Router Thomson – Filtragem de sites da Web (Parte I)

34 Comentários

Nos últimos tempos temos partilhado alguns artigos que ensinam a tirar o melhor partido do router Thomson (que faz parte de alguns serviços disponibilizados por alguns ISP portugueses). No seguimento do nosso artigo que ensinava a criar várias redes wireless no router Thomson (ver aqui), um leitor pediu-nos um artigo que ensinasse a configurar a funcionalidade de filtragem de sites da Web.

thomson_00

Com o Thomson Gateway, é possível bloquear o acesso a sites Web com base num conjunto de parâmetros:

  • Filtragem com base em endereço
    • Com a filtragem com base em endereço, é possível bloquear sites Web com base no endereço (por exemplo, www.porn.com).
  • Filtragem com base em conteúdo
    • Possível bloquear sites da Web de acordo com a categoria de
      conteúdo (por exemplo, pornografia)
  • Combinação dos dois filtros anteriores
    • A filtragem com base em endereço tem prioridade sobre a filtragem com base em conteúdo. Isso significa que, ao bloquear uma categoria específica)
Como configurar a filtragem com base no endereço?

Para acederem à página de administração do router devem, a partir de um PC ligado a rede Meo, abrir um browser e colocar o endereço IP: 192.168.1.254 (por norma). Ser-vos-á solicitadas as credenciais de acesso que são as seguintes:

Utilizador: Administrator

Password: 3!play

Em seguida devem ir ao menu Ferramentas e escolher a opção Controlo de restrições para menores.

thomson_01

Nota: Verifique se tem activa a licença de filtragem web carregando na opção que aparece no fundo da página web. Deverá escolher a opção “Avaliação de 30 dias se quiser avaliar esse recurso primeiro”. (Tenho de ligar para a Meo para saber como obter uma licença…alguém sabe?

Depois de activa a licença,carregamos em Configurar

thomson_02_2

Em seguida verifiquem se têm a opção “Filtragem com base em endereços” activa. Para finalizar, basta indicar quais os sites que querem bloquear. No seguinte exemplo, é bloqueado o site youporn (Poderiam também redireccionar para outra página…sempre é mais simpático que receber a informação que o site está bloqueado).

thomson_03

Vamos a um teste, abram o browser e coloquem o endereço bloqueado. Devem receber a seguinte informação.

thomson_04

Nota Importante: Em algumas configurações, verifiquei que ao activar o filtro com base em endereços era também activo o filtro com base em conteúdo, o que me impossibilitava de aceder a outros sites. Confirmem se a vossa configurações fica como mostra a figura seguinte.

thomson_05

Espera que este pequeno tutorial vos seja útil, especialmente para quem tem filhos e lhes quer dar alguma liberdade no acesso à Internet. Num próximo tutorial vamos abordar a filtragem com base em conteúdo.

Partilhar:
Tags:

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Toni Antonio
    Toni Antonio

    Site muito util!!! hehehehehe

  2. Avatar de maneu
    maneu

    Bom artigo, já eprimentei várias vezes aqui em casa, até agora tive problemas. Sempre que bloqueio sites ou mesmo palavras deixo de ter acesso à Internet. Tanto às páginas bloqueadas quanto a qualquer outra página. Alguém teve o mesmo problema?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, também me aconteceu isso no início. Tal acontece porque ele activa também a filtragem por conteúdo. Confirma se depois de activares a funcionalidades, apenas fica filtragem por endereço.

      1. Avatar de Maneu
  3. Avatar de joao L
    joao L

    se usar um proxy, o efeito anula-se

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, mas nem todos sabem usar proxys :). Alem disso podem sempre complementar com uma conta limitada

    2. Avatar de Maneu
      Maneu

      Bloqueia proxys 🙂

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        se usar proXPN muito dificil te apanham e andas sempre a vontade !

  4. Avatar de Valente
    Valente

    Avaliação por 30 dias, depois licença paga??? Isto nem lembra o diabo, como se costuma dizer. Eu tenho feito bloqueios e filtragens em routers SMC, Asus, etc sem necessidade de licenças numa coisa destas.
    Uma exploração como outra qualquer!!!!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, não sei como funciona a questão das licenças. Vou ver se mando e-mail a Sapo

    2. Avatar de Nuno J
      Nuno J

      A licença só é paga para filtragem por conteúdo, a filtragem de endereços funciona sempre.

      1. Avatar de Isaac bilreireo
        Isaac bilreireo

        Como???

        1. Avatar de Nuno J.
          Nuno J.

          Desculpa, estás a referir-te a quê?

  5. Avatar de Nuno J
    Nuno J

    Já tive isso a funcionar, como referi num dos vários artigos do thomson, e isso tornou-me a internet muito lenta.

    A solução foi optar por configurar o DNS com os servidores OpenDNS e assim passar a bloquear sites por categoria e por endereço na Dashboard da OpenDNS.

    Como tenho o DNS dinâmico personalizado para o DNS-o-matic, funciona impecável para a utilização do OpenDNS e para serviços como o No-IP.

    Recomendo esta solução a quem notar que a net ficou mais lenta depois de activar esta opção no router.

    1. Avatar de IR
      IR

      nuno e para qd o tutorial disso?

