Questão: Qual a sua opinião sobre o novo sistema operativo Windows 11?

50 Comentários

Finalmente a Microsoft lançou o seu tão aguardado Windows 11. O novo sistema operativo trouxe a lufada de ar fresco há já muito esperada nos sistemas operativos da empresa de Redmond.

No entanto, as opiniões dividem-se sobre esta nova aposta da Microsoft. Neste sentido, na nossa questão desta semana queremos que nos diga qual é a sua opinião sobre o novo sistema operativo Windows 11. Participe!



Qual a sua opinião sobre o novo sistema operativo Windows 11?

Depois de muitas informações que elevaram a expetativas dos utilizadores, finalmente a Microsoft lançou o seu novo Windows 11 no dia 4 de outubro, um dia antes do esperado. Uma das grandes mudanças é, sem dúvida, a nova interface e a nova imagem que a empresa de Redmond construir para este sistema operativo.

Mas o Windows 11 não é um sistema que qualquer máquina possa receber. Pelo contrário. Desta vez a Microsoft definiu requisitos mais apertados e específicos, sendo que dois deles, a presença do TPM 2.0 e do Secure Boot, limitam o acesso ao Windows 11 a uma grande quantidade de computadores.

Outro ponto em destaque é a integração total do novo sistema operativo com o Android. Desta forma, o Windows 11 poderá correr diretamente aplicações do sistema móvel da Google. Mas há muito mais para descobrir e explorar no novo sistema da Microsoft.

Para verificar a compatibilidade da sua máquina com o Windows 11, deve utilizar a aplicação Verificação do Estado de Funcionamento do PC. Conheça os requisitos. Caso o seu computador seja compatível, pode ir às Definições > Atualizações e Segurança e instalar o novo sistema.

Caso já tenha testado e explorado o novo Windows 11, participe então na nossa questão semanal.


Participe na nossa questão desta semana

Questão desta semana:

Qual a sua opinião sobre o novo Windows 11?

  • Nada de especial, esperava bem mais da Microsoft. (48%)
  • Está bom, mas podia ser melhor. (35%)
  • O melhor sistema operativo lançado até ao momento. (17%)

Total Votos: 1.416

Loading ... Loading …


Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, para conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.

Assim, caso queiram ver algum tema votado nas nossas questões semanais, basta deixarem um comentário com o mesmo ou enviem para marisa.pinto@pplware.com.

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alberto
    Alberto

    Falta a opção: “Um pedaço de lixo ao estilo da Microsoft”
    De lembras o Windows 10 era um “bom sistema operativo”, por isso para manter a coerência, o 11 vai ser mau.
    É esperar pelo 12 para fazer o update

    1. Avatar de sayWhat
      sayWhat

      Não, falta a opção “Ainda não o experimentei.”

      1. Avatar de Francisco Esteves
        Francisco Esteves

        +1

      2. Avatar de João Oliveira
    2. Avatar de Antonio Ferreira
      Antonio Ferreira

      Falta a opção “Gostava de Experimentar mas não posso” pois ca em casa 3 computadores (um deles um Surface Pro 4 i7) são “velhos”.

      1. Avatar de Manuel Costa
        Manuel Costa

        Calma.
        A MS irá incluir mais 8300 milhões de configurações possíveis até Dezembro de 2022. Isto não é como a Apple que diz que lança uma versão… depois de ter 980000000000000000000000 de versões e andar a ser testada durante 7 meses, para os clientes pensarem que tem o bolo que saiu do forno há 2 segundos atrás e não se queimam…

      2. Avatar de Jota
        Jota

        Também tenho um SP4 e instalei o w11, só tive que alterar o registo para não verificar o TPM e Processador. Está a funcionar na perfeição e recebe todas as atualizações e nem precisei duma instalação de raiz, fez updade e manteve todos os programas.

  2. Avatar de Ricardo Mendes
    Ricardo Mendes

    A ui nova tem imensas regressões de usabilidade e obriga a usar ferramentas extra tipo startAllBack para recuperar algumas funcionalidades como não agrupar apps do mesmo tipo na taskbar, poder mudar a taskbar de sítio, remover o menu de contexto do clique direito com dois passos para aceder a tudo, etc.

    Continuamos com uma interface de gestão do SO a dois sabores com muitas coisas ainda só disponíveis nas aplicações antigas do painel de controlo.

    Imensos problemas de regressões de performance em algumas plataformas que mesmo após fixs continuam a ter casos específicos de regressão.

    O scaling continua a ter resultados bons e maus com algumas apps.

    O boot do SO ficou claramente mais lento comparativamente ao Windows 10.

    E no final o que ganhámos? Muito pouca coisa útil para a maioria.

    1. Avatar de TAMBEMacho
      TAMBEMacho

      obrigado, era mesmo isso que eu precisava

    2. Avatar de Corvo
      Corvo

      Tb reparei a máquina lembra qd reiniada e qd ligada!.. por vezes demora o dobro do tempo que no windows 10!

  3. Avatar de Tonheco
    Tonheco

    Muito bom, faz mais coisas, tão ou melhor que o ma Mac OS e de forma muito mais barata.

