OSnux – Desktop Virtual

30 Comentários

O OSnux é um sistema operativo virtual, alguns não gostam de chamar “sistema operativo” mas sim Desktop Virtual a correr a partir do browser, baseado no código eyeOS.

Imaginem o que é terem o vosso espaço de trabalho em qualquer lugar, sim na escola, no escritório, ciber-cafés por exemplo, virtualmente podem ter a vossa mesa de trabalho sempre à mão.

Este novo “sistema operativo web”, permite-nos trabalhar no nosso ambiente de trabalho em qualquer local, bastando para tal fazer login no nosso servidor OSnux.

A plataforma pretende desta forma eliminar os problemas de compatibilidades entre aplicações e sistemas pois, onde quer que vamos, teremos sempre o nosso sistema à disposição em qualquer browser.

O OSnux oferece totalmente grátis 10GB de espaço para podermos guardar os nossos ficheiros online, além disso este espaço fornece a capacidade de partilha desses ficheiros com outros subscritores do sistema.

Resumo das aplicações já incluídas no OSnux:

  • editLink – Para editar os link;
  • eyeCalc – Uma calculadora básica;
  • eyeCalendar – Aplicação de calendário;
  • eyeChess – Jogo de Xadrez;
  • Solitaire – Jogo de Cartas;
  • Prince – Jogo Prince of Persia;
  • eyeContacts – Um gestor de contactos;
  • eyeDocs – Um processador de texto com capacidade para exportar documentos no formato do Word;
  • eyeFiles – Ferramenta de gestão de ficheiros com capacidade para fazer Upload, Download, Download como ficheiro Zip, Copiar, Colar…;
  • eyeGroups – Ferramenta de gestão de grupos;
  • eyeInstaller – Aplicação para instalar eyePackages, pacotes individuais para o sistema;
  • eyeMp3 – Leitor de Mp3;
  • eyeNav – Web Browser;
  • eyeNotes – Editor de texto;
  • eyeProcess – Aplicação de gestão dos processos;
  • eyeRSS – Leitor de feeds RSS;
  • eyeSoft – Sistema de importação de software com o repositório oficial do sistema;
  • eyeTrash – Reciclagem;
  • eyeIRC – Mensageiro OSnux;
  • eyeMee – Utilizando o Meebo use msn, icq, google etc…;
  • eyeZip – Aplicação para descompactar ficheiros compactados que tenham sido enviados para o sistema.

Este pacote de aplicações não fica por aqui, constantemente o próprio utilizador sugere novos serviços, levando a uma constate actualização e ao surgimento de novas ideias.

Se é um utilizador que tem por necessidade lidar com mail, processador de texto e eventualmente editar umas imagens, certamente este será um espaço interessante e barato. Para quem gosta de partilhar informação os 10GB são aliciantes, no fundo tudo junto preconiza uma solução de futuro.

NOTA: Este artigo foi desenvolvido por Tiago Fraga para o Pplware

Homepage: OSnux

Partilhar:
Tags:

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de D. Carreira

    Já tinha usado o eyeOS. Muito porreiro!

    Cumprimentos, David Carreira

  2. Avatar de Feijao

    Lindo mesmo!!!
    não imaginava sequer que era possivel fazer algo do género!!
    Genial mesmo 😉

  3. Avatar de Cubillas
    Cubillas

    É seguro q.b.?

  4. Avatar de Nuno A.
    Nuno A.

    Conheço outro também muito fixe http://www.startforce.com/OS/

  5. Avatar de Kasakas

    Dá para fazer link directo das coisas que uploadamos para lá, de modo a poder fazer o download?

  6. Avatar de BlinZK
    BlinZK

    Parece-me um conceito muito interessante. Ainda com muito para amadurecer.

    Para já, parece-me um erro flagrante, que um sistema que permite alojar 10GB de dados, não tenha um botão para fazer “Logout”???!!
    Tudo bem, se fecharmos o browser, ele pede o login de novo ao tentarmos entrar. Mas se não quisermos fechar o browser e simplesmente navegar em outros sites?

    Algumas zonas não foram totalmente traduzidas.
    Falta um menu “Help”, quer nas aplicações, quer no próprio “sistema”. Por exemplo o “Word”, que extensões abre?

    E depois, um site que começa com:
    “INFO: Os utilizadores que estavam registados tem que se registar novamente..por isso pedimos desculpas.”
    humm… não inspira muita confiança. Depois de uploadar vários GB, não me apetecia muito perder tudo e ter que começar de novo.

    Mas desejo um excelente trabalho a quem desenvolve esta plataforma. Tem muito potencial!

  7. Avatar de sidnei

    Muito bom, possiu ainda alguns bugs. Mais ta muito legal mesmo.

  8. Avatar de AM Marcos
    AM Marcos

    @BlinZK
    Não posso concordar contigo, não tens um Logout, mas tens um “Close session” este serve, não achas?

    há outro mas talvez não tão maduro, que é o YouOS, em http://www.youos.com

    Não conhecia o http://www.startforce.com/OS/

  9. Avatar de ToKico Brothers
    ToKico Brothers

    Uso o DesktopTwo e o YouOs, mas este parece-me mais atractivo.

