O Windows 10 também já corre no Raspberry Pi 2

17 Comentários

A conferência Build 2015 tem estado centrada, como não poderia deixar de ser, em torno do Windows 10 e de tudo o que está a ser preparado para o seu lançamento.

Para além das novidades mais importantes e mais mediáticas, a Microsoft preparou algumas para os restantes dias. Uma delas chegou agora é de extrema importância para a Internet das Coisas.

Foi anunciada a primeira versão do Windows 10 dedicada ao Raspberry Pi e dispositivos similares. E pode ser instalada e usada já hoje!

rpi2_win10_1

A nova versão do Windows 10, dedicada a todos estes dispositivos, é uma primeira abordagem ao que será a versão final deste sistema operativo e por isso requer ainda muito desenvolvimento.

É no entanto uma excelente mostra do caminho que a Microsoft está a tomar e quais os alvos que quer atingir, revelando um sistema completamente transversal e capaz de correr em quase todo o hardware existente.

Com um suporte já bastante alargado, a versão do Windows 10 dedicada à IoT consegue ser usada em qualquer Raspberry Pi 2, Minnowboard Max, da Intel, e até em Arduino.

Este último contará com uma versão própria de hardware, fruto de uma parceria entre as empresas, e que será certificado.

rpi2_win10_2

Mas esta versão tem algumas particularidades, que vão contra o que conhecemos habitualmente no Windows. Desenganem-se os que esperam ver um desktop e uma interação completa como um normal computador.

Esta é uma versão dedicada a correr basicamente aplicações remotas, que não vão ser visualizadas no Raspberry, ou para controlar mecanismos.

A primeira versão destina-se a abrir a sua utilização e a preparar todos os que querem começar a desenvolver nesta plataforma para a sua utilização.

O processo de instalação do Windows 10 requer um Raspberry Pi, ou outra board suportada, um Windows 10 e uma conta Microsoft. Todo o processo está explicado numa página da Microsoft dedicada a esta versão do Windows 10.

rpi2_win10_3

A ideia de ter o Windows 10 a correr no Raspberry Pi e produtos similares não é nova. Já quando a versão 2 do Raspberry tinha sido lançada, foi anunciada como tendo essa capacidade.

Não deixa de ser um conceito muito interessante e que abre ainda mais a utilização destes pequenos computadores, num ambiente que muitos conhecem bem e que pode agora ser ainda mais explorado.

Quando a Microsoft anunciou que o Windows 10 iria ser um sistema universal muitos pensaram que se iria resumir a desktops e smartphones, mas esta nova versão mostra que existe ainda muito mais espaço para crescer e que de certeza será explorado pela Microsoft.

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de yap
    yap

    Então básicamente não corre o windows 10 “”Ambiente gráfico”” …. teoricamente é uma versão sem o ambiente gráfico.
    Básicamente deve ser apenas uma linha de comandos da tanga.

    1. Avatar de Carlos Correia
      Carlos Correia

      e que tal fazeres tu 1 melhor???

    2. Avatar de Ragnarlockbrok
      Ragnarlockbrok

      Quer ambiente gráfico instala o windows 3.11 que é 16bits já que os processadores dos “Pi”s da vida só trabalham a 16bits!

  2. Avatar de Frede Silva
    Frede Silva

    Funciona tambem no B?

    1. Avatar de João F.
      João F.

      Só fazem referência ao 2,

    2. Avatar de alguem
      alguem

      Infelizmente não. Devido ao tipo de processador que o Raspberry Pi B/B+ dispõem.

  3. Avatar de Jorge Miranda
    Jorge Miranda

    O Windows 8 tinha limitados os netbooks por causa da sua definição vídeo. Será que o 10 também vai limitar uma definição mínima para instalar ou qualquer uma servirá

  4. Avatar de Abécula15
    Abécula15

    Como será o desempenho? Da para correr o Visual Studio à vontade por exemplo? Dá para servir como uma estação de trabalho correndo aplicações de produtividade?

  5. Avatar de rmcrys
    rmcrys

    Que tipo de software pode ser instalado e usado neste “Windows 10”?

    1. Avatar de Abécula15
      Abécula15

      Nice, pelo que percebi tens uma plataforma para desenvolver e executar as apps remotamente via IP e gestão no browser muito bom. Assim podes ter o Rpi “headless” e desenvolver num pc normal e fazer a gestão com toda a facilidade.

  6. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    Gostava de saber como se porta o RemoteFX para ver se é um bom thin client para soluções VDI com NVIDIA GRID K1.

  7. Avatar de tiago
    tiago

    Dá para correr o DOS?

  8. Avatar de Drakonian
    Drakonian

    Lá vem a micro$ft meter o dedo onde não é chamada….. só para estragar o conceito… o raspberry não é um gate(s)!

  9. Avatar de JJ
    JJ

    Para criar VDIs por exemplo por ser algo interessante.

  10. Avatar de zemanel
    zemanel

    Não tem a ver com o w10 mas tenho o Kodi no 1b+ e queria saber se vale a pena comprar o 2b para correr o kodi, se vale a pena e se é mais rápido a ver streams e tudo. Ou se chega o 1b+

    1. Avatar de Cássio
      Cássio

      Olá. Tenho as duas versões do Raspberry Pi (b+ e 2) e, logicamente, o Kodi funciona bem mais rápido no 2. Os dois modelos são 100% funcionais. Tudo o que o 1 faz, o 2 faz também só que em menos tempo, ou seja, vc exige menos do processador!