Primeira versão do Windows 10 com Bash já disponível

51 Comentários

Depois de muitos rumores, a Microsoft confirmou que a Bash do Linux, a famosa linha de comando, iria passar a estar presente no Windows 10 de forma nativa!

Sem muitas demoras, a Microsoft disponibilizou hoje build 14316, que apenas está disponível para utilizadores do programa Insider, e que de destaca por trazer já a tão famosa Bash.

Bash-on-Windows_thumb


Depois de várias críticas ao mundo Linux/Open Source, a Microsoft parece estar rendidas às soluções existentes. Como é sabido, a empresa anunciou na BUILD que a Bash iria integrar o Windows 10 brevemente e tal já é uma realidade na build 14316 .

Por agora esta novidade apenas está disponível para utilizadores do programa Insider e deverá chegar a todos os utilizadores na grande actualização “Anniversary” que acontecerá ainda esta ano.

Para quem instalar a build 14316 e pretender ter a Bash, terá de activar o modo programador indo a Definições > Actualização e Segurança > Para Programadores.

bash_02

Por fim basta ir à linha de comando do Windows e instalar a Bash.

bash_windows10-768x427

Ao contrário daquilo que se tem referido, a Bash no Windows não se trata de um Ubuntu no Windows mas sim um subsistema Linux para o Windows. Como já é sabido, a Bash no Windows corre sem qualquer tipo virtualização ou emulação de aplicações.

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Homo Erectíssimo
    Homo Erectíssimo

    Bom artigo,Pedro Pinto.Baixei esta nova Build(14316.rs1_release.160402-2217),pelas 18 horas de ontem,Quarta-feira,dia 6 de Abril.Está espectacular,e muito fluida.E tem um novo “display” de cores que me agradam muito.P.S.-já comecei a usar verdadeiramente a Cortana no PC.Identificou-me a voz imediatamente.Espectacular.Para quem começa,aos poucos,a entrar neste mundo da Informática,cada vez me deslumbro mais. 🙂

    1. Avatar de H
      H

      Homo Erectíssimo na última buid a cortana já identifica o português?

      1. Avatar de Homo Erectíssimo
        Homo Erectíssimo

        Pelo menos a mim identificou-me logo a voz.Sei que a Cortana ainda está em português-brasileiro,mas é verdade o que lhe digo,”H”. 🙂

  2. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Peço desculpa Pedro Pinto , mas não vamos gerar mais confusão do aquela já existe .
    Primeiro Linux é um Kernel e não um sistema operativo , GNU/Linux é sim o sistema operativo , popularmente conhecido como Linux .
    Segundo , a Microsoft utiliza repositórios do ubuntu para instalar diversos programas de origem UNIX alias os pacotes de instalação através da Bash GNU são da debian e não executáveis do windows .
    Terceiro , estamos perante uma integração do sistema GNU no Windows , portanto não é Linux nem, Ubuntu desktop “por enquanto” .
    Para quem queira tirar mais duvidas sobre a Bash GNU veja no seguinte link a demonstração da Microsoft
    https://channel9.msdn.com/Events/Build/2016/P488

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Caro CMatomic
      Gosto quando o pessoal mete palavras no artigo que nem sequer lá estão! Estamos a falar na Bash, sistema GNU… nada mais.
      Depois ainda vens com um artigo para eu ir ler e confirmar o que escrevemos.

      Afinal qual a tua dúvida?

      1. Avatar de Xinuo
        Xinuo

        Eu tb mandei um post sobre isso e foi censurado, não seria de ótimo tom que fosse explicado o porquê da censura!

        Quanto ao assunto, já comentei. Nos posts se fala muito de Linux, quando na verdade não existe nada de Linux, que é um kernel. O BASH nada têm a ver com Linux, é um produto do S.O. GNU. Como esse S.O. GNU era distribuído sem kernel (só com as diversas outras ferramentas) , quando veio o Linux ele passou a ser distribuído com o kernel Linux, daí a reivindicação antiga que o nome genérico mais apropriado para o S.O. seria GNU/Linux.

        Eis que a notícia é mais um argumento em favor dessa nomenclatura, pois não há nada de Linux no Ubuntu on Windows, mas é verdade que têm GNU on Windows.

        Em resumo, o quero esclarecer é que se usa o termo Linux de forma inapropriada, visto que não é um S.O., mas um kernel.

