O pesadelo da publicidade da Microsoft tem um novo alvo! Está a caminho do Windows 10

27 Comentários

Apesar de todas as queixas dos utilizadores, a Microsoft parece apostada em trazer publicidade sua para o Windows 11. Esta tem chegado de forma muito discreta, mas aumenta rapidamente. Agora há uma novidade que poucos queriam. Essa publicidade vai ser alargada e chegará também ao Windows 10.

Windows 10 Microsoft publicidade

A Microsoft começou a mover a polémica funcionalidade de publicidade do Windows 11 para o Windows 10. Assim, a empresa começou a testar o Gestor de contas nas versões Insider mais recentes do Windows 10. Com esta funcionalidade, os anúncios do Microsoft 365 também foram movidos para o menu Iniciar.

Com o Windows 11, a Microsoft mudou a gestão de contas para um menu chamado Gestor de contas e tornou este menu acessível diretamente do menu Iniciar. No entanto, esta funcionalidade vem com uma interface que inclui anúncios ao Microsoft 365 em vez do menu de perfil clássico.

As opções para sair, bloquear e trocar de conta estão agora acessíveis através do submenu de três pontos. Os utilizadores acreditam que os controlos de perfil foram adiados para trazer o Microsoft 365 para o primeiro plano. Esta alteração controversa estará agora disponível no Windows 10.

O Gestor de contas está atualmente desativado por defeito nas visualizações do Windows 10. No entanto, alguns utilizadores que ativaram a funcionalidade disseram que esta tem uma interface semelhante ao menu Iniciar do Windows 11.

Os utilizadores também questionam por que razão o Windows 11 mudou para o Windows 10, que terminará o suporte oficial no próximo ano. Atualmente não é claro se a Microsoft trará o Gestor de Contas para todos os dispositivos Windows 10.

Por outro lado, a empresa voltou recentemente a trás nos anúncios que exibia no Windows. Confirmou que deixará de exibir vários anúncios através de atualizações mensais de segurança, algo que muitos consideram positivo.

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Discovery
    Discovery

    W10 Enterprise LTSC.
    You welcome.

    1. Avatar de Bug
      Bug

      Se o Windows LTSC fosse solução para tudo e todos era fantástico, mas não é, esse Windows é especifico para o mundo empresarial é pensado para usos específicos que não carecem de actualizações frequentes como as versões normais que usamos no dia a dia, já para não falar que tem muito menos funcionalidades que as versões regulares que são precisas para muitos softwares correrem…

  2. Avatar de Damnupa Kot
    Damnupa Kot

    WindowsXLite
    .com

    1. Avatar de Miguel Dias
      Miguel Dias

      Atenção a estas ISO de windows modificadas, sabe-se lá o malware que trazem instalado, eu nem que me pagassem as usava para trabalhar com informação sensivel no meu PC. Existem cada vez mais alternativas ao windows no mercado e o Linux está seriamente a tornar-se uma das alternativas viáveis, ainda não é para toda a gente mas já esteve mais longe.

      1. Avatar de Bug
        Bug

        As alternativas em Linux desktop sempre existiram, mas, o problema é que não estão, nem nunca estiveram ao nível das que se usam no concorrente que é as que são usadas pelas massas e setor empresarial, se fosse assim tão simples mudar há muito que o Windows tinha perdido a sua gigante conta de mercado.

        O Linux desktop para ganhar mais adeptos tinham de desenvolver as grandes aplicações que se usam a nível profissional para a plataforma e correr nativamente e não a recorrer a desenrasques que nem sempre funcionam corretamente.

        Eu compreendo que por muito evoluído que esteja o Linux desktop face a outros tempos, continua a perder em não ter os mesmos programas e suporte de hardware da concorrência a correr na plataforma e enquanto isso não acontecer, ninguém vai transitar só porque sim, quando a maioria das aplicações que necessita regularmente só existem para Windows.

        Eu ainda hoje é duaboot Windows e Linux mas este segundo apenas serve para eu configurar equipamentos com a mesma base que é muito melhor que pelo Windows, fora isso o outro continua a ser o sistema principal…

        1. Avatar de Pedro+António
        2. Avatar de Nirelle
          Nirelle

          Em certos hardware mas 90% funciona em Linux com ou sem drivers específicos. Tenho um Mini PC com um N97 do ano passado e corre o Mint 22 com cinnamon sem problemas. Tenho também um AMD de 2014 com um A4 e também corre sem problemas, ambos tem Wi-Fi de diferentes anos mas o Linux não falha em encontrar os drivers proprietários.

          1. Avatar de Bug
            Bug

            Amigo Nirelle, quando se é inexperiente no assunto, é melhor tentar perceber o que se está a falar não torne como uma certeza absoluta aquilo que só você conhece que vai-lhe correr muito mal quando descobrir que afinal não é bem assim.

