Atenção, o suporte ao Windows Vista termina dentro de 1 mês

43 Comentários

A Microsoft tem um longo historial de versões do Windows. Ao longo dos anos foi lançando novas e melhoradas versões, cada vez mais aprimoradas e com novas funcionalidades.

Se algumas delas são marcos de sucesso da empresa, outras não deixaram saudades. O Windows Vista cai nesta segunda categoria e tem, dentro de um mês, o seu fim anunciado, com o terminar do suporte.

Windows Vista

É já no próximo dia 11 de Abril que a Microsoft dará por terminada a tarefa de manter o Windows Vista. Desse dia em diante, como aconteceu com o Windows XP, esta versão do Windows deixará de ter acesso a novas atualizações e perderá o suporte.

O Windows Vista foi lançado em 2007, esta nova versão do Windows pretendia ser algo completamente nova, tendo como missão ser melhor que o sempre aclamado Windows XP. A verdade é que o Windows Vista nunca vingou e muitos utilizadores ainda hoje têm queixas sobre esta versão.

10 anos depois de ter sido lançado no mercado, o Vista vai ser terminado de forma definitiva, dando lugar a outras versões mais recentes e que têm muito mais para oferecer.

Windows Vista

Este suporte que agora termina vem dar continuidade ao fim da venda do Vista, que aconteceu em 2012. Desde essa altura que apenas são lançadas atualizações de segurança e pequenas correções que vão sendo necessárias.

A Microsoft recomenda a todos os que ainda usam este sistema operativo que atualizem as suas máquinas o mais rapidamente possível, como aconteceu com o fim do Windows XP.

É pouco provável que a utilização do Windows Vista diminua no imediato. As estatísticas apontam para que tenha menos de 1% de mercado, bem longo do Widows XP que ainda consegue ter quase 9%. Esta nunca foi uma versão que tivesse agradado aos utilizadores e o seu fim é, para muitos, algo há muito esperado.

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de urms
    urms

    o pesadelo desse windows ainda não acabou o suporte?? sério mesmo?

  2. Avatar de azazel
    azazel

    No One Cares ;-D

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    O w10 é de longe superior usem no e quem n gosta tem ubuntu ou macOS o melhor.

  4. Avatar de Spoiler
    Spoiler

    Na minha opinião, nunca chegou a existir.O OS ao nascer já era um doente crônico em fase terminal.

  5. Avatar de Miguel Sousa
    Miguel Sousa

    Windows XP, Windows 7, Win98SE.
    São, de muito longe, os 3 melhores sistemas da Microsoft.
    O resto preenche os vazios.

    1. Avatar de xico
      xico

      epah.. alguém que pensa o mesmo que eu..

    2. Avatar de André
      André

      Não são. Foram. Cada um na sua época.
      Agora é a vez do Windows 10.

    3. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      E depois veio o 10 e bateu esses todos

    4. Avatar de DB
      DB

      Windows XP???? W98????? Parou no tempo. Entretanto o resto dos técnicos evoluíram tecnicamente e utilizam W10 e Server 2016 o melhor que existe atualmente.

      1. Avatar de Gonçalo Mota
        Gonçalo Mota

        nao consegues entender que esses foram o melhor no tempo dele como é obvio hj em dia o W98 é mau mas na altura dele era optimo agr queres compara o 98 com o 10 epa realmente à pessoas que lhe param o cerebro

    5. Avatar de kekes
      kekes

      O XP era um caos. Só ficou bom apartir do SP2 e mesmo assim… A nostalgia é bonita, mas recordo que nesse tempo muita gente usava o 98 porque o XP era “mau”. Agora passa-se o mesmo com o 10. Ciclos da vida.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Normal. No entanto o XP com SP3 era muito bom. Tanto o vista como o ME nunca lhe fizeram jus, com ou sem actualizações.

