Última build do Windows 10 deixa ligar o Android ao seu PC

39 Comentários

A Microsoft decidiu que queria integrar o Windows 10 com o máximo de sistemas operativos possível e tem para já como foco principal o Android. Para além de toda a integração já feita com a Cortana, surge agora uma novidade que vai permitir que transfiram a navegação na Internet entre o Android e o vosso PC.

Windows 10

Esta novidade chegou com a última build Insider que a Microsoft lançou, há poucas horas, e permite que interliguem o Android e o Windows 10 de uma forma que até agora ainda não era possível. Passam a poder transferir os sites que estão a navegar no vosso Android para o Windows 10, com uma simples partilha.

Esta não é ainda a Timeline, que sabemos ir ficar fora do Fall Creator Update, mas é a continuação da integração do Windows 10 com o Android, que começou com a sincronização de notificações com o Windows 10 e avançou depois com a notificação das chamadas recebidas no Android.

Como ativar esta novidade do Windows 10

Para ativarem esta novidade devem ter a última build Insider instalada (Build 16251) e aceder às definições. Ai encontram a nova opção Phone, onde vão configurar o vosso smartphone para estar em sincronia com o Windows 10.

Definições Windows 10

No fim deste processo será enviado uma mensagem com um link para que descarreguem e instalem uma app no Android, para permitir a partilha e a sincronização.

A utilização do lado do Android

Do lado do vosso smartphone Android precisam de instalar essa app e de a configurar com a mesma conta que estão a usar no Windows 10. Dai em diante podem partilhar o site em que estão a navegar. Acedam à partilha e procurem a opção “Continue on PC”. Duas possibilidades vão ser dadas: “Continue now” or “Continue later”.

Windows 10 Android

Na primeira opção (“Continue now”) o link é aberto de imediato no browser do Windows 10. Na segunda opção (“Continue later”) esses links ficam disponíveis no Centro de Ações do Windows 10, para serem acedidos mais tarde.

Por agora esta novidade ainda só funciona com smartphones Android, mas a Microsoft espera ter, em breve, disponível também a versão para iPhone. Está assim aberta mais uma porta do Windows 10 para o mundo Android, que com uma simples partilha consegue transmitir o trabalho ou o lazer entre dispositivos.

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Whatever
    Whatever

    Seria interessante ter um Android e um PC com WIndows 10 na mesma LAN e poder enviar SMS pelo PC.

    1. Avatar de André
      André

      AirDroid, Pushbullet, Cortana, …
      Queres mais apps que façam isso?

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Nokia Suite

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Nem é preciso estar na mesma LAN… Basta ligar por bluetooth.
          Qualquer telefone do ano 2000 faz isso.

          1. Avatar de Mário
            Mário

            Por acaso interessava-me conhecer 1 aplicações pudessem trabalhar com bluetooth e win 10 para enviar sms. Alguma dica? Agradecido

    2. Avatar de Samuel Pires
      Samuel Pires

      mighty sms

      1. Avatar de Whatever
        Whatever

        Eu sei que existem apps que fazem isso.
        Estou a dizer que esta funcionalidade deveria ser integrada no sistema operativo.

        1. Avatar de Vítor M.

          Umas são, e muito bem, mas há outras que se deve dar oportunidade aos developers para ganhar a vida. Não achas?

          1. Avatar de André
            André

            Eu não acho, Vítor.

            Ainda há uns dias o Pedro Pinto disse nos comentários da notícia “Redes Wireless? O macOS tem tudo o que precisa” o seguinte:
            “Se o sistema tem ferramentas nativas…é preferível a ter que instalar apps de terceiros.”
            Estou de acordo com ele 🙂 É preferível ter tudo disponível de forma nativa do que ter que andar a instalar outras aplicações.

            Mas ainda bem que há opiniões distintas!

          2. Avatar de Vítor M.

            Eu disse e lê bem, “Umas são, e muito bem, mas há outras que se deve dar oportunidade aos developers para ganhar a vida. Não achas?” portanto o que o Pedro disse encaixa bem no que eu referi com umas sim. Portanto, está correcto o que eu disse. Não estou de acordo a Apple desenvolver um ERP quando os terceiros podem fazer com mais qualidade. A Apple desenvolver uma suite de segurança se os terceiros o podem fazer, a Apple desenvolver determinadas outras ferramentas se terceiros já têm com muito boa qualidade. O mesmo nas apps. Sempre que a Apple tapar o desenvolvimento de terceiros, só está a tornar o seu ecossistema mais pobre e lembra-te, a app store é das coisas mais ricas que a Apple tem em mãos. Todas as keynotes o CEO faz questão de dizer quantos milhões dão aos developers em ganhos 😉

            hajam muitas opiniões, o que é ótimo, mas não deturpes as coisas 😉

    3. Avatar de Rui Sousa
      Rui Sousa

      Há o AirDroid.

