A sua rede Wi-Fi ainda usa chave WEP? Vai deixar de funcionar no Windows 10

19 Comentários

O Windows 10 é indiscutivelmente o melhor sistema operativo da atualidade. Além das funcionalidades, este sistema tem apostado forte na segurança dos utilizadores. Uma das mais recentes novidades nesta área da segurança será a perda de suporte de redes Wi-Fi que ainda usem chaves WEP.

Se a sua rede Wi-Fi ainda usa como segurança uma chave WEP está na altura de evoluir.

A sua rede Wi-Fi ainda usa chave WEP? Vai deixar de funcionar no Windows 10


Actualmente ainda existem muitas redes wireless a usar chaves WEP (Wired Equivalent Privacy) para garantir a segurança. Este protocolo de cifra foi criado em 1997 e “crackado” em 2011, sendo hoje totalmente vulnerável.

Neste sentido, a substituição da cifra WEP pela cifra WPA2 ou WPA3 é fundamental, pois temos uma melhor criptografia dos dados. A Microsoft recomenda a utilização da cifra AES.

Windows 10 sem suporte para redes WI-FI com chave WEP

Desde maio deste ano que quem tem Windows 10 e acede a uma rede Wi-Fi com chave WEP que recebe uma mensagem de “alerta”. No entanto, a Microsoft fez agora saber que em próximas versões as redes WI-FI com chave WEP não serão suportadas. Isto que dizer que se tentar ligar a uma rede Wi-Fi com chave WEP o sistema simplesmente não o permitirá.

Since the 1903 release, a warning message has appeared when connecting to Wi-Fi networks secured with WEP or TKIP (which are not as secure as those using WPA2 or WPA3). In a future release, any connection to a Wi-Fi network using these old ciphers will be disallowed. Wi-Fi routers should be updated to use AES ciphers, available with WPA2 or WPA3.

Não está claro quando a Microsoft irá deixar de oferecer suporte para redes Wi-Fi com chaves WEP. No entanto, o aviso está dado e nesse sentido é preciso evoluir.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    O router da vodafone já nem tem wep. A não ser wpa que é uma melhoria do wep. Tenho neste momento em WPA2
    Já agora, tem também chave WPA/WPA2; será melhor que WPA2, ou será que aceita as duas opções?

    1. Avatar de Felipe Cardoso
      Felipe Cardoso

      Por motivos de compatibilidade com aparelhos mais velhos, é bom ter o WPA… Se todos os aparelhos são tem menos de 15 anos vai de WPA2 de olhos fechados (WPA2 foi lançado em 24 de Julho de 2004)

  2. Avatar de Pedro Sousa
    Pedro Sousa

    Não consigo acreditar, honestamente, que ainda se use uma tecnologia de 1999 que desde 2001 se sabe ser de segurança nula!
    O próprio FBI alertou em 2014 ou 2015 para a facilidade com que em menos de 10 minutos se descobre uma password…
    Hoje em dia, num telemóvel de 125€ em 26 segundos corre-se um ataque brute force completo!

    É como deixar o mercedes na garagem e levar a carroça…

  3. Avatar de Alguém
    Alguém

    Indiscutivelmente o melhor sistema operativo da actualidade? Só se for para quem não se importar com o dilúvio de bugs que o Windows 10 tem sido.

    1. Avatar de Visco
      Visco

      e qual é o SO que não tem bugs?

      1. Avatar de Alguém
        Alguém

        Não é uma questão de ter bugs. Estes são inevitáveis. Mas a situação com o Windows passou a ser caótica e não opcional (actualizações obrigatórias).

    2. Avatar de AJ
      AJ

      Eu nao quero ser mau mas quais bugs e em que hardware e software?

      1. Avatar de Alguém
        Alguém

        Eu não quero lembrar o óbvio, mas ninguém aqui se recorda dos problemas introduzidos na tentativa de resolver outros problemas? Só para refrescar a memória, deixo um exemplo entre muitos: https://www.bleepingcomputer.com/news/microsoft/windows-10-kb4524147-update-may-cause-boot-and-printing-issues/

        1. Avatar de Pedro Sousa
          Pedro Sousa

          Quando até uma apple lança 6 updates de correção de erros de um sistema operativo desenhado apenas para os seus produtos em menos de 2 meses acho que está tudo explicado…
          E tiveste algum desses supostos bugs?

  4. Avatar de usjsvc
    usjsvc

    n concordo com a remocao de funcionalidades. nao faz diferenca nenhuma, nao requer correccoes porque e uma tecnologia morta

  5. Avatar de Ze
    Ze

    Quem tem equipamentos recentes possivelmente não deve ter grandes problemas
    Agora quem tem máquinas mais antigas e gosta delas não se querendo desfazer delas tem de se aguentar com esses bugs e incompatibilidades com varios programas

    1. Avatar de Pedro Sousa
      Pedro Sousa

      Recentes? O WEP foi considerado inseguro para utilização doméstica em 2001!!

  6. Avatar de AR
    AR

    Lá vai o pessoal ter de instalar mais um software para se ligar a redes wep. A Microsoft deve pensar que o mundo não inclui países subdesenvolvidos onde ainda se usam Hotspots de Wi-Fi b. Além disso o wep é muito mais leve no CPU do Router do que estes wpas recentes.

    1. Avatar de Felipe Cardoso Bezer
      Felipe Cardoso Bezer

      Claro que é mais leve, pois é mais fraco a criptografia… mais fácil de quebrar além de ser inseguro.

    2. Avatar de Pedro Sousa
      Pedro Sousa

      Honestamente não concordo!
      Ambos são implementados.via hardware e só houve 2 anos em que o WEP era o padrão. Foi criado em 99 e em 2001 já era conhecida a sua má segurança.
      E qualquer teste de velocidade com wep, com wpa ou sem nenhuma tem a mesma performance.
      Nem percebo este argumento…

      1. Avatar de AR
        AR

        O meu d-link DVA-G3170i e os Thomson TG784 dos meus vizinhos não são propriamente routers recentes e acontece isto:
        WEP and WPA encryption add some overhead in terms of calculations needed to encrypt/decrypt the traffic. The exact impact greatly depends on the processing power of the network device, it can vary from 5% to 30% of the maximum throughput.
        Some older models, however, can slow down as much as 30% or more due to the added processing overhead.

        1. Avatar de Nuno Oliveira
          Nuno Oliveira

          AR, ir buscar textos de 2013 não faz sentido por vários motivos mas de qualquer forma, o que está escrito acima é correcto já que a velocidade anunciada pelos routers já têm em conta a capacidade extra necessária para encriptar e desencriptar a informação…
          Além disso podes facilmente testar as capacidades do teu router e chegas à conclusão que consegues comunicação entre dispositivos à velocidade máxima anunciada mesmo com a encriptação mais segura disponível.

    3. Avatar de Pedro Sousa
      Pedro Sousa

      E já agora, é a Microsoft que fornece maior parte dos computadores dos países do 3º mundo pagos por um antigo funcionário…
      Se é que me faço entender…

  7. Avatar de Miguel Ferreira
    Miguel Ferreira

    “O Windows 10 é indiscutivelmente o melhor sistema operativo da atualidade” looooooool é cada uma melhor que a outra, nem vou ler o restante artigo, pois se for da mesma qualidade desta linha… tá 100%