Painel de Controlo vai desaparecer do Windows 10

51 Comentários

Quase desde sempre que a Microsoft inclui no seu principal sistema operativo uma zona à qual designou de Painel de Controlo onde disponibiliza um conjunto de ferramentas mais administrativas.

Através do twitter, Gabe Aul e Brandon LeBlanc deixaram a ideia no ar que o Painel de Controlo vai brevemente desaparecer do Windows 10. Saiba porquê!

win10_002


Apesar de ainda não ser uma decisão final, tudo aponta para o fim do Painel de Controlo no Windows 10. A ideia é mudar e concentrar todas as ferramentas para dentro da interface Definições.

windows10

Segundo Aul, ter duas implementações para o mesmo efeito significa mais complexidade ao nível do código do sistema e também mais uso de memória.

controlo

Havendo um substituto ao painel de controlo, parece-nos ser uma decisão sensata por parte da Microsoft com o objectivo de simplificar todo o seu sistema.

Partilhar:
Tags:

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    Desde que mantenham as mesmas opções no menu de definições, tudo bem.
    Agora, actualmente, as “definições” não têm praticamente nada em relação ao painel de controlo…

    1. Avatar de Artur
      Artur

      Não podes fazer tudo do pé para a mão. É preciso tempo e muito trabalho para trazer as funcionalidades todas para as definições

      1. Avatar de knom
        knom

        deixa, ele acha que é chegar lá meter os icons que tudo aparece

        1. Avatar de A.M.
          A.M.

          e é, no fundo aquilo são atalhos, até porque se conheceres o WINDOWS GOD MODE é isso mesmo.

  2. Avatar de Luis Pedro
    Luis Pedro

    Deve ser tão bom como terem retirado a opção de reiniciar no modo de segurança no arranque do computador no windows 8. Passou a ter de se iniciar o computador e dizer que o arranque seguinte será feito em modo de segurança… O problema é que se não der para arrancar o computador não temos o modo de segurança…

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Ou então para reparar o SO, ser preciso iniciar o mesmo. No XP era possível reparar o SO arrancando do CD. Desde o Vista que retiraram essa opção.

    2. Avatar de Tecnical
      Tecnical

      Depois de algumas tentativas falhadas para arrancar (não sei ao certo quantas) ele dá finalmente as opções de recuperação.

      Mais estúpido que isso é ter dual boot e o windows arrancar quase completamente para escolher o sistema operativo… para reiniciar caso escolha linux.

    3. Avatar de Cenas
      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Em UEFI isso não dá.

        1. Avatar de manuel
          manuel

          tecla windows + tecla b ao ligar o pc????

          1. Avatar de dmc
            dmc

            Já experimentou fazer isso num pc que tem o uefi na bios?

            Eu não consigo. Se conseguiu seria importante partilhar a sua informação

    4. Avatar de alkjsdlkajsd
      alkjsdlkajsd

      se pesquisares vais descobrir como se faz 😀 e so ir ao google ^^

    5. Avatar de EC
      EC

      Linha de comandos (Admin) e escrever:
      bcdedit /set {default} bootmenupolicy legacy

      Reiniciar. Depois já se pode aceder ao menu de arranque com a tecla F8.

      Atenção que com discos SSD é complicado aceder ao menu. Temos que deixara tecla pressionada assim que o PC começa a arrancar, senão é tudo muito rápido e começa logo o arranque normal do Windows. Bios UEFI por vezes temos que ativar o modo legacy.

  3. Avatar de Nuno
    Nuno

    Pena é nas definições não se encontrar nada. Para além de que penso que não se tem acesso a todas as opções disponíveis no painel de controlo tradicional através das definições. Eu dou por mim sempre a usar o painel de controlo tradicional.

    1. Avatar de fornost
      fornost

      +1… exato

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    Acho que fazem bem em migrar ou fundir tudo na aplicação Definições por dois simples motivos…

    1 – Se a base do Windows 10/Mobile é a mesma e graças à ideia da plataforma universal, podemos configurar uma determinada definição tanto num computador como num telemóvel da mesma forma pois os passos para o fazer são os mesmos em ambos (se essa definição não for logo sincronizada através da nuvem);

    2 – A aplicação Definições permite uma configuração mais fácil do computador para os utilizadores que não sabem muito bem onde encontrar uma definição porque está ou estava enterrada em subcategorias dentro do Painel de Controlo, e isto facilita imenso uma configuração mais rápida;

    Aquele hug 😉

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Já agora, deixei o meu contributo nos Comentários do Windows para um interruptor que alterne entre um modo básico e avançado na aplicação Definições: o modo básico tratava as coisas mais simples tipo personalização visual e o modo avançado tratava das coisas mais profundas tipo instalação de controladores ou alteração de endereços de rede 🙂

      Quem apoiar a ideia pode dar o seu voto 😉

      1. Avatar de PeFerreira98
        PeFerreira98

        Hum, boa ideia vou meter +1 nisso 😉

  5. Avatar de Eric
    Eric

    Gosto da organização das definições, não gosto muito é do aspecto.

