Redes – Sabe o que é um bastidor de rede?

39 Comentários

Os artigos sobre redes informáticas têm por norma muita participação por parte dos nossos leitores. Pessoalmente, uma vez que trabalho na área das redes, é para mim sempre um prazer partilhar e aprender com vocês sobre este “mundo” fantástico. Para quem pretender ler todos os artigos que já escrevemos sobre redes, basta aceder aqui.

Hoje deixamos de lado a análise de equipamentos activos da rede (ex, switch, hub, router) e vamos tentar explicar o que é e para que serve um bastidor (também designado de distribuidor ou armário repetidores).


Um bastidor de rede é um armário que alberga por norma todo o material associado à rede local do edifício e ainda o equipamento destinado às comunicações com o exterior.

Existem bastidores de chão e de parede.

bastidor_01

De uma forma geral, os bastidores são construídos em chapa de alumínio ou aço, com pintura ou tratamento anti-corrosivo e de montagem rack com 19” de largura (483 mm).

Podem dispor ou não de uma porta frontal e painéis laterais. A dimensão em termos de altura varia das necessidades, sendo que a altura é normalmente especificada em unidades rack (unidade U, correspondendo cada unidade a 44,55 mm).

u

Os bastidores permitem a instalação de painéis de distribuição de cablagem de cobre e fibra,  guias de patching (passa cabos), painéis passivos com conectores ISO 8877 (vulgo RJ45) fêmea destinados à ligação de cabos UTP, kits de ventilação, régua de tomadas monofásicas, do tipo Schucko de montagem em rack e com disjuntor de protecção,UPS, etc.

Num próximo artigo abordaremos cada uma destes acessórios para bastidores. Mais informação, aconselhamos a darem uma vista de olhos no seguinte livro (ver aqui).

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Silva
    Silva

    podiam ter falado nas vantagens / desvantagens dos bastidores quanto ao cooling….
    de resto, está bastante informativo.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, é uma ideia. No entanto é sempre uma questão que muda de cenário para cenário. Pode ser resolvido por um simples kit de ventilação (se o bastidor for pequeno), AC, sistemas de refrigeração a água…e por aí fora 🙂

      1. Avatar de Manuel Miranda
        Manuel Miranda

        Existem várias opções…dependendo do grau de fiabilidade e do controlo das condições ambientes que pretendes:
        – Splits (semelhantes aos ar condicionados normais – pequenos bastidores)
        – vantagem – fácil instalação
        – desvantagem – fiabilidade/rigor no controlo de temperatura/controlo de poeiras deficiente
        – Close Control (semelhante aos ar condionados normais mas para potências superiores – 15kW ou superior)
        – vantagem – tamanho reduzido
        – desvantagem – consumo energético/normalmente necessita de um piso técnico/controlo de poeiras deficiente
        – Unidades de Tratamento de Ar
        – vantagem – possibilidade de free cooling/possibilidade de desumidificação e humidificação/controlo de poeiras
        – desvantagem – atravancamento e custo total
        – Ventilador
        – vantagem – possibilidade de free cooling
        – desvantagem – falta de controlo de humidade/temperatura/sujidade

        Depois são decisões como instalar sistemas redundantes ou não, gestao tecnica centralizada ou local k vao definir o preço final do sistema…

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Excelente contributo 😉

    2. Avatar de luis
      luis

      muito emociante…..sim senhora

  2. Avatar de dedro
    dedro

    E bastidores arrumados, alguém conheçe? LOL
    Gostava de ver fotos de tal, para mostrar ao meu chefe.
    Não é culpa dele mas onde tanta gente mexe é difícíl manter um bastidor arrumado.

    1. Avatar de Tiago Ferreira
      Tiago Ferreira

      Hehe se quiseres eu arranjo-te, tivemos uma re-organização de bastidor há pouquissimo tempo, foi um fim de semana inteiro para aquela porcaria, odeio esse trabalho!

      Bom artigo!

    2. Avatar de Marco Mendes
      Marco Mendes

      Conhece. Metes um corrector ortográfico no browser e já não parece mal.

    3. Avatar de Pedro Pinto

      eh eh eh…desconheço 🙂

    4. Avatar de Carlos Pereira

      Vou ser se tiro pic aqui ao bastidor…mas até está bastante arrumado 😛

    5. Avatar de Fred
      Fred

      Boas

      deixa aqui o teu email que envio te algumas fotos onde podes ver os meus bastidores arrumados

      1. Avatar de pedro
        pedro

        boa tarde, tambem gostaria de ver fotos do teu bastidor arrumado.

    6. Avatar de Daniel Jesus
      Daniel Jesus

      Pois penso que te posso facultar as fotos.
      Tenho fotos de trabalhos efectuados por mim em data centers e em Bastidores de varias empresas.
      Eu estou a pensar em abrir uma empresa só para esse efeito, fazendo um levantamento do patching e depois “limpar” tudo e voltar a conectar e ao mesmo tempo fazer uma nova lista de “nºportas dos pp vs nº da porta do Switch”
      Eu faço este trabalho à mais de 12 anos e é garantido.
      o Meu contacto : dejesus.daniel7@gmail.com
      Obrigado

    7. Avatar de Levert Manhiça
      Levert Manhiça

      É verdade kkkkkk as vezes chega a parecer que basta ter lá o cabo é tudo

  3. Avatar de t@ndre
    t@ndre

    Gostava de saber quem foi o último a arrumar os bastidores onde trabalhas hoje Pedro 🙂

    deve ter sido um rapaz à maneira!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      eh eh eh, ficou excelente !!! Hoje já não parece o mesmo !!!! (Está desarrumadíssimo !!!!!!! )

  4. Avatar de NeMewSys
    NeMewSys

    Pedro, a tua especialização é mesmo “redes” ou tem outro nome?
    Na minha universidade o mais proximo que devo ter disso é Sistemas Distribuidos.