        Quando se diz que “Ubuntu É Linux”, isso é uma declaração inverídica, pois um S.O. completo não pode se resumir ao kernel, seria tomar a parte pelo todo. E agora que existe o Ubuntu com kernel do FreeBSD, então mostra mais um argumento para demonstrar que a frase “Ubuntu É Linux” é falsa.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Censurado? Não vi comentário nenhum teu.
          Relativamente à informação no artigo está fácil de compreender. Ninguem fala que o Linux vai para o Windows…mas sim a Bash que é conhecida do mundo GNU/Linux (Linux para os amigos).

      2. Avatar de int3
        int3

        PP ele tem razão no que diz.
        Eu prefiro dizer “subistema ubunto no windows” do que o que quer que seja. Bash no windows semprr existiu pelo cygwin. Mas pronto só foi uma pequena crítica.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Hum…tu também? Subistema ubuntU no windows??? Estamos a falar da Bash…da shell!!!
          Bash no Windows nativa nunca vi… ai ai ai (Pelo cygwin tudo bem, mas isso é uma ferramenta externa).

      3. Avatar de joglo
        joglo

        Off the topic. Poderia esclarecer-me o que ultimamente anda a acontecer comigo e vários colegas meus relativamente a chamadas para o telemóvel de números começados por 210. Quando atendo a chamada cai. Sei que existem vários números deste tipo: 210 317 119 ou 210 302 021.

        Obrigado

  3. Avatar de Jesus jones
    Jesus jones

    Não confio no sistema linux não sei porque mas tenho as minhas duvidas no respeito a ele

    1. Avatar de lm
      lm

      Venham de la essas duvidas… Linux, Unix, Mainframe,… Kernel, … Conheces alguma coisa disto?

      1. Avatar de Pedro Pinto

        No mundo em que vivemos acho que não podemos confiar em ninguém 😀

    2. Avatar de john
      john

      Então muda o nome para Jesus Doubtfull Jones. Parece-me mais apropriado …

  4. Avatar de Joe Fagundes
    Joe Fagundes

    Mais um artigo altamente desinformativo do Pedro Pinto.
    “Bash do linux”?
    Se o Pedro Pinto soubesse o que é a bash e como funciona, se o Pedro Pinto soubesse o que é o userspace, talvez se o Pedro Pinto soubesse alguma coisa acerca daquilo que escreve, eu não tivesse de me consumir a ler as suas bacoradas.
    Ou talvez ele goste simplesmente de desinformar as pessoas.

    1. Avatar de darksantacruz
      darksantacruz

      Tanto atrito para quê? Se o autor enganou-se pode esclarecer desta forma o seu comentário torna-se útil.

    2. Avatar de PeFerreira98
      PeFerreira98

      Ele não disse nada de diferente do que apresentaram na build 2016. Não sei qual e o motivo de frustração face a esta noticia…

      1. Avatar de jp
        jp

        hum, o que se ganha com isto? Para que serve? podia ter sido explicado. Quem não é do mundo Linux ficou exactamente na mesma, ou mais confuso.

        1. Avatar de PeFerreira98
          PeFerreira98

          Pelo menos eu ganho na navegação de pastas, rename de vários files e sobretudo o git. São 3 das coisas que mais utilizo que me lembro, da bash. Para explicações da bash existe o google. Basicamente com isto um dos pontos negativos (no meu caso(opinioes)) do windows (cmd/powershell) fica arranjado. (não totalmente mas e melhor que nada)

    3. Avatar de xpto
      xpto

      Não faço ideia se o Pedro Pinto sabe ou não o que é o bash, mas já toda a gente ficou a saber que tu, Joe Fagundes, não passas de um “quadrado”. Faz um favor a toda a gente e deixa de ler os artigos do Pedro, sim?

      1. Avatar de Joe Fagundes
        Joe Fagundes

        Se isso fosse um favor a alguém, seria a mim próprio.
        Se o Pedro não quer que opinem sobre os seus artigos, pode trancar ou filtrar os comentários, não precisa que o venham proteger com ofensas acerca das formas geométricas das pessoas.

