Conheça o novo Explorador de Ficheiros do Windows 10

57 Comentários

O Windows 10 tem estado a ser desenvolvido pela Microsoft de forma firme e a um ritmo rápido. Sempre que surge uma nova atualização é certo que aparece uma novidade ou uma nova funcionalidade.

Com a última build, integrada no programa Insiders, surgiu a possibilidade de ser usado o novo Explorador de Ficheiros, já criado na UWP (Universal Windows Platform). Vamos conhecê-lo e ver como o podem usar.

Windows 10

Cada vez mais o Windows 10 está preparado para ser usado em dispositivos touch. Por essa razão a sua interface tem estado a mudar e a adaptar-se.

Não é por isso estranho que a Universal Windows Platform comece a estar cada vez mais presente, em especial nas aplicações nativas do Windows 10. O Explorador de Ficheiros parece ter sido agora o mais recente alvo e está já quase pronto a ser usado.

Como ativar o novo explorador de ficheiros do Windows 10

Para poderem usar a versão UWP do explorador de ficheiros, precisam, em primeiro lugar, de estar a usar a build 15063. Depois basta criarem um novo atalho no Desktop, clicando com o botão direito do rato e escolhendo no menu de contexto Novo e depois Atalho.

explorer shell:AppsFolder\c5e2524a-ea46-4f67-841f-6a9465d9d515_cw5n1h2txyewy!App

Basta colocarem a localização indicada acima e darem-lhe o nome que preferirem. No caso de não indicarem nada, será usado o nome Explorer.

Windows 10 atalho

Isto levará à criação de um novo atalho do desktop, que vão poder usar de imediato, bastando para isso que cliquem duas vezes no seu ícone.

Como usar o novo explorador de ficheiros do Windows 10

Este novo explorador de ficheiros é uma versão muito básica da versão que há vários anos acompanha o Windows. Parece ser a continuação do explorador de ficheiros que o Windows 10 Mobile e mantém a sua linha minimalista.

Windows 10 explorador de ficheiros

Muitas das funcionalidades que nos habituámos a usar no explorador de ficheiros não estão presentes, e não se esperando que sejam criadas. É apenas possível usar as funcionalidades mínimas, tal como se esperaria de uma aplicação criada e dedicada a ecrãs de toque.

Windows 10 explorador de ficheiros

Também a gestão de ficheiros está reduzida ao mínimo, sendo as opções possíveis as que encontrávamos na versão criada para o Windows 10 Mobile.

Windows 10 explorador de ficheiros

No geral este explorador de ficheiros parece pronto para ser usado, mas os utilizadores vão ter de pesar se a sua usabilidade em ambientes móveis compensa a sua falta de opções.

A verdade é que a Microsoft continua a desenvolver o Windows 10 para se adaptar a qualquer dispositivo e este explorador de ficheiros é mais uma prova de que este é o caminho a ser tomado.

Comentários

57

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de AM
    AM

    Coisa nova em dispositivos touch?
    Não é comigo. Já me convenceram a largar o XP, mas nem sempre…
    É que eu sou do tempo do ms-dos, pois, há 30 anos que teclo nos pc´s, sim, não sou desta arraia miuda nova que diz que sabe tudo de computadores….

    1. Avatar de moreira
      moreira

      pois eu tambem sou . . . do msdos windows 3 (sim tres!) etc . . .
      tambem gostei do xp e do 7 . . . e antes do 95!
      mas nao tenho problemas em gostar do 10!
      nao e para “arraia miuda” . . . é mesmo evoluçao! acompanha-se ou nao . . .

      Agora que eles dizem que sabem de computadores e verdade a maioria sabe de telemoveis e mal!

      1. Avatar de K
        K

        Evolução é relativo. Há muita coisa melhor mas também há muita coisa diferente nos Windows de uns para os outros mas não são necessariamente melhor implementados, só são diferentes. E nem sempre é uma coisa boa. Por exemplo, em nenhum Windows do XP para a frente foi mais fácil trocar um IP a máquina, operação básica. No XP, se não estou em erro, com 2 ou 3 clicks estas no sítio. Desde o XP para a frente exige mais clicks e passar por mais janelas para chegares a mesma janela que define o IP que é exactamente igual à que sempre foi. Aqui eles só acrescentaram complexidade por nenhum motivo em particular. Obviamente pode se criar um atalho para isso ou trocar via linha de comandos mas isso já vai para além do que vem por defeito. Outra palhaçada é a gestão de utilizadores que começa no painel de controlo habitual e acaba no interface “novo”. Há 2 painéis de controlo sem grande razão de ser, o típico antigo e o novo, com definições diferente para a mesma coisa em sítios diferentes. Não é muito coerente, era preferível ter tudo num só sítio. Ou um painel de controlo antigo ou um novo em vez de me fazer perder tempo a tentar encontrar a definição que eu quero no painel certo.