    1. Avatar de panhonhas
      panhonhas

      Exactamente, tudo dito, para mim o windows também já perdeu todo o carisma que tinha.

  6. Avatar de Girls
    Girls

    Windows 10 consegue ser o SÓ mais redundante de sempre

    1. Avatar de censo
      censo

      Deixa-te de meninices !

  7. Avatar de Zé Montaneles
    Zé Montaneles

    Pronts, já nem sabem o que é que ao de inventar, agora tem que se carregar em 1000 coisas só para desinstalar uma aplicação

    1. Avatar de Francisco Gomes
      Francisco Gomes

      Nada como o Iobit Uninstaler… Limpa tudo até no registo. Não fica palha parta trás.

      1. Avatar de Filipe Silva
        Filipe Silva

        ***OFF TOPIC*** por acaso nunca experimentei esse. É melhor que o CC cleaner ? ***

        Sistemas operativos Windows mais estáveis que o W10 e ainda com suporte: W7 e o W8.1.

        É melhor pegarem no W10 só daqui 1 ano, talvez esteja melhor (ainda tenho alguma esperança)…

        1. Avatar de censo
          censo

          Qual é a base para tal afirmação quanto à estabilidade ? Já instalei o 10 em todo o tipo de máquinas (velhas, velhíssimas ou novas) e nenhum utilizador se queixa. Todos os testes que faço permitem-me dizer que este é o melhor Windows até agora.

    2. Avatar de Mikes
      Mikes

      Portanto, botão direito -> desinstalar é muita coisa para ti?

  8. Avatar de Maxrio
    Maxrio

    Alguém reparou se quando mandam reiniciar o Windows 10 ele não dá boot no micro? No meu acontece assim e é muito mais rápido o reinicio.

  9. Avatar de Baptista Batos
    Baptista Batos

    É o que dá estas manias de querer “modernizar” um OS quando não se tem visão!

    1. Avatar de Vítor
      Vítor

      Mas este gajo só comenta positivamente em notícias da Apple? Mas qual é o problema de querer modernizar o OS? Deve ter pesadelos/traumas com a Microsoft.

    2. Avatar de Mikes
      Mikes

      Queres mesmo falar em modernizar? Podemos comparar como OSx que está na mesma há uns 10 anos.
      Ok, já que não sabem o que fazer, estão quietos… ok.

    3. Avatar de Mark
      Mark

      Instala o Windows 95 se for muito avançado podes instalar windows 1.0

    4. Avatar de A.M.
      A.M.

      este tipo (bastos) é um falhanço, mais um apple fanboy que tem uns ganda filtros nas palas e vê tudo desfocado, ou nem vê mesmo, enfim.

  10. Avatar de KingDi
    KingDi

    Não estão a dar nenhuma novidade as pessoas que têm seguido de perto o crescimento do Windows 10. Já há muito que o próprio Gabe tinha dado a entender isso, quando disse (e dá para notar) que as definições que conhecemos e que ainda lá se encontram no Painel de Controlo, que ao poucos iam ser todas movidas para as Definições (Settings)

  11. Avatar de manuel
    manuel

    vamos lá ver como vai ficar mas se nao gostar adeus windows 10 4ever

  12. Avatar de Iv@n
    Iv@n

    Recebi já diversos Win10 que não reconhecem o leitor de dvd/cd.
    Resolvidos criando uma subchave do registro, conforme sugestão da Microsoft.
    Para criar a subchave do Registo, siga estas etapas:
    1.Pressione a tecla do logotipo do Windows + R para abrir a caixa Executar.
    2.Digite regedit na caixa Executar e pressione Enter. Caso uma senha de administrador ou uma confirmação seja solicitada, digite a senha ou clique em Permitir
    3.No painel de navegação, localize a seguinte subchave do Registro:

    HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\atapi
    1.Clique com o botão direito do mouse em atapi, aponte para Novo e clique em Chave.
    2.Digite Controller0 e pressione Enter.
    3.Clique com o botão direito do mouse em Controller0, aponte para Novo e depois clique em Valor DWORD (32 bits).
    4.Digite EnumDevice1 e pressione Enter.
    5.Clique com o botão direito do mouse em EnumDevice1 e clique em Modificar….
    6.Digite 1 na caixa Dados do valor e clique em OK.
    7.Saia do Editor do Registro.
    8.Reinicie o computador.

