Windows 1.0: Passaram-se 40 anos desde o anúncio do seu lançamento

7 Comentários

A Microsoft continua a ser a empresa que se destaca nos sistemas operativos para desktop. É verdade que há outros, mas é a Microsoft, com o Windows, que detém uma grande parte do mercado. Por falar em Windows, o anúncio da primeira versão faz 40 anos.

Windows 1.0: Passaram-se 40 anos desde o seu lançamento


O Windows 1.0: A interface “amigável” entre o MS-DOS e utilizador

O Windows 1.0, como a versão sugere, foi a primeira versão final do sistema que na época foi vendida por $99. Este Windows na realidade não era um sistema operativo próprio, mas sim uma interface que fazia a ligação entre o DOS e o utilizador.

Este sistema operativo, que foi anunciado a 10 de novembro de 1983 (há 40 anos) e lançado a 20 de novembro de 1985 (há 38 anos), necessitava como recursos mínimos o MS-DOS 2.01 256 KB de RAM e claro um disco rígido. O MS-DOS da altura só conseguia suportar 1 MB de aplicações, tentando mesmo assim criar um sistema multitarefa.

Windows 1.0: Passaram-se 40 anos desde o seu lançamento

Os computadores dessa década (XTs) tinham apenas 512Kb de memória.

No seu lançamento, esta versão do sistema operativo da Microsoft vinha em 4 disquetes de 360KB cada, uma contendo o famoso jogo Reversi, um calendário, um bloco de notas, uma calculadora, um relógio, o “command prompt”, o Write, o Painel de Controlo, o popular Paint, além de programas de comunicação.

Nessa altura já permitia a utilização do rato, o sistema de janelas e de ícones. A versão 1.0 ainda não suportava a sobreposição de janelas.

 

Leia também…

Do Windows 1.0 ao Windows 10 numa viagem de GIF

Partilhar:
Tags:

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Muitos parabéns à Microsoft pelo seu fantástico sistema operativo, o Windows. Sem ele não sabia nada de Informática. 🙂

  2. Avatar de Saudoso
    Saudoso

    E que tal um emulador online para “matar” saudades? https://www.pcjs.org/software/pcx86/sys/windows/1.01/cga/

  3. Avatar de true
    true

    Parece que foi ontem que estava a testar o Windows pela 1ª vez, já passara 40 anos, estou mesmo velho, eheheh…

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      É , isso é que choca. Como o tempo passa rápido.
      E vamos mudando, por exemplo deixei de ter paciência para lidar com problemas de hardware e software – cheguei a retirar resistências e soldar novas numa motherboard – agora tem de funcionar.

    2. Avatar de AlexS
      AlexS

      Desculpa- condensadores não resistências.

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    Apenas apanhei o windows 3.11 e na escola onde a minha mãe trabalhava. Ohh tempo…