Recorde o Windows 95 utilizando o seu browser

42 Comentários

Estávamos em Agosto de 1995 quando fomos brindados com uma das mais revolucionárias versões do Windows, o Windows 95.

Passados mais de 20 anos e de muitas novas versões, hoje pode voltar a recordá-lo, ou quem sabe experimentar pela primeira vez, esta versão através do seu browser.

win95


O projecto foi desenvolvido por um jovem programador de 19 anos, Andrea Faulds, que permite utilizar o Windows 95 num browser sem recurso a qualquer plugin.

windows95

O projecto utiliza o emscripten, um emulador que compila código em C++ e converte para JavaScript que permite que execute em tempo real o Windows 95, proporcionando uma experiência retro completa.

Basta aceder ao endereço do site criado para o efeito, dar permissão para avançar e aguardar que o Windows inicie. Depois deverá acertar a hora do seu Windows e está pronto a utilizar.

windows95_1

Recorde o menu iniciar e os antigos jogos como o Freecell, de um sistema operativo que, na altura, vinha disponível em 13 disquetes de 1,44 MB.

windows95_2

Windows 95 no Browser

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de censo
    censo

    O site não é de confiança, segundo o meu windows 10.

    1. Avatar de o gajo
      o gajo

      O windows não é de confiança, segundo o meu osx el capitan.

      1. Avatar de censo
        censo

        Se te achas superior porque tentaste o windows ?

        1. Avatar de int3
          int3

          Porque um superior tem que tentar de tudo para saber se é ou não de confiança.

      2. Avatar de rebolation
        rebolation

        o windows e o osx nao é de confiança , segundo o meu linux mint 17.3 rosa

        1. Avatar de Aliás
          Aliás

          o windows, o osx e o linux não são de confiança segundo o meu ábaco

        2. Avatar de elAscii
          elAscii

          Segundo o meu ábaco nessa dessa treta que usam é de confiança…

          1. Avatar de elAscii
            elAscii

            Segundo o meu Ábaco nada dessas tretas que usam é de confiança.

          2. Avatar de rebolation
            rebolation

            o windows o osx e o linux e o ábaco não são de confiança segundo o meu open wrt.

          3. Avatar de Miguel
            Miguel

            Segundo a minha sebenta nada desses sao de confiança!

          4. Avatar de rui
            rui

            Segundo a minha calculadora, nem o hipermercado Continente é de confiança, quanto mais windows, linux, osx el craptain, open wrt, ábaco, …

          5. Avatar de potato
            potato

            Segunda a minha batata, nada do que disseram é de confiança

          6. Avatar de O Criador da Matrix
            O Criador da Matrix

            A minha tabuada do ratinho diz que vocês estão todos errados

      3. Avatar de Miguel
        Miguel

        El craptain?

      4. Avatar de Bruno M.
        Bruno M.

        HAHAH OWNED! 😀

    2. Avatar de o gajo
      o gajo

      O que me ri com estas conversa ahah. Boa semana a todos

      1. Avatar de Jay
        Jay

        Segundo a minha rocha, o Windows, o osx, Linux, ábaco, open wrt e sebenta estão longe de ser de confiança.

        1. Avatar de João
          João

          segundo eu, nada nem niguém são de confiança!

  2. Avatar de horacio
    horacio

    Foi o melhor sistema…

      1. Avatar de RenatoNismo
        RenatoNismo

        espero que tenhas percebido a ironia dele xD

  3. Avatar de tilt
    tilt

    Isto é um brinde para os mais novos e um recordar para os outros. Este fez-me queimar muitas pestanas assim como o SuSE que usava na mesma época . 😉 🙂

  4. Avatar de marco lopes
    marco lopes

    Nessa ultura ja eram mais rápidos a lançar os seus produtos, o windows 10 Mobile continua enlatado, provavelmente até ao verão.

  5. Avatar de António Campos Leal
    António Campos Leal

    eheheheheheheheheheheh. Qualquer corredor de 100 m é mais rápido que um computador.

    A fazer 100 metros. Claro. Pessoal I Love This Game.

  6. Avatar de J.C.Lopes
    J.C.Lopes

    Gostava era de ver emulado o windows 3.11.
    Eu ainda sou do tempo.

    1. Avatar de Zaark
      Zaark

      +1! Já o mwti numa VM em tempos… A nostalgia 😀

  7. Avatar de Manuel Martins
    Manuel Martins

    No safari fica em “All Downloads Complete”

    1. Avatar de Manuel Martins
      Manuel Martins

      Ok no Chrome

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Até a bebida já tem um browser?

    3. Avatar de Brickage
      Brickage

      Está na altura de começares a usar um browser a sério.

    4. Avatar de Emanuel Vitorino
      Emanuel Vitorino

      Eu tenho o Chrome e ficou igual. Parou no “All Downloads Complete”

  8. Avatar de biluka
    biluka

    Aquí ficou tudo azul com umas letrinhas em branco ??? : (

    1. Avatar de Winretro
      Winretro

      Muito comum à época! 😀

    2. Avatar de Renato
      Renato

      Está a emular bem… 🙂

  9. Avatar de Zaark
    Zaark

    Serei o único a ter visto no pequeno pormenor de que o developer disto ter 19 anos? É certo que temos muitos exemplos de prodígios precoces, mas eles são uma pequena minoria. É de valor, este trabalho em idade tão jovem.

  10. Avatar de JOSÉ
    JOSÉ

    E o Spectrum ?
    Na escola contava pelos dedos … há 50 anos…. saudades (!)

  11. Avatar de Analberto Rocofino
    Analberto Rocofino

    As nossas memórias começam a ser de sistemas operativos e jogos, daqui a uns anos serão de realidade virtual, enquanto as ruas estão cheias das nossas excreções mandadas pelas janelas através de baldes e alguidares.

    1. Avatar de Carlos Bonaparte
      Carlos Bonaparte

      alguém me pode explicar como funciona este sistema? Eu sou cego, tenho um leitor de ecrã, supostamente este Windows 95 deve ser facilmente fechado, como qualquer emulador, e não inicia em substituição ao Windows XP, certo? Tenho que reiniciar a máquina e entrar pelo Windows 95? Parece lógico que não porque se é pelo browser e um emulador… mas pela descrição da notícia deu-me exatamente essa ideia… eu gostava de experimentar, mas de não perder acesso ao meu leitor de ecrã para não perder o meu ponto de retorno

  12. Avatar de Jarbas
    Jarbas

    A minha avó usou e morreu 3 anos depois de enfarte, acho que foi o 95 que a matou! Devia pedir uma indemnização ao Bill Gaitas!