Nova build do Windows 10 Mobile foi lançada com problema grave

39 Comentários

A chegada do novo sistema operativo móvel da Microsoft está para muito breve. O Windows 10 tem estado a ser testado por muitos Insiders, que build a build vão vendo os progressos feitos.

Mas a mais recente build lançada tem um problema grave e que pode causar problemas se for usada um equipamentos não suportados. Está disponível para qualquer equipamento e o problema está mesmo aí.

win_10_mob_1

A nova build do Windows 10 Mobile, com o número 10536.1004, foi lançada ontem e está já disponível para todos os que estão nos círculos de lançamento rápido (“fast ring”) do programa Insider.

Esta nova build resolve alguns dos problemas que surgiram nas versões anteriores e que assim preparam o Windows 10 Mobile para o seu lançamento.

Mas esta build traz com ela um problema que pode ser grave em determinadas situações. Ao contrário de outras builds anteriores, que verificava o suporte para os equipamentos onde estava a ser instalada, a build 10536.1004 deixou de fora estas verificações essenciais.

Na prática pode ser instalada em qualquer smartphone, mesmo que não exista suporte, o que pode causar problemas ao equipamento.

O alerta surgiu por Gabriel Aul, que no Twitter alertou para os perigos de aplicar esta build em telefones não suportados.

Este deverá ser um problema resolvido na próxima build, onde as validações dos equipamento vão voltar a ser feitas.

Mas para além deste problema, a nova build 10536.1004 traz algumas novidades interessantes, que pode conhecer abaixo.

O que há de novo na build 10536.1004 do Windows 10 Mobile:

  • Insider Hub está de volta ao Windows 10 Mobile.
  • Corrigidos os problemas com o hotspot.
  • Suporte para a actualização tanto do Windows Phone 8.1 como do Windows 10 Mobile.
  • Corrigida a autenticação de dois factores, sendo possível configurar por SMS ou chamada telefónica.
  • O ecrã de arranque aparecerá correctamente. O loop infinito no reiniciar do dispositivo não aparece mais.
  • Corrigido o problema com o “Do not disturb”.
  • A data e a hora já não aparecem com atraso ao desbloquear o smartphone
  • Zoom já pode ser aplicado correctamente na aplicação mapas.

Mas como em qualquer build, existem novos problemas, que devem ser resolvidos em breve.

Problemas conhecidos na build 10536.1004 do Windows 10 Mobile:

  • Depois de reiniciar o smartphone não aparecem notificações até que o ecrã seja desbloqueado. Depois deste passo as notificações são mostradas correctamente.
  • Se tocar na opção “zStorage”, o menu de configuração colapsará e voltará ao ecrã inicial.
  • Upload de imagens para o Onedrive pode não funcionar correctamente. Garanta que tem a última versão do OneDrive (17.2) e active o carregamento automático no menu de configuração do dispositivo móvel.
  • Os membros do programa Insiders, do ciclo lento não podem mudar para o ciclo rápido. Será preciso voltar ao Windows Phone 8.1 e mudar a partir de dai.
  • O download de idiomas adicionais para o teclado e voz não estão a funcionar correctamente para alguns utilizadores.

win_10_mob_2

O processo de actualização para esta nova build não é directo e pode dar algum trabalho aos Insiders, mas tudo se processa de forma automática.

Em primeiro lugar é necessário instalar a build 10514 e de seguida a build 10536.1000. Depois desse passo é que é possível instalar a nova build 10536.1004.

Segundo alguns Insiders que já realizaram este processo, pode haver alguma lentidão no processo, com equipamentos a ficarem bastante tempo sem avançar no processo (0%) e demorando mais de 2 horas a completar o processo.

Estes são problemas normais em versões de testes destas e que vão ser resolvidos no futuro. São passos que são necessários percorrer para que se possa chegar ao sistema com a estabilidade pretendida.

Provavelmente no dia 06 de Outubro vão surgir novidades e o Windows 10 Mobile será de certeza uma delas, com os novos equipamentos Lumia topo de gama a serem apresentados.

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Realista
    Realista

    São Builds é suposto terem problemas para serem testados e resolvidos.
    Isto aplica-se à Microsoft, Apple e Androi… esquece Android não tem disso. LOL

    1. Avatar de NokTham
      NokTham

      “esquece Android não tem disso. LOL”

      Fez-me rir tanto. lol

      1. Avatar de Pigo's
        Pigo’s

        tristes…..

      2. Avatar de Mota
        Mota

        Este comentário foi removido.

