Parabéns, o Windows 1.01 faz hoje 29 anos

74 Comentários

Foi aqui que tudo começou! Em Novembro do ano 1985, após vários adiamentos, a primeira versão comercial do Microsoft Windows chega às lojas!

O mundo nunca mais seria o mesmo!

imagem_windows1_00


Um pouco de história

A Microsoft iniciou o desenvolvimento do Windows em Setembro de 1981. As decisões quanto ao aspecto final (ou inicial) ainda estavam a ser tomadas e em Novembro de 1983 a Microsoft finalmente anunciou o “Windows”, pressionada por empresas concorrentes, nomeadamente pelo sistema VisiOn (que já permitia o uso de rato) da VisiCorp e o TopView da IBM que já permitia, imagine-se, multitasking!

Foto da equipa da Microsoft tirada a 7 de Dezembro de 1978
Foto da equipa da Microsoft tirada a 7 de Dezembro de 1978

Note-se que tudo isto aconteceu após o lançamento do Apple Lisa (Janeiro de 1983). Entretanto, enquanto a Microsoft não lançava o seu sistema operativo, haviam várias empresas que não paravam: a Digital Research (GEM), a Quarterdeck (DESQ, antecessor do DESQview) e a Tandy (Amiga Workbench, GEOS/GeoWorks Ensemble, IBM OS/2, NeXTstep e DeskMate).

 

Windows 1.01

O sistema operativo da Microsoft prometia uma interface gráfica fácil de usar, um dispositivo de gráficos independente e suporte para multitasking. O seu desenvolvimento, como já referido, foi adiado várias vezes mas finalmente, em Novembro de 1985, torna-se uma realidade.

E qual o seu preço? 500 dólares? 1000 dólares? Será mesmo? Vamos espreitar o anúncio abaixo.

O conjunto de aplicações incluídas no Windows 1.01 não era muito vasto e corria o risco de não abranger as necessidades dos mais exigentes (tal como ainda acontece actualmente), no entanto o volume de vendas foi aceitável.

O Windows 1.01 inclui:

  • MS-DOS Executive
  • Calculator
  • Calendar
  • Cardfile
  • Clipboard
  • Clock
  • Control Panel
  • PIF Editor
  • Print Spooler
  • RAMDrive
  • Reversi
  • Terminal
  • Windows Paint
  • Windows Write

Vamos testá-lo!

Vamos usar uma versão trial de 30 dias de utilização. Uma versão legal que a história e a Internet se encarregou de guardar.

Após fazer então todo o procedimento, para entrar no Windows basta escrever “win” e premir ENTER, já que existe um ficheiro batch na disquete virtual que torna o processo automático.

Nesta versão, embora haja suporte nativo de rato, este não funciona na máquina virtual. Podíamos ter tentado copiar ficheiros do sistema de versões posteriores para tentar que funcionasse… Decidimos não o fazer já que, até para nós, foi um desafio dominar o Windows 1.01 com o teclado!

Deixamos também esse desafio para vós, interagir com o Windows apenas com o teclado! Afinal, era uma dificuldade que certamente existia na altura. Caso hajam dúvidas em relação às teclas a usar, poderão ser esclarecidas nos comentários.

Copiamos 3 jogos para o caminho “C:\Jogos”: Boulder Dash (1984), Tetris (1986) e um mais recente, Tristan Pinball (1991).
Testamos vários jogos como Space Invaders (1978), Attack (1982), Grand Prix Circuit (1988), Street Fighter (1988), Pacmania (1990), etc, mas infelizmente não funcionam devidamente na máquina virtual.

Para os mais interessados em ver estes jogos e muitos outros, poderão usar o DOSBox que tem controlo sobre tudo o que é necessário para um jogo destes correr em condições.

Unidades virtuais

Requisitos: Virtualbox

Download: MS-DOS v3.3 bootable (updated) [79 KB]

Download: Disco virtual do Windows 1.01 [2.36 MB]

Esta imagem do Windows não deve ser usada por um período superior a 30 dias.

Aceito                         Recuso

Comentários

74

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Sousa
    Nuno Sousa

    _Eu só comecei no windows 3.0 😀

      1. Avatar de JCLopes
        JCLopes

        + 1 – 3.11

      2. Avatar de Ramiro Silva
        Ramiro Silva

        +1 no 3.1 …
        Quanto foi complicada a adaptação ao rato para quem só sabia DOS e BASIC…
        1º PC “de Verdade” Um Commodore 286… drive 5.25” e disco com 20 Megas… e ainda conseguia ter metade livre….
        Na altura já tinha uma estrondosa placa VGA…
        Uns meses depois do o comprar meti-lhe uma drive de 3.5” que custou 25 contos…

    1. Avatar de Vítor M.

      Então já és da velha guarda, já foi feito um caminho brutal até aos dias de hoje 😉

      1. Avatar de Mario
        Mario

        A evolução foi tanto no Windows como nas máquinas. Eu comecei no Win 3.11 e o computador era um XT com processador NEC V20 a 12 Mhz, 640 Kb de RAM e um HDD “kitado” para ter 32 Mb de capacidade (era um Seagate Kaloc, ou algo do género). 🙂

        1. Avatar de Vítor M.

          Ainda tenho disquetes de 5/4 do word star 😀

          1. Avatar de LP
            LP

            Mortal Kombat! “fatality!” 😀

          2. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            Eu ainda sou do tempo das disquetes de 8 polegadas.:-D

    2. Avatar de dajosova
      dajosova

      Parabéns!

