O Windows 10 pode em breve deixar de ter passwords

35 Comentários

A procura de alternativas para as passwords tem levado a que surjam algumas alternativas bastante interessantes. A Microsoft tem agora em desenvolvimento uma solução que pode vir a ajudar os utilizadores do Windows 10 a não ter de escrever a sua password para desbloquear as suas máquinas.

Windows 10

A Microsoft tem já no Windows 10 algumas alternativas às passwords, bastante concretas e funcionais. Para além do bem conhecido método, está presente a possibilidade de desbloquear com recurso a um PIN ou à identificação de pontos numa imagem. Com o Windows 10 surgiu ainda o Hello, que com recurso à câmara consegue identificar o utilizador.

Mas a novidade que a Microsoft traz é uma nova forma de autenticação, que recorre ao smartphone dos utilizadores e que detecta a sua presença, desbloqueando a máquina. Este não é um conceito novo, mas é a primeira vez que a Microsoft o explora e o traz para os seus sistemas operativos.

Depois do emparelhamento entre os dispositivo móvel e o Windows 10 via Bluetooth e sempre que for necessário desbloquear a máquina, só precisam de abrir a app e escolher o PC que surgirá.

Para além da segurança adicional que esta solução oferece, garante ainda que os processos de autenticação são mais rápidos e que não podem ser monitorizados. Em caso de falha ou ausência do smartphone, os restantes métodos tradicionais estão sempre presentes no Windows 10.

Windows 10

O Phone Sign-in está ainda em testes, mas consegue já ser usado para interagir entre os dispositivos com Windows 10 Mobile e o Windows 10, garantindo que a máquina é desbloqueada e que os utilizadores não necessitam de escrever a password.

Para o poderem usar, os utilizadores precisam de ter acesso a um smartphone Lumia, que esteja a correr já o Windows 10 Mobile e também o Windows 10.

A Microsoft quer alargar a utilização desta aplicação e as futuras versões vão suportar outros tipos de autenticação, com suporte para contas Microsoft, autenticação para browser e VPN e também “one-time-passwords”.

Este é mais um passo para interligar os sistemas operativos da Microsoft e também uma forma simples de melhorar a segurança dos utilizadores no Windows.

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Estou a adorar este tipo de integração do Windows 10 PC com o Windows 10 Mobile.
      A cada dia que passa cada vez está melhor 🙂

      1. Avatar de Miguel Nóbrega
        Miguel Nóbrega

        Ainda está fraca, quando tivermos a possibilidade de receber sms ou notificações e responder através do PC aí sim concordo contigo..
        O continuum é um caso à parte..

        1. Avatar de flavio
          flavio

          Já é possível parcialmente se mudarem a região e língua do pc e do telemóvel para ativarem a cortana. É possível enviar sms do pc e receber notificações de chamadas perdidas

      2. Avatar de rudua
        rudua

        Está mesmo. E também vai ser possível responder a SMS recebidas no telemóvel através do pc, notificar no telemóvel quando a bateria do portátil está a ficar sem carga

        1. Avatar de Rui Brito da Silva
          Rui Brito da Silva

          Aleluia. Era mesmo isso que ja desconfiava que poderia vir a acontecer. +1
          Windows 10, always better & better

  1. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    Mais umas quantas formas de o tornar mais inseguro…

    1. Avatar de PeFerreira98
      PeFerreira98

      Existe sempre a opção de desativar…

    2. Avatar de Emagon
      Emagon

      Mete o PC dentro de um bunker, com paredes de 5 metros de chumbo e titânio e a 300 metros de profundidade, com dezenas de portas com diferentes sistemas biométricos, além de teres de colocar a password com 100 caracteres na última porta e claro, sem acesso à Internet.

      É assim que tenho o meu PC e até hoje sem problemas de intrusão lol

      “haters gonna hate”

      1. Avatar de Mark
        Mark

        Por acaso o meu professor de segurança informática, um dos responsáveis pela segurança informática da NATO em Portugal dizia que essa era a única forma de garantir a segurança. E alguns sistemas estão assim….

      2. Avatar de Joao 2348
        Joao 2348

        Favor de não esquecer de isolar o circuito eléctrico, pois muito podem descobrir através do mesmo se não tiver bem isolado!

  2. Avatar de AG
    AG

    Portanto, quem conseguisse invadir o smartphone, como prémio, passaria a ganhar também acesso ao PC?

    1. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      Não. Mas quem te roubar o telemóvel e te entrar em casa vai conseguir aceder ao teu PC..

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Entretanto o FindMyPhone do Windows Mobile vai dizer que o larápio do telefone está em casa…

    2. Avatar de Matheus
      Matheus

      só se a pessoa estivesse a mais ou menos 10 metros do computador e de alguma forma estar com o telefone na mão DESBLOQUEADO (smartphones tb tem opção de senha) aí sim ele desbloquearia o computador, mas não teria acesso aos arquivos por essa forma.

