O Opera Mini também já abandonou o Windows Mobile?

45 Comentários

Não é novidade que as principais aplicações dos sistemas operativos não têm espaço no Windows Mobile. Se este era um cenário real com o Windows Phone, acabou por se agravar com o Windows 10 Mobile.

Depois de muitas aplicações de peso terem abandonado o Windows Mobile, chega agora a vez do Opera seguir o mesmo caminho, retirando o Opera Mini da loja de aplicações do Windows.

Opera Mini

No mundo dos browsers, e em especial o dos dispositivos móveis, são poucos os que conseguem ter a performance do Opera Mini. Pequeno, rápido e com as funcionalidades básicas necessárias, consegue ser a escolha de muitos. Mas a sua presença no Windows Mobile parece ter terminado, ao desaparecer da loja do Windows.

Não se sabe ainda de forma certa se o Opera Mini abandonou o Windows Phone, mas tudo aponta para que tal tenha acontecido. Listado na Loja do Windows, não tem disponível o link para instalação, o que deixa antever o fim da sua presença neste sistema operativo.

A reforçar esta ideia está também a sua remoção do próprio site do Opera, onde agora apenas é mostrada a versão para Android ou iOS, tendo desaparecido o acesso à versão para o SO móvel da Microsoft.

Opera Mini

Tal como ainda não existe a confirmação, também as razões para esta desistência são nulas. Tudo poderá passar pela baixa utilização e o retorno mínimo que existirá.

Com o Edge cada vez mais estável, tanto no desktop como no mobile, é normal que os utilizadores acabem por preferir a solução nativa do sistema operativo.

Esta perda, se se confirmar, vem dar maior força ao browser da Microsoft e reduzirá ainda mais a oferta, que passará a limitar-se ao Monument Browser e ao UC Browser.

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    Acho natural que tenha abandonado o WM…. É que, poder escolher entre o Edge e o Opera, quem escolhe o segundo? Pressuponho que muitos poucos utilizadores… Aliás, eu uso WM e conheço várias pessoas que dispõem de um WM (sim, parece mentira, mas há pessoas que têm um WM…) e ninguém (dos meus conhecidos) usa outro browser, a não ser o Edge….

    1. Avatar de Unix
      Unix

      Engracado que ninguem no w10 usa o edge…so em forums de fanboys

      1. Avatar de Alexandre Carvalho
        Alexandre Carvalho

        Unix, não estamos a falar do windows 10 mas sim do Mobile, no mobile nao se usa outro browser porque não existe, chrome, nem firefox, e os outros que existem referidos em cima usam o mesmo motor de edge, este basicamente era o único que usava o seu motor mesmo, e agora adeus xD
        Está espectáculo esta plataforma ainda bem que abandonei a tempo =)

        1. Avatar de Unix
          Unix

          Eu também abandonei por não haver suporte nem aplicacoes de jeito. Comprei um iphone SE (o primeiro) e sinceramente pelo preço n há melhor

          1. Avatar de André
            André

            “Comprei um iphone SE (o primeiro)”
            Saiu mais do que um iPhone SE?

    2. Avatar de Obobopo
      Obobopo

      E quem precisar de um segundo browser tem o UC Browser que é bastante bom.

    3. Avatar de diogo
      diogo

      Eu cheguei a utilizar o uc brwoser 😀

    4. Avatar de macHACKos
      macHACKos

      ia responder exactamente isso, enquanto estava a ler o post
      nem se quer sabia que existia Opera para W10M
      alias tenho descoberto algumas apps que existiam para W10M quando dizem que vão sair

      1. Avatar de Vítor M.

        Pois, mas há milhares que as usam 😉 e saber que algumas apps ficam sem suporte pode dar aquele clique para migrarem o seu dispositivo ou de dispositivo. Isto porque há quem fique com a experiência de utilização comprometida. 😉

        1. Avatar de macHACKos
          macHACKos

          Mas ha aqui uma satisfação que não compreendo da muita gente. Como se uma bipolarização sem alternativa dos sistemas operativos mobile fosse uma coisa boa.

          1. Avatar de Vítor M.

            E não é, de facto o importante era haver uma migração para o Windows 0 Mobile e uma pressão aos serviços para desenvolverem. Em vez de haver uma união para pressionar a desenvolver, há uma alienação da realidade por forma a deixar que os serviços além de não suportarem os mais antigos possam igualmente deixar de suportar os mais recentes. A realidade é que por muito bom que seja o Windows 10 Mobile, que sem dúvida o é, as empresas não querem saber dele, não há aposta dos developers neste sistema e a culpa também e dos seus utilizadores, que não pressionam, que apenas fazem ruído e não apontam baterias aos grandes serviços para apostarem nesta plataforma. Depois queixam-se e berram… para nada.

