Projecto Colibri 2.0

39 Comentários

O Projecto Colibri é um software de gestão que aborda as principais necessidades da área comercial de uma qualquer empresa, fazendo o controlo de documentos, contas-correntes e stocks. Além de uma interface intuitiva por janelas, as principais funcionalidades foram optimizadas para utilização via teclado.

A aplicação é desenvolvida em Java e foi tida em consideração a necessidade de execução em ambientes multi-plataforma, estando garantido o seu funcionamento em Microsoft Windows, Linux e Apple OSx. A arquitectura da aplicação conta com três camadas distintas, dados, lógica de negócio e interfaces, facilitando desta forma o desenvolvimento de novas funcionalidades.

Das principais funcionalidades destacamos:
– Facturação Clientes/Fornecedores
– Criação de Entidades/Documentos
– Gestão de Stocks
– Conta-Correntes Clientes/Fornecedores
– Multi-empresa
– Acesso controlado nos utilizadores
– Interface optimizado para o teclado
– Outputs PDF/E-mail/Excel/Word

Será certamente um achado, melhor dizendo uma forma futurista de desenvolver aplicações. Grátis, sim não faça essa cara de admirado, a aplicação pode ser utilizada pelas empresas com garantias de qualidade e robustez e sem ter de pagar um cêntimo pela sua utilização.

Licença: Freeware
Download: Projecto Colibri 2.0
Homepage: Projecto Colibri

Partilhar:
Tags:

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Covenant
    Covenant

    Este software pode ser usado apenas como gestão de stocks ?

    É que estava a percisar de um gestor de stocks, gratis e simples de usar.

    1. Avatar de Edu Oliveira

      Esqueçam esse programa, como tudo que é grátis no Brasil, esse é outra porcaria, sem suporte, vc tem que navegar muito na net pra achar pq por exemplo o programa não se conecta a um banco de dados remoto, confuso e só pode ser usado por um computador, hoje em dia qualquer lojinha de 1,99 já tem dois computadores, resumindo, free é só para vc olhar pra cara dele e brincar, baixam e vejam com os próprios olhos essa grande porcaria.

  2. Avatar de Projecto Colibri
    Projecto Colibri

    Sim, podes, tens fornecedores, clientes, e ainda podes criar outras entidades. Permite criar documentos, tipo: entrada directa ou saída directa de stocks.

  3. Avatar de catus
    catus

    Existe algum programa gratuito mas para escritórios do tipo agencias, advogados, ou seja gestão de processos/clientes?

  4. Avatar de jYkA
    jYkA

    Pode ser usando em ambiente de rede windows?

  5. Avatar de Xico Bandito
    Xico Bandito

    A Primavera software também tem uma versão gratuita do seu software…
    Ver em http://www.primaverabss.com/pt

  6. Avatar de vania
    vania

    os meus parabens pelo projecto

  7. Avatar de Evandro
    Evandro

    Tive oportunidade de testar o Colibri na versão 1.0 e na versão 2.0.
    É um excelente software. Além de ser feito em Java com interface gráfica, a base de dados é PostgreSQL. O que deixa a implementação do Colibri totalmente gratuito. Não é necessário adquirir licença de banco de dados e nem do próprio sistema.

    Como já citado no post, a arquitetura em Java permite a portabilidade. Só resta esperar dos desenvolveres algumas funcionalidades voltadas para a Web ;).

    Pelo que observei, o próprio responsável pelo sistema dá suporte. Assim você não fica na mão como muitos outros softwares gratuitos do género.

    Testei, gostei e recomendo! 🙂

  8. Avatar de Fabrizio

    A nível de segurança,o que posso esperar desse software? Consigo fazer acesso remoto aos dados?

  9. Avatar de dc
    dc

    🙁

    É só de mim ou isto não me funciona! Já instalei mas surgiram alguns erros na instalação do PortSQL (ou lá como se chama) e quando executo a aplicação, chega á parte do login, ponho o user e pass por defeito e aquilo não passa dali, dá-me um erro de ligação á base de dados indisponível!

    baahhhh, vou dar uma vista de olhos no primavera! lol

    CUMPS

  10. Avatar de Projecto Colibri

    A ligação ao motor de base de dados é feito via JDBC o equivalente a uma ligação ODBC em Windows. Pelo que a segurança que podemos obter em acessos remotos é equivalente ao que o próprio motor de base de dados garante, que normalmente é muito boa.

    Já fizemos testes de ligação remota em cima de uma VPN em acessos ADSL e a performance era óptima, isto porque a camada de persistencia de dados optimiza todo o acesso, recolhendo apenas a informação necessário do servidor de base de dados.

