Que se passa Microsoft? Crescimento do Windows 11 terá estagnado em março

25 Comentários

Quando foi apresentado, o ritmo de crescimento do Windows 11 foi bastante rápido, atingindo valores elevados. Era um sistema novo, com novidades muito interessantes e que iria mudar de forma radical o sistema operativo da Microsoft.

Com o tempo e com o alargar da disponibilização desta versão, esse ritmo foi mantido e até acelerou nalguns momentos. Agora, com os dados apresentados, parece que este cenário mudou. O crescimento do Windows 11 parou e terá até estagnado em março.

Windows 11 Microsoft estagnado AdDuplex crescimento

Após o lançamento explosivo do Windows 11 em outubro do ano passado, a versão mais recente do sistema operativo da Microsoft tem crescido em popularidade e conquistando para si cada vez mais quota de mercado, tentando bater as versões anteriores.

O último relatório da AdDuplex veio mostrar uma nova realidade, que certamente está longe do que a Microsoft esperaria. Os dados presentes mostram que os níveis de crescimento do Windows 11 pararam e a sua quota de mercado no universo da Microsoft, de cerca de 20%, é praticamente igual há do mês anterior.

Windows 11 Microsoft estagnado AdDuplex crescimento

Os dados revelados são claros e mostraram que apenas 19,4% dos utilizadores estão a usar a esta última versão do sistema da Microsoft. Outro número interessante é a da utilização da última build da versão do programa Insiders, que atualmente se situa nos 0,6%.

Não é apontada uma razão para os valores terem estagnado em março, mas esta poderá ser óbvia. As especificações e os requisitos que a Microsoft impôs mantêm os utilizadores afastados desta atualização, o que faz abrandar os números do Windows 11.

Windows 11 Microsoft estagnado AdDuplex crescimento

Um dado curioso mostra que os utilizadores do sistema da Microsoft estão muito mais lentos a fazer as atualizações. Dos 80% que o Windows 10 já representa deste universo, apenas 28,5% usam a última atualização, a 21H2.

Espera-se que o facto de ter estagnado seja apenas temporário e que o Windows 11 acelere o seu ritmo de adoção daqui para a frente. A Microsoft aposta muito nesta versão e nas novidades que trouxe com ela. Resta aos utilizadores façam a atualização e adotem o que há de novo.

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Vrael
    Vrael

    Não gostei, achei muito inferior ao 10, tive de fazer downgrade para windows 10. Talvez daqui a uns anos

  2. Avatar de Miguel Lima
    Miguel Lima

    Não sei se o Windows 11 é melhor ou pior que o Windows 10, mas não ser compatível numa máquina com 3 anos num processador Intel Core i7 de 7ª geração, assim não vai lá…

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Pois… diria que não é para todos, no meu caso fico-me pelo 10 que acho um bom sistema.

    2. Avatar de Network Bit
      Network Bit

      Um potente i7 de 7a gen e um cpu que perfeita capacidade para os dias que correm. Consegues jogar com isso sem qualquer problema inclusive.
      É triste…

    3. Avatar de Jalavai
      Jalavai

      Sem dúvida, o principal problema acho que está precisamente aí, na falta de retrocompatibilidade com máquinas relativamente recentes.

    4. Avatar de Paulo Tavares
      Paulo Tavares

      Tudo dito !!

  3. Avatar de Manso
    Manso

    Com tanto amarelo e azul fiquei sem perceber nada…

  4. Avatar de Filipe
    Filipe

    Não se passa nada. O que tem o crescimento (ou o não crescimento) do windows a ver com a saúde da microsoft?

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Tem a ver com más decisões a anos…

  5. Avatar de jpereira
    jpereira

    Com tantas restrições esperavam o quê? Mais uma palermica da minisoft, nem micro já é …

    1. Avatar de Secadegas
      Secadegas

      Mini porquê? Explica lá isso, mas com provas e sem links “daqueles”.

    2. Avatar de Henrique
      Henrique

      Em termos de unidades ISO, mini é maior que micro. No máximo dos máximos é uma picosoft.

  6. Avatar de Jota
    Jota

    Que se passa Microsoft? A pergunta não precisa de ser feita! Toda a gente já disse aqui que o Windows 11, com as suas exigências de requisitos mínimos, era um SO morte à nascença!

    1. Avatar de Dr Paraíso
      Dr Paraíso

      Eu acho que a Microsoft está a fazer aquilo que deveria ter feito há muitos anos, como a Apple.

      A maçã mordida tem uma técnica fantástica: vende um produto que muitas vezes nem é grande história mas diz “ó malta, atenção que este software ou sistema operativo só funciona nas nossas máquinas e com as nossas configurações”. Já a Microsoft sempre teve «os cojones» de criar um sistema operativo e dar total liberdade de escolha aos clientes, ao colocar requisitos mínimos.

      Este upgrade com o Windows 11 tem a ver, na minha opinião, com isso mesmo. para que existam cada vez menos problemas, vão fechando o cerco, até que um dia só podes ter a mais versão do Windows se comprares uma máquina microsoft.

      Esta ideia passou pela cabeça a mais alguém ou serei um «iluminado» com a mania?

  7. Avatar de Insider
    Insider

    RIP W11, hello W12.

  8. Avatar de jorginho
    jorginho

    Nenhuma novidade. Esse W11 já nasceu fadado a se tornar um novo Windows Vista. Continuo com o W10 e não uso W11 tão cedo.

  9. Avatar de Zé

    Sempre usei windows e sempre gostei de ter uma maquina a trabalhar com linux para ir testando o que a Alternativa pode dar … mantive o meu Ryzen 3 2200g com o windows 10 e testei o w 11 na mais recente máquina que me entretive a montar com ryzen 5 5600g , máquinas que são modestas mas que me dá um gozo enorme poder usar… estou contente com o desempenho do w11 , no inicio tinha uns problemas com o “Search” mas aparentemente resolveram numa das actualizações.

    Finalmente dou nota positiva ao w11.

  10. Avatar de Nuno
    Nuno

    Nos telemoves fica o pessoal todo nervoso que o telemovel com 4 anos ja nao tem atualizações nos computadores anda a microsoft atras do pessoal para atualizarem o pc ahahah o pessoal tem com cada pancada

  11. Avatar de miguel
    miguel

    a meu ver, o pior sistema de sempre… só o facto de roubar 1G a mais de ram sem fazer nada que o 10… dace…

  12. Avatar de Network Bit
    Network Bit

    O CEO não disse que o Windows 10 seria o último SO?
    Parece que afinal não era aldrabice 🙂
    O Windows 11 requer hardware específico que algumas máquinas não têm. Ainda vai demorar uns anos até que tenha uma quota de mercado significante.

  13. Avatar de Secadegas
    Secadegas

    Só ainda não instalei porque tenho demasiado software para reinstalar novamente. Mas provavelmente vou comprar novos SSD para fazer o upgrade em todas as máquinas.

  14. Avatar de pipapapigrafo
    pipapapigrafo

    O melhor Window de todos foi o Windows 9, o resto é conversa.

  15. Avatar de speddy
    speddy

    Já só uso o windows para jogos e por enquanto o Win10 parece superior

  16. Avatar de Coelho
    Coelho

    Faz bastante sentido. Esse Windows não trouxe nenhuma novidade positiva, pelo contrário, várias funcionalidades foram perdidas.