Windows 10 nos processadores ARM vai chegar no final do ano

56 Comentários

O Windows 10 é cada vez mais um sistema que está presente ma maioria das plataformas. Este modelo, definido pela Microsoft para o seu sistema operativo, permite-lhe ter uma base comum e por isso adaptar-se a qualquer dispositivo.

A versatilidade é de tal forma grande que em breve chegará aos processadores ARM, tendo agora uma altura definida. As primeiras máquinas com Windows 10 e processadores ARM chegam já no final do ano.



Quando a Microsoft anunciou, em pareceria com a Qualcomm, a chegada do Windows 10 aos processadores ARM, muitos não acreditaram que tal seria mesmo possível.

Tudo parece estar encaminhado e as primeiras propostas de máquinas com os processadores Snapdragon 835 e com o Windows 10 devem chegar já no final do ano, em concreto no 3º trimestre de 2017. Esta afirmação surgiu do CEO da Qualcomm, Steve Mollenkopf, durante a conferência de apresentação de resultados da empresa.

Fifth, we have an opportunity to disrupt the existing suppliers of the PC and the datacenter. Our Snapdragon 835 is expanding into Mobile PC designs running Windows 10, which are scheduled to launch in the fourth calendar quarter this year. In the data center, we announced the collaboration with Microsoft and demonstrated Windows Server Running on our 10 nanometer Qualcomm Centriq processors, the first 10 nanometer server processors in the industry.

A frente de ataque da Microsoft e da Qualcomm é clara e está bem definida, conforme se pode ler das palavras de Steve Mollenkopf. Para além do mercado de consumo, vai existir ainda uma aposta nos centros de dados e nos servidores que neles estão alojados.

Não se sabe ainda ao certo o que será apresentado por parte dos parceiros destas marcas, mas tudo indica que sistemas com ainda mais ligações à Internet (4G e wifi), com menor consumo de energia e, naturalmente, com dimensões mais reduzidas.

Este caminho que a Qualcomm e a Microsoft estão a percorrer já muitos outros tentaram quase sempre sem sucesso. Tudo parece estar encaminhado, preparando-se assim para que o Windows 10 abra mais uma área onde estará presente.

Comentários

56

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André
    André

    Raspberry Pi! Raspberry Pi! Raspberry Pi!

    1. Avatar de Rudy
      Rudy

      Já tens Windows 10 (Windows 10 IoT Core) no Raspberry Pi, checka aí pelo Google.

      1. Avatar de André
        André

        Sim, eu sei. Mas não é a mesma coisa…

        1. Avatar de Rudy
          Rudy

          ¯\_(ツ)_/¯
          it’s something!

  2. Avatar de David Silva
    David Silva

    O Windows 10 Mobile morreu porque será subsituido pelo Windows nos smartphones da próxima geração.

    1. Avatar de KO
      KO

      Nada bate um mac um iphone e um ipad o resto é para quem n os pode comprar. Todas as grandes empresas so usam Apple

      1. Avatar de videira
        videira

        “Todas as grandes empresas so usam Apple” … enfim!!!!!

      2. Avatar de Freitas
        Freitas

        Já posso rir, isso chama-se mentalidade retrógrada, só mesmo para ser direto. Pelo que ainda sei as outras marcas tem melhor e mais barato, mas também tens mais caro.

      3. Avatar de Goncalo
        Goncalo

        A minha empresa é uma das 10 maiores empresas de Software da Europa, Africa e Medio Oriente, pouco usávamos as plataformas da Apple, e mudamos na totalidade para Windows 10, e a produtividade aumentou exponencialmente. Os nossos maiores clientes são todos Windows, nem um usa Apple. Nao sei onde te baseias para poderes chegar a essa conclusão. Explica la isso com factos credíveis.

  3. Avatar de Miguel Ontario
    Miguel Ontario

    David Silva o Windows mobile morreu….ponto….telemoveis com Windows = irrealidade lol

    1. Avatar de Diogo Silva
      Diogo Silva

      Não morreu porque a minha stora de química usa um e ainda funciona perfeitamente eheh

  4. Avatar de simao
    simao

    Vai começar …….. Mais uma vez

  5. Avatar de Vitor
    Vitor

    “…líder e senhor nas áreas que domina”!! La Palisse não diria melhor…só resta saber qual as áreas em que a Apple domina! Não consigo ver nenhuma…apenas e talvez no Marketing!

