Parabéns Windows! O SO da Microsoft completa hoje 30 anos

52 Comentários

Há momentos na história que são marcos. São pequenos instantes que na altura não têm grande significado, mas que passado muito tempo são recordados.

É precisamente isso que aconteceu no dia 20 de Novembro de 1985, há 30 anos. Nesse dia, a primeira versão do Windows era apresentada ao público.

windows_1_0_02

Foi há 30 anos que a Microsoft apresentou ao mundo aquela que seria a semente do sistema operativo mais conhecido e mais usado no planeta.

Depois de alguns anos centrados apenas no MS-DOS, com toda a sua limitação gráfica, chegava a hora do mundo conhecer uma realidade completamente nova.

Surgia assim o Windows 1.0, com o seu novo ambiente gráfico e os seus conceitos de janelas e aplicações. Na verdade, este até nem foi um conceito bem recebido por muitos, que acusaram a Microsoft de se dedicar demasiado à parte gráfica e esquecendo-se de investir na performance.

windows_1_0_01

Mas o Windows 1.0 veio abrir outra porta e outro mundo. A interface gráfica obrigou a que o rato entrasse em cena e que passasse a ser a forma de interagir com os sistemas operativos.

Com requisitos que hoje julgamos impossíveis, o Windows 1.0 não precisava de um equipamento particularmente especial, mesmo para a altura.

Bastavam 2 disquetes, 256 kilobytes de memória e uma placa gráfica. Quem queria correr várias aplicações em simultâneo tinha de se reforçar e conseguir um disco com 512 kilobytes de espaço.

Eram outros tempos e, ao olharmos para trás, vemos que este é um sistema que se tem mantido no topo das preferências. Passaram 30 anos, muitas versões do Windows surgiram e desapareceram, deixando maior ou menor saudade.

Dificilmente vamos deixar de ter o Windows num futuro próximo. Estes 30 anos serviram para mostrar que a Microsoft tem sabido adaptar-se ao que os utilizadores querem, sempre fazendo evoluir o Windows, passo a passo.

Olhando para o que separa o Windows 1.0 do novo Windows 10 notam-se muitas diferenças, mas também se vêm muitas semelhanças e a base “genética” está lá sempre presente!

Comentários

52

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de António
    António

    Um dos maiores passos evolutivos, a roda das Tecnologias de informação

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Esse dia, deve ter sido um longo dia de sessões fotográficas.

  2. Avatar de Miguel2
    Miguel2

    Estes tipos todos cómicos tornaram-se milionários. O verdadeiro sonho Americano!

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Na altura era mais fácil ter sucesso e continuar com o produto/empresa e crescer para ficar milionário.

      Actualmente uma empresa ou inventor, se conseguir ter um produto com o nível de sucesso semelhante ao que teve o Win ou outros, rapidamente é absorvido por outra empresa maior. A equipa envolvida até pode ficar com muito dinheiro, mas deixa de ter o projecto/produto.

      1. Avatar de Pedro Almeida
        Pedro Almeida

        Isso é pensar pequenino, vê o caso da google, YouTube, Facebook, minecraft, candy crush, WhatsApp… Existe sempre espaço se trouxeres algo de novo que agrade ao mercado, mas se vieres em segundo então aí terás dificuldade!

        1. Avatar de JJ
          JJ

          Eu que eu quis dizer, é que a maiores empresas compras as pequenas, mais agora do que a uns 10/15 anos atrás. O YouTube é um bom exemplo disso.

        2. Avatar de Rúben
          Rúben

          É estranho vires dizer o nome dessas marcas/produtos, pois todos eles se encaixam naquilo que o JJ disse.

          YouTube -> Comprado/desenvolvido pela Google.
          Minecraft -> Comprado pela Microsoft.
          WhatsApp -> Comprado pela Microsoft.

          A única aí que escapa, é mesmo o Facebook que apareceu à 10 anos e o CandyCrush que não referi como compra, mas pelo que me parece, foi também comprado, pelo Facebook.

      2. Avatar de Mário L.
        Mário L.

        Só vou falar em emprsas tecnologicos. Todas com lucros milionarios!!! Agora, empresas no ramo hardware, sim, concordo que seja mais dificil…
        Facebook
        Twitter
        SnapChat
        Spotify
        Amazon
        Ebay

        1. Avatar de JJ
          JJ

          Amazon… existe desde 1994
          Ebay… desde 1995

          SnapChat… acho que nem de perto esta junto das empresas que referiste.