  4. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    O Windows 11 é um verdadeiro downgrade do Windows 10… faltam demasiadas funcionalidades úteis… eu tive de reverter e voltar ao Windows 10.

    1. Avatar de João
      João

      Por exemplo?
      É claramente um sistema operativo que esconde um pouco mais algumas funcionalidades mais avançadas e por outro lado destaca outras mais ligadas à preferência dos utilizadores. Eu ainda não dei por falta de nada que me desse jeito.
      Tenham em conta que usa-se todos os participantes destes comentários, são utilizadores mais avançados, mas a grande maioria dos outros são utilizadores básicos.
      Pior é a Apple que lança um novo sistema com um novo nome mas com o mesmo conteúdo.

  5. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    Já tenho instalado e já me habituei a ele, ainda tem algumas coisas pra corrigir mas é normal. Acho-o bom, toda a gente agora só reclama isso aconteceu também com todos os outros sistemas, mas a evolução das coisas obriga a mudanças.
    Só falta experimentar jogar um pouco.
    No netflix notava algum lag a ver filmes no windows 11 mas agora parece que desaparecey

    1. Avatar de Tecnical
      Tecnical

      O que tu descreveste é no fundo um produto inacabado…

      1. Avatar de JP
        JP

        Não há produtos acabados.

        1. Avatar de Luis Henrique Silva
          Luis Henrique Silva

          Exactamente, nenhim software qualquer que seja, desde os mais simples, básicos, programas, jogos e SO nunca estão acabados e estão em constante desenvolvimento e alterações.

  6. Avatar de Jorge Cunha
    Jorge Cunha

    É excelente, o problema é que o Windows 10 também o é!

  7. Avatar de IKAROS
    IKAROS

    Acho que está ótimo para users básicos, conseguiram esconder grande parte da complexidade do Windows.

    Por outro lado, para profissionais, tem de se configurar muita coisa para ficar mais fácil de usar.

    1. Avatar de irlm mag
      irlm mag

      melhoram o layout das configuarações…
      mesmo assim ainda estão muito incompletas porque dependem do painel de controlo clássico.

  8. Avatar de Carlos
    Carlos

    Por vezes para abrir o browser tenho que clicar duas e três vez no ícone na barra de tarefas.

  9. Avatar de Discovery
    Discovery

    Usei……mas regressei ao W10 Enterprise.
    Sem saudades.

  10. Avatar de RJM
    RJM

    Instalei alinhei a barra ao lado esquerdo e continuei a trabalhar e jogar como faço à anos, a app da Vodafone deixou de funcionar, mas tirando isso não vi nada de extraordinário, nem positivo nem negativo.

    1. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      Já existe um update beta que deve aparecer na loja do windows nos próximos dias. Vai consultando a tua área de cliente vodafone que deve aparecer lá para instalar no windows 11.

      1. Avatar de RJM
    2. Avatar de Luis Henrique Silva
      Luis Henrique Silva

      A mim funciona a vodafone tv.
      Tinha era alguns lags a ver filmes era pela Netflix.
      Mas ontem já não notei.

  11. Avatar de Al capone
    Al capone

    tenho ele em um portatil mas tive de meter um linux da vida em dual boot vamos aguardar no estado em esta esta pessimo melhor o windows 10

  12. Avatar de iSheepNot
    iSheepNot

    É importante perceber que o Windows 11 acabou de sair e a Microsoft ainda vai receber muito feedback negativo e muitas recomendações de melhoria. Ainda nem tem 6 meses.

    Comparar com Windows 10, que é um produto já maduro, estável e que tem tantos anos de melhoria constante, é como comparar uma criança a um adulto. Tenham paciência. Reportem os erros, os pontos de melhoria, a vossa dor e sofrimento que a Microsoft irá eventualmente resolver os problemas.
    Isto é o que se recomenda para qualquer produto ou software. Feedback para ajudar a melhorar, não feedback para denegrir/difamar que em nada ajuda.

  13. Avatar de Manuel Costa
    Manuel Costa

    A barra vir centralizada dá cabo da utilização.
    O menu de titles continua a não ter qualquer capacidade de utilização, demasiado pesado e sem vantagens. Ver se quando fizerem a separação entre o home e pro se lembram de deixar remover o titles e ter um menu “clássico” com o que é preciso.
    Os programas vão mudando mas, mantém-se estáveis, sendo que o maior problema será quando se precisa de coisas básicas, exigir ir à shop e instalar coisas da própria microsoft. Deviam permitir instalar coisas como o bloco de notas, paint e o gestor de wifi, na própria instalação do windows. Era só mais 1 menu e são coisas que tanto podem estar no ficheiro de instalação como ir buscar à shop, automaticamente, aquando da primeira utilização.
    Deviam não esconder tanto a opção de contas locais. São muitíssimo mais seguras e 90% das pessoas não precisa de contas online para o computador pessoal. (Infelizmente isto já vem do win10…)
    A interligação entre o computador e telemóvel não é nada segura… telemóveis são 100% hackeaveis, contra os 99,99% dos computadores.