          2. Avatar de macHACKos
            macHACKos

            De qualquer maneira acho que as apps vão perder valor, salvo alguns nichos e serem substituídas por webapps. O que é bom para quem quer escolher um mobile pelo OS e não pela store. E bom para os developers para se concentrarem no mesmo codigo, salvo algumas diferenças para os browsers principais

        2. Avatar de macHACKos
          macHACKos

          Eu prefiro em particular o w10m, para o meu uso e para o que necessito, mas não queria viver num mundo em que o w10m fosse dominante. Da mesma maneira que gosta de Android e iPhone, não deveria ter interesse na sua plataforma ser dominante. Em tecnologia como em tudo deveríamos todos querer diversidade.

          1. Avatar de macHACKos
            macHACKos

            Excepto se fizer parte dos investidores… e mesmo assim

  2. Avatar de Belmonte
    Belmonte

    Está tudo a abandonar o navio naufragado.

    1. Avatar de RuiZ
      RuiZ

      Os fanboys vão já te dizer que era de propósito é que o navio é afinal um submarino! 😀

  3. Avatar de Kabuki
    Kabuki

    Mais uma guerra perdida, chegaram tarde a este mercado. Os outros dois detêm um ecossistema brutal, porque sempre trabalharam na mobilidade através dos smartphones. A solução passaria por criar sinergias entre o SO W10 e o mundo Android e IOS

    1. Avatar de Dope
      Dope

      Entre os 3 SO, o WP 10 é de longe o mais rápido e com melhor estabilidade e performance.
      A mania de falar sem saber é obvia….

      1. Avatar de Goncalo Pereira
        Goncalo Pereira

        Concordo mas há um ainda melhor que WP….BlackBerry!

        1. Avatar de barf
          barf

          Há…mas por pouco tempo também. O rumo que o BB10 está a levar é para acabar em pouco tempo. Por aqui vai continuar a funcionar por teimosia.

      2. Avatar de Kabuki
        Kabuki

        Sabes tu, mas não dizes nada de óbvio. Mencionas coisas que tu achas, a realidade é outra.

      3. Avatar de Xinuo
        Xinuo

        Fanboys dizem essas besteiras, mas o SO fajuto da MS não funciona bem com multitarefa, há relatos de mensagens “retomando…”, quando a pessoa sai de um app e retorna para a mesma depois. Ser rápido, quando não se têm nada instalado, é fácil.

  4. Avatar de Unix
    Unix

    É uma questão de tempo até todos abandonarem o windowsphone…É uma pena porque realmente é bem mais funcional e bonito que android mas a falta de apps e a incompetência da Microsoft assim o quiseram.

  5. Avatar de Rui
    Rui

    Eu estou a utilizar o Monument Browser 🙂 nunca utilizei o Opera no WM

  6. Avatar de DarkMode
    DarkMode

    Neste momento, estou a fazer este comentário, usando o Opera mini instalado apartir do link apresentado no artigo!
    Antes de se replicarem o rumores, valeria a pena confirmar se correspondem totalmente à verdade.
    Agora vou desinstalar o Opera mini que, como ja tinha confirmado há muito tempo a trás, é demasiado mau para ser útil a qualquer utilizador de W10M.

  7. Avatar de joaq
    joaq

    Alguns dos comentadores que se riem do facto do Opera ter abandonado o WM10 o utilizou neste SO? Para rir, só mesmo este mini browser. Experimentei-o ha alguns meses atrás e não durou 5 minutos. Péssima interface e mau escalonamento das fontes.
    Admira-me mesmo que este mini browser no WM10 tenha tido este titulo na pplware, quando o browser não vale nada. Não tem nada a ver com o Opera dos desktops. Mas já me habituei a encontrar por aqui titulos dissonantes da real importância do prodduto. Este foi mais um.

  8. Avatar de Zoe
    Zoe

    “Tal como ainda não existe a confirmação, também as razões para esta desistência são nulas. Tudo poderá passar pela baixa utilização e o retorno mínimo que existirá. Com o Edge cada vez mais estável, tanto no desktop como no mobile, é normal que os utilizadores acabem por preferir a solução nativa do sistema operativo”.
    Mas este pessoal lê as notícias sequer? E ainda dizem que o SO com 0,2% de quota de mercado não dá comichões…

  9. Avatar de SirL
    SirL

    Bom…Já usei o opera mini e não gostei, mas foi pela interface e usabilidade, o layout e imagens ruins… Mas o q todos esquecem q muitos apps saíram dá loja e voltaram como UWP (plataforma universal de app) o q eu não me canso é ler notícias de mortes do Windows phone, quase todos os dias matam mas, ele nunca morre.