      1. Avatar de Nuno J.
        Nuno J.

        Deixo aqui os tutorias que segui.

        Configurar OpenDNS no Thomson: http://forums.opendns.com/comments.php?DiscussionID=2733

        Configurar DNS-o-matic no Thomson: http://forums.opendns.com/comments.php?DiscussionID=5437

        É preciso aceder com privilégios de Super utilizador ou Root.
        Username: microuser
        Password: !C0nf16,M30

        Só respondi agora porque não recebo notificações como antigamente.

        1. Avatar de Redin
          Redin

          Sim, é verdade… Faz muita falta as notificações e eu acho que o pplw deveria voltar asap a colocá-las em funcionamento.
          Quanto aos privilégios, aí é que a “porca torce o rabo”.
          O meu operador é a Vodafone e não tenho essas permissões.
          De qualquer maneira muito obrigado.

          1. Avatar de Nuno J.
            Nuno J.

            Sim, recordo-me desse teu problema de outro tópico semelhante a este… Sobre vodafone também não encontro nada…

  6. Avatar de Paraoh
    Paraoh

    No meu router TG585 V7, a filtragem por endereço torna o acesso à internet SUPER lenta! Andei semanas a pensar que era do ISP…
    Optei por bloquear através da firewall em que não notei queda de performance.

  7. Avatar de Redin
    Redin

    O bloqueio com filtragem por conteúdos não funciona bem. Já tive isso aqui implementado e o ultimo item desses tipos de conteúdos fica sempre activado por defeito colocando alguns conteúdos aceitáveis em inacessíveis.
    Contactei o fabricante e eles assumiram ser um erro de programação que nunca teve (nem vai ter) continuação de melhoramento.
    O Nunoj tocou num assunto alternativo que nunca experimentei por falta de conhecimentos da forma de actuar. Se for possível gostaria que o Nunoj pudesse indicar passo a passo a forma de o poder fazer.
    Obrigado

    1. Avatar de M.Manuelito
      M.Manuelito

      Também fiquei interessado na alternativa que o Nunoj escrever. Se não estou em erro, está explicado no video que está no lado direito da seguinte página:
      https://store.opendns.com/start/

      1. Avatar de Nuno J.
        Nuno J.

        Deixei no post acima os links

  8. Avatar de João Felizardo
    João Felizardo

    EStou a achar bastante interessante todas as materias relativas a este router, mas precisava tambem de algumas destas opções para um router draytec modelo Vigor2820. Será que se arranjam?

    Por exemplo neste draytec precisava de restringir uma gama de ips ou ip a uns determinados sites/ou ate mesmo acesso à internet!

    Será que se arranja essa informação?

  9. Avatar de Vítor
    Vítor

    alguém me sabe dizer como posso bloquear o gmail e o hotmail neste router? obrigado

  10. Avatar de Deus
    Deus

    A menos que seja em empresas não vejo utilidade nisso. Nos devemos educar os nossos filhos e não proibir certas coisas.
    No nosso tempo não havia internet e o porno havia na mesma, não penso que isso tenha tornado ninguém numa pessoa pior.

    1. Avatar de Nuno J.
      Nuno J.

      Se usares o OpenDNS é também útil para bloquear sites reportados como phishing, malware e virus.

    2. Avatar de Redin
      Redin

      Darte-ia toda a razão se a razao directa da facilidade com que se consegue aceder a essa informação, fosse a mesma que nós no nosso tempo tinhamos para o conseguir.
      A dificulade em aceder ao dito cujo nessa altura está na razão inversa da facilidade em que eles hoje conseguem obter.
      Um bloqueio nao faz mal nenhum. Eles em devido tempo lá terão a oportunidade de o conseguir obter. Até porque dá mais gozo sermos nos a descobrir do que termos a papinha toda feita.
      Com isto estou a querer dizer que muito provavelmente estaremos a contribuir com o maior erro no que respeita a disciplina. O facilitismo.
      —-
      Eh pah. Hoje estou inspirado, ehehhehe.

  11. Avatar de Marco
    Marco

    Não vale a pena. A licença é de 30 dias e o pior é que como muita gente já aqui disse, a internet fica lenta e bloqueia outros sites, conteudo java etc etc

    Como solução muito fácil e eficaz aconselho o http://www.opendns.com

  12. Avatar de Daniel
    Daniel

    se usar proXPN passas esse bloqueio a vontade

  13. Avatar de jose
    jose

    como faço isso no TG585 v7.

    é urgente obrigado!

  14. Avatar de GreenTuxer

    Renascendo este tópico:

    Com o user sumeo, tenho autorização para listar dns, mas não para adicionar, nem com dns route add nem com o menu… Alguém sabe a password do user microuser? Não acho essa por nada, já testei as que foram aqui ditas.

    Obrigado

    1. Avatar de Vitorio
      Vitorio

      A password do user microuser é !C0nf16,M30

      1. Avatar de Joker
        Joker

        Sim, a password do microuser é !C0nf16,M30.
        Acabei de experimentar e funciona.

  15. Avatar de Labrador_de_grelo
    Labrador_de_grelo

    Mais facil editar o ficheiro Hosts e adicionar os sites que nao se podem abrir não 😀