Proxoid – Internet no PC através do Android

60 Comentários

O meu smartphone e o meu PC andam sempre comigo para todo o lado. No entanto, há locais onde necessito de aceder à Internet através do PC, e como não tenho PEN ou outro tipo de ligação à Internet, costumo recorrer ao meu Android para fornecer conectividade ao meu PC (no Linux e no Windows).

Quando os utilizadores têm conhecimento que é possível ligar o PC à Internet via Android, pensam que o processo/configuração é complexo mas, com a aplicação Proxoid é tão simples como descascar uma maça.

Proxoid_000

O Proxoid é uma aplicação para Android que disponibiliza funcionalidades de proxy, permitindo que qualquer PC se possa ligar a Internet através do smartphone. Este tutorial foi realizado com base num Android A1 ligado a rede wireless, e que distribui conectividade para um PC. Além disso, é possível com este mecanismo ligar um PC que não tem placa wireless na mesma à rede, tendo o smartphone pelo meio.

Com ter o Proxoid em funcionamento?

Passo 1) Necessário ter o Android SDK (ver aqui) instalado no PC com Windows ou Linux ou apenas o driver USB do SDK do Android (ver aqui)

Passo 2) Activar o modo de depuração USB no Android (Menu—> Definições—>Aplicações –>Desenvolvimento—> Depuração USB)

Proxoid

Passo 3) Ligue o Android via USB com o PC.

Passo 4) Instalar o Proxoid no Android usando o seguinte código QR.

qr_Proxoid

Passo 5) Abrir a aplicação Proxoid e colocar em Start.

Nota: podem também definir a porta de funcionamento, mas para não complicar vamos usar a que ja está definida: 8080.

Proxoid_00

Passo 6) No PC precisamos de fazer duas configurações finais: activar o forward via adb e configurar o proxy no browser.

Primeiro vamos via linha de comandos ao directório onde têm instalado o SDK do Android, e dentro da do subdirectório plataform-tools devem escrever o comando:

adb forward tcp:8080 tcp:8080

Proxoid_01

Para finalizar, devem abrir o vosso browser (para este exemplo usei o Firefox) e no menu Configurações—>Avançado devem definir a seguinte informação no campo de Proxy HTTP:

Proxoid_02

E está feito. A partir deste momento têm Internet no vosso PC, que é “distribuída” pelo Android através de uma ligação 3G ou Wireless. Simples não é? Alguma dúvida ou problema na configuração, não hesitem em deixar as vossas duvidas!

Partilhar:
Tags:

Comentários

60

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de st4ff
    st4ff

    Boas, sabe me dizer se essa aplicação proxoid também funciona para interligar um telemovel com android 2.1 e um tablet archos 101 com android 2.2? porque atraves da opção tethering que vem no 2.2, não consigo obter conexão a net. tanto via usb como por bluetooth. já pesquisei e nada. todas as informção que li, dizem que é só utilizar a opção tethering que vem no tablet archos 101 com android 2.2, mas ate agora da sempre falha na ligação.. agradecia umas dicas. obg

  2. Avatar de tsa
    tsa

    E no iphone dá para fazer isso?

    1. Avatar de lourenço
      lourenço

      dá .(final)

    2. Avatar de Ricardo Nunes
      Ricardo Nunes

      Dá e é mais fácil que descascar um android lol

        1. Avatar de Legion
          Legion

          Estou a par dessa realidade Pinto. A app que sugeres é um bom achado para builds pré-froyo.

          Keep up the good work! Zug Zug

          1. Avatar de Legion
            Legion

            Bolas… era no TAB em baixo -.-

          2. Avatar de Pedro Pinto

            no problem 🙂 Tenho de meter o 2.2 a rolar aqui no meu

  3. Avatar de Zack
    Zack

    Err… Desde a versão 2.X (se não estou em erro) que esta funcionalidade está disponível “por default” no android.

    Settings > wireless & networks > internet tethering

    Com isto activado, basta ligar o tlm por usb, e o sistema automaticamente reconhece o android como um modem usb e passa a usa-lo como acesso à internet…

    1. Avatar de Legion
      Legion

      Tens razão. Tenho um HTC desire que veio o froyo (android 2.2) e já tem essa opção na build.

      Foi das primeiras coisas que experimentei quando o comprei e fiquei muito contente com a facilidade de utilização.

      Com o o Win7 foi literalmente ligar a opção, conectar e navegar.

      Google is there anything you can’t do right?

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Sim, mas nem toda a gente tem o Android 2.2

      2. Avatar de Pedro Pinto

        Já agora, esse mecanismo tb faz sharing da rede wifi?

        1. Avatar de Zack
          Zack

          Sim. Mas essa parte acho que nem todos os fabricantes a têm..

          Aliás, a versão 2.X tem essa opção (por wifi). O tether via usb/bluetooth penso que vem desde a versão 1.6.

    2. Avatar de Hugo Cura

      Só para que conste, em português a opção é:
      – Definições > Sem fios e redes > Ligação ponto a ponto.