            Quem anda em IT sabe melhor que ninguém que Linux tem falta de muito suporte proprietário, o genérico sempre existiu mas lá está, não dá garantias a 100% de como os drives proprietários, é esse um problema que ainda hoje continua no mundo do Linux…

            A diferença de nao ter tido problemas como diz é exactamente por causa do uso que dá que é muito rodimentar e serve-lhe para o gasto, se tiver de aumentar o grau de exisgencia vai começar a encontrar dificuldades que não quer ter de lidar e algumas situação vai bater contra uma porta fechada porque o suporte não existe.

            Não é por acaso que eu referi e bem que o Linux Desktop não ganhou mais adeptos porque tudo o que é softwares e equipamentos associados só existem para windows e MacOS a razão disso é simples resume-se tudo a €€€€€, senso o Linux open source e n distros as empresas de desenvolvimento não querem ter de lidar com isso.

          2. Avatar de Profeta
            Profeta

            Bug nao sei se te apercebeste mas se nao existem softwares para linux nao e problema do linux e sim dos proprios fabricantes. Esse assunto ja foi mais que debatido. Havendo vontade das empresas tudo seria diferente mas nao ha e sabemos que existem contratos com a MS que nao o permite , o resto e folcore a que ja estamos habituados a ler.

          3. Avatar de Bug
            Bug

            @Profeta

            O que referiste eu mencionei no fim da minha resposta ao Nirelle, o Linux desktop não acresceu mais por isso mesmo, porque o Linux é open source logo, não gera receita da mesma forma que os concorrentes, visto que o que existe é fruto das comunidades e de pessoas que fazem isto por calorice sem custos envolvidos em quase tudo, outro problema é não existe só uma distro de Linux existe n diferentes e cada utilizador usa a que lhe com que mais se identifica perante as suas necessidades, ora se compilar para uma já é o que é, imagina para uma dúzia e quem é que ia andar a resolver os problemas que surgissem dai cada vez que uma das varias distros não funcionasse corretamente, isto não é assim tão linear como muitos pensam.

            Se apostassem numa só única distro de Linux desktop e concentrar nela tudo e deixar as outras só para situações mais especificas ai acredito que as coisas tivessem pernas para andar, agora com esta desfragmentação toda muito difícil isso vir a acontecer.

            A única coisa que vejo a poder um dia equilibrar as coisas é quando se massificar os softwares via cloud ai já pouco interessa o sistema operativo como já acontece em algumas coisas atualmente.

        3. Avatar de Miguel Dias
          Miguel Dias

          Bem isso depende bastante do tipo de aplicações, sim é verdade que há software sem versão nativa para Linux e faz falta haver. Eu posso dar a minha experiência pessoal, eu trabalho numa empresa em que migraram no inicio deste ano todos os desktops para Fedora Linux e servidores para RHEL, usamos principalmente software de gestão que é compativel com Linux além de usarmos muito google docs e ferramentes de programação para fazer software para consumo interno e que até funcionam melhor em Linux. Posso dizer que no inicio houve resistência das pessoas em mudar mas actualmente já não existe grande stress e o pessoal já se habitou e até gosta, e temos vários casos de pessoas a mudarem também para Linux nos seus computadores pessoais. Não se pode generalizar e dizer logo que Linux não serve, serve e funciona muito bem a nivel profissional e em sistemas criticos. Claro que existem situações em que temos de andar a arranjar programas alternativos para alguns trabalhos mas até agora temos conseguido e as coisas funcionam bem.

        4. Avatar de João Lima
          João Lima

          Bem….a única coisa que posso dizer é que na empresa onde trabalho migramos no inicio deste ano para Fedora Linux nos desktops do pessoal e os servidores para Red HAT Linux Enterprise e as coisas têm funcionado bem e as pessoas adaptaram-se e até gostam. Cada caso é um caso e não se pode generalizar e dizer logo que não funciona o que não é verdade, no noso caso o software que precisamos até existe versão nativa para Linux e como usamos muito o google docs ainda mais simples foi mudar. Temos falado com algumas empresas grandes de software em que nos tentam vender programas mas nós dizemos que não já não usamos windows e só aceitamos testar se tiver versão Linux, o feedbck que temos tido é que cada vez os clientes pedem mais essa copatibilidade e muitas dessas empresas já ponderam desenvolver versões nativas para Linux e até já recebemos alguns Betas para testar. E aqui está o segredo, se o cliente precisar as empresas de software têm de correr atrás.

