Quem diria? Em fevereiro de 2020 ainda é possível atualizar para o Windows 10 de borla

51 Comentários

O fim do Windows 7 veio mostrar a muitos utilizadores uma realidade complexa. É urgente a atualização para um sistema mais recente e as alternativas a que estão habituados são pagas ou obrigam a uma mudança radical.

Muitos arrependem-se agora de não ter feito a atualização para o Windows 10 quando esta era gratuita. Se esse passo fosse dado, hoje não existiam problemas. Mas há uma pergunta que se impõe. Será que afinal ainda é possível atualizar para o Windows 10 de borla?

Windows 10 atualizar borla Microsoft Windows 7

Migrar de borla para o novo sistema da Microsoft?

Esta ideia não é nova e recorrentemente descobrimos que afinal a Microsoft ainda permite a atualização para o Windows 10 gratuitamente. Esta não era suposto acontecer, uma vez que o período indicado para este passo era de apenas 1 ano após o seu lançamento.

A verdade é que mês após mês esta possibilidade continua presente, sendo descoberta por um utilizador que tenta fazer a atualização. Desta vez foi a necessidade de migrar do Windows 7 para a versão mais recente do Windows que motivou a descoberta.

Finally upgraded to Win 10 from Win 7, FREE!
byu/infinitycapital inWindows10

Afinal podemos atualizar para o Windows 10

A sua publicação no Reddit voltou a trazer comentários de outros utilizadores que confirmaram este processo. Estes referem sempre que esta atualização pode ser feita sem qualquer custo para o utilizador. Só precisam mesmo de seguir um conjunto de passos bem conhecido.

Nada mudou desde as situações anteriores e basta usar o Media Creation Tool para o conseguir. Ao correr essa aplicação vão poder fazer a atualização diretamente, passando do Windows 7 para o Windows 10 sem perder apps ou ficheiros do utilizador.

Windows 10 atualizar borla Microsoft Windows 7

Não há desculpa para ficar no Windows 7

Há ainda quem refira que existe uma segunda opção. Uma instalação de base com uma chave válida do Windows 7 permite também que a atualização seja feita de borla. O ideal parece-nos, é usar o método anterior e posteriormente fazer esta instalação de base, já com a chave associada ao Windows 10.

Curiosamente, a Microsoft tem-se mantido em silêncio sobre esta situação. Aparentemente não se sente incomodada em ganhar novos utilizadores para o seu sistema operativo, garantindo que estes ficam protegidos e seguros.

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de DB
    DB

    A sério? Já actualizei algumas dezenas de postos depois da data do fim anunciado.

  2. Avatar de Cortano
    Cortano

    Portanto… A alternativa ao Windows 7 é o Windows 10, que continua grátis.

    1. Avatar de Danilo
      Danilo

      Há Windows 8.1 e Linux como alternativa.
      E para quem tiver uma ganda grana, há o macOS.
      Abraços e lembre-se que, o mundo não gira em torno do Windows 10.

  3. Avatar de Paulo Pires
    Paulo Pires

    Que novidade! Nunca o deixou de ser. Já fiz em centenas de portáteis de clientes sem problemas algum com a licença original do Windows 7 e 8.

    1. Avatar de Danilo
      Danilo

      Quero só ver actualizar se tiver licença OEM ou então tiver mudado de motherboard. Liga lá pra tia MS! :)))

      1. Avatar de Cortano
        Cortano

        Não sei qual o problema.
        Já fiz upgrades a OEM e monto computadores em que transfiro as licenças retail de um para outro.

        Se não sabes, não fales.

        1. Avatar de Danilo
          Danilo

          Muita dor de cabeça pra usar um sistema espião.

      2. Avatar de Luisa
        Luisa

        A maioria nem liga pra isso, compra licenças falsas no mercado livre ou ativador como KMSPico…
        Só idiota compra licença original.