        Nao estou contra o novo Windows, tem pormenores bons como o facto do scroll do rato agora afetar a janela sobre o qual ele está e não sobre a activa (era uma função que eu adorei no mac) mas há muita direcção que eles tomaram que eu achei um tiro no pé. Este explorador… vamos ver. Tirar funções normalmente não é uma coisa boa para mim, só o torna mais inconveniente.

      2. Avatar de Miguel Nóbrega
        Miguel Nóbrega

        Eu por acaso gostei mais do 98 second edition, XP e Windows 7…
        O Windows 10 por acaso uso e tem umas coisas que gosto, mas sinto-me inseguro, ainda por cima com tanta mudança constante

      3. Avatar de zé das kouves
        zé das kouves

        evolução?…

      4. Avatar de Hugo Gomes
        Hugo Gomes

        Devo de pertencer a raia miuda sou de 83 percebo de computadores mas quem trabalha ou trabalhou e sabe trabalhar em ms dos nao é nenhum cota sao os que esta nova geração devem de admirar pois estão ao lado de professores catedraticos, que só precisam de um teclado um monitor para fazerem tudo. Esta nova geração esquece se que se nao fossem muitos de voçes a meter milhares de linhas de códigos onde iria o windows, o Android, Linux, php, html. Quem tem a honra de trabalhar ou conhecer alguem que sabe trabalhar bem em ms.dos devia se se sentir afortunado e aprender com os pros como se fazem as coisas sem ambientes graficos todos pipis

    2. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      Sabem tudo e depois não sabem nada.

    3. Avatar de Zéi
      Zéi

      Para mim o melhor input que existe é mesmo cartões perfurados.
      Comprei 1 armazém só para poder armazenar toda a minha informação.

      1. Avatar de censo
        censo

        Compra 2, não te esqueças dos backups.

      2. Avatar de Tiago Frutuoso
        Tiago Frutuoso

        Herege. O melhor input de sempre são as continhas de madeira do meu ábaco. Somar, subtrair, dividir… é touch!

    4. Avatar de Chinoca
      Chinoca

      És da arraia rica então..

    5. Avatar de A.Filhó
      A.Filhó

      Quem não apanha o comboio fica para traz.

  2. Avatar de Ask Me
    Ask Me

    Prefiro mil vezes o anterior.

  3. Avatar de joao terra
    joao terra

    viva o Windows7. desde o 8.0 que a Microsoft está a regredir no se sistema operativo. o 10 cada vez está pior

    1. Avatar de Carlos Costa
      Carlos Costa

      está pior porque decidiram criar uma interface do explorer orientada ao touch? de que forma isso é pior?

      1. Avatar de K
        K

        So no sentido que deveria haver uma diferença no interface quando há um touch presente e quando não há. Estas simplificações para touch são porreiras mas só mesmo se usares um ecra touch tipo tablet ou semelhante. Para o povo do desktop tradicional, eu francamente não gosto, costumam remover facilidade de acesso à opções que depois tenho que andar a tentar perceber para onde foram. Não ajuda o facto deles terem segmentado muita coisa em sítios diferentes, como o pseudo painel de controlo que apareceu com o Windows 8 e foi reforçado no 10. Eu preferia ter tudo centralizado no mesmo sitio, não tinha que andar a pensar se o que eu quero fazer esta num sitio ou outro ou ficar admirado por função X não estar onde estava e perder tempo a ir à procura dela.

        De resto, nem tenho nada contra, o facto de Windows ir buscar praticamente todos os drivers automaticamente a net é brilhante (tirando o facto de que eles já andavam a tentar fazer com que a função funcionasse desde o xp).