  10. Avatar de Nuno Neves

    Boas a todos. Isto funciona em Firefox? Eu uso a versão 2.0.0.12
    Obrigado

  11. Avatar de BlinZK
    BlinZK

    @AM Marcos

    Tens razão.
    Eu não tinha clicado no Logo do sistema, julgando que era unicamente um link para o site do projecto. Mea culpa

  12. Avatar de BlueEagle
    BlueEagle

    Não sei porque mas não me consigo registar :\

  13. Avatar de DFraga
    DFraga

    Tambem não me consigo registar… nada acontece quando carrego em “create account”

  14. Avatar de TiagoFraga
    TiagoFraga

    boas… estou online para ajudar nas respostas no mensageiro do OSnux
    http://im.osnux.com

  15. Avatar de Kasakas

    eu também não.. clico no ‘create account’ e não faz nada:|

  16. Avatar de TiagoFraga
    TiagoFraga

    O browser Tem que ter JAVA instalado http://www.java.com.
    Se usar o Firefox “Ferramentas » Opções » Conteudos » Activar javascript”
    ou actualizem o firefox para o v3 😉

  17. Avatar de Fábio de Paula e Sousa
    Fábio de Paula e Sousa

    nothing useful to see here… moving forward.

  18. Avatar de Ecrã Azul

    @BlueEagle
    @Kasakas

    no firefox n funciona… s forem ao ie ja conseguem

  19. Avatar de AR
    AR

    Não me serve porque não tem P2P. E eu preciso de usar a rede ED2K e torrents 24/7.

  20. Avatar de RKDesign

    eu consegui com o firefox 3 b3, mas mesmo assim deu alguns erros, mas no ie dá na boa, gostei xD

    ________WWW.RKDESIGN.PT.TO________

  21. Avatar de Pedro
    Pedro

    Eu Gostei, nem que seja só para jogar nos joguinhos lá existentes 😀

  22. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    Digam s.f.f. com quantos MB se consegue fazer upload.
    Com 1 MB consigo mas maiores, por exemplo 13 MB não consigo anexar nada no desktop.
    Quanto ao resto está cinco estrelas funciona muito bem. Mas ainda há ajustes a fazer no sistema há pequenos pormenores a fazer.
    Para funcionar bem têm que ser no Internet Explorer, nos outros Browsers é para esquecer.

  23. Avatar de TiagoFraga
    TiagoFraga

    @Joaquim
    Como disses-te e bem há ajustes a fazer e estamos sempre a trabalhar para tal ficar melhor.

    Sim um dos ajustos é este mesmo estamos trabalhar na parte de uploads para poderem enviar ficheiro a cima de 8MB ou seja ficheiros até 10GB

    Noticias vao ser postas no OSnux
    Podem utilizar para Conversação em Tempo Real o noovo chat:

    http://chat.osnux.com

    Bons Clicks.

  24. Avatar de José Luís Soleiro
    José Luís Soleiro

    Não consigo criar conta nem no firefox nem no ie, onde est-o, em ambos quer o java quer o javascrpt activados

  25. Avatar de David Branco

    Alguém sabe o que se passa actualmente com o osnux?
    Já não consigo entrar há uns tempos. O Domínio osnux.com dá sempre que está inoperacional…
    Tinhas algumas coisas lá para retirar mas plos vistos já nem sequer existe…

  26. Avatar de Daniel Sousa
    Daniel Sousa

    Parece que o OSnux já não está a funcionar, mas quem quiser pode utilizar o servidor publico do eyeos entrando em eyeos.info ou instalar no seu próprio servidor em eyeos.org.

    Se tiverem alguma dúvida ou problema, criem um post no Forum português: http://forums.eyeos.org/?board=28&lang=portuguese-utf8 que eu certamente irei responder.

  27. Avatar de cisco
    cisco

    Pode ter sido útil, atrativo, entre outras coisas, até mesmo com alguns bugs. No entanto, eu já não me fio nele, pois já perdi conteúdo que lá depositei por 2 vezes e duas vezes ele foi abaixo,estando neste momento inoperacional.
    Poderiam ter dado um aviso aos utilizadores e nada fizeram!

  28. Avatar de cisco
    cisco

    Parece que o osnux já voltou, mas para quê?
    Nada funciona.
    O que aconteceu ao anterior?

    1. Avatar de Daniel Sousa
      Daniel Sousa

      O osnux estava a usar o eyeos 1.9, mas agora está a usar o eyeos 2.0 BETA.

      O eyeos 2.0é uma versão completamente reescrita do eyeos, esta versão ainda tem muitos bugs e faltam-lhe muitas funcionalidades, por outro lado inclui algums funcionalidades inetressantes como a edição de documentos por vários utilizadores ao mesmo tempo.

      Vou falar com o administrator do osnux para pedir para pôr as 2 versões online e com uma página a explicar as diferenças.

  29. Avatar de Emanoel
    Emanoel

    Estou querendo criar um desktop virtual para meu tcc, sabendo que essa tecnologia ja existe, mais quero montar um que seja voltado
    em outra área ? onde programar ? ? quais programas usar ? ?