    1. Avatar de Iv@n
      Iv@n

      Minhas desculpas Pedro Pinto. O meu comentário está fora do assunto. Pode deletá-lo.

  13. Avatar de Hugo Cardoso
    Hugo Cardoso

    Desde que não façam mais borrada. Neste momento escrevo “desinstalar” na procura e não me aparece o desinstalador do painel controlo. So o de aplicações metro. É triste mas pronto…

    1. Avatar de censo
      censo

      Vê lá bem, porque não são só as aplicações metro que lá estão. São todas.

    2. Avatar de A.M.
      A.M.

      e win+X conheces? é o de cima “programas e funcionalidades”, é triste mas pronto…

  14. Avatar de JMCS
    JMCS

    Depois de fazer que o Alt+Tab deixe de funcionar(com umas vinte janelas), vão agora dar mais um tiro no dois pés? Siga!

  15. Avatar de dmc
    dmc

    Alguém reparou que a bateria de um portátil dura quase metade desde que instalou o windows 10?

    efectuo o mesmo tipo de trabalho de antes e dura metade.

    1. Avatar de Roberto K.M.
      Roberto K.M.

      Confirmo. Com a bateria totalmente carregada, em 1 hora desce a cerca de 55%. Uso 3 hds nesse portátil, apenas trocando-os, e com os outros (Mint e Ubuntu) no mesmo tempo a bateria fica em 70%. Já desativei vários serviços (muitos apresentados aqui no pplware), mas não houve alteração; e não é pelos 4 anos da bateria.

    2. Avatar de Zaark
      Zaark

      Não confirmo. Tenho a mesma autonomia que tinha no Win8.1.

  16. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    É uma pena mas com a unificação dos sistemas pc móvel e Xbox. Seria estranho haver o painel controlo nos SMARTPhones e também não faz sentido haver 2 opções para o mesmo fim só fica confuso para além de gastar recursos do pc. Por isso acho positivo

  17. Avatar de Insides
    Insides

    GodMode e o assunto fica resolvido! Tenho no W10 e funciona normalmente.

  18. Avatar de Insider
    Insider

    GodMode e fica resolvido. A funcionar normalmente no W10.

  19. Avatar de Zé João
    Zé João

    Era mais ou menos óbvio que isto iria acontecer e até deverá acontecer que outras áreas passem para a nova interface. A Google fez isso por exemplo com o Google Maps e Picasa Web Albuns e há outros casos que me lembro (principalmente em sites), em que é possível voltar à versão antiga ou clássica como chamam em alguns casos, ou então determinada funcionalidade ainda não ter sido migrada.

  20. Avatar de Tá engrassade
    Tá engrassade

    Faz sentido porque os utilizadores de window$ não têm qualquer controlo sobre o sistema operativo que usam.

    1. Avatar de mike
      mike

      sim faz sentido a mudança para algo melhorado, e não tão avacalhado como está agora, quanto aos utilizadores não terem controlo sobre o windows, isso não é bem assim, como pintas, há o leigos certo que só sabem o básico, e quando acontece alguma coisa é logo um stress, e tem de pedir a alguém para resolver, outros já tem conhecimentos medianos já se desenrascam sem auxilio, depois há os que já estão batidos a dar voltas ao sistema e costumiza-lo todo a sua maneira , por o windows apesar de se ter vindo a mudar as voltas nas entranhas continuam a ser as mesmas desde as 1ºs gerações, hoje estraga mais as actualizações que nem sempre vem em condições do que o resto… é o que dá os equipamentos e sistemas operativos estarem totalmente dependentes da internet para funcionarem em pleno…

      pelo andar da carroagem qualquer dia nem tens nada fisico gravado ou alojado nos despositivos , tudo via cloud que já esteve mais longe…

  21. […] mas também surgem rumores de que a empresa irá “matar” outras, como é o caso do velhinho  Painel de Controlo e até, quem sabe, a mítica Linha de […]