    4. Avatar de Joe Fagundes
      Joe Fagundes

      O autor diz que, ao contrário do que se tem dito, não se trata do Ubuntu para Windows, mas sim um subsistema linux.
      Isto é, pura e simplesmente, mentira. Apesar da Microsoft ter desenvolvido um subsistema para linux (o que permite correr binários linux sem alteração, ao contrário do que acontece com o Cygwin), isto trata-se efectivamente do Ubuntu no Windows. Não é apenas a bash, mas sim toda uma panóplia de programas, vinda directamente dos repositórios do Ubuntu. Ao que parece, inclui o apt-get, o que permite instalar pacotes deb dos repositórios do Ubuntu.
      A própria imagem retirada do blog da Microsoft assim o indica. É preciso um grande esforço para tentar passar uma mensagem diferente.
      Eu sei que isto é suposto ser um site de fanbois da Microsoft, mas irrita-me esta cultura desinformativa.

      1. Avatar de kekes
        kekes

        Este tema está a gerar tanto atrito entre utilizadores Linux que nem sei que te dizer, todos tentam minimizar o assunto como algo banal, quando é algo grande.
        A realidade é que é Ubuntu para WIndows ao qual chamaram Bash.
        Nem censuro o Pedro Pinto, pois este tema realmente é dificil de explicar e ninguem se entente, o facto é que creio que todos sabemos que vai ser uma optima ferramenta.

        1. Avatar de Tomás
          Tomás

          a realidade é que é o Bash do Ubuntu, daí se chamar Bash. Não é o Ubuntu completo pois não tem como correr aplicações com ambiente gráfico, e parece que não faz a tradução de todos os comandos, embora isso só seja um problema para certos comandos do que seria o kernel Linux ao hardware

          1. Avatar de Narco
            Narco

            +1
            No maximo poderiamos dizer Bash Ubuntu para windows, agora como alguns dizem Ubuntu para Windows xD baaaaash

          2. Avatar de john
            john

            “Não é o Ubuntu completo pois não tem como correr aplicações com ambiente gráfico”

            Ganda confusão …

            Os ambientes gráficos são independentes das distros. Aliás, as distros é que permitem a implementação desses ambientes (kde, gnome, xfce) em cima de uma protocolo gráfico (X-Window) que também é independente da distro.

          3. Avatar de Tomás
            Tomás

            john, estás a negar que o Ubuntu tem um ambiente gráfico? O facto de tu puderes trocar um ambiente por outro que também use o mesmo sistema gráfico não altera que o Ubuntu é criado e distribuído com um ambiente gráfico, por sinal até muito próprio… Também não altera que muitas aplicações Linux requerem que haja um ambiente gráfico.

          4. Avatar de kekes
            kekes

            Pois, mas pelos vistos voces não sabem o que é bash. O bash apenas é uma ferramenta que é comum nos terminais de Linux. O bash não corre binarios, esta ferramenta sim.

          5. Avatar de Tomás
            Tomás

            kekes, estás a implicar e a assumir coisas algo abusivas sobre os outros.

          6. Avatar de john
            john

            Tomás, não, não estou a negar isso. Estou a dizer que o ambiente gráfico não é exclusivo do Ubuntu e que o Ubuntu continua a ser Ubuntu, mesmo se não se utilizar o ambiente gráfico. Eu já o usei várias vezes assim.

            O que quero dizer é que não é um ambiente gráfico que irá definir a natureza do SO ou determinar a distro onde corre ou poderá correr. Isto vai contra a ideia (sem qualquer sentido) de dizer que uma distro não o é por não correr aplicações com ambiente gráfico. Concluo que, o que fizeram no windows 10, foi incluir parte do Ubuntu. Não está completo mas é parte do mesmo.

      2. Avatar de Zaark
        Zaark

        Nuns artigos uns dizem que este site é de iFans, noutros artigos outros dizem que é de Droidfans, e noutros, como neste, existe quem diga que é de MSfans…
        Só posso concluir que o Pplware é um local para todos.

    5. Avatar de Diego De Mauro
      Diego De Mauro

      Concordo contigo. A mim não esta claro, como uma bash pode ser considerada um subsistema linux como informado no artigo. Cheguei nesta noticia justamente por imaginar que tratava-se de um cigwin microsoft, e saio sem uma resposta sobre “o que significa bash integrando o windows”.
      O screenshot me parece mais um chroot da shell bash dentro do cmd prompt.

  5. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Cygwin compacto de forma nativa.

  6. Avatar de Rui Costa
    Rui Costa

    “Ao contrário daquilo que se tem referido, a Bash no Windows não se trata de um Ubuntu no Windows”

    Pedro, pelos vistos não é bem assim. No print que disponibilizas, a própria Microsoft dá a mensagem:
    “This will install Ubuntu on Windows…” – irá instalar Ubuntu no Windows.

