ReactOS 0.4.11: O sistema operativo com 250 MB que se confunde com o Windows

93 Comentários

O ReactOS  é um sistema operativo gratuito e de código aberto, muito semelhante ao Windows, que reflete um esforço para criar uma alternativa em Software Livre ao sistema da Microsoft, mantendo a compatibilidade com o hardware e software existentes.

Recentemente foi lançada a versão 0.4.11 deste sistema. Vamos conhecer as novidades.


O ReactOS é um estilo de clone do Windows. Este projeto foi desenvolvido do zero e traz o popular Wine para correr apps Windows.

No Pplware já publicamos aqui um tutorial para quem pretender experimentar este sistema operativo que é muito interessante do ponto de vista da compatibilidade com o sistema operativo da Microsoft, mas também pelo desempenho e robustez do sistema.

De referir que para instalar este SO basta que tenha apenas 500 MB em disco e 96 MB de RAM (para uma instalação mínima). A versão live tem apenas 250 MB.

Novidades do ReactOS 0.4.11

O ReactOS 0.4.11 traz um conjunto de melhorias que o tornam ainda mais parecido com o Windows e mais estável. Esta versão suporta muitos mais programas que foram desenvolvidos para o sistema da Microsoft.

Destaque ainda para:

  • Melhorias ao nível do Kernel
  • Melhorias ao nível do networking
  • Renderização gráfica foi melhorada
  • É mais agora fazer a atualização do sistema
  • Melhor gestão do processo de inicialização e finalização de aplicações
  • Entre outras novidades que pode ver aqui

Se procura uma alternativa gratuita ao sistema operativo da Microsoft, experimente o ReactOS. Este sistema operativo não é baseado em qualquer distribuição Linux e usando a versão live terá uma máquina a funcionar em menos de 2 minutos. Experimentem!

ReactOS

Comentários

93

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luís Pinho
    Luís Pinho

    Mal posso esperar por uma UI melhor

    1. Avatar de RdB
      RdB

      E que tal leres o texto primeiro antes de fazeres figura de urso?!?!?!?!

      1. Avatar de Não te interessa
        Não te interessa

        São os nerds que possibilitam tudo que você faz na internet,Dumb .

    2. Avatar de Altino
      Altino

      lol isto não é GANOO/Shittux zé!! 😀

    3. Avatar de Pedro Fonseca
      Pedro Fonseca

      Feio? Queres ver uma print do Ubuntu do meu portátil?

      1. Avatar de Luisa
        Luisa

        Ubuntu já foi bem pior no passado, usava cor roxa, marrom e laranja. Péssimo.

    4. Avatar de Lucas
      Lucas

      Lá vem o burro falar bobagens, é de se fazer rir

    5. Avatar de Lucciano de Parma
      Lucciano de Parma

      É assim que vós em Portugal encaram as tecnologias abertas? É triste ler esses comentários preconceituosos e vazios. A Microsoft tem um pensamento diferente e o Windows 10 está a se transformar em um software livre.

      1. Avatar de Luisa
        Luisa

        Imagine os fanboys do Windows se o Windows se juntasse com Linux

    6. Avatar de Luisa
      Luisa

      Feio mesmo é aquele tal Linux Mint, horroroso, pré-histórico

      1. Avatar de Pedro Fonseca
        Pedro Fonseca

        E porque não conheces o mesmo Mint que eu.
        Um sistema limpo, bonito e simples.
        Ah, experimenta antes de falares.

        1. Avatar de Luisa
          Luisa

          Odeio a interface do Cinnamon, tosca, cópia do Windows 7.
          Clássica, feiosa.

        2. Avatar de Pedro Fonseca
          Pedro Fonseca

          Ok, isso são gostos.
          Mas nao digas que e clássica, porque no novo tema do Mint 19 está com um estilo bastante moderno

        3. Avatar de Luisa
          Luisa

          O tema é aceitável mas não tão moderno e flat, eu falo da forma que a interface gráfica é arcaica e tradicionalista. Só agora que resolveram colocar por padrão aquela forma de ícones agrupados nas janelas, antes era estilo Windows XP e se a pessoa quisesse algo estilo Windows 10 teria que instalar um applet.

        4. Avatar de Pedro Fonseca
          Pedro Fonseca

          Se pretenderes algo parecido ao Windows 10, que eu conheça só o KDE.
          Que é o meu DE favorito. Muito personalizável.
          Mas como disseste em baixo, de fato ele é um pouco dessarumado em termos de menus de definições. Mas depois de explorar um pouco habituas-te bem.