      Windows para mim começou no 3.1, depois experimentei o 3.11 (workgroups) que vinha em 5 ou 6 disquetes mas nem sabia bem quais as reais diferenças na altura 🙂

      Bons tempos partilhados tb com o MS-DOS 3.x ou 5x.. isto no início dos anos 90 em que ainda não usava disco rígido nem disquetes 3.5 (3 1/2)… era tudo literalmente bem flexível com as de 5 1/4 de 2 tamanhos, uns meros K’s.

      Tempos de aprender tudo por tentativa-risco-erro, fazer os primeiros batch files, usar o norton utilies com GUI… mais tarde lá veio o primeiro virus e pronto… muita coisa mudou desde então… menos a TROLICE do Ballmer :p

      1. Avatar de AA
        AA

        +1

        3.11 foi com o que começei também.
        Corrido num 32bits, máquina na altura! Lol

      2. Avatar de Mario
        Mario

        +1
        Num PC XT com processador NEC V20 a 12 Mhz e HDD de 32 Mb…

      3. Avatar de Daniel Santos
        Daniel Santos

        Exato. Antes ocupava tudo menos espaço!! 🙂 Principalmente aceder a jogos e alguns programas via linha de comandos 😀

        Eu ainda tenho as disquetes de instalação do Windows 3.1, do Word e do Excel inclusive. Tanta disquete para instalar apenas um Word e um Excel 😛

    3. Avatar de JJ

      Eu acho que também andei nesse “planeta”…

      1. Avatar de Nuno Rodrigues
        Nuno Rodrigues

        Não me recordo se era o 3.1 se o 3.11 mas havia um cuja instalação eram 20 disketes…….

        1. Avatar de JJ

          A que eu tinha era umas 5 ou 6, e tinha um manual de 300 ou 500 paginas.

        2. Avatar de Alien69
          Alien69

          20 disketes era o windows 95, depois é que apareceu o windows 95 em CD-ROM era um pesadelo instalaro windows 95 em disketes !!!

          eu sou do tempo do windows 3.0 🙂

          1. Avatar de Tó Zé
            Tó Zé

            Eram 30 e tal disketes o Win95.

        3. Avatar de Eugénio Tomazinho
          Eugénio Tomazinho

          Outros tempos !!!

    4. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      me too 😀

    5. Avatar de João Terra
      João Terra

      E eu comecei no windows 3.1 😀

    6. Avatar de Paulo jorge
      Paulo jorge

      Somos dois, mas antes disso ainda tinha dado umas voltas pelo MS-DOS 3.3 e o famoso GEM, no meu belo PC200. Belos tempos de descobertas.

  2. Avatar de toninho
    toninho

    este foi o tal que foi copiado ?

    1. Avatar de JJ

      Copiado!?
      Copiado o que?

      1. Avatar de toninho
        toninho

        nao sabes !!!!!

        1. Avatar de JJ

          Não!

          Porque essas teorias do copiar acho cómicas/parvas.

      2. Avatar de lmx
        lmx

        Do OS/2 da IBM…

        A MS trabalhou para ibm para produzir um SO, mas a MS copiou o sistema…

        A diferença, é que o IBM fui muito mais desenvolvido e não crashava…era um sistema estável…

        Mas tinha um problema …era caro pá burro!!

        O clone da MS era uma treta, crashava imenso,mas era barato e permitia a qualquer um poder ter um PC…

        Não era bem assim porque um PC custava na casa dos 2000euros 3000euros na altura…mas mesmo assim era muito mais fácil para a classe média… do que um IBM…que embora fosse bom, custava fortunas!!

        E foi assim, que com um SO de M*rda, a MS chegou donna e senhora aos dias de hoje, como donna do mercado doméstico de Computadores…

        Mérito:
        Democratização do Sistema Operativo…

  3. Avatar de Junior
    Junior

    Para informação todos copiaram a partir da Xerox, o grupo PARK. http://en.wikipedia.org/wiki/PARC_(company).
    Foram estes senhores que inventaram o seguinte:
    – Laser printers
    – Computer-generated bitmap graphics.
    – The Graphical user interface, featuring windows and icons, operated with a mouse.
    – The WYSIWYG text editor.
    – Interpress, a resolution-independent graphical page-description language and the precursor to PostScript.
    – Ethernet as a local-area computer network.
    – Fully formed object-oriented programming in the Smalltalk programming language and integrated development environment.
    – Model–view–controller software architecture.