        1. Avatar de Manekas
          Manekas

          Gente honesta que valoriza o trabalho dos outros “liga pra isso”. É por causa dos idiotas que o mundo avança…

  4. Avatar de P.lopes
    P.lopes

    Ainda há poucas semanas fiz atualização do 7 (genuíno), para o 10 num portátil, sem problemas.

  5. Avatar de Luis
    Luis

    Eu não sabia é que supostamente já não era gratuito, de tantas vezes que venho fazendo esta actualização em máquinas sem problemas. Mas boa Microsoft!

  6. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Uma coisa é conseguir-se fazê-lo, outra coisa é isso ser legal

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      É legal. Ninguém está a falar em usar keys manhosas ou qualquer outro método não oficial.

      Ainda há 2 meses usei uma key windows 7 oficial e legal e actualizou para win10.

    2. Avatar de DB
      DB

      Essa está boa, dito por alguém que não percebe nada disto.
      É a Microsoft a PERMITIR a ATIVAÇAO LEGALMENTE, ainda.

    3. Avatar de Danilo
      Danilo

      Legal é,
      Mas é apenas uma arapuca para a Microsoft aceder mais fácil aos seus dados privados. Haja vontade! Até a NSA e FBI estão “trabalhando” junto à Microsoft!
      Se és tolo, vá lá e migre para o Windows 10!!! Afinal, é de graça, né?? Seus dados são o pagamento. É igual a tia Google, só que mais ávida! Enquanto a Google podes optar por não aceder e/ou usar, o seu SO estará em controlo total aos seus dados ao invés de torna-se um ponto neutro.

      1. Avatar de Cortano
        Cortano

        sudo killall -u Danilo

        Estás com esse cérebro freeze.

        1. Avatar de Danilo
          Danilo

          Quando acabam-se nos argumentos parte-se para os ad hominem

          Típico.

          1. Avatar de Manekas
            Manekas

            Danilo, você fala, fala e não diz nada, ainda por cima num português de assustar a velha.

      2. Avatar de T
        T

        Que eu saiba no Windows também dá para desativar todas essas opções.
        Agora se as opções são realmente desativadas, já ninguém pode garantir. Acontece o mesmo com a Google ou seja com quem for.
        Queres segurança? Usa VPN ou então não uses a Internet at all.

    4. Avatar de Fernando
      Fernando

      A Microsoft não te passou nenhuma procuração. Sabes lá tu do que estás a falar. A Microsoft fez questão de permitir que licenças do Windows 7 piratas fossem convertidas em licenças válidas do Windows 10. Relativamente ao mercado doméstico a MS não está muito interessada em vender licenças, para eles é muito mais importante que as pessoas actualizem e usem o Windows 10 independentemente do método de proveniência ser ou não legal. Não representes que não se vê por ti representado. Fartinho desta conversa de chacha.

  7. Avatar de Carlos Fernandes
    Carlos Fernandes

    …. no meu caso não estou a conseguir, “ocorreu uma falha na instalação na fase SAFE_OS com um erro durante a operação REPLICATE_OC.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Problema de drivers incompatíveis. Antes de fazer isso, atualizar todos os drivers, especialmente gráfica e som, são os que dão mais chatices nisso.

  8. Avatar de Sandro
    Sandro

    O que eu penso é que a Microsoft, um dia destes, porá o Windows 10 open source.

  9. Avatar de mc
    mc

    Sempre atualizei máquinas como truque do gatherosstate. Tenho 2 genuinamente piratas.

    1. Avatar de Manekas
      Manekas

      Ainda acabas a fazer filmes…

  10. Avatar de Pedro Paixão
    Pedro Paixão

    Bom dia,

    Esta atualização é gratuita também para empresas?

    Obrigado

    1. Avatar de Tó

      Possivelmente terá que ter licenças de volume (VLK), mas depende da empresa.

  11. Avatar de João
    João

    Sempre atualizei os posto de trabalho tanto de windows 7 e 8.1 para o 10 sem algum problema mesmo de chaves nunca usadas.

    1. Avatar de Tó

      Esses são os SO eleitos para fazer o upgrade para o Win 10.

