carlos
            Carlos

            Excelente ideia.
            E quando quiseres usar a webcam, tiras a tinta como?

    2. Avatar de Jaguar
      Jaguar

      Até parece que o Win10 só corre em portateis ou similares, então os desktops ficavam de fora

    3. Avatar de David.pt
      David.pt

      Que pancada…

    4. Avatar de censo
      censo

      Que paranóico! Mas quem se julgam vocês? Alguém quer saber de vocês? O sol gira à vossa volta?

    5. Avatar de InLight
      InLight

      Com fita isoladora “preta” ou caneta de acetato

      1. Avatar de Kim
        Kim

        Eu já contatei um trolha para fazer um muro e tapar as vistas.

  2. Avatar de Wagner
    Wagner

    Esta agora ! a Micrsoft a virar empresa voyeur ! se assim for por aqui todos os windows 10 vão de vela !

  3. Avatar de Mauro
    Mauro

    Não obrigado.. Para mim está opção não é me útil e viola a privacidade do utilizador mas do que já violava.. Mas é sem dúvida uma boa opção para quem quer proteger o seu PC nos momentos em que não se encontra disponível

    1. Avatar de GPinto
      GPinto

      A opcao existe, e so usa quem quer, ninguem sera obrigado, por isso existe a opcao de ligar ou desligar essa funcionalidade, assim como muitas outras.

  4. Avatar de Tony Montanelas
    Tony Montanelas

    Eu diria que isto já existe. Podemos selecionar o tempo de inatividade que queremos para o computador bloquear o user.

    1. Avatar de GPinto
      GPinto

      Pelo que aparenta esta funcionalidade sera diferente e bem mais avancada, basta ler para compreender isso.

  5. Avatar de RF
    RF

    Dammit!! E depois como é que um gajo faz facejacking ao colega de trabalho que deixou o computador desbloqueado enquanto foi ali aliviar a tripa?!

    1. Avatar de GPinto
      GPinto

      Temos que voltar as partidas de antigamente.

  6. Avatar de alex
    alex

    Microsoft windows 10 força estou contigo.

    1. Avatar de Joao Terra
      Joao Terra

      Mais um que é pago pela MS para o apoiar. Devias ter o sistema bem bugado para depois veres o que é o windows 10 se tornou

      1. Avatar de Rui
        Rui

        “bugado ” ?
        isso vem de quê ?
        Dão cada pontapé no português …

        1. Avatar de Vanderlei
          Vanderlei

          Caro sr., qual portugues se referes , o idioma ou a pessoa nascida em Portugal? , crei que ha realmente algumas diferenças na escrita, pois aqui postam Brasileiros e portugueses e talves outros que usam o idoma portugues (base).. Eu sou brasileiro.. ora pois..pois!!

      2. Avatar de Carlos V
        Carlos V

        Para cuscar já basta a cuscoid…
        Aqui é apenas existir essa opçao e acredito que se possa desligar. Acho util em computadores con utilizadores à vez, do tipo sai um senta-se outro, com em webcafes, etc… A nivel de PC em casa, isso vai estar desligado.

      3. Avatar de GPinto
        GPinto

        E como sera possivel “bugar” um sistema? Explica la o que isso significa e ja agora indica ai a pagina e o nome do dicionario que andas a ler.

  7. Avatar de Victor F.
    Victor F.

    Obrigado mas não obrigado!
    Já me bastou ter a minha conta Outlook liga à conta do portátil e quando mais precisei de o usar, a infraestrutura não tinha cobertura de internet e o resultado foi…não há nada para ninguém!

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Não tens de ter a conta do outlook ligada ao computador, basta na configuração da conta dizer que não..
      https://www.partitionwizard.com/images/tu30002/configure-windows-10-to-protect-privacy-15.jpg

      Nesta imagem está em inglês mas a localização é a mesma “Skip this step”

      1. Avatar de Apcoa
        Apcoa

        e por este tipo de pessoas que depois criticam a MS…..enfim

        1. Avatar de Victor F.
          Victor F.

          Que tipo de pessoas? Pessoas como eu que necessito sim de ter a conta ligada ao portátil para fazer a sincronização com o telemóvel?
          Para a próxima pensa antes de comentares.

    2. Avatar de ZeTolas
      ZeTolas

      Mentira detetada! Quando não tens net ele pede a última senha utilizada….

    3. Avatar de JJ
      JJ

      Lá por teres a conta Outlook configurada para fazer login no PC, se o PC não tiver net ele entra a mesma, usando a mesma password.
      Já tive sem net no PC em casa e entrei no PC normalmente…

      Existe ai qualquer coisa mal contada.

    4. Avatar de Carlos
      Carlos

      Treta.
      Não só consegues fazer login no PC se estiveres a usar a autenticação MSA, como até consegues fazer login numa conta de domínio (comum em empresas).
      Sem precisar de estar online.
      Obviamente se estiveres offline nenhum serviço online funciona, mas isso é o mesmo que se não tiveres eletricidade em casa, não consegues acender a luz.