        1. Avatar de NokTham
          NokTham

          lol? gostava de ter um iphone? para que? Achas mesmo que vou dar 400~600 euros (valor retórico) por um telemóvel para fazer chamadas e mandar SMS’s? lol

          Não sou assim tão maluco. Com esse dinheiro fazer uma viagem amigo.

    2. Avatar de Pisco
      Pisco

      Sim, porque Android é uma empresa. “Hás de” ser esperto.

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Tinha de escrever Alphabet, mas se calhar nem o sr. ia conhecer…

      2. Avatar de Mikes
        Mikes

        Mas Android Inc é uma empresa subsidiária da Google Inc que por sua vez pertence à Alphabet…

        Que disparate vai dizer a seguir? Que o Android OS é melhor que os outros dois?

    3. Avatar de Mota
      Mota

      Hahah este Realista tem uma piada. Obrigado pela piada.

      Android 6.0 já ouvi… claro que não. Tira as palas.

  2. Avatar de Mota
    Mota

    Este comentário foi removido.

    1. Avatar de Mota
      Mota

      Olha o meu copycat 😉

  3. Avatar de halnaweb
    halnaweb

    consigo aceitar mais facilmente uma pequena software house que ao lançar uma nova versão, escape um ou outro problema, mas uma multinacional com os recursos que tem não deveria ter maior cuidado?
    Dou atė um exemplo prático, nós vamos estar na maker faire onde vamos mostrar o nosso projecto a3d.pt e por ser uma tecnologia de realidade virtual imersiva tem sido descobertas imensas falhas estilo paredes q o avatar atravessa, etc.
    No entanto, mesmo com as nossas limitações, toda a equipa testa, assim como diversos clientes e depois de corrigir lá publicamos no site a nova versão.
    Mesmo assim lá se descobre uma ou outra falha.

    1. Avatar de BTavares
      BTavares

      Acho incrível como alguém que se diz programador de software faz esse tipo de comentários sobre builds beta, opcionais e feitas precisamente com o intuito de serem lançadas frequentemente e com o propósito de encontrar os ditos bugs…
      Sinto ai muita falta de experiência profissional.

      1. Avatar de John
        John

        Não, claro que não. O halnaweb tem a sua razão. Uma coisa é um bug dentro do ciclo de lançamento de uma versão de software (alpha, beta ou rc) não stable. Outra coisa, é uma falha na infraestrutura de actualização. Neste caso, o que falhou foi a capacidade da infraestrutura reconhecer o hardware onde pode ser instalado o software. É uma falha de baixo nível que pode comprometer – e compromete – não o uso do software em si, mas do hardware.

        Quem não sabe distinguir, faz isto: põem tudo no mesmo saco e mostra ignorância. Até aqui não tem qualquer mal, mais vale a pena fazer “figurinha” durante 5 minutos do que ser ignorante para o resto da vida. No entanto, quando passa para a esfera pessoal, do tipo “Acho incrível como alguém que se diz programador de software faz esse tipo de comentários sobre builds beta” sem saber o que diz, devia enfiar a cabeça dentro de um buraco durante uns dias.

    2. Avatar de JJ
      JJ

      Projecto interessante o vosso…
      A anos que tenho umas ideias para esse tipo de site e nunca avançaram.

      Bom trabalho para vocês.

    3. Avatar de Mikes
      Mikes

      O que a MS está a lançar são previews e neste caso são em fast rig que ainda tem maior possibilidade de ter bugs. Quem é insider sabe disso.

    4. Avatar de Carlos
      Carlos

      Estás a dizer que grandes empresas deveriam só lançar software perfeito e sem falhas? Podes citar o nome de alguma que alguma vez o tenha feito?

      E no caso em concreto estamos a falar de versões para se instalar tem de se aceitar um aviso que diz
      “You are installing experimental and early prerelease software and services, which may not be fully tested.
      – you may void your warranty
      – it is not intended as a substitute for your primary means of telecommunications
      – in some circumstances, you may not be able to place calls (including calls for emergency services)
      – it may damage your device, causing it to stop working permanently
      – you may experience increased data charges
      – you might experience crashes, security vulnerabilities, or data loss”

      1. Avatar de John
        John

        Não, não acho que seja isso o que ele quer dizer. O problema está na gravidade da falha, que é de infraestrutura. Este TIPO de falha nunca deveria acontecer numa empresa como a MS. Percebo que existam bugs dentro de uma versão não final que podem levar às consequências que tu listaste. No entanto, o que aconteceu foi bem mais grave do isso. Está fora do ciclo de desenvolvimento do software e relacionado com a infraestrutura de actualização. A qual “diz” onde o software pode ser instalado.

        Percebeste ?

