Satya Nadella admite o impensável! Google ganha mais com o Windows do que a Microsoft

8 Comentários

Satya Nadella, CEO da Microsoft, revelou numa entrevista algo quase impensável. Disse que a Google ganha mais com o Windows do que a própria empresa e, claro, explicou as razões. Apesar do domínio no mercado dos sistemas operativos, a Microsoft vai tentar recuperar terreno a todo o custo e tem a arma definitiva nas suas mãos.

Google Microsoft Windows Satya Nadella

O mundo da tecnologia está atónito desde que Satya Nadella, o CEO da Microsoft, lançou uma bomba. A Google tira mais partido do Windows do que a própria Microsoft. Satya Nadella deixou escapar uma ideia impensável numa entrevista para o podcast Bg2 Pod. “A Google ganha mais dinheiro com o Windows do que toda a Microsoft”, disse o CEO da gigante do software.

O Windows, embora ainda seja o rei dos sistemas operativos para PC, com mais de 70% do mercado, já não é o que era para a Microsoft. A empresa está agora totalmente focada na inteligência artificial e na cloud e parece que este sistema foi relegado para o segundo ou terceiro lugar em termos de relevância.

Isto é algo que, entretanto, a Google tem conseguido tirar partido. Com o Google Chrome a dominar o mercado e a ser o motor de pesquisa preferido na maioria dos computadores Windows, cada utilização traduz-se em receitas publicitárias para o gigante.

Google Microsoft Windows Satya Nadella

Satya Nadella, por sua vez, reconhece que não têm tido muito sucesso no mercado dos browsers, algo que acontece há já algum tempo. O Edge, o sucessor do Internet Explorer, não conseguiu ofuscar o Chrome. E o Windows, apesar de ser a plataforma da Microsoft, é um sistema “aberto” onde qualquer pessoa pode oferecer os seus produtos.

Claro que, mais vale tarde do que nunca e, tendo em conta que a Microsoft reconhece que existe um grande problema, nem tudo está perdido e mais uma vez, vai desempenhar um papel importante. Com o seu assistente Copilot, a empresa espera recuperar parte do terreno perdido. Admite que a perda foi tão grande que agora podem tentar novamente.

Claro que a Google aproveitou a oportunidade. Com tudo isto, não há dúvida que o Windows continua a ser vital para a Microsoft. Por outro lado, o seu modelo de negócio aberto permite que concorrentes como a Google fiquem com uma boa parte das receitas. A grande questão é se a Microsoft vai conseguir alterar esta situação.

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé

    A verdade é que o Edge é absolutamente horrendo.
    Eu nem chrome nem edge, nem google uso, mas da prática é difícil escapar. Na empresa sou obrigado a ter chrome, firefox e edge porque há sempre alguma plataforma que só funciona com um deles 🙁

    1. Avatar de G
      G

      O Edge é horrendo porque?

  2. Avatar de Mais um velho
    Mais um velho

    Há mais de uma década e meia que a Microsoft está a focar o modelo de negócio em serviços em vez do S.O…
    Não há grande novidade aqui.
    Aliás, eles sabem disso desde o Windows 8 quando tentaram enfiar um ambiente tablet pela goela a baixo de toda gente. Das maiores lições que o mercado alguma vez deu a empresa…

  3. Avatar de arj
    arj

    A Microsoft vai comprar o chrome, está visto!!!

    1. Avatar de 36.71Hz
      36.71Hz

      Ou irá a alphabet comprar a microsoft?

      1. Avatar de Moina
        Moina

        Isso queria o Larry …

    2. Avatar de Zero.kill@gmail.com
      Zero.kill@gmail.com

      Edge actualmente é o sistema mais compatível e mais estável, consome menos recursos e eu que sou um utilizador de Linux em desktop a diferença de quase 2gb de consumo menos de memória faz muita diferença. Mas não não é só a Microsoft que trabalha com subscrição mas sim todos os fabricantes inclusive até para o ferro já temos modelos de subscrição o cliente paga X por mês e tem o hardware disponível nas suas instalações e se necessitar de mais só paga a diferença. É o mundo de hoje só quem anda a dormir não entende que comprar é perder dinheiro. Até nas casas uma pessoa compra uma casa por 100mil vende 10 anos depois por 150 mil mas na realidade não ganhou 50 mil pois pagou todos os anos impostos teve despesas de manutenção pagou juros do crédito no final fazendo contas em média perdeu 10 a 20 mil euros.

      Sim a Microsoft não produz só Windows ou offices a Microsoft simplesmente cresceu a um nível que a maior parte das pessoas desconhece.

      1. Avatar de virtuacool
        virtuacool

        Belíssima resposta!