        1. Avatar de Nelson Fernandes
          Nelson Fernandes

          Eles separam as interfaces por isso é que existe o modo touch exclusivo. Acho que devias experimentar, tem uma muito ligeira curva de aprendizagem mas é tão minima que neste momento quando volto ao 7 para procurar os programas que uso acho uma seca andar a navegar para tras e para afrente. tem evoluido e muito bem, e não estão so a pensar nas plataformas touch como aconteceu com o windows 8. Aqui tens todas as funcionalidades normais extendidas mas depois de te habituares, consegues fazer as coisas muito mais rapidamente que no 7 garanto. O painel de controlo antigo ainda existe mas aceder a ele podes ou criar um atalho no menu no mesmo local onde existia ou onde te apetecer basicamente. sendo que eu para diminuir o espaço so uso para já o sistema de procura na barra de tarefas basta saber o que quero abrir começo a digitar e em 2 segundos tenho a os programas/acesso as areas especificas do painel de controlo disponiveis.

    2. Avatar de Sambalaia
      Sambalaia

      Sim e não…Concordo na parte de viva o windows 7. A nível de programação o windows 10 esta muito bom, mas a nível de design…cada vez mais minimalista…ja enjoa….

      1. Avatar de José Rodrigues
        José Rodrigues

        E a nível de segurança o W7 já é considerado inseguro, como está o 10 neste momento e com a oferta de computadores já não quero saber de 7/8, Mac nem linux, já supera tudo o que usava, neste momento só uso mesmo 10.

        1. Avatar de Napoléon Bonaparte
          Napoléon Bonaparte

          Digo outro tanto!
          Só uso W10 atualmente.
          Mas acho que ainda tenho uma COA do W8Pro, que ainda pode ser utilizado
          e ativado depois de instalado o sistema operativo num PC…

  4. Avatar de SergioM
    SergioM

    Tendo em conta que o Win10 é mais rápido que o Win7 e tem mais funcionalidades percebo o teu comentário, está a regredir e muito!

    1. Avatar de alb
      alb

      Haters gonna hate

    2. Avatar de darkvoid
      darkvoid

      Tenho vários computadores e dou assistência a vários outros. Alguns com 7 e outros com 10.
      Entre o 7 e o 10 não há diferenças de velocidade na execução dos programas. A diferença de velocidade é que no boot onde o windows 10 é um pouco mais rápido.
      O 10 pode ter novas funcionalidades mas tem muita treta e palha à mistura.

  5. Avatar de E agora jose
    E agora jose

    KKK regredir

  6. Avatar de André
    André

    Mas porque é que as pessoas já estão a reclamar de uma aplicação que acabou de ser lançada e está longe de ser a versão final?! Ainda há tanto trabalho a fazer…

  7. Avatar de Zeque Tefodd
    Zeque Tefodd

    Poxa, tanto “velho” junto.
    Este pessoal tem medo da evolucao, entao nao usem nada ligado a tecnologia, pois ela esta em constante evolucao, o que vai contra os vossos principios.

    1. Avatar de dunas
      dunas

      eu sou velho venho do tempo dos primordios da informática em que era tudo com linha de comandos, mais tarde o Ms-dos, e as versões todas windows até hoje, tenho sempre evoluido, nem tenho medo de tal, e acho muito bem que assim seja, o problema de muita gente se mostrar agradada a mudanças, é que na maioria dos casos obriga a upgrades de máquina para tal, ou simplesmente as alterações não estão ao seu gosto, pois já estão habituadas ao antigo e uma coisa nova implica os primeiros tempos andar ás aranhas, enquanto não apanharem o jeito, enquanto no velho em dois cliques já estava, mas pronto…

      e depois há ainda outra situação chata aqui é mais a nivel profissional, e eu e muita gente ainda sofre desse problema, é que em pleno 2017 temos maquinas e equipamentos de ponta que para serem configurados os softwares para tal ainda operam em msdos, windows xp, e windows 7, e não são compativeis com as versões seguintes, obrigando a ter pc’s antigos com sistemas operativos já descontinuados, e maquinas virtuais não é opção, tem de trabalhar nativamente o que é bastante chato, aqui o problema não é da Microsoft em si, mas de quem desenvolve os softwares para programar as maquinas e equipamentos…

      sempre gostei de ir evoluindo, não só windows, mas como os outros sistemas operativos linux e OSX…

      quanto ao assunto do topico o novo gestor de ficheiros comparado com o antigo, está demasiado simples, quem usa como eu a raiz de pastas faz imensa falta para movimentar\copiar ficheiros directamente de um lado para o outro, sem ter mais que uma janela aberta…

      pode ser que ainda venha a ser melhorado para desktop, mas o tablet’s\smartphones serve perfeitamente, num pc nem por isso…

      1. Avatar de Sómaisum
        Sómaisum

        (só me dirigo a parte do comentário) Salvo raras excepções, as ditas maquinas descontinuadas continuam a existir porque não quer haver investimento da parte do utilizador (ou instituição/empresa), e quer ficar agarrado ao sistema que já tem.