    6. Avatar de bola
      bola

      Quase certo, o Windows 2000 foi excelente e bem melhor que o XP devido às estabilidade dos sistemas baseados em NT. 🙂

    7. Avatar de falcaobranco
      falcaobranco

      Tirando o windows 10…já usei todos os windows, até mesmo o 95 e digo o mesmo…então o 98SE era brutal!!

  6. Avatar de Str
    Str

    W Vista, dos maiores falhanços da microsoft

    1. Avatar de José Fonte
      José Fonte

      Esse e o Windows ME

      1. Avatar de Str
        Str

        O ME não cheguei a usar, mas o vista é caso para dizer pqp, tira qualquer um do serio, quase nada corre bem, pesadíssimo em tudo, nada fluido, uma bosta. Por vezes encontro um ou outro Vista por ai e logo penso coitado, fico com pena do utilizador eheheheheh

        1. Avatar de kekes
          kekes

          O 7 é basicamente o Vista, com outra cara, e noutro tempo que o hardware era melhor. O XP era uma miseria em termos de malware, quando passei para o Vista, como tinha uma boa maquina corria muito bem e realmente a diferença nao foi assim tanta para o 7.

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Não concordo com nada do que disseste.
            Mas lá está, há casos e casos. A minha experiência ao longo do tempo foi completamente diferente da tua 😛

          2. Avatar de Gonçalo Mota
            Gonçalo Mota

            olha que estas errado o 7 nao é o vista com o outra cara o vista foi um passo para 7 mas o 7 é muito mais potente muito melhor muito mais estavel basicamente tem todos os problemas do vista resolvidos nao tem apenas outra “cara” a tua experiencia pode ter sido diferente mas o vista sempre foi pessimo nunca foi minimamente estavel ja o XP podes ter tido um problema com o teu ou estavas a usar o SP1 porque o XP estava muito a frente do vista

          3. Avatar de Rui
            Rui

            Eu usei o Vista X64 e não tenho nada a apontar, era estável. Windows 7 X 64 também não tenho nada a apontar, windows 8 e 8.1 X 64 confesso que foi difícil adaptar, mas esquecendo o modo tablet que não uso, era muito bom e agora o 10 X 64. Não tenho razões de queixa nos SO da Microsoft x64.

          4. Avatar de Carlos Novais
            Carlos Novais

            Concordo com kekes, para o vista funcionar bem é preciso ter um pc em condições…. Se for um Pentium 4 com 1Gb a rodar o vista, claro que não se meche!!! 😀 Atualmente prefiro o Vista ao 7, o 7 anda a consumir-me muita ram… Com o vista um Core 2 Duo com 3Gb Ram roda espetáculo!

          5. Avatar de David Piçarra
            David Piçarra

            +1

  7. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Há por aí ainda muita máquina com o Vista, especialmente devido ao programa E-Escolas.

  8. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    E ainda falam das “famosas” Ubuntu LTS com 5 anos…
    Um SO que pouco vingou, odiado desde o inicio e com um suporte de 10 anos!!!

  9. Avatar de Blue Screen of Death
    Blue Screen of Death

    Windows ME, Windows Vista, Windows 10 – cada um à sua maneira = LIXO!!!!

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Nunca instalei nenhum no meu computador pessoal, apenas o 10 e até pode ser melhor como dizem, no entanto no meu computador dá-me uma pior performance.

  10. Avatar de Windows_Boy
    Windows_Boy

    Mais rápido e estável que o Windows 10. Para quê piorar as coisas?

  11. Avatar de Joel Souza
    Joel Souza

    Trabalho em uma unidade Nestlé aqui no Brasil. A maioria dos computadores ainda está o Vista instalado. Alguns ja possui o W10.

