uTorrent marcado como malware pelo Windows Defender e outros

40 Comentários

Presente em milhões de dispositivos, o uTorrent é um dos clientes de torrents preferidos dos utilizadores. A sua forma simples e os poucos recursos que consome tornam-no como a opção lógica.

Se até agora era uma aplicação de confiança, isto parece ter mudado, com a Microsoft e o Windows Defender a marcarem o uTorrent como malware. Este problema parece não ser único e outros fabricantes de antivírus já começaram a fazer o mesmo.

uTorrent Windows Defender

Não sendo um software que muitas empresas gostam, a verdade é que o uTorrent tem sido tolerado e nunca foi injustamente identificado como malicioso. Isso parece ter mudado e agora o uTorrent é identificado como malware.

A verdade é que também, ao longo dos anos, o esta aplicação tem mudado e perdido a sua simplicidade, tudo graças à adição de outros componentes externos, algumas vezes que nada têm a ver com a aplicação ou o serviço que presta.

Talvez por isso, agora o Windows Defender está a bloquear a sua execução e alertar os utilizadores para que esta possa ser uma “aplicação potencialmente não desejada”. Vários outros fabricantes de antivírus seguiram o mesmo caminho e estão a fazer o mesmo.

uTorrent Windows Defender

As razões para esta mudança não são conhecidas, mas tudo aponta para uma versão específica do uTorrent que tem estado a ser servida a uma pequena faixa de utilizadores.

A BitTorrent, dona do uTorrent, alega que este deverá ser um potencial falso positivo, tendo garantido que a versão que tinha problemas foi removida.

Quer seja real ou não, este novo alerta pode significar que a postura contra o uTorrent está a mudar e que este software pode não voltar ao seu estatuto e passar a ser mesmo considerado uma ameaça.

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mc
    Mc

    Cracks, keygens, agora torrent clients. Qualquer dia são as VPNs. A indùstria cinematogŕafica e musical näo dorme e patrocina os anti-virus

    1. Avatar de SérgioM
      SérgioM

      Mas sabes qual é a razão? Keygens e cracks é normal que sejam detetados, basta ter 2 dedos de testa para perceber. Se fores entendido na matéria percebes. VPN’s (sem estarem artilhadas) nunca serão detetadas.

      1. Avatar de Miguel Costa
        Miguel Costa

        A última versão do Kaspersky detecta a nova key do Winrar (que recebi por email, já que tenho uma licença válida até 2030) como sendo dangerous e coloca-a em quarentena. A equipa do rarlab pediu-me que desactivasse o antivirus e colocasse a key na pasta certa. Abrisse o winrar e voltasse a activar o antivirus. Ontem, já me voltou a colocá-la de quarentena, tive de ir selecioná-la e anular a acção… no próximo update voltará a acontecer.

        1. Avatar de Marco
          Marco

          Basta retirar da quarentena amigo.

    2. Avatar de Atum
      Atum

      Ganhando milhões ou não, ninguém gosta de ver o seu trabalho pirateado/roubado.

      1. Avatar de nervaise
        nervaise

        Eu tenho vários filmes comprados em bluray.
        Não tenho outra forma de fazer cópia de segurança dos mesmos a não ser fazendo o download do dito cujo (o PC tem leitor de bluray .
        Como faço?

        1. Avatar de Joao Ptt
          Joao Ptt

          Cópia de segurança para quê? Quantos bluray se estragam mesmo?
          A solução é simples, se estragar compre de novo. É pelo menos esta a posição de quem os vende… ou teriam alguma forma fácil de troca.

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            Cópia de segurança para quê? Eu posso querer fazer o backup de um filme ou música para ver/ouvir num dispositivo que não tenha como por exemplo leitor de média óptico. A lei permite-me que eu faça quantas cópias eu quiser, desde que seja para uso pessoal.

          2. Avatar de Fak
            Fak

            Não é essa a filosofia de quem faz músicas e filmes.
            A população geral está autorizada a fazer cópias dos filmes e músicas para uso pessoal, desde que nao seja alterada, ou seja, estas autorizado a fazer uma ISO do filme (se converter-se para mp4 por exemplo tens de conservar o disco como prova, de fizeres ISO não é preciso). Não podes é divulgar o conteúdo.
            E os discos até podem não se estragar com facilidade, mas estragam se eles não são imunes a quedas ou riscos, por isso é permitido fazer cópias dos discos. Tendo a ISO Feita também a podes gravar noutro disco, também é permitido, mas não podes converter, tem de ser sempre no formato original.

            A única maneira de poderes converter para outro formato que não o original, é das duas uma: ou guardas o disco original ou tens uma ISO do disco original.

    3. Avatar de Daniel
      Daniel

      VPNs ? oi ?

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        As VPN’s são utilizadas por alguns para tentar limitar aqueles limites geográficos disparatados que a industria cinematográfica e outros produtores impôs sem qualquer motivo aparente a não ser monetário… por exemplo aceder à Netflix nos EUA não é a mesma coisa que aceder em Portugal, os conteúdos são diferentes por causa das licenças que são negociadas em muitos casos país a país… e se conseguir aceder à Netflix nos EUA estando em Portugal estará, na óptica dos detentores de direitos a prejudicá-los porque eles não poderão extorquir ninguém em Portugal a querer esses direitos tão facilmente porque ninguém os irá querer já que têm acesso em outro país a esses mesmos conteúdos.
        E quem diz isso diz por exemplo ter acesso a conteúdos quem em alguns países estão disponíveis a todos sem custos mas que depois os detentores dos direitos querem receber dinheiro por esses mesmos conteúdos em outros países, basta pensar em alguns vídeos no Youtube onde muitos podem ser acedidos nos EUA sem problemas mas em outros países dá indicação de que está bloqueado.