    ProjectoColibri
    Agora o seu negócio tem asas para voar!

  11. Avatar de Projecto Colibri

    Por favor recorra ao forum para apoio adicional

    ProjectoColibri
    Agora o seu negócio tem asas para voar!

  12. Avatar de Alcides

    Evandro, em relação à parte WEB existem de facto alguns projectos pensados. Mas para já a versão desktop está disponível e primeiro queremos apostar nela.

  13. Avatar de ExePlay

    Otimo projeto, pena que nao consigo logar….da erro ao tentar “não foi possivel estabelecar a ligação”

    Espero que eles tenham uma solução para nos testarmos

    Abraço

  14. Avatar de Duriense

    Temos que continuar a dar o nosso total apoio moral,
    e monetário (o estado), para que projectos como este sejam mais e possam também eles, continuarem a desenvolver e melhorar este tipo de software.

    Os meus parabéns, devagar vamos lá chegar, (meta tecnológica).

    Abraço a todos.

  15. Avatar de UKN
    UKN

    Parece interessante 🙂

  16. Avatar de p2mc
    p2mc

    Parece-me estar muito interessante, vou instalar para ver se vale a pena.

    É pena que estes projectos de software de gestão em “Java” que podem ser usados em qualquer sistema operativo se fiquem apenas pela “Gestão Comercial”, fica sempre a faltar software para contabilidade, gestão de pessoal e imobilizado, para que as empresas possam adoptar livremente o sistema operativo que mais convier seja Linux ou Windows.

    Cumps.

    p2mc

  17. Avatar de Projecto Colibri

    Sim, tens razão, mas já estamos a pensar nisso, aliás, já estamos no desenvolvimento de RCP http://www.eclipse.org/home/categories/rcp.php para atingir esse fim.

  18. Avatar de ApeOfGod

    cá para mim este post já vinha a ser preparado há uns meses… lembro-me de um post que mostrava uma imagem de um software de gestão comercial e prometia boa qualidade, sem mencionar nomes, certamente era este. mais uma iniciativa digna de louvar, mas com concorrentes de peso como o MEDIAempresa (cuja firma já fechou, mas ainda tenho, assim como muita boa gente, o respectivo setup), o Primavera Express, o Evaristo, além de toneladas deles em PHP que se podem sacar no sourceforge, precisa de ser mesmo muito bom para vingar. n percebo é como ganham estas firmas dinheiro com o desenvolvimento destas aplicações: será na formação? em contratos de garantia tecnológica? na venda de PCs com o respectivo SW instalado (como faz a Memória Persistente com o seu Evaristo)?

  19. Avatar de peopleware

    @ApeOfGod
    Dos que mencionaste este é seguramente superior. Simplicidade, “ajustabilidade”, além de uma estrutura de apoio sólida.

    Este projecto tem uma estrutura de desenvolvimento e suporte forte, apenas deixo a ideia, pelo meu conhecimento, que a empresa que desenvolve este projecto tem em mente obviamente o retorno deste enorme esforço através de formação, implementação e adaptação. Serviços direccionados e feitos à medida das necessidades.

  20. Avatar de Projecto Colibri

    O Projecto Colibri é um projecto com mais de um ano de desenvolvimento, e é paralelo a um conjunto de projectos “oficiais”, numa fase inicial teve um papel fundamental na aquisição de know-how e experiência de desenvolvimento em equipa, a maior parte dos conhecimentos adquiridos está neste momento a ser utilizada em projectos para outros clientes.

    Projecto Colibri está neste momento na versão 2.0, entendemos que neste momento se encontra pronto para o publico, e o nosso retorno desta comunidade será o seu feedback que a verificar-se será muito enriquecedor para nós,e sobretudo para o projecto em si.

    Temos algumas ideias do que pretendemos com este projecto, algumas já estão em curso, a partir de agora contamos com a comunidade para a definição de prioridades para o desenvolvimento.

    ProjectoColibri
    Agora o seu negócio tem asas para voar!

  21. Avatar de Tio Hermínio

    A instalação desde programa é um pesadelo, ainda precisa de ser muito trabalhado.

    Mas continuem.

  22. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    Um projecto de louvar, neste momento ando ás voltas com um programa do gênero da informarca (newstock) vou experimentar este.

  23. Avatar de Projecto Colibri
    Projecto Colibri

    Boas Tio Hermíno, a instalação em windows é só um SETUP, instalação normal. Se tiveres duvidas podes sempre usar o nosso forum.