    Bom artigo btw 😉

    cumps

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Bem, eu sou de Eng. Informática e com o Mestrado quase finalizado em Computação Móvel. No entanto sou formador Cisco e sou Administrador de Sistemas Informáticos (Wireless, VoiP e afins..)

      1. Avatar de João Olival

        Pedro esqueceste-te do mais importante, praticante de BTT…

        Abraços
        João

      2. Avatar de Fred
        Fred

        Pedro podes me dizer onde estas a tirar o teu mestrado ? isso é um tema que gosto bastante

        cumps

  5. Avatar de Diarreia Mental
    Diarreia Mental

    Um rack já mundialmente conhecido…
    http://www.openbsd.org/images/rack2009.jpg

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Fascinante !!!! Gostei da parte “AC Instructions” e a setinha 🙂

      1. Avatar de BlinZk
        BlinZk

        Mas até tem o termómetro em cima, viste? 😉

  6. Avatar de Visitante
    Visitante

    Sugestão: Artigo para rede doméstica. Fazendo referência ao hardware e considerando o Linux (de preferência com o Fedora!). Infelizmente nem todos são engenheiros… 🙂

    1. Avatar de Pedro Pinto

      O que pretendes concretamente?

      1. Avatar de Visitante
        Visitante

        Um servidor (que possa fazer actualizações através da net), cliente (não ligado à net) e 2 clientes com ligação à net (utilização “normal”).

        – A melhor forma de ligar os clientes entre si e ao servidor

        – Servidor com Joomla e Moodle, bem como servir de “disco” para armazenar ficheiros

        – Servidor com Fedora (preferência!) e UPS

        – E como podemos ter tudo com segurança para o servidor. Digo para o servidor porque para 2 pc’s ligados à net com um router / modem penso dar conta do recado.

        Pedro, obrigado pela tua pergunta.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Mas a ideia é meter isso tudo num servidor, e tens um switch para interligar?

          1. Avatar de Visitante
            Visitante

            Ainda não fiz o desenho da rede. Estou na fase das ideias.

        2. Avatar de Diarreia Mental
          Diarreia Mental

          No outro dia instalei numa VM o FreeNAS, e o CentOS noutra.

          Gostei de ambos, mas devo dizer que para NAS, achei o FreeNAS muito bom e simples de usar.

          FreeNAS tem como base o FreeBSD, e o CentOS tem como base o RedHat.

          Quanto ao melhor sistema a instalar para esses serviços que pretende, kker um serve, depende dos gostos pessoais, mas aconselho o FreeNAS, uma vez que já tem inúmeras opções de configuração embutidas, e acessíveis através do browser.

          Quanto à segurança, aconselho um bom livro (ou site) para perceber melhor como se faz a comunicação entre equipamentos (IPTables, reservas de endereços, DMZs, etc…), uma vez que existem também inúmeras opções de configuração.

          Aconselho o http://www.linuxhomenetworking.com/

          1. Avatar de Visitante
            Visitante

            Obrigado pelo link 🙂

            Vou ter que ver melhor e experimentar várias soluções antes de montar um serviço…

      2. Avatar de Visitante
        Visitante

        O problema não é montar a rede mas sim montar com segurança. Algo que possa utilizar para apoio ao trabalho! 🙂

        Instalar / ligar tudo é fácil, basta vir aqui e consultar o resto no Google 🙂 Se me faço entender.

  7. Avatar de Nuno
    Nuno

    Bastidor…
    esse deve ter sido o nome mais atrofiado de toda a historia de nomes atrofiados em portugues para informatica

  8. Avatar de bruno dinis
    bruno dinis

    alguém sabe algum software para gerir bastidores remotamente?

    ou seja, imaginem que eu tenho 100 bastidores.
    eu queria replicar esses bastidores virtualmente para saber o que tenho instalado em cada um.

    neste momento tenho tudo em visio, mas acredito que haja ferramentas melhores.

    obrigado

  9. Avatar de Carlos Costa

    Olá a todos!

    Em prol do conhecimento, vai haver um evento sobre Bastidores pelo país.

    RITTAL – The System on Tour na LIBÓCABOS dia 2 de Fevereiro de 2012

    A Rittal Portugal, como prometido, voltou a realizar a exposição itinerante “Rittal – The System on Tour 2012”, que percorreu o país de Norte a Sul, durante duas semanas. Pelo 4.º ano consecutivo, o especialista mundial de soluções de envolventes metálicos para a Indústria, Energia, Telecomunicações e Informática promoveu o seu portfólio de produtos, superando os êxitos das edições anteriores.

    A LIBÓCABOS será um dos anfitriões e Convidamo-lo a juntar-se a nós neste evento que vai decorrer no dia 2 de Fevereiro de 2012. Procuramos estar mais próximos de si, em contacto directo para encontra soluções de negócio conjunta.

    http://www.libocabos.com/libocabos2011/index.html

    Penso que será interessante para quem está nesta área.

    Um abraço

  10. Avatar de Eleuteria Lidinha
    Eleuteria Lidinha

    Então quer dizer que bastidores de rede é analisar,saber e testar os equipamentos utilizados em redes de computadores antes de apresentar numa empresa?

    1. Avatar de Fred
      Fred

      Errado lol

      Bastidor é nome que se dá aos armarios onde os switches e servidores e cabos sao arrumados

  11. Avatar de Eleuteria Lidinha
    Eleuteria Lidinha

    Esta bem obrigado.

  12. Avatar de Luís Delgado
    Luís Delgado

    Obrigado pela sua dedicação e profissionalismo, com partilha de informação e experiências.
    Obrigado.