    4. Avatar de Carlos passos
      Carlos passos

      Compra esta tablet que tem android e windows ”teclast x98 air 3g” tens tudo

  2. Avatar de Samuel Pires
    Samuel Pires

    Assim é como os sitemas deveriam funcionar.

  3. Avatar de Nuno V
    Nuno V

    É que tal a Microsoft levar o Edge para Android e IOS???
    além de dar um impulso ao seu browser, estava tudo sincronizado.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      E a Google levar o seu Chrome para Windows 10 Mobile…

    2. Avatar de Goncalo Pinto
      Goncalo Pinto

      Isso iria chatear muita gente anti MS.
      Mas fora de brincadeiras, a MS esta cada vez mais a apostar nisso, na interligacao de plataformas, coisa que mais nenhuma plataforma fazia, mas agora o Android tambem ja da um cheirinho, mas a Apple continua a mesma ovelha negra, quer continuar com a retrograda ideia de monopolismo tecnologico e com isso impoem barreiras que cada vez menos se justificam, afinal de contas vivemos numa era tecnologica em que a comunicacao e interaccao sao cada vez mais importantes.

    3. Avatar de Popopo
      Popopo

      Por muito bom que fosse só ia ter avaliações negativas por ser visto como um Internet Explorer pela maioria

    4. Avatar de Nope.avi
      Nope.avi

      e que tal a google meter o youtube no windows mobile? á pois a ms fez um yt melhor e a google decidiu tirar

  4. Avatar de A.Costa
    A.Costa

    Qual a forma de tendo o Android ligado ao PC (via bluetooth por exemplo) e tendo uns auriculares ligados ao PC (som e micro) poder realizar chamadas pelo o telemóvel mas ouvir e falar com os auriculares que estão ligados ao PC? Alguém sabe uma solução.

    1. Avatar de Pedro S.
      Pedro S.

      Myphoneexplorer… 🙂

  5. Avatar de eachtime
    eachtime

    Será que isto suga a bateria toda do telemóvel estar em permanente ligação com o PC?

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Mais ao contrário… não ?

  6. Avatar de Rui Alexandre Cunha Campião
    Rui Alexandre Cunha Campião

    O Edge é tenebroso…. Nenhum add-on do mundo o vai tornar apetecível.

    1. Avatar de Fernando Mauricio
      Fernando Mauricio

      De Acordo. Mas o Google desde a versão 61 normal perde as extensões, o que não acontece nas versões beta. Alguém me dá uma dica, por favor!

  7. Avatar de diogomm
    diogomm

    muito muito bom. a Microsoft esta num bom caminho. este windows10 está qualquer como muito bom 😉
    agora é esperar que saia para o resto da malta, mas mal posso esperar para ver o que vai sair daí.

  8. Avatar de irlm
    irlm

    ainda não faz o inverso, partilhar para o telemóvel.

  9. Avatar de GM
    GM

    Eu faria outra reflexão. Porquê querer o Droid no W10, se pode ter o W10m? Aí já tem completa compatibilidade….

  10. Avatar de Carlos Silva
    Carlos Silva

    Já é possível há muito ter no PC os sites que navegamos en smartphones Android e vice versa, basta usar o navegador Chrome, mesmo sem ligar cabos…
    Mais, com o Chrome podemos consultar num dispositivo que páginas temos atualmente abertas e abrir noutro dispositivo.
    Porquê complicar?

  11. Avatar de DavidS
    DavidS

    Se é para partilhar só navegação na internet eu uso o firefox em ambos (Pc W10 e Smartfone Android) , inclusive na conta do firefox guarda os varios dispositivos e sincronizar separadores…… De qualquer forma acho positivo a MS dotar o W10 de todas essa funcionalidades

  12. Avatar de S
    S

    Olá malta, preciso de uma ajuda. Instalei esta última build, e pede para reiniciar mas ao reiniciar não atualiza, pede sempre para reiniciar. Fica sempre na build anterior.
    O que fazer? Como atualizar de novo?

  13. Avatar de Carlos Silva
    Carlos Silva

    Windows 10 em smartphones já era.
    Há já alguns meses que a Microsoft Portugal entrega a colaboradores smartphones Samsung com Android em vez de Windows, tudo porque a aposta dos developers e do mercado não deu frutos.
    Falta de compatibilidade com os últimos MS Exchange, falta de aplicações, etc…
    Informação que recebi de dentro da Microsoft.

    1. Avatar de GM
      GM

      Estou em crer que quando o meu novo 950XL morrer vou migrar para o novo NOKIA 3310. Nem Droid, e muito menos iOS.