    3. Avatar de PeFerreira98
      PeFerreira98

      Da mesma maneira que perdes a chave do teu carro, ya.

  3. Avatar de Pedro Almeida
    Pedro Almeida

    Boa ideia, quem achar inseguro, só tem que não ativar a funcionalidade!

  4. Avatar de Mark
    Mark

    Ou seja é mais pratico, sacar do telemovel, ligar, e abrir 1 app, que colocar a password no PC?

    1. Avatar de Pedro Almeida
      Pedro Almeida

      Não, a simples proximidade do telemóvel autenticará o utilizador!

      1. Avatar de Modem
        Modem

        Não é isso que diz o artigo.
        “Depois do emparelhamento entre os dispositivo móvel e o Windows 10 via Bluetooth e sempre que for necessário desbloquear a máquina, só precisam de abrir a app e escolher o PC que surgirá.”

        1. Avatar de Pedro Almeida
          Pedro Almeida

          Tens razão, o que afirmas aparece no parágrafo seguinte ao que eu afirmo, bem esperemos pela aplicação ver as suas reais funcionalidades para ver se é uma mais valia ou não!

        2. Avatar de Mark
          Mark

          Já noutros sites e diz exactamente o mesmo.
          Se assim for não será muito prático.

    2. Avatar de Alguem
      Alguem

      Realmente essa parte está um pouco confusa, porém mesmo que seja como estás a dizer, tem a vantagem de que pode estar alguém ao teu lado e não tens que escrever a senha rapidamente para que não a vejam. 😛

    3. Avatar de Carlos
      Carlos

      Também não vejo a utilidade, para já.

      Mas se vier a funcionar com outras formas de autenticação como o reconhecimento de íris ou de impressões digitais que muitos telemóveis já têm hoje e que muitos desktops não têm nem provavelmente virão a ter nunca, já começa a ser mais útil.

      Mas primeiro têm de arranjar forma de não ser preciso desbloquear o telemóvel e depois ter de abrir uma app…

    1. Avatar de Rudua
      Rudua

      @irlm
      Acho que a ideia é essa

  5. Avatar de 3nvy
    3nvy

    Mais uma tentativa falhada de tentar reviver o Windows Phone looool

    1. Avatar de Rudua
      Rudua

      @3nvy
      Lol
      Esta app é para o windows 10 mobile, não para o windows phone! arrrrr

    2. Avatar de Rudua
      Rudua

      @3nvy
      Lol outra vez
      mas estás a tentar dizer reviver o que? o passado? ou quiseste dizer reavivar?

      1. Avatar de Rudua
        Rudua

        ou ressuscitar

  6. Avatar de Az8teiro
    Az8teiro

    O meu já abre á 4 anos com o cartão do cidadão… e agora?

  7. Avatar de Telmo Almeida
    Telmo Almeida

    Vá lá ainda conseguem vir na mesma época que outros, mais uma vez lá vão a reboque, nas noticias até parece que são eles a inovar, será por dinheiro? No tempo dos nokia com bluetooth já o meu fazia isso.

  8. Avatar de Joao 2348
    Joao 2348

    “Para além da segurança adicional que esta solução oferece, garante ainda que os processos de autenticação são mais rápidos e que não podem ser monitorizados.”
    Se existir uma rede Bluetooth como é que não podem monitorizar que se está a autenticar no Windows?
    Podem não conseguir decifrar a informação se usarem a forma mais segura do Bluetooth 4.0… mas monitorizarem podem! Ou seja, podem estar passivamente a analisar o espectro rádio e detectar que o utilizador está a autenticar-se.

    Quanto ao facilitar… de facto pode facilitar a vida, porque em vez de ter de saber a senha para cada dispositivo pode só saber o do telemóvel (se não utilizar autenticação biométrica). Por outro lado se o telemóvel sabe, quais são as probabilidades de tal informação não ser armazenada nos servidores da Microsoft? É preciso ver que as chaves privadas do Bitlocker são enviadas para os servidores da Microsoft… logo nada impede que façam o mesmo aqui através das cópias de segurança. Sim, pode apagar-se as chaves privada dos servidores da Microsoft… ou melhor, pode ocultar-se a chave privada, que sabe-se lá se não mantêm a informação guardada na mesma, como faz o Facebook que nunca apaga nada, mesmo que se seleccione para apagar… somente oculta do utilizador.

  9. Avatar de Katia
    Katia

    Por acaso já uso isto no Mac OSX com o iPhone, muito boa interacção. E bom ver que a microsoft também está a tentar criar este tipo de interacção entre ambos OS.