        Preferem comprar 2 pcs e por o windows Xp, porque já pagaram uma licença de 4000€ a 15 anos, e não querem pagar outra).

        Normalmente este é o problema… Quem diz isso refere-se a outras máquinas idem..

        Conheço muito boa gente que ainda tem PowerPCs porque consegue correr o freehand, já que se recusam a mover para o illustrator (nem sei se o freehand corria em intel, se calhar até corria, mas apenas leopard).

        Em relação ao gestor, epa deve apenas abrir quando em modo tablet (touch) suponho.
        E não nativamente, como substituto.

        Não sei porque carregam logo em cima da tecla que vem trocar o outro e (ponto final).

        1. Avatar de moreira
          moreira

          somaisum desculpa mas faltam-te uns anitos!
          o amigo dunas tem razao.
          nao e uma questao de licenças, e uma questao de harware e software que foi descontinuado e nao ha desenvolvimento em ambos os aspectos.
          nao se poe uma maquina fora numa cadeia de produçao porque a empresa que fazia o controlo de sensores etc foi a falencia e nem sequer ha substituto, a maquina trabalha bem e substitui la implica se calhar milhoes de euros!
          provavelmente trabalhas numa software house onde todos os dias se substitui uma base de dados em excel por uma coisa mais moderna, mas em ambiente industrial as coisas nao sao assim, ou achas que a nasa utiliza msdos porque nao tem dinheiro para substituir as licensas de software?

  8. Avatar de Jose Marques
    Jose Marques

    Pois eu utilizo o windows10, mas ainda cheguei a utilizar o windows2.1 e, antes dele o ms-dos e, na altura, o mais parecido que havia com o windows (que apareceria depois) era um interface denominada 1DirPlus. Alguém se lembra?

    1. Avatar de Insider
      Insider

      Lembraste do DR-DOS?

      1. Avatar de Apple Lover
        Apple Lover

        Lembras-te*

  9. Avatar de AJMS
    AJMS

    Explorador do windos não uso à muitos anos, até aparecer melhor será sempre o Q_DIR, free e portable. http://www.softwareok.com/?seite=Freeware/Q-Dir/Screenshots

    1. Avatar de Coisas
      Coisas

      Não é motivo de orgulho. Isso é horrível.

    2. Avatar de Alexandre Ribeiro
      Alexandre Ribeiro

      era fã até descobrir o One commander

      http://onecommander.com/

    3. Avatar de AJMS
      AJMS

      Horrivel é o explorador do windows, básico e pouco practico. Alexandre Ribeiro não conhecia o onecommander mas estou a explorar e parece também muito interessante, design bastante moderno e funcionalidades muito boas.

    4. Avatar de AJMS
      AJMS

      Horrivel é o explorador do windows, básico e pouco practico. Alexandre Ribeiro não conhecia o onecommander mas estou a explorar e parece também muito interessante, design bastante moderno e funcionalidades muito boas.

  10. Avatar de jAugusto
    jAugusto

    Thunar cá em casa.

  11. Avatar de joao terra
    joao terra

    o meu comentário novamente não aprovado. Onde está a liberdade de expressão pplware?

    1. Avatar de Vítor M.

      Calma, liberdade de expressão não está em causa, o sistema tem regras mecanizadas. Se assim não fosse…. só em SPAM eram aos milhares.

      Abr.