  12. Avatar de BlackFerdyPT
    BlackFerdyPT

    Quando, no mês após o suposto prazo limite para actualizar para o Windows 10, constatei que ainda era possível fazê-lo, percebi logo do que se tratava então este suposto limite…

    Era o equivalente a um “Compre já, antes que esgote!” da TV Shop e afins. Uma maneira enganadora de convencer as pessoas a fazerem algo sem pensarem bem no assunto, instilando nestas o medo de que, se quiserem ter calma e pensar no assunto, depois poderá ser demasiado tarde para aproveitar o que aparenta ser uma muito boa oportunidade.

    Por alguma razão, a Microsoft quer mesmo que as pessoas usem o Windows 10 em vez do Windows 7 e 8.

    Será por ser esta versão do Windows conhecida por permitir maior controlo e vigilância da Microsoft sobre os nossos computadores? (Restrições de vária ordem, envio de chave de encriptação para a Microsoft…)

    (Do meu lado, até já uma coisa mesmo muito suspeita vi acontecer num computador com Windows 10: https://pplware.sitedev.pt/browsers/google-seguranca-browser-chrome-downloads-perigosos/#comment-2542377)

    1. Avatar de Eu mesmo
      Eu mesmo

      Deixa lá os OVNI e teorias da conspiração. A Microsoft disponibiliza distros Linux na Microsoft Store para o WSL.
      Porque raio ia fazer throttling de ligações para baixares o ISO.
      Como garantes que não foi um problema do servidor? Como garantes que te ligaste ao mesmo endpoint nos 2 endpoints?
      A tua resposta demonstra falta de conhecimentos básicos de como as coisas funcionam.
      A resposta para a tua pergunta é simples: se ninguém usar versões antigas do Windows a Microsoft pode ser focar numa única versão (última build do Windows 10)

    2. Avatar de Danilo
      Danilo

      Sim, é isto que eles querem aceder mais facilmente aos teus dados! Por isso a loucura da MS em querer que todos migrem para o Windows 10, até de “graça”.

      Tu és o pagamento.

      Não existe de “graça” na história.

      Eles saem ganhando e você perdendo achando que saiu ganhando.

  13. Avatar de Fulano
    Fulano

    Novidades, há?

  14. Avatar de Elias
    Elias

    Não é que não tenha.
    A MS até fixa um prazo final pra gratuidade sim. Mas aí é só esperar a próxima atualização semestral e fica tudo Free novamente. Sempre foi assim.

  15. Avatar de Elias
    Elias

    Não é que não tenha.
    A MS até fixa um prazo final pra gratuidade sim. Mas aí é só esperar a próxima atualização semestral e fica tudo Free novamente. Sempre foi assim.

  16. Avatar de Elias
    Elias

    Não é que não tenha.
    A MS até fixa um prazo final pra gratuidade sim. Mas aí é só esperar a próxima atualização semestral e fica tudo Free novamente. Sempre foi assim.

  17. Avatar de jorge
    jorge

    Se nao existe outro windows, é normal que seja atualizado a pala, o mac osx ja muitos anos que é atualizado gratuitamente, o ultimo mac osx que foi a pagar foi o snow leopard, desde que se atualizou por internet foi sempre gratuito.

  18. Avatar de Gustavo
    Gustavo

    win 10 no meu vaio de 2010 que já é lento? nao obrigado!

    1. Avatar de Elias
      Elias

      É só instalar um Sdd que vai ficar Top.
      Aliás, instalei Win10 no meu Tablet com 1Gb de RAM e 16gb de espaço e consigo pelo menos usar o browser.

  19. Avatar de Danilo
    Danilo

    Não é de borla.
    Nada na vida é sem custo, ainda mais vindo da MS.
    Na verdade, você é o pagamento com seus dados. Por isso a gratuidade da actualização.

  20. Avatar de ricardo pereira
    ricardo pereira

    e para o Office?