          Estas 3 talvez tenho sido dos poucos casos dos últimos 10/15 anos, que conseguiram não serem absorvidos por as grandes empresas das tecnologias:
          Facebook
          Twitter
          Spotify

          1. Avatar de Mário L.
            Mário L.

            eu apenas referi em empresas que não foram obsorvidos por outras empresas maiores e que tambem tiveram grande sucesso. Portanto, olhando as empresas technologicas dos ultimos10-15 anos, foi muito mais facil ter sucesso. Já agora, faltou a Tesla…

          2. Avatar de Maxim
            Maxim

            mario L. o dono da Tesla é o mesmo dono de muitas empresas maiores, não se vai comprar a si mesmo

      3. Avatar de Delta
        Delta

        Em software é mais fácil ficar conhecido, desde que seja algo inovador. Em hardware é praticamente impossível.

  3. Avatar de José
    José

    Bons tempos!!!
    Melhores decerto que os que vivemos hoje… Muita tecnologia e muito desenvolvida cada vez mais parte de cada um… Mas hoje começa a faltar coisas que nestes tempo havia de sobra, respeito, amizade, liberdade, família, e muito mais…
    A tecnologia tem de tão bom como de tão mau!

    Parabéns a Microsoft por esta marca. Espero poder ver muitas mais marcas destas mas num mundo melhor.

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Concordo plenamente!!!

    2. Avatar de FM
      FM

      concordo a 100%, agora num melhor não sei pois as gerações que estão para vir são uma tristeza, falo isto pelo que se passa onde vivo e por aí alem… ou isto melhora ou vamos todos à vida…

    3. Avatar de Manuel Ventura
      Manuel Ventura

      Assino por baixo

  4. Avatar de pedro
    pedro

    Eu comecei no Windows 3.1 …. belos tempos!!! A verdade é que a Microsoft mudou o mundo ….

    1. Avatar de Antonio
      Antonio

      Não foi só a Microsoft que mudou o mundo. Também os outros ambientes gráficos que existiam antes do Windows como o GEM.

    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      Também eu. Ainda tenho as 3 disquetes com o windows 3.1.

      1. Avatar de Rafael
        Rafael

        Ainda estão operacionais? Consegues “juntá-las” e disponibilizar?
        Era giro testar um W3.1 numa VM.

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          Lol. Já não tenho pc com floppy drive. Penso que arranjas facilmente o windows 3.1 pela net.

          1. Avatar de Um tipo interessado
            Um tipo interessado

            Rafael, tens aqui a resposta à tua pergunta https://pplware.sitedev.pt/truques-dicas/o-windows-desde-sempre-parte-4-windows-3-1x-nt-3-x/
            Testado por mim há mais de 1 ano 🙂 têm bom proveito

  5. Avatar de Vítor M.

    Foi sem duvida a porta para a evolução da informática como a conhecemos hoje. Uma informática diversificada, para todos.

  6. Avatar de Hugo Freitas
    Hugo Freitas

    Na realidade o Windows só é OS desde 24 de Agosto de 1995. Antes era apenas uma interface gráfica para o MSDOS.

    1. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      O mítico Windows 95… o Verdadeiro windows e a revolução do SO da Microsoft…

    2. Avatar de john
      john

      Esta afirmação é algo discutível. De facto, só a partir do windows XP (quem tem um verdadeiro kernel de 32bits como no NT) é que o DOS desaparece completamente da base do SO.

      Até ao windows ME, o DOS 7.0 era carregado, em parte, no processo de boot do windows. Mas, de facto, e depois de arrancar, as aplicações corriam em modo “386 enhanced” de 32 bits. No entanto, não tem nada a ver com o XP e daí para diante.

    3. Avatar de censo
      censo

      Não concordo com a tua observação. O MSDOS já era um OS, tal como o anterior CPM. O 95 é um so mais um patamar de um processo de evolução.

      1. Avatar de Zaark
        Zaark

        Quem disse que o MS-DOS não era um OS? Apenas foi dito, e bem, que antes do 95 o *Windows* era meramente uma interface gráfica.

        1. Avatar de censo
          censo

          Não. O que foi dito é que o windows “só” é OS a partir de 95. E não concordei.