  12. Avatar de Janito
    Janito

    Isto não é propriamente um novo Explorador… é uma aplicação que permite manipular o original explorador através de uma app feita para touch screen…
    O titulo podia ser algo mais do tipo “Conheça a nova interface do explorador windows para touch screen”

    1. Avatar de maxim
  13. Avatar de Luiz Carlos Melo
    Luiz Carlos Melo

    Eu gostei muito do Windows 98, podia sem pudor, colocar o HD em qualquer outro hardware-Pc que iniciava sem problema algum. Tenho até hoje em máquina virtual. Às vezes eu tinha dó de meu ‘aluno’ e filho, pois obriguei-o a aprender DOS, para depois ensinar o Windows a ele, prevendo possíveis travamentos do sistema, já que queria tanto por joguinhos no PC. Quando matriculei-o em uma escola de informática, o dirigente não o quis como aluno, e sim como professor de seus professores. Hoje é guru de informática, ganha prêmios e títulos, trabalha no serviço de inteligência do governo e a única escola que pisou foi aquela. Atualmente me diz: “Pai, sei 90%, os outros 10% eu advinho”. E pensar que toda essa trajetória é porque em seu alicerce, conheceu e aprendeu manipular o DOS… Coisa “de velho”, néh? Sei… rss Gosto do novo, mas é horrível quando quando a geração seguinte do sistema operacional, ‘mutila’ funcionalidades do anterior. Deviam deixar “embutidas” pra quem quisesse acessar. Luiz de Itapecerica da Serra-SP-BRA.

  14. Avatar de Raposao
    Raposao

    Meu deus. Isso não é o novo File Explorer. É o File Explorer da versão mobile que fica escondido na versão desktop por questões óbvias.

    1. Avatar de Pedro Simões

      Então e só aparece agora, com a Creators Update? Não me parece.

      1. Avatar de Luís
        Luís

        o truque q vocês indicam podia já existir e apenas não ter sido divulgado…

      2. Avatar de JR
        JR

        Esse File Explorer é também o que está presente na Xbox One… que de Touch não tem nada

        1. Avatar de Pedro Simões

          A plataforma é transversal, logo estará em todos os dispositivos que correm o Windows 10, mais ou menos visível.

    2. Avatar de Luís
      Luís

      por acaso quando vi os screens pensei o mesmo… ou seja de “novo” tem pouco

  15. Avatar de Sujeito
    Sujeito

    “(…)e não se esperando que sejam criadas.”

    Olhó português fresquinho.

    1. Avatar de Pedro Simões

      Sim, não se espera que as funcionalidades sejam criadas, as que faltam e que não estão presentes.

  16. Avatar de Nuno Filipe Pinto
    Nuno Filipe Pinto

    Eu cá gostei do Windows ME e do Windows Vista. Gostei tanto do Vista que passei de vista para Intrepid Ibex…

  17. Avatar de Caetano
    Caetano

    Eu gostava das esferográficas Molin, com três tampas fazia uma nave espacial, e também gostava das borrachas azuis que apagavam o papel. Depois agarrei num teclado HCESAR mas não me deixavam olhar para as teclas e tinha de escrever bem. Cá para mim, o tipo que desenhou a bicicleta nas pedras em Foz Côa, deve ter-lhe batido a saudade de outros tempos.

  18. Avatar de Miguel
    Miguel

    Eu acho que as versões deviam ser separadas.
    Um window 10 Home Edition – Com design simples e pouco control do utilizador menos avançado.
    Um Window 10 PRO – Dedicado a quem usa apenas em sistemas Desktop, para gaming ou programas Profissionais.
    Sou editor de imagem profissional, e continuo sem usar o 10, por não tenho control nos updates.
    Alguma vez me passa pela cabeça, estar a trabalhar num projeto para um cliente que pode durar 1 mês ou mais, e com uma actualização/update automática que possa ter problemas e destruir o trabalho.
    Faz pouco tempo, entrei numa empresa para entregar um trabalho de fotografia em cartão SD, e quando a pessoa responsável ligou/reiniciou o PC entrou em modo de update…durou 30m…
    Isto não é para mim

    1. Avatar de dunas
      dunas

      não sei se sabes, mas podes desactivar os updates no registo, e fazer os updates manualmente quando te apetecer, logo isso deixa logo de ser um entrave…

      há muito que isso é sabido e muita gente na tua situação tem o windows 10 assim, perder um pouco a ler sobre as coisas ajuda, e não falar sem saber…

  19. Avatar de KNIGHT
    KNIGHT

    Tenho medo de coisas novas, sou medroso?

  20. Avatar de Paulo
    Paulo

    Windows7…;)