    Também o primeiro computador o Xerox Alto.

    1. Avatar de JJ

      Na altura havia muitos players neste mercado dos SOs, como foi referido no artigo. Isto porque qualquer empresa que construía um computador, desenvolvia um SO. Não havia grandes problemas de compatibilidades porque normalmente não havia software de terceiros, era só o que vinha com o SO.

      Isto era o inicio da informática, por isso o mercado esta aberto a “qualquer um”.

      Desses SOs, só vingaram 2 ou 3 até hoje, absorvendo gradualmente os programadores dos outros SOs.

  4. Avatar de JJ

    Windows 1.01… um ano depois de ter nascido…

    Já não me lembro bem, mas acho que o primeiro Windows que mexi foi o 3, e foi na casa de um primo.

    Agora lembro-me, te ter tido no PC uma versão do MS-DOS e já trabalhava bem naquilo, não me lembro é bem qual era a versão, mas acho que era a 5.

  5. Avatar de Miguel Machado
    Miguel Machado

    Parabéns ao Windows.

    Tem a minha idade! 29 primaveras 🙂

  6. Avatar de ottoman
    ottoman

    Parabéns!
    Eu sou ligeiramente mais novo, apenas comecei no Windows 95. Desde aí pode-se dizer que o aspeto não mudou muito até ao Windows 8. Mas continua a ser o melhor e a avaliar pelo que se tem visto do Windows 10, continuará dominador.

    1. Avatar de JJ

      Eu começar começar, foi também no 95.
      Mas ainda tive uma altura em que tive no PC uma versão do MS-DOS.

  7. Avatar de Marisa Pinto

    A minha idade 🙂

    Parabéns Microsoft!!

    1. Avatar de Woot!
      Woot!

      Acho que quiseste dizer “Parabéns Windows 1.01” porque a Microsoft não faz anos neste dia 🙂

    2. Avatar de kokoloko
      kokoloko

      Um ano antes de tu nasceres já eu “navegava” na Internet através das chamadas BBS. Depois apareceu a Telepac (PT) e eu fui um dos primeiros clientes. Passei também pela Esotérica… enfim, bons tempos!:-) No entanto, um ano depois de tu nasceres, eu já usava o Debian GNU/Linux… E esta, hein?!! 🙂
      Mas o Linux continua atrasado em relação ao windows… só agora – há poucos meses atrás – é que saiu o Linux 3.11 for Workgroups! 🙂 🙂 🙂 LOL…

      1. Avatar de Paulo jorge
        Paulo jorge

        Olha um companheiro das BBS e da Telepac ainda me lembro de ter de desembolsar 3 contos por mês à telepac para ter acesso à net, com o meu primeiro modem de 14.4k…

      2. Avatar de Tó Zé
        Tó Zé

        Se és assim tão “antigo”, deves lembrar-te da antes de Esotérica, o grande operador chamado IP ( ex- Novis).

        1. Avatar de kokoloko
          kokoloko

          De facto, lembro-me da IP… ou melhor, relembrei agora… tinha-se-me varrido completamente da minha memória… E, se calhar, até havia mais operadoras…
          Passa bem…

      3. Avatar de Nuno Vieira
        Nuno Vieira

        BBS… Até já me sinto nostálgico.:)

        Só um aparte. Há 28 anos atrás não podias usar o Debian porque ainda não existia. A primeira versão do Linux foi lançada à 23 anos atrás. O projecto Debian começou à 21 anos atrás e a primeira versão estável foi lançada à 18 anos atrás. Deves ter confundido as datas.

        1. Avatar de kokoloko
          kokoloko

          Se leres bem o meu comentário, verificarás que o eu digo é que uso o DEBIAN GNU/LINUX desde 1996 um ano após 1995. Não disse que usava o Debian há 48 anos…
          Passa bem…

  8. Avatar de Woot!
    Woot!

    Sinceramente não faço ideia qual era o Windows mas fartei-me de jogar Tristan Pinball!!! Eu e não só, era competição em casa com toda a família!

    Bons tempos!

    1. Avatar de JJ

      Competições era com o famoso Elifoot II… que loucura.

      Cheguei a alterar o nome de todos os clubes e jogadores, para a liga italiana…

      1. Avatar de Woot!
        Woot!

        Sim o Elifoot era competição sem dúvida, mas isso já bem mais recente penso eu. Só me lembro do Elifoot 98 o que deduzo que seja de 1998.