    1. Avatar de João
      João

      Eu também não gosto da barra centralizada mas sendo configuravel não vejo onde está o problema. O gestor de tarefas desaparece da barra porque 99% dos utilizadores nem sabe o que é isso, mas continua a existir.
      Basta ir aos fóruns para ver as atrocidades que se dizia do Windows 10 quando saiu.

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Ir à Shop? Fdx muito à frente man 🙂

  14. Avatar de Helvio
    Helvio

    Por enquanto está bem ruim mas acredito que ficará bom. Com máquinas antigas não vai bem,

  15. Avatar de Paulo Rodrigues
    Paulo Rodrigues

    Muito “verde” para testar e experimentar… mais lá para meados do próximo ano…
    Até lá, mantenho-me como Windows 10 que… funciona!

  16. Avatar de k
    k

    Os dois piores pontos são a taskbar e o menu de contexto do botão direito do rato, ambos facilmente resolvidos, o primeiro com o Explorer Patcher (que substitui a taskbar pela do w10) e o segundo com uma simples chave no registry.

    Tirando isso, o resto é tão bom ou melhor que o w10. Tenho a correr em várias máquinas de clientes e nas minhas 2, uma um ryzen 5600x e outra um i7-4790 (“não suportado”), ambos correm lindamente.

    A funcionalidade de executar apps android no windows é impecável (está a correr no 4790) e dá-me muito jeito.

  17. Avatar de Shenmue
    Shenmue

    O que dá pra notar que depois do windows 7 o windows é práticamente o mesmo, só vão adicionando camadas e mais camadas por cima. Prova disso a confusão que ele se encontra. Tudo o que tinha o windows 7 e até no xp ainda por cá anda. Painel de controlo que era tão prático e menos confuso, quantas vezes sou obrigado a recorrer a ele. O wordpad agora escondido, ainda por cá anda, é só procurar e tantas outras situações semelhantes.
    Sinceramente, não vejo que venha a acrescentar nada ao que o windows 10 já fazia e melhor, pois no 11, nota-se bem mais pesado.

  18. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    Acho que está muito bom.
    Bastante mais bonito, limpo, ícones ao centro muito bom, já não é necessário ir ao canto do ecrã (estilo Mac).
    Na minha opinião das melhores versões do Windows até agora.
    Só falta as tabs nas pastas.

  19. Avatar de José
    José

    Para mim está algo incompleto. Faltam-me as “tiles” do 10. Está mais confuso pois obriga a fazer mais “clics” no menu de contexto que no 10 onde se tem tudo logo no menu iniciar, é assim para mim mais simples apesar de não o parecer. Por essa razão, instalei em “dual boot” mantenho o 10 e vou usando o 11 de vem em quando. Uma nota positiva é que parece-me que é mais rápido e fluído no meu pc principal. Quanto ao resto, como disse acima, acho que lhe falta algo mais está muito “insonso” – aquele menu iniciar, fora estar ao centro – podemos efectivamente colocar à esquerda -, dá ideia que regressamos a um passado já algo distante. Assim vou mantendo os dois e ver como irá evoluir, ou não.

  20. Avatar de Luíz
    Luíz

    Faltava a opção: Mudei para Linux e não voltei mais.
    Eu bem disse que iria ficar com Windows 10 até ao fim de suporte e instalar Linux daí em diante…
    Para quem quer Windows 11, boa sorte

  21. Avatar de Lucas
    Lucas

    No ambiente de trabalho no Windows 11 , façam uma pasta com o nome GodMode.{ED7BA470-8E54-465E-825C-99712043E01C}

    Vão ter acesso a um painel de controlo mestre.

  22. Avatar de MMLCC08032021
    MMLCC08032021

    Windows 11 muito mau programa que não é universal não tem capacidade para comunica não reconhece processadores Windows 11 sem inteligência o melhor era a Microsoft e os seus engenheiros ficarem a dormir Microsoft ainda não na era da IA

  23. Avatar de Pedro Nogueira
    Pedro Nogueira

    Voto por aqui porque a opção principal não está inserida. 4. Ainda não instalei nem estou interessado em instalar tão cedo.

  24. Avatar de António
    António

    Bonzinho mas pode melhorar!

  25. Avatar de LarilasOS
    LarilasOS

    A minha opinião? AIII ADORO ADORO ADORO….o WINDOWS É LIIIIIINDOOOOO! Ai mais parece a marcha de Alfama….A MARCH’É LIIIIIIINNDAAAAAA!
    Gosto do Windows 11…é panisgas como eu! muahahahaha! Ainda assim, sinto saudades do Windows 7…era tão melhor!…ah, e by the way…esse Microsoft Teams integrado no Windows não faz lá falta nenhuma…tipo ninguém usa isso…a não ser clientes empresariais…agora para nível pessoal…tipo para substituir o velhinho MSN que vinha integrado no Windows XP há anos atrás….esqueçam lá isso…

  26. Avatar de Luis Garcia
    Luis Garcia

    Estou à espera da versão 21H2 do Windows 10. Pode ser que seja melhor que a 21H1 que é uma boa m***.

  27. Avatar de jpmeme
    jpmeme

    Falta uma opção “Nada de especial, mas não esperava melhor da Microsoft”