O Windows 10 já permite correr o Windows dentro do Windows

37 Comentários

Lentamente a Microsoft vai trazendo para público novas funcionalidades, a maioria delas úteis e pedidas pelos utilizadores deste novo sistema operativo.

Há, no entanto, algumas que são muito específicas e que estão guardadas para os utilizadores mais exigentes e mais “geeks”. Uma delas é a capacidade de correr máquinas virtuais com Windows dentro de outras máquinas virtuais a correr já dentro do Windows 10. Complicado? Nem por isso na verdade!

win10_vm_1

Uma limitação que existia no Windows até agora era a possibilidade de corrermos máquinas virtuais dentro de outras máquinas virtuais.

Mas, os programadores que estão a desenvolver o Windows resolveram agora ultrapassar este impedimento e o Windows 10 passa a poder correr estas cascatas de máquinas virtuais, herdando todas as características do hardware base e que permite correr a primeira máquina virtual.

A novidade baseia-se numa melhoria dos mecanismos de virtualização do Windows 10 que agora permitem virtualizar também o hardware, que é levado para dentro da primeira máquinas virtual que é criada, algo que até há pouco tempo era impossível.

O anúncio desta novidade (estranha) foi feito pelo homem forte do Windows 10, em todas as suas versões, Gabe Aul. Em mais um tweet, revelou ao mundo de forma bem divertida que a novidade estava presente.

Para poderem testar esta funcionalidade precisam de ter a mais recente build do Windows 10, que foi lançada esta semana. Esta é a primeira vez que está presente e disponível a virtualização em cascata.

Depois é necessário que tenham um processador Intel com suporte VT-x, algo que encontram em qualquer processador moderno.

Com estes dois requisitos e com a consciência de que algumas funcionalidades não vão correr de forma directa, podem dar largas à vossa imaginação e testar esta futura novidade do Windows 10.

win10_vm_2

Esta novidade pode parecer estranha para a maioria dos utilizadores, mas em sistemas cloud, em que as máquinas disponibilizadas são elas já máquinas virtuais, são abertas agora portas para novas utilizações e novas potencialidades.

Para o normal utilizador do Windows 10 é apenas uma curiosidade e uma forma de testar as capacidades das suas máquinas, ao metê-las a correr VMs dentro de VMs, de forma recursiva.

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de joaotrindade
    joaotrindade

    pergunta: sendo o hardware reconhecido o mesmo, isso significa que os windows 10 dentro de outro windows 10 tem a licença válida ou não?

    1. Avatar de Joaquim Ramos
      Joaquim Ramos

      Não… cada windows com a sua licença.. so se tiveres Windows server versao DATACENTER

  2. Avatar de Justino Figueiredo
    Justino Figueiredo

    Dará para instalar o sistema operativo do MAC para que por exemplo pudéssemos programar para IOS sem ter que comprar um computador novo?

    1. Avatar de Mark
      Mark

      Já consegui instalar OSX numa Maquina virtual. Numa máquina decente com SSD até trabalha bem

    2. Avatar de Vlad
      Vlad

      Eu tinha a ideia que pelo menos o VirtualBox e o VMWare Workstation tinham a capacidade de correr o Mac OS X com alguns tweaks. Não sei se o Hyper-V também consegue.

      1. Avatar de Nuno Coelho
        Nuno Coelho

        Eu corro o OS X Yosemite (10.10) em VM no VirtualBox e sim os twaks são muitos, mas funciona. No Hyper-V também corre, mas tal como nos outros, tem de ser Hackintosh, o que é uma chatice para fazer correr decentemente.

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      Podes correr osx numa maquina virtual se o hardware da maquina dita “hospedeira” for suportado pela apple. Não sendo, só com alguns “retoques” é que se consegue, mas é perfeitamente possível.

    4. Avatar de Carlos
      Carlos

      Só se quiseres usar uma versão pirata do OS X.
      Coisa que a Apple provavelmente não vai achar muita graça.

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        A MS também não gosta que se usem o Windows pirata!!
        Qual é mesmo a difeença?!

  3. Avatar de rand
    rand

    Será que eles vão usar isto para correr um emulador de xbox dentro de um emulador de xbox360? (penso que isto será necessário para a nova xbox conseguir correr os jogos das suas duas antecessoras)

    1. Avatar de int3
      int3

      rand() %10+1;

      Emular é diferente de Virtualizar.

      1. Avatar de Douglas Ferreira
        Douglas Ferreira

        Exatamente, emular é o ato de rodar um software projetado originalmente para uma máquina de arquitetura diferente.

  4. Avatar de Jorge Gabriel
    Jorge Gabriel

    Uma questão isto serve para que exatamente?