          1. Avatar de Bug
            Bug

            Se migraram tudo para linux, quer dizer que não dependem de softwares nenhuns que só existem para windows se não isso já não era tão simples como estás a dizer, que a maioria do que anda por tem sempre uns poucos de programas e não vão mudar para outra base onde depois não os podem correr que o problema passa logo por aquilo que eu estava a dizer não haver alternativas tinham de compilar o mesmo programa do zero para operar na nova plataforma e é logo aqui o maior entrave que as empresas enfrentam. se fosse assim tão simples já tínhamos todos largado o Windows há anos…

          2. Avatar de Carlos Fonseca
            Carlos Fonseca

            Boas. Também migramos na nossa empresa no ano passado, foi dificil no incicio a adaptação mas actualmente está tudo normalizado e as coisas a funcionar bem. Em termos de estabilidade é mesmo bom (Estamos a usar a versão atomica do Fedora, o silverblue).

          3. Avatar de Profeta
            Profeta

            Bug tu usas linux ou tens alguma empresa que use ? E que falar a partida que nao vai resultar por X razoes isso nao e um facto para as restantes empresas. Uma vez mais reforco o meu comentario, se as empresas desenvolvessem mais software para linux verias se nao funcionava ou nao. E isso de compilar os pacotres e conversa para boi dormir. Pessoalmente uso slackware e nunca me queixei de compilar os pacotes com as respectivas dependencias. Ou seja tudo a funcionar. Se eu consigo os outros tambem conseguem. Apresentas uns argumentos muito fraquinhos, ainda para mais se nem sequer usas linux. Posso depreender que nao usas, porque dizes que nao funciona certo ? Para ti obviamente

    2. Avatar de Bug
      Bug

      Amigo isso pode ser uma solução, mas se for você a fazer o trabalho e compilar a sua própria versão limpa e sem perigo de malwares, trojans, etc…

      Recorrer a versões feitas por outros é pôr-se a jeito, mas como tudo na vida só quando acontece é que chegamos há conclusão que afinal os outros tinham razão…

      1. Avatar de Fernando Silva
        Fernando Silva

        é pá desculpa lá mas estás mesmo a leste do mundo do software actualmente e como as coisas estão a evoluir rapidamente. Tira as palas dos olhos 🙂

        1. Avatar de Bug
          Bug

          Não, não ando nada a leste, isto não é o Brazil que passam a vida a fazer distros e build’s modificadas do Windows sem ninguém saber como são feitas, pois pelo que vejo é tudo a usar e não funciona e cheias de tretas e afins, o Fernando é que tem de perceber que isto hoje em dia não é como noutros tempos, hoje descuida-se e e nem sabe como foi a internet já não é como outrora cada vez é mais facil apanhar pessoal desprevenido que procura soluções faceis para não pagar ou fazer aquilo que pretendem sem perder tempo, atrás disso veem sempre alguma coisa em contrapartida…

          As coisas evoluem mas as maroscas e associados também acompanham, pense nisso, não acontece só aos outros…

          1. Avatar de Fernando Silva
            Fernando Silva

            Não dizes coisa com coisa….não vou argumentar mais porque não vale a pena. Estás com a mente demasiado fechada, daqui a uns anos falamos quando cresceres mais um pouco 😉

      2. Avatar de João Lima
        João Lima

        Não percebi o seu comentário para ser sincero e acho que não tem lógica, nós não tivemos trabalho a compilar nada. Como assim versões feitas pelos outros? Tem noção do que opensource quer dizer? Qualquer programa que é instalado aqui nas nossas máquinas é feita revisão do código e alvo de análise pela nossa equipa de informática, ser opensource é bom para isso. Acho que você tem de vir aqui uns dias trabalhar na nossa empresa para perceber do que falo 🙂

      3. Avatar de Profeta
        Profeta

        Bug ainda para mais falas em malware e trojans em linux ? Sera que alguma vez usaste linux ou andas a atirar para o ar e dar uma de importante que entendes mais de linux que os outros ? Pensar fora da box e experimenar o mesmo ajuda nestas situacoes.

  3. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    A MS pode não ser a melhor mas, pelo número de notícias aqui é, de longe, a mais importante!

  4. Avatar de Tozzini
    Tozzini

    Está na altura de começar a fazer um mealheiro para comprar um Mac…

    1. Avatar de Rui Silva
      Rui Silva

      Sim sim…vai lá usar o MAC em ambiente empresarial…é bem pior que Linux.

    2. Avatar de Bug
      Bug

      Um Mac não serve para todos nem muito menos para todas as aplicações, por isso o Windows hoje ainda é o sistema dominante logo a seguir vem o MacOS e por fim o Linux…

      1. Avatar de Ai que eu não gosto nada de Linux
        Ai que eu não gosto nada de Linux

        Em ambiente empresarial o Linux é maior que MACOS. Cuidado com a desinformação. Até na Steam Linux tem mais utilizadores que MACOS. MACOS é mais utilizado no desktop, isso é verdade, mas como as coisas têm evoluido nos ultimos 2 anos não sei por quanto tempo:)

  5. Avatar de VpokaFP
    VpokaFP

    Vai ser removido de uma maneira ou outra!