        5. Avatar de jorge carlos
          jorge carlos

          Esses zé ruelas tem preguiça até de levantar para mijar, quanto mais lidar com Linux. chamar o mint de pré histórico é foda kkkk

      2. Avatar de Gaben Lord
        Gaben Lord

        Ópa com o meu mentol ninguem toca, é uma das melhores distros, pode ser usado para starters e mesmo para quem tem conhecimentos superiores
        Mas também tu e como todos os outros gostam de falar numa distro em geral quando existe mais que uma versão gráfica do mentol Cinnamon and the lost
        forever KDE.

        1. Avatar de Luisa
          Luisa

          KDE é bem melhor que Cinnamon tanto a customização, mas um tanto quanto “bagunçado e confuso”. É bem fácil se perder no meio de tantas e tantas configurações. Tem que ter muita paciência pra fuçar tudo e entender o que cada coisa ali faz.

      3. Avatar de JCFB
        JCFB

        Concordo. Recomendo o manjaro deepin, interface bem elegante

        1. Avatar de Luisa
          Luisa

          DDE é um ótima interface, porém pouco customizável, principalmente aquele “Nautilus” modificado pelo Deepin. Não tem tema que consiga ficar bom nele, só os que vem na distro. O Deepin lembra muito o eOS, com o slogan “use-o como vem de fábrica”, pelo menos no Deepin tem como mudar os ícones, tema e cursor.

    7. Avatar de JCFB
      JCFB

      ahaahahaha exprimenta alguma distro com o desktop environment deepin e depois vem ca falar. tambem tens o kde e o budgie se bem que o ultimo podia ser melhor

      1. Avatar de Luisa
        Luisa

        Budgie é interessante, mas pouco divulgado.

        1. Avatar de JCFB
          JCFB

          Verdade. No entanto é demasiado simples e pouco costumizavel. E tambem nao gosto muito daquele menu iniciar

        2. Avatar de Daniel
          Daniel

          @Luisa e @JCFB, o Budgie é até bem customizável se for utilizado no Ubuntu, pois no Solus (distro que criou a interface) quase não se tem opções de applets e esses applets fazem o papel das extensões (GNOME) ou widgets (KDE).

    8. Avatar de Nozor Boletti
      Nozor Boletti

      O teu S.O. só pode ser o trogloOS ou CadeiaOS.

    9. Avatar de Luiz
      Luiz

      Pelo menos você não pega um vírus só de ligar o pc

  2. Avatar de eu
    eu

    A sorte deles é que a M$ está numa de peace and love com a comunidade Linux senão colocava já um processo e em menos de nada essa aberração desaparecia.
    Isto já aconteceu no passado com outro projeto.

    1. Avatar de ZarkBit
      ZarkBit

      Aberração? Linux? Informa-te e começa a apreciar o trabalho e o esforço de outros, eles querem algo NT de código aberto, algo simplista para se trabalhar sem bloatware, e estão a fazer por isso, leva em conta que isto está a ser feito por voluntários, não recebem um tostão pelo trabalho que estão a fazer.

      O teu comentário é daqueles que mereceia ser apagado… Asério.

      1. Avatar de Spoky
        Spoky

        Todos nós copiamos uns aos outros, quem te ensinou a escrever português? Não foi uma cópia? Tens a certeza? Copiava e escrevias do quadro gramática por exemplo. Isso é o que aprender? Só? Não copiavas?

        Ideias? Nunca cópias te uma ideia de alguém? Mdoo de vestir, receitas? Duvido.

        Aprende todos nós copiamos uns aos outros. Seja de forma intencional ou não.

        YouTube outro exemplo queres contar a quantidade de vídeos que já foram copiados? Mas foram feitos por eles próprios. Isso é cópia? É.

        Só a quantidade de vídeos e ideias de vídeo que já foram copiadas intencionalmente ou não. É o suficiente para contra argumentar esse comentário descabido e sem nexo

        Existe a copia intencionada e a não intencionada. Uma coisa é copiares e fazeres tu mesmo. Outra é copiar e colar de forma intencional.

        1. Avatar de Ranger
          Ranger

          Tens toda a razão. Além disso se o bill gates não tivesse copiado o sistema operativo do Macintosh, nâo surgiria o Windows.

        2. Avatar de Daniel
          Daniel

          Quanta abobrinha pra defender o plágio, devia ser advogado de boca de presídio.