        1. Avatar de Joao Ptt
          Joao Ptt

          *As VPN’s são utilizadas por alguns para tentar ULTRAPASSAR aqueles limites geográficos (…)

  2. Avatar de zépeterpan
    zépeterpan

    O problema é que cracks e keygens podem mesmo ter malware embutido…. e agora, como faz o povo?

  3. Avatar de RJCA
    RJCA

    Um dia destes fica-se sem saber o que é realmente fiável ou não…

  4. Avatar de Bob
    Bob

    Se, novamente, este disponivel uma versão com uma problema qualquer…. e já se perdeu conta às vezes que o utorrent tem este problema, então é espera, que sai da lista.
    Mas quem se lembrar dos tempos em que o utorrent era um cliente de torrent fenomenal, sabe que agora está longe do que era.
    Já apanhei versões infectadas do utorrent, propositadamente, e por isso mudei para o qbittorrent. Ou usem outros igualmente leves, e sem problemas.

  5. Avatar de k
    k

    Good. Só peca pela tardia. Já à muito tempo que o uTorrent é desaconselhado por muitos motivos. Até aqui já apareceram notícias a desaconselhar. Há alternativas muitos melhores.

  6. Avatar de Pedro Fonseca
    Pedro Fonseca

    Para mim esse programa é vírus há muito tempo. Só anúncios. Aconselho o qBittorrent, sem anúncios e simples de usar.

  7. Avatar de João
    João

    so tenho uma coisa a dizer (que se resume a uma “gifzinha”/meme inocente, visto que o pplware não permite a utilização inline the imagens nos comments):

    https://media.tenor.com/images/9baef56e6faabc7a6cae3b0d474c6770/tenor.gif

    qbittorrent 🙂

  8. Avatar de Fernando
    Fernando

    Para quem gosta de Sistema Operátivo Open Source, isso não será problema.

    1. Avatar de hugo
      hugo

      Ah, vejo que também és um homem de cultura.

  9. Avatar de dajosova
    dajosova

    só tenho uma palavra: qBittorrent

  10. Avatar de Classic
    Classic

    So uso a versão 1.6, ou a mais recente, antes de a terem lixado: 2.2.1.
    O resto é lixo.
    Não gostei de qbitorrent.

    1. Avatar de Geraldo Lopes
      Geraldo Lopes

      Também não gostei do qbitorrent… continuo usando o meu velho e bom uTorrent 2.2.1 Build 25302, que é leve, rápido e sem porcarias instaladas.

      1. Avatar de Recommendes
        Recommendes

        ERRADO!

        o uTorrent nāo e de confiança! Usa o qBitTorrent que é open source e nāo tem anúncios e ainda por cima nāo tem malware nenhum!

    2. Avatar de Fak
      Fak

      Eu cá uso mais o deluge ou transmission. Simples e fazem o trabalho.

  11. Avatar de JMAbreu
    JMAbreu

    Pois é, a máquina das mentiras e os interesses das sombras das grandes marcas e da Microsoft x Windows Defender. Não se preocupem estes senhores que damos a volta ao “Defender”, porque quem manda no computador somos não e depois sabemos desativar o mesmo. Basta um bom antivírus para controlar as porcarias que estes senhores estão preocupados? …

    1. Avatar de Bob
      Bob

      Acho que não percebeu o motivo do programa estar no antivirus…. é só fazer uma pesquisa, e sabe-se o histórico de problemas, desde que ficaram mais interessados em ganhar dinheiro, do que manter o programa simples e leve.
      Basta lembrar que o utorrent já instalou programas para minar “bitcoins”….

    2. Avatar de Recommendes
      Recommendes

      Nem é questāo so Windows Defender…quem ainda nāo saboa o utorrent nunca foi de confiança!

      ERRADO!

      Usa o qBitTorrent que é open source e nāo tem anúncios e ainda por cima nāo tem malware nenhum!

  12. Avatar de Miguel Costa
    Miguel Costa

    Usem o utorrent 2.2.1 build 20302 e desactivem os updates. Se usam trackers validados e que não tenham adware, nunca terão problema.
    Agora se usam trackers que tem obrigações de publicidade e de usarem os vossos computadores para minar criptomoedas, pode usar uma das outras versões que existem.

    1. Avatar de Bob
      Bob

      Ainda me lembro de uma versão do utorrent instalar um adware que minava bitcoins! Foi um fiasco….

    2. Avatar de Filipe
      Filipe

      Se arranjares convite, pode-se utilizar outros tracker. Toda a gente fala muito, mas ninguém tem convites.

    3. Avatar de Recommendes
      Recommendes

      ERRADO!

      para de usar o uTorrent nāo é de confiança e nunca foi! Usa o qBitTorrent que é open source e nāo tem anúncios e ainda por cima nāo tem malware nenhum!

  13. Avatar de Raegar
    Raegar

    qBittorrent, Deluge, Tixati

    Tantas alternativas melhores que esse lixo cheio de adware que se chama μTorrent

  14. Avatar de William Neis
    William Neis

    Use Transmission…

  15. Avatar de Francisco
    Francisco

    uTorrent esta notícia não é nova já faz mais de ano que este programa está assinalado como não seguro

  16. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Já tinha acontecido no passado com outra versão e calhou-me quando tinha o avira como anti-virus, mas depois a equipa do utorrent actualizou o programa e até hoje nunca mais deu erro…

  17. Avatar de informado
    informado

    Só rir… aahahaha Windows vírus 😉 Eu uso o Transmission em Linux Fedora 🙂 Nunca vi vírus em Linux 🙂

  18. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    Usem o Transmission que é bem melhor