    PS: I’m not an hatter and nothing else

    1. Avatar de The Onee
      The Onee

      Eu por exemplo tenho uma máquina virtual (windows 7) “dentro” do meu windows 7 que uso normalmente. Para que serve? Para correr uns macros que necessitam de mover o rato e usar o teclado. Fica o meu windows principal livre para eu usar enquanto que o outro fica a correr em background.

      1. Avatar de Jorge Gabriel
        Jorge Gabriel

        OK isso eu percebo. Mas para que é que precisas de uma segunda VM dentro da primeira VM.
        É isso que não percebo

        1. Avatar de John
          John

          A resposta é simples: “só porque sim”

          1. Avatar de Jorge Gabriel
            Jorge Gabriel

            pronto ok

        2. Avatar de Nuno Coelho
          Nuno Coelho

          Não é só porque sim! Uma cascata de máquinas virtuais serve para disponibilizar mais funcionalidades e utilizadores em segurança para aplicações de rede, como clouds.

          Uma máquina virtual é “apenas” um sistema operativo a correr como uma qualquer outra aplicação dentro do sistema nativo e isso permite algo tão simples quanto testar aplicações como criar uma infraestrutura de rede numa dessas máquinas virtuais. A Internet é assim que funciona, há muita coisa virtualizada nos servidores. Assim temos 1 máquina física e depois nesta correm vários sistemas operativos a dar serviços de DNS, email, cloud, etc. Se tivermos uma máquina virtual a correr dentro duma máquina virtual temos já aí 3 sistemas operativos, o nativo e os 2 virtuais.

          Podemos então ter na máquina nativa o Windows 10, na máquina virtual 1 o Windows Server e depois no Windows 10 Server (virtual) tempos por exemplo um Linux a registar logins e operações afins.

        3. Avatar de silva
          silva

          O Microcat por ex so corre em sistemas 32 bits.

  5. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Windowsception!

  6. Avatar de int3
    int3

    Não é uma funcionalidade. http://superuser.com/questions/312433/can-you-run-one-virtual-machine-inside-another
    Desde sempre o XEN ou KVM ou o que for “suportava”. Nenhuma coisa de diferente eu vejo aqui.

    1. Avatar de me and me
      me and me

      a novidade é que o hyper-v agora o faz….

    2. Avatar de Vlad
      Vlad

      Porque a Microsoft finalmente também passa a suportar esta funcionalidade!

  7. Avatar de mrc
    mrc

    Pode-se instalar o Win7 dentro do 10?e o XP dentro do 7…

  8. Avatar de Sérgio E.
    Sérgio E.

    É mesmo necessário ter um processador Intel com VT-x ? Um processador AMD com AMD-v não corre ?

      1. Avatar de Sérgio E.
        Sérgio E.

        Obrigado pelo link, confirma aquilo que suspeitava: a malta esquece-se que o mundo não é só Intel…

  9. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Pela primeira vez usei uma maquina virtual para experimentar o windows 10 no win7. Mas sou um leigo e esta noticia despertou-me a atenção para o seguinte:
    Desta forma podemos considerar que o windows 10 aceita correr o windows 10, dentro dele, N vezes até ao limite da capacidade da máquina real. Em cada sistema instalado, sem cruzamento, podem existir N utilizadores, sendo que cada utilizador pode estar presente em N sistemas, em N ambientes de trabalho diferentes, tudo dentro do mesmo equipamento real.
    Levando em conta as possibilidades e a complexidade, é impressão minha ou isto quase que soa a mundos paralelos?!

    1. Avatar de Nuno Coelho
      Nuno Coelho

      Não: é assim que a Internet e os serviços que esta disponibiliza funciona. Nós acedemos a sites, fazemos logins, usamos clouds, etc e não nos apercebemos que tudo isto é muitas vezes feito tudo em máquinas virtuais dentro de máquinas virtuais.

  10. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    Não percebi, isto era como no xp? onde está a ferramenta para correr o windows 10 virtualmente?

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      enganei-me, não era xp mas sim 7, o 7 tinha uma ferramenta própria para correr o xp em máquina virtual

  11. Avatar de Tiago
    Tiago

    LOL isto vai ser divertido…
    windows inside a windows inside a windows inside a windows… xD

    1. Avatar de PFerreira98
      PFerreira98

      São 3 não 4 xD
      A VM Windows inside a VM Windows running on Windows xD

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Ou isso, mas acho engraçado na mesma LOL

  12. Avatar de screamer
    screamer

    Finalmente poderei correr o Hyper-V ou o VSphere dentro de uma VM no meu portátil a correr Windows 10. Muito útil para fazer demonstrações de sistemas de virtualização. Até agora tinha de usar o VMWare…

  13. Avatar de chuck norris
    chuck norris

    o conceito não é novo, pelo menos em VMWare é suportado há 7 anos

    https://communities.vmware.com/docs/DOC-8970