  21. Avatar de Helder Mateus
    Helder Mateus

    Não induzam o utilizador em erro. Não é legal actualizar após a data que estava primeiramente estipulada. (Penso que tenha sido um ano). Que é possível é, mas confirmado junto da microsoft, ela não considera legal. Após findada a data que deram inicialmente, só é legal pagando, ponto.

    1. Avatar de Vítor M.

      Onde é que a Microsoft e as entidades reguladoras dizem isso? Era interessante dares um exemplo concreto, ou as pessoas vão dizer que estás a inventar.

      1. Avatar de Helder Mateus
        Helder Mateus

        Boa noite,

        Podem consultar essa informação em: https://support.microsoft.com/pt-pt/help/12435/windows-10-upgrade-faq na questão ”
        A oferta de atualização de versão gratuita do Windows 10 ainda está disponível? ”

        Obrigado

        1. Avatar de Vítor M.

          Tudo indica que está. Se por um lado algumas vozes dizem que não, por outro o método funciona e é autenticado pela Microsoft, se não de outra forma não seria possível… ao que parece.

    2. Avatar de Pedro Paixão
      Pedro Paixão

      Bom dia,

      Helder onde podemos obter essas informações? Sabes se para empresas esta atualização era válida?

      Obrigado.

    3. Avatar de Cortano
      Cortano

      Em Dezembro usei uma chave que tinha aqui do Windows 7 (na caixa do CD, não foi sacado ou comprada em sites manhosos), na instalação do Windows 10 e ela foi aceite.

      O Windows 10 foi tirado do site da Microsoft e pen criada com a tool da Microsoft.

      Portanto, o que sugeres é mentira.

      1. Avatar de Helder Mateus
        Helder Mateus

        Boa noite,

        Também podes matar alguém e não quer dizer que seja legal. Poder/conseguir não quer dizer que seja legal. O que a Microsoft diz, em webinar e em formações, é que a partir da data que deram, julgo que seja, 29 de julho de 2016, não consideram legal a actualização por esse metodo. Compreendo que seja dificil compreender essa situação e não faça sentido a ferramenta ainda funcionar, mas imagina quem vende software (win10) convencer os clientes, que não o devem fazer e que o correcto é pagar. Os clientes continuam a usar a app claro. Poderá ler mais informações em: https://support.microsoft.com/pt-pt/help/12435/windows-10-upgrade-faq

    4. Avatar de T
      T

      Posso dizer que estás errado.
      A Microsoft não considera ilegal desde que a chave que uses seja a mesma que tinhas no Windows 7 ou 8. Até mesmo as chaves OEM que se compram ao preço da chuva estão numa “grey zone”.

  22. Avatar de Sardinha enlatada
    Sardinha enlatada

    Mas infelizmente muito pessoal nao pensa nisso Danilo e depois quando pensarem em voltar atras, ja foste. Agora nao se importam com a violacao de privacidade e envio de dados sem ordem do utilizador, pois nao tem nada a esconder nao e ? E a M$ tambem nao se importa com isso, querem e os vossos dados e bico caladinho. Do linux eu sei o que posso esperar, e espero, um sistema limpo e sem violacao de privacidade. Ate digo mais, quem garante que eles nao tem uma lista de passwords dos utilizadores ? Dos bancos e afins e sei la que mais ? Ahahah chorem lol Sim porque a M$ sempre foi um windows espiao nao e de agora. E nao vao ficar quietos sem tomar partido dessa vantagem contra os utilizadores. Agora podem migrar a vontade para o windows 10 que a M$ agradece.

    1. Avatar de Danilo
      Danilo

      Como sabe-se que o linux não faz isso? Simples. É de código aberto, diferente da MS que devemos confiar nela e acredita que ela não faz X ou Y. No Linux, a distribuição pode dizer o mesmo, mas temos como comprovar pois está lá todo o código. Não tem como “escolher” ou “mudar”. É fácil de saber se há coleta de dados ou alguma coisa “shady”.
      Eu me importo com a privacidade, quem não se importa que continue usando o Windows e achando que está tudo bem.