        3. Avatar de Jose Lapao
          Jose Lapao

          Plenamente de acordo, aliás tudo são copias umas coisas das outras. Quem se lembra o OS2 da IBM? https://en.m.wikipedia.org/wiki/OS/2 saiu antes do windows 95 e a interface e igualzinha ao windows 95, e ja agora quem foi a primeira empresa a usar as janelas como SO, foi a MS, Unix, outra, não sei, mas se nao foi a MS então ela copiou o estilo, mas após a primeira usar as janelas como estilo de SO todos copiaram, MAC os e todos os outros. Estamos a falar de sistemas operativos, se for-mos a falar de tudo o resto, o mundo é um plágio, maquinas de lavar roupa, loiça, carros, casas, televisões etc, etc, até os gemios são plágio

          1. Avatar de Eurico Daniel Rato
            Eurico Daniel Rato

            o OS2 foi criado em paralelo com o windows 95 pela Microsoft e pela IBM. Por motivos que não recordo a colaboração cessou e a Microsoft dedicou-se em exclusivo ao Windows e a IBM ao OS2 mas a base do sistema operativo era a mesma.

      2. Avatar de Altino
        Altino

        open source retards metecem uns tostões… é verdade.

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Fanboy Microsoft anos 90 hein.. Que comédia

      3. Avatar de JCFB
        JCFB

        ahaha a tua inteligencia é que ficou perdida no passado 😀

      4. Avatar de Pedro Fonseca
        Pedro Fonseca

        És tão burro que nem sabes que o MACOS e o LInux são CLONES do Unix.
        Informa-te, troll.

        1. Avatar de William
          William

          macOS é nada mais, nada menos que um BSD.

        2. Avatar de Nozor Boletti
          Nozor Boletti

          E o Android, que é baseado do Linux, que é baseado no Minix, que é baseado no Unix… em honra de Dennis Ritchie… o Android é o S.O. mais usado atualmente. Esse cara não sabe bohosta nenhuma.

        3. Avatar de Eurico Daniel Rato
          Eurico Daniel Rato

          És tão burro que nem sabes o que é um clone !

      5. Avatar de Luisa
        Luisa

        Migo, é melhor se informar. Linux domina o mercado mobile, o mercado de servidor e IOT. Windows apenas o desktop e macOS nem faz cócegas.

      6. Avatar de Gaben Lord
        Gaben Lord

        Ahahah, adoro posts que nem esta as pessoas nem reparem que a vida levas basicamente roda em volta do linux sem ele atualmente não fazias nem metade do que fazes na internet.

        1. Avatar de Nozor Boletti
          Nozor Boletti

          Exatamente, Gaben Lord. O Linux é o S.O. de maior presença nos servidores Web, e no Top 500 do ranking dos supercomputadores

      7. Avatar de Luís
        Luís

        Lamento ter de o chamar à atenção, Linux a nível de servidores domina. E, acredite ou não, será, ou melhor, já é o futuro. Só que a inteligência ainda não chegou a todo lado.

      8. Avatar de Luiz
        Luiz

        Vc sabe que muitas empresas usam Linux ainda e se não gosta porque está aqui

    2. Avatar de Chode McBlob
      Chode McBlob

      Cabaço, a Microsoft não é a detentora dos direitos de design em janelas e ícones, isso existe desde a Xerox.
      Moleque cabaço imbecil.

    3. Avatar de Lucciano de Parma
      Lucciano de Parma

      Tú estás a falar sério? Absurdo ler isso.

        1. Avatar de Luisa
          Luisa

          KDE Plasma que o diga…

    4. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Acorda para vida meu ..se a própria Microsoft está vendo o Linux com bons olhos sendo desenvolvedora quem é você para ir contra.. Nada mais que um mero usuário ou vai me falar que faz parte da equipe de desenvolvimento da Microsoft

  3. Avatar de Ze
    Ze

    Este SO suporta software como o Office? Queria comprar um PC para o meu pai, mas ele está tão habituado ao Windows XP que lhe mudar para o Windows 10 vai-lhe dar cabo do juízo. Este tem um aspecto que ele iria logo reconhecer mas sem office nada feito.

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Instala OpenOffice ou LibreOffice

    2. Avatar de Spoky
      Spoky

      Tens o charlet os, Zorin os.. Parecido ao Windows não muda quase nada

      E se ainda quiseres algo parecido com Windows procura “Linux distro with Windows old interface” que aparece várias sugestões.