  6. Avatar de Helder
    Helder

    KO, obrigado, ja me fizeste rir 🙂

  7. Avatar de Diogo
    Diogo

    KO espero bem que não sejas o empregado da FNAC que me atendeu no gaia shopping… Porque realmente esse recusou-se a vender um microsoft 950 (praticamente), então basicamente acabei por sair de lá com um, falei ainda com o chefe que me disse que rapaz era novo e na semana seguinte ele já não estava lá (despedido), o que eles me pediram para nao escrever no livro de reclamações… O que vale é que ainda me deram um vale de 75 euros hehe

    1. Avatar de KO
      KO

      Nem os nerds compram lumias hoje em dia…so mm um gajo sem cerebro

      1. Avatar de O weirdo
        O weirdo

        o gajo sem cérebro aqui és tu que só sabes criticar… almenos davas argumentos inventados… assim pelo menos tentaste lol

      2. Avatar de Freitas
        Freitas

        Rapazinho só pela tua maneira de pensar e escrever, já se vê que és mesmo uma criança, que só anda aqui a encher comentários de nada úteis.

      3. Avatar de Goncalo
        Goncalo

        Ou quem precisa de um telemóvel para trabalhar com eficácia, pois nisso o Windows 10 Mobile da cartas e nada se chega a ele nessa area.

  8. Avatar de David Marques Neves
    David Marques Neves

    A base de clientes da MS É de usuários de aplicativos IA32/AMD 64, se os ARM não fizerem a tradução binária (altamente improvável) vai ser um “Windows Tablet OS” com a mesma rejeição do Windows Phone, sem apps e de APIs e SDK confusas e mutantes.
    Sugiro a Microsoft comprar a Intel pra sobreviver talvez como uma segunda IBM.

    1. Avatar de gentleman
      gentleman

      Deves viver nas cavernas. O windows em arm vai emular os programas x86. Ja apareceu em diversas noticias

  9. Avatar de Celso
    Celso

    Isto quer dizer que a Qualcomm vai começar a disponibilizar e actualizar. os seus drivers?

    É que, supostamente, em Android, o motivo dos OEMs garantirem apenas 2 anos de updates (mesmo a própria Google nos Nexus/Pixel) prende-se com este motivo.

    1. Avatar de CFS
      CFS

      E tanta tinta corre quando um upgrade do W10 mobile não contempla equipamentos com mais de 4 anos …..

  10. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    “A versatilidade é de tal forma grande que em breve chegará aos processadores ARM”, se fosse assim já lá teria chegado antes do linux, e tínha-mos os Ruims nos Rasp, vamos ver se são tão flexíveis que o conseguem fazer correr num 1Gb de ram…
    Pode ser que tenham acordado tarde e não apanhem o comboio da distribuição Android.

  11. Avatar de carlos
    carlos

    Ronaldo brilha muito no Corinthians

    1. Avatar de mgiuyug
      mgiuyug

      Estou na dúvida se é Spam ou Ironia.

    2. Avatar de Batman & Robin
      Batman & Robin

      É o Zina do Panico na TV, uma modinha que pegou aqui no Brasil lá pelos anos de 2009

  12. Avatar de sakura
    sakura

    A MS tem que dar “um salto de fé” para o OSS<– ("open source software")

    Não há volta para trás a china quer 1 windows "especial" mais tarte a Cee quer X, coreira quer Y, NAS quer y e x , a minha empresa que saber exactamente o que é enviado para a MS. etc…..

    A apple vai afogar-se nas suas patentes. Sakura 21/04/2017.

    1. Avatar de Toni da adega
      Toni da adega

      Esse Sakura tem muita coisa a aprender. A MS ultimamente tem investido bastante no OSS. Possuem muitas tecnologias, ferramentas e linguagens em open source

      1. Avatar de sakura
        sakura

        Sql server, mono, .Net Core, Roslyn, Git, VStudio, windows bash, monaco-editor, ChakraCore(edge)
        todo o software para Android, ios, etc, etc.

        Não me referia ao OSS da MS mas sim ao core do windows.