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Como é que sabes que isso não faz parte do ciclo normal de desenvolvimento, trabalhas nisso?

          Eu acho perfeitamente razoável que faça, visto que o desenvolvimento de sistemas operativos móveis é bem mais complexo do que para PCs, precisamente por causa de problemas de compatibilidade.

          E como esta versão foi feita um bocado à pressa, não me parece nada estranho que possa ter havido algum erro, que até pode ter sido uma coisa simples como alguém se ter esquecido dum passo numa checklist.

          1. Avatar de John
            John

            Trabalho “nisso”, sim …

  4. Avatar de sniperpt
    sniperpt

    Por favor não instalem esta TP em modelos nao suportados, ha muitos insiders ja com problemas graves especialmente os HTC x8, pois nao há ROMs de reposição no windows recovery tool.

    pplware metam a lista dos modelos suportados, estou via movel e nao consigo colar, obrigado.

  5. Avatar de jagudi
    jagudi

    Por acaso tive WP e agora tenho android htc one m8 desde há 5 meses e não tenho bugs nenhuns

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Que sorte que tens… quem compra esse modelo queixa-se de problemas com ecrã, pois permanece preto quando se tenta desbloquear. A solução e a terem que fazer reboot.

      1. Avatar de jagudi
        jagudi

        Até ao momento, é *****em tudo

  6. Avatar de Sílvio
    Sílvio

    Apenas recebe as actualizações w10m quem tiver subscrito no windows insider program, logo quem esta inscrito esta ciente que este tipo de problemas pode ocorrer.
    Não se trata nada mais nada menos que versões Beta.

  7. Avatar de HelderFlux
    HelderFlux

    Esta nova build pode ser instalada diretamente a partir do Windows Phone 8.1 (que foi o meu caso).
    Não é necessário fazer o processo acima descrito caso ainda estejam no WP 8.1.
    Está a funcionar perfeitamente num Lumia 730 Dual Sim.

  8. Avatar de Marco
    Marco

    vou esperar pela final, já não tenho paciência para andar a brincar com “ROMS” mesmo que oficiais.

    1. Avatar de John
      John

      Eu também. Muita gente que ainda confunde ser um power user na crista das versões com o ser um “rato de laboratório”. Mas ainda bem que os há. Assim podemos sempre saber o que não usar.

  9. Avatar de JVC
    JVC

    Já cá faltava a guerra das marcas.

    1. Avatar de Mota
      Mota

      As marcas não andam em guerra (por assim dizer)

      O pplware é não tem controlo nesta canalha, que em vez de ajudar as pessoas que lêm o artigo só dizem m****

      Não percebem que o sucesso de TODOS os S.O. é benéfico para o consumidor final, use ele ios, android ou wp.

  10. Avatar de Eric Mac Fadden
    Eric Mac Fadden

    Está ótimo no L820.

  11. Avatar de Vasco
    Vasco

    Fiquei tão triste. Acordei a ver a notificação no meu samsung, mas tive a feliz ideia de ir ver à net se seria verdade antes de instalar… Pronto, paciência. agora de 6 em 6 horas lá recuso o update.

  12. Avatar de Miguel
    Miguel

    No microsoft lumia 435 esta a funcionar muito bem esta nova versao do windows 10

  13. Avatar de andre
    andre

    Parece que a camera do WhatsApp não esta funcionando..

  14. Avatar de aestr
    aestr

    Instalei no ms 535… Continua com o erro “a carregar” no ecrã principal… Agora mais frequente do que quando estava com a outra built.

  15. Avatar de Nicola
    Nicola

    Instalei no 830 e deu tudo ok! ja no 630 deu erro, não para de fazer boot e pede o cd lol! Mas o recovery da microsoft arranja tudo!

  16. Avatar de Ninja
    Ninja

    Depois de tres 3 dias no W10 porque razao vou voltar para o 8.1 no meu 1020, até sair a primeira versao final:

    – Lumia Camera desapareceu e foi substituido pelo Windows Cam. A qualidade das fotos é ridiculamente desapontante. No album ao abrir a foto a mesma arrasta-e se fizer zoom in parece que estou a olhar para uma foto tirada numa camara VGA

    – As Apps “HERE” por vezes sao instaladas outras vezes estao la mas nao tenho acesso.

    – Nao consigo apagar a ultima foto do album. Tao depressa desaparece como volta

    – Certas apps crasham sem razao visivel.

    – Sistema aceitavelmente fluido mas ainda nao me convence sobretudo na parte do multitasking

    Se nao fosse pelo primeiro ponto continuava com a build mas sendo assim até a MS resolver que rumo quer tomar, fico pelo 8.1