  7. Avatar de Hugo C
    Hugo C

    quando vejo estas coisas e penso na evolucao tecnologica que tem ocorrido sinto-me velho nao sou do tempo de utilizar esta versão ate porque estava a nascer nesse ano mas lembro-me logo das dial-up em que uma imagem de 2 mp demorava horas a fazer o download e de quererem ligar para casa e estar a linha ocupada por estar a utilizar a dial-up depois apareceu as framerelay, aDSL, xDSL, e agora ja temos ligações em fibra óptica e wireless, ainda sou do tempo de nao existirem telemóveis e de me conseguir encontrar com as pessoas e a hora combinada ninguém faltava, ainda sou do tempo em que chegava todo sujo a casa porque andava literalmente a rebolar na relva e na terra e dava uso a imaginação para fazer mil e uma coisas com os meus amigos onde desafiávamos a confiança uns dos outros e criávamos espírito de equipa… alturas em que éramos livres sem controlos GPS, sem telemóveis 24/7, sem redes sociais mas com aventuras por tudo e por nada, as vezes ainda entro em modo aventureiro e tento chegar a algum lado sem usar o gps para tentar perceber se ainda tenho o meu lado “selvagem” e o meu sentido de orientação … agora fuji um bocado do tópico deve ter sido por ter ficado nostalgico 🙂 enfim bons tempos… estou a sentir-me velho 😀

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Velho sinto-me eu que quando tenho de meter a idade por alguma razão já tenho de fazer scroll para baixo 😀

  8. Avatar de Luis
    Luis

    Estou a estranhar os fãs da apple não comentarem!

    1. Avatar de winetree
      winetree

      Sonhas com a Apple, certo? Podes comprar um.
      Mas fica a saber que em 1985 já existia o Macintosh com interface gráfica e rato. Aliás, o Windows 1.0 incorporava partes da GUI licenciadas pela Apple… Eles só se zangaram com o Windows 2.0 (quando a Apple levou a MS a tribunal) e mais a sério com a Windows 3.0.
      Mas isto não invalida a importância do Windows e o quanto veio transformar esta industria.

      1. Avatar de Vlad
        Vlad

        Mas fica a saber que em 1983 já existia o Xerox Star com interface gráfica e rato.

    2. Avatar de eprooo
      eprooo

      Não conseguem dizer nada de elogioso a não ser há marca preferida deles.

  9. Avatar de alkjsdlkajsd
    alkjsdlkajsd

    parabens, 30 anos a dominar o mercado dos SOs não é facil 🙂

  10. Avatar de winetree
    winetree

    Para mim, só saltei do DOS com o windows 3.0 (tive esta versão em disquetes!!), mas era revolucinário para quem tinha um PC. Para além da interface gráfica, permita saltar por cima da limitação dos 640k. Outros tempos…

  11. Avatar de Élvio
    Élvio

    Nunca chegou ao nível da apple macintosh desde 1992!
    Os seu melhores produtos foram o XP e o W10!

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Pronto,cá estão eles.

    2. Avatar de E agora
      E agora

      [Ignorar]Windows 95
      Windows NT
      Windows 98
      Windows 7
      Windows 8.1…
      [/ignorar]

    3. Avatar de eprooo
      eprooo

      O Bill Gates não está preocupado, está no topo da lista. E o mais óbvio é se manter onde está por longos anos.

  12. Avatar de Pinho
    Pinho

    “Mas o Windows 1.0 veio abrir outra porta e outro mundo. A interface gráfica obrigou a que o rato entrasse em cena e que passasse a ser a forma de interagir com os sistemas operativos.” ?????
    E antes isto já não existia em um certo Sistema operativo em 1984 ???

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim, mas não era acessível às massas. Por isso não vingou.

  13. Avatar de David
    David

    Pensei que ia ver todos os sistemas operativos da microsoft e as vantagens que cada um tinha bem como os contra… Windows foi e ainda é um sistema operativo acessivel a todos. Só não deixem as atualizações automaticas :p

  14. Avatar de PSN
    PSN

    30 anos, e ainda continua a ser uma cópia do Mac!

    Todas as versões a copiar mais, que tal esse Exposé? Finalmente, depois da Apple o lançar em 2003, chega ao Windows em 2015!

    Entre tantas outras coisas!

  15. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Desde 3.11 sempre fiel.
    Parabéns por tornares a informática disponível a todos.

  16. Avatar de Kenny Gastao Ilassinho
    Kenny Gastao Ilassinho

    Nao se convensam com a lideranca no mercado, fiquem alertas. Quanto ao windows estao de parabens.

  17. Avatar de João Cavaleiro
    João Cavaleiro

    Quer se goste, quer se odeie, a Microsoft contribuiu para o mundo tecnológico que hoje presenciamos.

  18. Avatar de Jo
    Jo

    Sim o Windows 95, foi um bom SO, Mas se calhar o que muita gente desconhece, é que o SO Windows,(janelas) não foi invenção da Microsoft. Foi sim invenção de uma empresa, que na altura, lançou o computador AMIGA, esse SO sim em Windows (janelas) foi inteiramente exclusivo do AMIGA, penso que posteriormente, foi a Microsoft que comprou os direitos desse SO.