  24. Avatar de Alexandre Gomes
    Alexandre Gomes

    Gostaria de saber se este programa poe ser utilizado em PDA para gestão comercial para vendedor e responsável do stok

  25. Avatar de Projecto Colibri
    Projecto Colibri

    Boas, neste momento a aplicação não permite ser utilizado numa PDA, mas se realmente necessitar, poderá entrar em contacto com a nossa equipa em suporte@projectocolibri.com
    cumprimentos

  26. Avatar de Luis
    Luis

    Pois é… esquecem-se que primavera não trabalha com fornecedores….. Mas tb está bom para utilização simples. Cumprimentos a todos

  27. Avatar de Robson
    Robson

    Muito iteressante, estudo java e achei projeto muito bom

  28. Avatar de Nuno Abreu
    Nuno Abreu

    Achei o software muito “user friendly” e com um aspecto muito agradável.

    Só não sei como introduzir o logotipo da empresa nos documentos (como por ex: nas facturas)… Podem-me explicar se isso for possivel?

  29. Avatar de Jorge Fortunato
    Jorge Fortunato

    Parabéns a toda a equipa,

    para primeira impressão após a instalação tenho muito boa impressão da aplicação parece muito dinamica.

    Contudo vou explorar mais voltarei a comentar.
    Cumprimentos,
    JF

  30. Avatar de Luis Sales
    Luis Sales

    gostaria de saber se este projecto funciona em rede

  31. Avatar de Glauce Forte
    Glauce Forte

    Estou montando um restaurante, mas ainda não tenho como comprar a impressora fiscal muito menos automatizar tudo, isso acontecerá só daqui uns seis meses, então tudo que for passado pelo caixa preencherei uma NF. Terei um impressora não fiscal. O sistema roda, sem a impressora fiscal?
    Já contactei o meu Contador ele disse que pelo meu faturamento inicial posso trabalhar sem a impressora fiscal.

  32. Avatar de Fernando Valente
    Fernando Valente

    Eu tenho o colibri 2.0 e não consigo introduzir o código posta, para poder tirar facturas.
    Se alguém me poder ajudar, agradeço.

  33. Avatar de Marco G
    Marco G

    Boas tardes;

    Acabei de abrir uma eprsazita. Vou fazer download deste programa, espero k me ajude. 🙂
    O forum, para duvidas, continua a funcionar?

    Parabens pelo espectacular trabalho.

    cumps

  34. Avatar de Aline

    Gostei muito do Projeto, não consegui testar em meus equipamentos anteriores espero conseguir fazê-lo agora.

    Embora atualmente não me sobre muito tempo para programação, gosto muito de trabalhar com isso e desejo, se possível, algumas dicas para criação de um projeto voltado para gestão escolar (carnês de pgto, lista de presença, cadastro de alunos e tudo mais) e até mesmo seguindo o exemplo do Colibri disponibilizá-lo gratuitamente, pois sou totalmente a favor de softwares livres e realmente não encontrei nenhum software disponível freeware para este tipo de público até o momento. Caso alguém tenha interesse em me ajudar ou mesmo dar umas dicas estou aki!!!

    Parabéns pelo projeto e obrigada a todos pela atenção!

    Grande abraço.

  35. Avatar de Inês

    Olá!
    Fiquei super empolgada com o programa quando percebi que não era para mac…
    preciso de um programa de gestão de stock (nem tanto de facturação) que englobe produtos compostos com mercadorias compradas. é para venda a retalho.
    Quais as opções?
    Obrigada

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Este software dá para qualquer Sistema Operativo pois é escrito em java.

  36. Avatar de Joana
    Joana

    Boa tarde,

    Este programa dá para fazer gestão da produção e stocks? aqui o que está em causa é entrada de material subsidiário (caixas, rótulos, garrafas, …) que sofre produção e dá origem a um produto final composto pelo material que entrou. A ideia é dar entrada do material subsidiário todo e quando se dá produção (entrada em armazém para venda) ele automaticamente dá saída do material (ex. a produção de 1cx igual a -12garrafas -12rotulos -12capsulas -1cx)

  37. Avatar de Rui Sousa Sagres Fernandes
    Rui Sousa Sagres Fernandes

    boa noite
    eu tenho um pequeno restaurante e neste momento tenho licença da winrest ja paga mas precisava de uma ferramenta para gerir compras em funçao de fornecedor
    ou seja tenho varios fornecedores a vender o mesmo produto e o preço varia queria algo que pudesse registar e depois conseguir consultar
    eu sei que nao eh algo muito complicado e que talvez um folha de calculo ate resolvesse mas se houver algo assim ja desenvolvido era fantastico