    2. Avatar de GM
      GM

      A MS deveria era ter vergonha de abandonar o seu próprio produto, em favorecimento da concorrência. Se não podes com o inimigo, junta-te a ele, deve ser o lema. Uma coisa é haver compatibilidade entre plataformas e softwares, outra é investir esforços para que funcione melhor na casa do adversário em detrimento da nossa. Enfim. Como disse anteriormente, quando o 950XL morrer, vou para o 3310, ou similar. Já tive anteriormente outro abandono. SIEMENS. Acabaram-se os TM SIEMENS, na era em que NOKIA era rainha. Pois não mudei para NOKIA, comprei SAMSUNG SGH i780, à época com WM6pro. Era razoável, fundamentalmente como telefone, pois como smartphone era fraco, nomeadamente no acesso à internet. Já tive Droid, versão muito pré-histórica, e não deixou saudades. Em casa, esposa e filho têm Android 6.0 comprados e escolhidos por mim, e não me puxam mesmo. Acho uma desorganização do SO. Pode ser só opinião minha, mas é a que é.

      1. Avatar de Carlos Silva
        Carlos Silva

        Não há inimigos, essa é uma visão auto-destrutiva, a Google precisa da Microsoft e vice versa.
        A Microsoft há muito que cria produtos atrás de produtos sem coerência, o Dep. A não conhece o Dep. B e as estratégias não estão ligadas, exemplo disso é o facto de existirem 2 apps da MS para RD na store, ambas muito parecidas.
        O pior na Microsoft é o recorrente abandono de produtos e tecnologias, deixando meio mundo cheio de problemas e sem alternativas, além do caos absurdo que é o Windows update.
        Android continua a oferecer sem dúvida a melhor experiência, não admira que o mercado continue a crescer, o produto é totalmente coerente com a estratégia Google e as compatibilidades são garantidas.
        Quem não teve um Nexus, um Pixel ou mesmo um Moto nunca saberá o que é a real experiência Android e é natural que tenha desilusões.

        1. Avatar de GM
          GM

          Respeito a opinião. O Android, para mim, é equivalente aos motores PSA, nomeadamente o 1.6HDI. Serve a PEUGEOT, CITROEN, FORD, VOLVO, MAZDA, MINI e outras que agora não me ocorrem. Indo à marca VOLVO. É um PEUGEOT disfarçado de VOLVO, ou um VOLVO com coração (fraco na minha opinião) PEUGEOT? Não ligam muito bem, pelo que me parece. O mesmo se passa com os ANDROID’s. Compreende-se a economia de escala, mas até certo ponto. E quanto aos inimigos, ou adversários, haver, há, mas nas multi-nacionais o que conta são os accionistas, o resto que se ****.

          1. Avatar de Carlos Silva
            Carlos Silva

            Pouco construtivo, tem uma mágoa profunda que o leva ao preconceito.
            Faz bem em comprar um 3310, será seguramente mais feliz.
            Seguindo a mesma visão, a Asus, a Toshiba e todos os outros fabricantes de computadores não deveriam fornecer computadores com Windows porque não ligam muito bem.
            Android assenta num conceito de marketing invertido em que o utilizador é o produto e o smartphone é apenas o canal, o meio, um conceito que tem sido astronomicamente útil à sociedade comercial e tecnológica, graças a isso temos GMaps, GMail, Youtube, backup online, aplicações “office”, Google (motor de busca), carros autónomos mais seguros (p.ex. Tesla) e livres dos vícios de maus condutores, um desenvolvimento tecnológico difícil de acompanhar e muito mais, tudo por um custo baixíssimo para o utilizador.

  14. Avatar de Márcio
    Márcio

    Essa função já está presente na versão de outubro. Acho que bastou instalar uma app da loja Windows e outra no android e já está.
    Dá para enviar sms e ver contatos.

  15. Avatar de rui
    rui

    Acabei de experimentar e desinstalei logo.
    Uma porcaria à moda da Micro$oft. A garganeirice de tomar conta de um objecto pessoal como é o telemóvel em nada fica a dever à Google. A diferença é que o Android está centrado na Google. Não tenho necessidade que terceiros saibam dos meus contactos, sms o que andei a fazer ou não. Para isso já tenho (a contragosto) a Google.
    A integração simples que o windows 7 tinha perdeu-se. Eu só queria passar as fotos para o PC directamente.
    Em vez disso vejo-me a instalar uma aplicação que tenta tomar conta da forma como lanço os programas, lança uma rave party de informação completamente desnecessária e futil, e com a forma mais complicada jamais vista de passar ficheiros para um PC.
    UM FRACASSO TOTAL – muita parra, pouca uva

  16. Avatar de Andre Antunes
    Andre Antunes

    era interessante sim poder fazer chamadas de um equipamento android atravez do windows 10.
    alguma sugestão?