  10. Avatar de ze ninguem
    ze ninguem

    o ultimo a sair que feche bem a porta

  11. Avatar de José
    José

    Já cá faltava a notícia castatrofista da semana! O problema é que quse ninguém que tendo um WM o usa! Para a semana vão dizer o quê que o WM deixa o WM? Há uma notória aposta em acabar com este sistema. Mas ele ainda continua e eu continuarei, conhecendo bem os outros fã e a sentir-me bem servido. Se não gostam paciência.

  12. Avatar de nulldev
    nulldev

    O problema é o próprio browser ter bugs e a microsoft não os corrige (ainda há poucdo tempo lancçou uma nova build no canal public) se tiverem nas definições os tamanhos das letras ampliadas (por exemplo 110%) para verem os menus no sistema maiores…. experimentem entrar por exemplo na wikipedia….

    Outra app msn noticias da própria MS tudo o que é caracteres acentuados é comido !!!

    Parece mais trabalho de amadores uma desilusão… e não me venham com a conversa dos fast e slow rings…. eu quero um telemóvel estável e não trabalho de graça para a MS…

    1. Avatar de José
      José

      Não trabalho para a Microsoft, quem me dera, mas não detecto nada do que aí refere. Não sei porquê, mas há fenómenos que só acontecem com outros. No meu caso há 3 anos que estou muito bem servido, tanto o é que não usei um Iphone 6 oferecido por um familiar que julgava que eu não tinha um smartphone, porque me acha um forreta no que diz respeito a telefones, enganou tenho dois um Lumia 830 e outro 950! O Iphone é a minha mulher quem o usa, devo dizer que também tem um Lumia 830 (todos cá em casa passaram ter WM), mas como mulher que é acha mais giro andar sempre com o Iphone, tornou-o o seu telefone principal, apesar de usar quase as mesmas aplicações num que no outro!

      1. Avatar de Unix
        Unix

        Mesmas apps do iphone e do WP? AHAHAH
        O lumia nem apps de bancos portugueses tem..é uma vergonha! A sua mulher é a unica com juizo nessa casa

        1. Avatar de Helder
          Helder

          E tu sabes o que dizes? Trabalho diariamente com app de banco português no WM. Ja usei iphone, android e acabei no WM e não trocaria novamente por todas as apps do mundo…

        2. Avatar de José
          José

          Curioso tenho as apps dos meus dois bancos, não preciso de mais! E a minha mulher continua a usar o lumia, por razões profissionais usa dois telefones, nas como todas mulheres adora ter um iphone até porque está habituada ao ipad, outro aparelho que adora.

  13. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Faz todo o sentido as marcas deixarem de desenvolver aplicacoes nativas para Windows Mobile, pois com os futuros updates que o Windows Mobile vai ter, o telemovel vai passar a ser um PC completo, correndo todas as aplicacoes que existem na loja de aplicacoes. Esse, é o motivo de estar muita empresa a abandonar as aplicações existentes, uma vez que elas já estao desatualizadas, todas as que conheço nem UWP são.
    Mas a imprensa tendenciosa tem por habito “tentar matar” toda a concorrência à marca que os patrocina.
    Trabalhei na Microsoft, e acreditem, a MS não esta a dormir, nem desistiu de nada, nem vai desistir, vao sim haver mudanças significativas que vao revolucionar aquilo que conhecemos como telemóvel, e essas capacidades estão bem patentes na constante evolução do SO W10M.
    Esperem para ver.
    Eu estou doido para comprar o Surface Phone assim que sair, se já fiquei super satisfeito com o meu Lumia 950, com o Surface Phone acho que vou delirar e provavelmente despachar o meu portátil, pois deixara de ter qualquer utilidade.

    1. Avatar de Fonseca
      Fonseca

      Estou esperando, junto com o enorme sucesso do IpodKiller, o zune 😉

  14. Avatar de avalente
    avalente

    Para ir ao ao banco pelo WM, nao precisas de aplicações. É so asneiras que se dizem. Os sites estão em modo mobile. Que mania de dizer que nao tm aplicações para bancos, nao sao precisas… Eu uso o WM10 e acedo aos bancos sem aplicações. Bota abaixo… Bota baixo… Experimentem primeiro, comentem depois

    1. Avatar de André Gomes
      André Gomes

      Mesmo isso, também uso home banking sem problemas via browser. a versão desktop no windows mobile fica excelente. todos falam sem conhecer!

  15. Avatar de André Gomes
    André Gomes

    Qual o stress desta noticia? A versão do opera para Windows 10 mobile parecia uma conversão rasca da versão que havia nos antigos S60. Além disso, o Edge Mobile está muito bom, excelente mesmo!

  16. Avatar de Rudy
    Rudy

    “Não se sabe ainda de forma certa se o Opera Mini abandonou o Windows Phone, mas tudo aponta para que tal tenha acontecido.”
    Não deveria ser Windows Mobile ?