    Se isto não é Ubuntu no Windows então não percebo nada disto!

  7. Avatar de Celeste
    Celeste

    Ora metam lá a correr o que quer se seja nisto! Dissipam-se ja as duvidas! Não ls e cat não contam!

  8. Avatar de Alvaro Costa
    Alvaro Costa

    Para quem, como eu, não consegue ativar a shell bash no Windows 10 Build 14316:
    http://windowsclan.com/setup-native-bash-ubuntu-windows-10/
    No texto do Pedro Pinto falta uma coisa muito importante: ativar a “feature” Windows subsystem for Linux (beta)
    Sem isto, nada feito!

  9. Avatar de Mario Junior
    Mario Junior

    Não sei o motivo, mas aqui dá comando inválido, mesmo depois de eu ter habilitado o subsistema e reiniciado o PC.

    1. Avatar de Mario Junior
      Mario Junior

      Encontrei o problema: vocês esqueceram de dizer que também precisa ativar o shell alternativo.

  10. Avatar de Zaark
    Zaark

    Que confusão que reina aqui e noutros artigos em não sei quantos comentários. Vamos lá esclarecer umas coisas…
    – Linux é um kernel.
    – Ubuntu é um sistema operativo cujo kernel é o Linux (i.e., é uma distribuição Linux a.k.a. “distro”).
    – Bash é uma linguagem para a shell dos sistemas Unix (“Terminal” no Ubuntu e em outras tantas distribuições GNU/Linux) baseada em comandos e programas que se integram naturalmente na própria linguagem como se de comandos ‘per se’ se tratassem.
    – ‘apt-get’ é um gestor de pacotes, sendo o utilizado pelo Ubuntu. O ‘pacman’, por exemplo, é o usado por defeito pelo Arch Linux e derivados.

    O que temos no Windows 10?
    Temos o bash integrado no Windows, não emulado, com os respectivos programas “clássicos” e com a possibilidade de instalar mais através da aquisição de novos pacotes, a qual é feita com o apt-get.
    Como isto foi feito em conjunto com a Canonical, tudo é inspirado e baseado naquilo que o Ubuntu oferece ‘out-of-the-box’.

    Pormenores técnicos foram deixados de lado, pelo que é possível complementarem este último parágrafo com informação mais concreta, mas o importante aqui é definir os conceitos que listei inicialmente e que andam a confundir muita gente.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Acho que tens tudo certo!

  11. Avatar de ACMSEBR
    ACMSEBR

    Aqui já esta a funcionar não fiz nada. Quando fui no CMD e digitei bash e enter já apareceu bash-3.1$.

    Windows 10 Pro versão 1511 (Compilação do sistema Operacional 10586.164)

    1. Avatar de Carlos Mariano
      Carlos Mariano

      Sim claro. Então está-se mesmo a ver a November Update a correr Bash on Ubuntu on Windows 10, quando a versão beta foi disponibilizada unicamente na Build 14316 e ontem!

      Deves ter acordado de um coma profundo tu!

  12. Avatar de Otávio
    Otávio

    enfiaram o cygwin dentro do windows, apenas isso.

    1. Avatar de Carlos Mariano
      Carlos Mariano

      Perdoai-lhe Senhor porque eles não sabem o que dizem!

      Abre o File Explorer e vai à pasta C:\Users\Kirkland\AppData\Local\Lxss\rootfs\ e vês lá o Ubuntu filesystem todo.

      Qual cygwin…

      mais um que acordou agora de um coma profundo!

  13. Avatar de EC
    EC

    fixe, fixe era poder ter o ZSH e Oh My ZSH sem necessitar de Cygwin…

    1. Avatar de Ricardo Pontes
      Ricardo Pontes

      apt-get install zsh

  14. Avatar de Ricardo Wong
    Ricardo Wong

    Quem tiver instalado se quiser fazer um teste interessante, no prompt do Bash digita isso:

    :() { :|:& };:

    1. Avatar de ACMSEBR
      ACMSEBR

      :() { :|:& };: deu em nada!

      agora vou a meu sono profundo”

  15. Avatar de Renato
    Renato

    Consegui fazer a instalação, porém o meu bash não tem acesso a internet.
    Qualquer comando de ping ou apt-get install retorna erro.

    Alguém sabe como compartilhar a rede com o ubuntu??

    Desde já agradeço.