        O Tristan era uma competição pela maior pontuação e que dava para uma criança de 5-6 anos (eu) e o meu irmão (3-4) jogarmos, tal como os meus pais na altura. São diferentes tipos de competição, não me estou a ver com 5 anos a jogar Elifoot 😀

        1. Avatar de JJ

          O Elifoot II é em MS-DOS e remonta aos finais de 80 inícios de 90.

          E acredita, com 5 anos jogavas na boa Elifoot II- Aquilo era bem básico e fácil. Não tem nada haver com a versão 98.

          1. Avatar de Woot!
            Woot!

            Não conheço, já não sou desse tempo 🙂

            Em analogia, deduzo que a versão de 98 seja o FM 2014 e o Elifoot II o CM 2001/2002 😛

  9. Avatar de JJ

    E na foto, sabem onde esta o Bill Gate? 😛

    1. Avatar de Quintas
      Quintas

      Canto inferior esquerdo? 🙂 Não é difícil hehe

      1. Avatar de JJ

        Yap… é o que tem o ar mais nerd deles todos…
        Por isso é que era o “cabecilha”…

  10. Avatar de Pardinus
    Pardinus

    Não me lembro de se era Windows 1.01 ou 1.03,mas ainda tenho as floppy’s de 5″ 1/4 bem como o GEM que era o concorrente.

    Vinha como oferta na compra de um TANDON 386…

    Há muito muito tempo…

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Por acaso tb tive um desses. Mas o windows era o 2.03 (acho eu) que vinha em 7 ou 8 disquetes de 5 1/4 DD com 360k de capacudade cada 😀

  11. Avatar de Ze do cartão
    Ze do cartão

    Vim para a informatica com o cartão.
    MS-DOS bons tempos.
    Windows cada vez melhor
    Alguem se lembra dos PC’s de 4 bits (Comodore etc)

    1. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      A Commodore nunca teve computadores de 4 bits. O seu primeiro computador, o PET, era de 8 bits.

  12. Avatar de S.F.
    S.F.

    Upsss!!!!
    Um ICL com CP/M? Ninguem?…. 2 drives 5 polegadas SS/SD? Tou mesmo velho :p

    1. Avatar de VelhoRestelo
      VelhoRestelo

      +1
      E drives de 8″

      1. Avatar de S.F.
        S.F.

        Floppy’s de 8 ainda tenho aqui em casa alguma coisa que ficou de recordação. Creio que diagnosticos para alinhar cabeças de leitura das drives.im, nessa altura as drives de disquetes reparavam-se …
        O.O O.O O.O

  13. Avatar de honey

    esta peça de museu é muito importante com ela podemos estudar como tudo começou , fantastico

  14. Avatar de Carlos magalhaes
    Carlos magalhaes

    Eu comecei com o MS-dos3 testei o Geoworks (que era melhor que o windows ) que vinhas com os computadores da PHILIPS os primeiros 286/16MHZ com disco de 20 Gigas e dupla disquete 3/5 e 5/1.4,passei ao windows na versão 3.1 .

    1. Avatar de lmx
      lmx

      discos de 20 gigas ->20 megas

      isso seria bom defacto…estariamos agora nos 100 teras de disco prai…

  15. Avatar de Robert Soares
    Robert Soares

    É impressão minha, ou o steve ballmer de 85 para hoje continua igual? lol

  16. Avatar de Rui
    Rui

    Boas,

    Eu inseri na floppy disk a imagem do Dos e como disco rigido o do Windows. Mas quando abre, pede-me para actualizar as horas e a data… depois disso aparece-me o tal “A” de floppy, mas quando faço win e enter diz “Bad command or file name”

    Podem dar ou fazer Tutorial? É que penso que fiz tudo correcto e mesmo assim não dá.

    Thanks

  17. Avatar de Hugo
    Hugo

    Win3.1 ….. Só de pensar em disquetes até me arrepio!!!!!!!

    Nas cassetes do spectrum tb 🙂

  18. Avatar de censo
    censo

    Eu sou do tempo do cpm. Alguém daqui é desse tempo?

  19. Avatar de Bruno Santos
    Bruno Santos

    oohhhh ! Eu começei no 3.11 ! Realmente, ainda hoje não sei qual era a diferença… Até lá, foi MS-DOS ! 🙂

    Ohhhh, copiar o office em 30+ disquetes e haver uma que dava erro… Bons tempos !! Arrepios… 🙂

  20. Avatar de João Silva
    João Silva

    Eu também comecei (no Windows) nessa versão. Velhos tempos, velhas máquinas, grandes memórias, brutais armazenamentos 🙂

  21. Avatar de Bruno
    Bruno

    É só impressão minha ou estes 29 anos passaram num instante??? Ainda ha dias vi uma “porrada” de disquetes perdidas dentro de uma caixa nos arrumos. Esta publicação deixou-me com curiosidade de rever esse passado em ecras monocromáticos…