  12. Avatar de Carlos
    Carlos

    Eu adorava a interface Aero do Vista e do 7. O Vista nunca me deu muitos problemas…
    Considero a interface do Windows 10 feia…

  13. Avatar de Henrique Costa
    Henrique Costa

    o vista era lento e tinha muitas incompatibilidades de longe o melhor dos windows, o windows 8 também deixa muito a desejar

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      A mim nem o Windows Vista nem o Windows 8/8.1 me deram problemas… O que pecava no Windows 8/8.1 era a só a falta do menu Iniciar, mais nada…

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      O Windows Vista só funcionava rápido com no mínimo 2GB de memória RAM. Na altura quase todos os PC’s apenas tinham 1GB de RAM, logo era normal que o Windows Vista ficasse lento.
      No meu Desktop, a interface do Windows Vista era mais rápida que a do Windows 7. Quando mexia o rato para abrir alguma aplicação, eu notava que no 7 era mais lento algumas vezes que no Vista.

  14. Avatar de Homo Erectíssimo
    Homo Erectíssimo

    Olhem,por acaso eu gostava bem do Windows Vista.Foi uma mudança total de grafismo no panorama dos sistema operativos anteriores e extremamente bem conseguido(para a época).Nunca tive um problema com ele,ao invés do anterior,o Windows XP.Depois o Windows 7 foi uma outra mudança muito boa rumo ao Windows 8,e ao Windows 8.1. Por fim,surgiu o melhor sistema operativo de todos—o WINDOWS 10 !! FTW WINDOWS 10,mainada !! 🙂

    1. Avatar de Blue Screen of Death
      Blue Screen of Death

      Windows ME, Windows Vista, Windows 10 – todos eles são LIXO!!!!

      Muitos utilizadores/consumidores não são parvos e “não engolem alegremente tudo o que lhes colocam no prato”!

      A Microsoft já desenvolveu excelentes SOs no passado e provavelmente isso acontecerá no futuro, mas infelizmente, o Windows 10 – tal como o ME e o Vista – não é um deles.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Já alguma vez utilizou o windows 10? Já utilizo à quase 2 anos e não vejo porque motivo os anteriores eram melhores!!!!!

        1. Avatar de Blue Screen of Death
          Blue Screen of Death

          Evidentemente que sim! De outra forma como o poderia avaliar?

          De início, quase tudo parece bem com o Windows 10.

          Mas depois, quando um utilizador exigente, experiente e com um desktop de elevado desempenho, começa a avaliar os pequenos problemas que vão surgindo – um após o outro – e se vão acumulando, tudo muda.

          Na mente desse utilizador, a comparação com versões anteriores do Windows (W7 ou W8.1) torna-se inevitável e passa a estar omnipresente à medida que mais e mais contrariedades surgem.

          Muito do que antes era simples e/ou não problemático, deixa de o ser.

          Muito do que antes funcionava a 100%, deixa de funcionar ou passa a funcionar de forma “côxa”.

          O DirectX 12 é uma piada de mau gosto. Não acrescenta nada visualmente que o DirectX 11 já não ofereça e com muito melhor desempenho. Enfim, uma infinidade de detalhes, alguns mais do que conhecidos, debatidos e impossíveis de enumerar todos aqui, mas que juntos fazem toda a diferença. E, como se sabe, o “Diabo está nos detalhes”.

          E finalmente dá-se o regresso ao Windows 7 Ultimate x64! Ufff… que alívio…

          Por isso digo: o Windows 10 é um FRANKENSTEIN INACABADO! Boa sorte…

  15. Avatar de Rui
    Rui

    Acho que não sabem escolher os SO, desde o vista que só uso x64 e não tenho problema algum. Dava muito mais chatices o XP que dizem que foi o melhor de sempre, do que agora! Se só usarem SO de 64 bits, os problemas desaparecem!

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Oi? O facto de ser 64bits resolve problemas? EHEHEh

  16. Avatar de Bruh
    Bruh

    O meu portátil do e-escolas na altura veio com o vista, isto há 9 anos atrás. Foi logo substituído pelo windows xp e, quando acabou o suporte ao xp, pelo windows 7.

    1. Avatar de Leonardo
      Leonardo

      Qual o teu actual?