      Nesse local é possível activar o serviço e tem uma opção “Ajuda”, que dá uma breve descrição e leva a este endereço.

  4. Avatar de Pedro Ricardo
    Pedro Ricardo

    isto vai ligar atraves do nosso cartão SIM certo? ou seja gasta trafego de acordo com o tarifario escolhido pelo utilizador?

  5. Avatar de Fernando
    Fernando

    E o contrário funciona? Isto é, fornecer internet ao telemóvel através da ligação do PC, por USB?

    1. Avatar de lourenço
      lourenço

      através de Bluetooth!…,

      isso ja dava no meu nokia 6288

    2. Avatar de kry
      kry

      Também queria saber isto.

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      USB Reverse tethering

  6. Avatar de PopCorn
    PopCorn

    Será que é possível fazer o mesmo com um Nokia Symbian?

  7. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Mais fácil que isso (se o pc/portatil/whatever) tiver wireless é activar a funcionalidade de hotspot, passado o telemóvel a funcionar como um normal router wireless. Não passo sem essa funcionalidade e não tenho de andar com cabos.

  8. Avatar de slooney

    Uso regularmente o mesmo método, mas através do iPhone.

    No entanto sempre que o faço tenho de desligar a minha ligação de rede local para que a Partilha de Internet (via telemóvel) passe a ser considerada a “principal”.

    Alguém conhece a possibilidade de atribuir determinada ligação a determinada aplicação?
    Ex: A ligação do iPhone fica atribuída especificamente ao Firefox e as restantes aplicações ficam atribuídas a ligação por cabo.

    Obrigado.

  9. Avatar de Pedro A.
    Pedro A.

    Não será mais fácil o pessoal instalar a aplicação de dial up que os telefones costumam trazer?

      1. Avatar de Hugo Cura

        Sim, modem 3G.

        No meu caso, Huawei U8230, usei a aplicação fornecida no CD de software (que vem na caixa) nos primórdios em que o utilizei, antes de fazer root (após instalar no Windows, aparece uma ligação “modem” a par com as redes wi-fi).

        Após o root, poder usar as aplicações wi-fi tethering é um must! Uso regularmente com o meu netbook. É como se fosse a minha PEN USB de net invisível.

        Falarei disto aqui, brevemente.

  10. Avatar de TheSmartOne
    TheSmartOne

    Os Nokias com o Nokia PC Suite (ou agora OVI) instalado no PC já fazem isto há muitos anos…

    Já há muito que uso o meu n73 para navegar na net quando tenho apenas o portátil e o telemovel…

    E melhor, uso o bluetooth para connectar o Telemovel ao PC, ou seja, tenho o telemovel no bolso, o portatil nas mãos e estou a navegar na internet… (um dia destes escrevo um tutorial)

    O que eu quero dizer é que já era tempo do Android ter uma maneira, e devia ser disponibilizada pelo próprio SO e não ter de arranjar uma aplicação para o fazer e depois ter de configurar as portas manualmente…

    Quando um equipamento novo disponibiliza menos funcionalidades (Smartphone) que um equipamento já existente (Portátil) o primeiro deve garantir compatibilidade e eficiência para com o segundo…

    1. Avatar de Legion
      Legion

      Fica lá com o teu Nokia à vontade. Njoy!

    2. Avatar de asfd27

      Concordo completamente .
      O meu LG POP (GD510) também já faz isso de raiz, basta ligar por USB 🙂

  11. Avatar de José
    José

    Olá,

    Vi que é possível fazer o contrário, igual você mencionou, via bluetooth. Será q vc poderia colocar um tutorial da conexão ao contrário?

    Parabéns pelo artigo!!!

  12. Avatar de Karven
    Karven

    Outra opção caso não queiram se quer abrir linha de comandos, é o PdaNet que tem aplicação para abrir no PC fazem a ligação como se fosse um modem e no Android mostra o tráfego a ser consumido.

  13. Avatar de JPedrosa
    JPedrosa

    O artigo está bom sim senhora,
    mas a verdadeira “porra” é no sentido inverso.

    Ou seja, ter net no Android através do PC 😉

    1. Avatar de Hugo Cura

      Easy: https://pplware.sitedev.pt/windows/software/connectify-1-1-o-seu-computador-poder-ser-um-hotspot/

      O único requisito é o PC receber net por ethernet ou por USB, ou por outra placa wi-fi… ou whatever.

        1. Avatar de Hugo Cura

          Eu não tomaria isso como uma justificação para “a verdadeira porra”.
          Mesmo assim, é mais complicado mas não é impossível.

          1. Avatar de JPedrosa
            JPedrosa

            oi,
            já tinha testado, mas por alguma razão o meu tele não reconhece redes ad-hoc. E testei com duas roms diferentes.