      Os que mencionei acima são mais completos. Principalmente o Zorin

    3. Avatar de Luiz
      Luiz

      Use WPS Office que se assemelha muito ao Microsoft Office.

    4. Avatar de Gaben Lord
      Gaben Lord

      Não diria isso, hoje em dia existem uma carrada de distros disponiveis que conseguem ser usados por pessoas com menos conhecimentos eu entendo que da noite para o dia pedir a alguém para usar um sistema “diferente” é trabalhoso e que involve aprendizagem, colaboração e vontade.
      Se tivesse pessoas cá em casa dispostas e mudar para linux iria ajudar muito pois assim já não tinha aqueles pedidos para arranjar o pc que nao liga porque queriam borboletas no desktop, se bem que isto apenas atrasar o inevitável
      Ja agora isto foi um bocado de shitposting em que 2 linhas secalhar respondia á tua resposta.

    5. Avatar de Luisa
      Luisa

      Pra quem pagar, pq Windows 7 vai morrer em 2020.

    6. Avatar de Pedro Fonseca
      Pedro Fonseca

      Ze, instala o Linux Mint ou o ubuntu com o LibreOffice, como já disseram aqui.
      Para browser podes deixar mesmo o Firefox que normalmente vem nas distros
      Ficas com um PC excelente para trabalhar e navegar na Net

    7. Avatar de Nozor Boletti
      Nozor Boletti

      Não vai não. Ele se adapta tranquilo. Não posso dizer o mesmo do Win8.

  4. Avatar de Altino
    Altino

    não metas o teu papi a usar o GANOO/Shittux..só vai encalhar… o homem perde logo anos de vida.

    1. Avatar de JCFB
      JCFB

      tambem tu perdeste massa cerebral

    2. Avatar de Luisa
      Luisa

      Mais um que acha que Linux é algo difícil.
      Não deves ter capacidade nem pra usar o Windows, que dirá Linux.

    3. Avatar de Gaben Lord
      Gaben Lord

      Ah não uns bons volumes ou tutorials de como usar linux até iam.

      1. Avatar de Pedro Fonseca
        Pedro Fonseca

        É tão simples que nem disso precisas

        1. Avatar de Luis
          Luis

          Vdd, é igual tutorial para usar android, quem usa? kkkk
          É auto-explicativo tanto quanto o Windows.

  5. Avatar de CJ
    CJ

    Tanta gente simplória que fala mal por não saber usar.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      +100
      Bem isso.

    2. Avatar de Smfc
      Smfc

      @CJ, tanta gente que fala mal só porque sim!! Ainda um dia afirmo aqui que o ceu é azul para ver as voltas que vão dar para dizer mal e para negar a afirmação!!!! Se há receio que o Sr. não se habitue a uma atualização dentro do mesmo sistema, vêm estes entendidos a sugerir Linux????

  6. Avatar de José Renaldo Cruz
    José Renaldo Cruz

    Para quem trabalha com máquinas programáveis o melhor sistema ainda é o XP.

  7. Avatar de José Renaldo Cruz
    José Renaldo Cruz

    Coloquem uma porta serial no windows 10 e eu darei total apoio e voltarei a usar lo.

  8. Avatar de Macgyver
    Macgyver

    Já passou da hora de alguém fazer uma interface q doce cópia do Windows 10, acho que poderia ser apenas um mod bem feito do Gnome ou KDE, se tivesse um menu e ícones familiares, já daria uma boa ajuda na aceitação do sistema

    1. Avatar de Luisa
      Luisa

      Zorin OS Core

      1. Avatar de Macgyver
        Macgyver

        É até similar, mas por experiência própria, usuário comum simplesmente rejeita qlq coisa q seja levemente diferente, o próprio Windows 8 foi um fracasso de aceitação, e a única coisa diferente era o iniciar, e ainda hj muita gente prefere o 7 ao 10, se tendo os msm programas e tudo mais as pessoas já rejeita, acho que se tivesse uma cópia total, de forma a pessoa só descobrisse q não é Windows ao acessar alguma configuração avançada, aí sim poderia dar certo pra usuários comuns

    2. Avatar de Gaben Lord
      Gaben Lord

      Do windows xp até não se importam mas se alguém for fazer uma “cópia” do windows 10 vai dar porcaria até porque neste momento é o “golden egg” deles.