  8. Avatar de Redin
    Redin

    O que é que acontece com os smartphones?
    Defines um parâmetro de tempo em que não estando a ser utilizado, ele entra em modo de bloqueio.
    Não me chocava nada se o mesmo fosse feito aqui. Aliás, em ambientes corporativos e no Active Directory do Windows, pode ser definido o tempo de inactividade. E em ambientes locais também se pode definir isso.
    Apenas seria necessário tornar o acesso a esse tipo de parâmetros configuráveis de forma mais fácil e imediata como mostra a imagem no “Dynamic lock”.
    Acho que um definição para o sistema “adivinhar” ou até “supor” que o utilizador saiu do comando da máquina, só está a complicar o que poder ser facil.

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      Se for isso então existe desde o Windows 3.1 pelo menos … logo não é só isso

    2. Avatar de Guiomar
      Guiomar

      é um pouco diferente com os smartphones, pois tem-se uma maior frequência de interacção com o ecrã do telemóvel o que permite definir tempos relativamente curtos para bloquear o aparelho. Com o computador creio que o habitual é definir vários minutos de espera até bloquear, para evitar que o ecrã apague enquanto se está a ler alguma coisa no ecrã, algo que algumas empresas e pessoas prefeririam que não acontecesse.

  9. Avatar de João Silva
    João Silva

    Não consigo é que a data e as horas fiquem visíveis.
    Na imagem tem texto branco em fundo escuro.
    Só consigo ter texto preto em fundo muito escuro!
    Como consigo inverter isso?

  10. Avatar de Antonio
    Antonio

    Qual o pc da imagem?

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Parece um Surface Book.
      Repara que a ficha do carregador é igual à do Surface Pro 3/4.

  11. Avatar de Hugo Silva
    Hugo Silva

    Por vezes pergunto-me se os autores dos tópicos sabem ler, ou pelo menos interpretar o que fazem “copy paste” dos outros sites…
    O que é que a novidade da Microsoft tem a ver com:
    – “O conceito que a Microsoft se prepara para apresentar não é novo e já está implementado em alguns sistemas”

    Um é para bloquear… (Microsoft e através do Hello)…e o outro é para desbloquear (através de IPhone e/ou relogio)…

    Tem tudo a ver…

    Já agora..o Windows Hello também já desbloqueia o Windows há algum tempo… e sem ajuda de relogios e/ou tlm..

  12. Avatar de VC
    VC

    Ele já bloqueia com o utilizador, por isso nada de novo 🙂 crashes é uma das especialidades :p

  13. Avatar de diogo
    diogo

    Não precisas de configurar o windows hello ele configura se sozinho, ya o meu portátil tem uma câmara com infravermelhos e foi precisamente isso que aconteceu. Eu foi desativar ou era uma selfie todos os dias para ir ao portatil <.<
    lenovo ideapad y700

  14. Avatar de Gustavo Garcia
    Gustavo Garcia

    “O Windows 10 é um sistema que, a cada nova build e a cada nova actualização, se torna melhor e mais aprimorado. As novidades constantes que têm sido introduzidas conseguem aproximar este sistema da perfeição.” – Mas isto é uma notícia ou um artigo de opinião? Ridículo.

      1. Avatar de Mestre
        Mestre

        Isso é a tua opinião.

  15. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Partiu voltar a usar o W7

    1. Avatar de Jaguar
      Jaguar

      Downgrad???

      1. Avatar de Jaguar
        Jaguar

        Downgrade???

    2. Avatar de Jaguar
      Jaguar

      Downgrade???

  16. Avatar de Bruno M. Dias
    Bruno M. Dias

    Aqueles que dizem que esta funcionalidade irá recorrer à captura de imagens, já se questionaram como seria se o computador não tiver uma webcam montada, seria uma funcionalidade desenvolvida para nada.
    Não vale a pena ser tão paranóico. Para quê complicar o que é simples? Este update pode estar apenas a tornar esta opção mais acessível, porque da mesma forma que os telemóveis bloqueiam quando não estão a ser utilizados, o windows também já o permite:
    http://www.howtogeek.com/howto/29410/beginner-automatically-lock-your-computer-when-youre-away/
    Também podem adaptar o tutorial disponibilizado pelo Pplware, para desligar o computador automaticamente, de forma a este executar um script quando não detecta actividade:
    https://pplware.sitedev.pt/truques-dicas/programar-pc-desligar-noite/
    http://securityblog.gr/1474/lock-your-computer-using-command-line/

  17. Avatar de CARLOS
    CARLOS

    mais uma sacanagem da Microsoft, já te espionam tudo o q vc faz como o cortana agora querem travar tua maquina se nao deixAR eles saber quem vc é eo q está fazendo, isso é tudo do grande programa militar estrategico NSA dos EUA para te vigiar, querem controlar e vigiar cada pessoa no globo, até teu voto e se vc é simpatizante dos EUA