            O que eu queria era mesmo over USB

            Um pseudo active-sync vá lá…

    2. Avatar de TheSmartOne
      TheSmartOne

      Usa o connectify

      1. Avatar de JPedrosa
        JPedrosa

        A nivel empresarial Seven é uma miragem.
        Estou em XP claro

  14. Avatar de Jorge Costa

    Há uma app que faz isto de uma forma MUITO mais facil! Chama-se PDANet! Muito mais facil de instalar! Acho que era uma boa ideia fazer um artigo sobre ele. E não da apenas para android 😉
    http://www.junefabrics.com/index.php

    ps. a versão 1.12 para o Android é totalmente gratuita

  15. Avatar de Luis Rosa
    Luis Rosa

    não conhecia, normalmente costumo utilizar este

    http://www.appbrain.com/app/barnacle-wifi-tether/net.szym.barnacle

    a ligação é feita através da rede wi-fi criada pelo software que por sua vez “chama” a rede 3G do telemóvel.

  16. Avatar de Fábio Rogério SJ

    Ola,

    Primeiramente queria dizer que acho fantástico o site de vocês.

    Vou comprar um novo celular com android. Gostaria e saber se já teve algum artigo publicado aqui com os melhoras a ser comprador ou se vocês pode recomendar algum.

    Obrigado.

    1. Avatar de victor oliveira
      victor oliveira

      compra o galaxy ace plus!!!é muito bom ele tem no site balão da informatica comprei o meu por lá chegou em 2 dias!alem de ser bom é barato!!o meu cel é um optimus l3 e400!tambem é muito bom!!!

  17. Avatar de Rick
    Rick

    O meu motorola Defy, já trazia consigo, uma aplicação chamada hotspot 3G. Não há melhor, tirando o consumo de bateria.

  18. Avatar de Nuno Santos
    Nuno Santos

    Boas, excelente aplicação.

    Já agora deixo aqui a que uso : EasyTether – Android

    Bastante simples de usar e funciona em linux 🙂

    Cumptz

  19. Avatar de Manoel Junior
    Manoel Junior

    Muito bom.

    No Android uso o aplicativo EasyTether, é excelente.
    A versão free informa que tem restrições para páginas https, porém no Ubuntu funfou legal tudo mesmo.

  20. Avatar de Filipe Dias
    Filipe Dias

    android rules =)

  21. Avatar de António
    António

    Uma questão…Não há por ai uma aplicação para android que dê para fazer um bypass a uma proxy, evitando assim sites bloqueados etc…

    Sem duvida Android rulez!

  22. Avatar de Bruno Carvalho
    Bruno Carvalho

    Tenho o Magic ha mt tempo, vinha com a versão 1.5 agora esta com a 2.2.1, mas desde a primeira versão que bastava ligar o cabo usb e a net ficava logo activa. Mas agora uso sempre o wifi tether, e so ligar e aparece uma nova rede wireless no nosso computador.

  23. Avatar de HUWENSI
    HUWENSI

    EAE TEM ALGUEM Q POSSA ME AJUDAR NAO ESTOU CONSEQUINDO FAZER FUNCIONA NO MEU PC…
    ESPERO RSPOSTAS E FICAREI GRATO COM A AJUDA…

  24. Avatar de jose
    jose

    boa tarde. tenho um tablet android e queria ligar uma pen da kanguru para ter net em todo lado.. é possivel ? ou como faço para ter internet no tablet sem ser travez do wi fi ?
    aguardo k me ajudem nesse sentido

  25. Avatar de 4ndr3
    4ndr3

    Boas..
    E não é possivel ligar a net do android ao pc sem qualquer cabo?
    Tipo por wireless ou assim?

  26. Avatar de erro
    erro

    na hora de colocar adb forward tcp:8080 tcp:8080 CMD FALA QUE ADB NAO CONHECIDO COMO UM COMANDO INTERNO E TAAL. OQE FAÇO

    1. Avatar de Hugo Cura

      Certifica-te que tens o Android SDK e que o ficheiro adb.exe se encontra no caminho onde está a ser executado o comando (ou que o caminho onde está o adb.exe esteja incluído na PATH do sistema).

    2. Avatar de jen
      jen

      Usando apenas o prompt de comando:
      Para abrir o prompt de comando vá em:
      Usando o Windows XP:
      Iniciar –> Executar –> e digite “cmd” e tecle enter (sem aspas)
      Usando o Windows 7:
      Iniciar –> Executar –> e digite “cmd” e tecle enter (sem aspas) ou
      Iniciar –> Procurar programas e arquivos –> e digitar cmd e clicar em cima do programa.

      Após abrir o cmd digite o seguintes comandos:

      set PATH=%PATH%;C:\android-sdk-windows\platform-tools

      Para verificar se gravou corretamente, digite no prompt o seguinte comando:

      echo %PATH%

  27. Avatar de kk
    kk

    Isto da internet paga-se por telemovel ou e totalmente gratis?

  28. Avatar de wagner ferreira
    wagner ferreira

    teria como fazer o mesmo processo, so que pra ubuntu?

  29. Avatar de William Schmidt
    William Schmidt

    Dá pra acessar com o PC desligado??

  30. Avatar de ana carolina
    ana carolina

    eu baixeiesse programa ,só que não abriu o meu é windows 7 o deve esta acontecendo