      1. Avatar de Macgyver
        Macgyver

        Se uma empresa fizesse daria m##da, mas se for um usuário comum q faça e jogue na Net não dá nada, o ideal seria não fazer uma distribuição, mas apenas uma DE modificada q fosse instalavel nas distros. Assim quem fizesse n precisaria manter a distro

    3. Avatar de Daniel
      Daniel

      Baixe uma distro que venha com KDE ou Cinnamon e baixe o tema para Windows 10. Existem vários.

      1. Avatar de Macgyver
        Macgyver

        Esses temas são uma bosta, infelizmente :/

    4. Avatar de William
      William

      Se tá infeliz, crie seu próprio sistema operacional

      1. Avatar de Macgyver
        Macgyver

        Pretendo, mas n tô com tempo agora, tlvz ano que vem. Acho que eu tentaria pegar uma base do EndlessOS, pra já ter OSTree, DE com suporte ao Wayland e tal, apenas mudando aparência e modo de navegação

  9. Avatar de Lucciano de Parma
    Lucciano de Parma

    Cada um que busque atender suas necessidades.

  10. Avatar de Fernando Marques Martini
    Fernando Marques Martini

    super interessante, o que eu gostari de sabner é comandos atulizar exemplo ubuntu e deruvados sudo apt-get, se for fedora sudo dnf update e assim vai, manjaro usa pacman e essa distribuiçao qie comdos se aplicam?

  11. Avatar de Cabasso
    Cabasso

    Reactos não é Linux!!! Linux não é inútil nem é feito para geeks. Porque será que aparecem dezenas de comentários depreciativos sempre que se fala em Open source ou Linux… Penso também que cada um é livre de usar o sistema operativo que melhor serve as suas necessidades ou gostos pessoais, ninguém está aqui a impor nada a ninguém. Já agora, não sou geek e uso Linux nos meus PCs.

    1. Avatar de Pedro Fonseca
      Pedro Fonseca

      É muito simples. Porque esta gente que vem mandar vir e trollar não tem mais nada para fazer.
      Então vêm reclamar com algo que eles provavelmente usam todos os dias no dia-a-dia, mas nem percebem. E também com os gostos das outras pessoas.
      Resumindo numa palavra, ignorância.

  12. Avatar de Zequinha
    Zequinha

    Não confio no Linux, se tiver problemas sérios quem vou processar, ninguém é dono dessa merd e fica nas mãos de uns nerds que mais cedo ou mais tarde resolve avacalhar tudo. E TB não confio em nada que use o termo comunidade, uso Windows original desde o 98SE, atualmente no W10 da para contar nos dedos os problemas que tive, e sempre que precisei o suporte me ligava para auxiliar.

    1. Avatar de Nozor Boletti
      Nozor Boletti

      É. Ninguém confia no que não entende mesmo.

    2. Avatar de Pedro Fonseca
      Pedro Fonseca

      Não te preocupes, pois quando o teu Windows der o berro e explodir com alguma coisa, podes até fazer uma birra descomunal que vai ser sempre culpa tua. A gestão dos teus sistemas não cabe ao desenvolvedor do SO que usas mas sim a ti.
      E em Linux tens suporte sim. As distros têm normalmente documentação que te pode ajudar.

    3. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Suas intenções não são das melhores… Ter um usuário que só pensa em tirar algum proveito caso não seja plenamente atendido é no mínimo bem egoísta.. Para pra pensar no que falou

    4. Avatar de Rafael
      Rafael

      Use Red Hat e pague pelo suporte.

  13. Avatar de informado
    informado

    Linux Fedora 🙂 Não falha 🙂 React Os é interessante . Para quem começa no Linux tem o Linux Mint ou o Zorin

  14. Avatar de Pache
    Pache

    Confirmo que é baseado em Windows… acabou de me dar um Blue Screen
    http://i65.tinypic.com/24xnjx4.jpg

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      ps: ninguém mais usa tinypic

  15. Avatar de Willian Idelfonso Ferreira
    Willian Idelfonso Ferreira

    De volta ao passado!… Kkkkk

  16. Avatar de Maxim
    Maxim

    Confunde com o Windows só se for alguém que não sabe NADA de SO. Eu tinha vergonha de publicar um título assim, mas claramente n sou avariado da tola

  17. Avatar de Marivatilo
    Marivatilo

    Isso equipara se encontrar uma mulher bem maquiada e dizer “não põe mais maquiagem e nem perfumes”….. Significa recuar no passado ao usar esse sistema….