O Notepad do Windows 10 também vai ser mudado para a loja de apps da Microsoft

24 Comentários

Há apps que são clássicos e que acompanham o Windows desde sempre. A Microsoft tem estado a tentar dar uma nova vida a estas apps e por isso têm sofrido grandes transformações nesta área.

Depois de vermos o Paint atravessar momentos menos positivos, é agora a vez do Notepad iniciar uma nova viagem. Vai passar para a Loja de Aplicações da Microsoft, com todas as vantagens que dai vão surgir.

Notepad Windows Microsoft Loja apps

O Notepad recebeu novidades no Windows 10

O Notepad está presente no Windows desde as primeiras versões. Desde 1985 e o Windows 1.0 que este editor de texto está disponível para os utilizadores. Esta tem sido a escolha óbvia, dada a sua simplicidade e facilidade de utilização.

A Microsoft recentemente renovou-o com muitas novidades, que há muito eram necessárias. Temos agora a possibilidade de aumentar o tamanho do texto ou de usar carateres especiais, como no Linux ou no macOS. Há ainda a possibilidade de pesquisar no Bing ou suporte para carateres UTF-8.

Notepad Windows Microsoft Loja apps

A última build do Windows traz uma mudança no Notepad

Mas a vontade da empresa é ir ainda mais longe e dar ainda mais ao Notepad. Para isso tomou agora a decisão de mover esta app para a sua loja de aplicações. Esta mudança aconteceu, entretanto e está associada à última build do Windows 10. Esta chegará no início de 2020, com muitas novidades já planeadas.

Por agora apenas quem usa esta versão poderá ter acesso a esta versão. Mais tarde, com a chegada desta nova versão do Windows 10 chegar, todos vão poder ter acesso a esta mudança e a todas as novidades que surgirem. A ideia por agora é testar todas as mudanças e garantir que estão funcionais.

A mudança importante para a Loja de apps da Microsoft

Esta mudança do Notepad para a Loja de aplicações da Microsoft tem vantagens óbvias. A empresa poderá assim desenvolver novidades e alterações, sem depender de atualizações do Windows. Ao fazer esta transição tem também espaço para testar todas as melhorias em plataformas controladas e fora da dependência de qualquer outros fatores.

Esta é sem qualquer dúvida uma alteração de peso e mostra o caminho do futuro para o Windows. A Microsoft tem estado a fazer estas mudanças, aligeirando o seu sistema e dando oportunidades às apps. Anteriormente vimos a Cortana a mudar, o Paint a preparar-se para o mesmo e agora é a vez do Notepad.

É verdade… O Notepad do Windows recebeu uma atualização

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    O Notepad do Windows é o prato do dia para colocar algumas notas, apontamentos, ou escrever algum rascunho, às vezes até para colar um texto para perder a formatação e voltar a copiar num formato simples. Apesar de vários programas específicos de notas, o Notepad sempre foi o meu preferido. Espero que não o tirem de raiz do Windows e ter de fazer o download da loja para o utilizar. É um bem essencial do SO da Microsoft.

    1. Avatar de whatever
      whatever

      Notepad++, meu filho

      1. Avatar de Luís Martins
        Luís Martins

        Concordo a 200% , notepad++

  2. Avatar de Luis
    Luis

    Tenho uma predileção especial pelo Notepad uso para tirar notas, esperava que a Microsoft finalmente tivesse colocado um dicionário e corrector Ortográfico. Mas todas as funcionalidades sao sempre bem vindas

    1. Avatar de Humberto Luksevicius
      Humberto Luksevicius

      Seria a única coisa necessária nele, de resto é perfeito.

  3. Avatar de Eskiso
    Eskiso

    Para quê mexer com a perfeição?

  4. Avatar de pedro
    pedro

    há coisas que não se devem mexer, é o caso do notepad, calculator e paint !!! acrescentem é outras apps com mais funcionalidades para quem necessitar !!! há uma regra básica: está bom não mexe !!! ou será que a Microsoft vai tirar estas pequenas apps para poupar nas IOS de instalação ??? só se for para rir … não vejo qual é a utilidade em passar para a loja, só vai dar mais trabalho cada vez que instalo um Windows 10 ….

    1. Avatar de pedro
      pedro

      além disso …. já existe o Paint 3D e o Wordpad

  5. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Eles esquecem um pormenor: só acede à loja do Windows quem tiver uma conta Microsoft. Quem quiser por opção ter uma conta local e não usar a loja, não vai poder dispor dessas novidades do Bloco de Notas. Basicamente querem forçar as pessoas a usarem contas Microsoft. É simples de resolver isso: usa-se o Notepad++

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Caro David,
      atenção que no windows 10 mesmo com conta local não é necessário a conta MS para descarregar as apps da store.
      Falo por experiência, inclusive á cerca de 2 semanas configurei um portátil de raiz e que andei á procura de uma aplicação na store e deu para instalar sem problemas.
      Perguntou-me mil e uma vezes se queria fazer login/criar conta? Perguntou pois, mas dava sempre para avançar.
      Cumprimentos

  6. Avatar de José Rodrigues
    José Rodrigues

    Era o que bastava haver implementado um corretor ortográfico já era um grande passo. E ajuda sempre na escrita.

    1. Avatar de Miguel Sousa
      Miguel Sousa

      O bloco de notas não precisa e corrector ortográfico. É só para tirar pequenas informações ou para gravar textos, sem qualquer formatação, que ocupa menos de 5% do espaço que ocupa em qualquer programa específico. É super útil para textos rápidos e para registos de informação acessível em qualquer computador. Mais que isso, existem versões simples e práticas (muitas gratuitas).

  7. Avatar de PAULO SILVA
    PAULO SILVA

    tenho uma duvida: quem o tem instalado depois de fazer upgrade do windows 10 vai perder o programa ou ele continua no pc?

    1. Avatar de Miguel Sousa
      Miguel Sousa

      Pelo menos pela primeira beta, continua instalado. Só que vais ser avisado que existem actualizações. Quando as tentas fazer, ou tens conta registada na shop ou não consegues fazer o update para a última versão.

  8. Avatar de pgomes
    pgomes

    Mais uma vez, a Microsoft a fazer disparates.
    Deixem estar quito o que está bom…

  9. Avatar de Miguel Sousa
    Miguel Sousa

    A Microsoft parece estar a querer evitar polémicas sobre os programas instalados de raiz pelo sistema operativo. Depois das multas de 367 milhões, por causa do browser, a empresa parece estar a retirar as bases do Windows, para ser mesmo um sistema operativo e tudo o resto, ficar ao dispor para quem as queira instalar.
    Dificulta o trabalho a quem tem de instalar o SO, livra-se das polémicas das redes sociais e das multas por coisas sem razão.

    1. Avatar de Marcos
      Marcos

      Culpa de qual continente mesmo?

  10. Avatar de José
    José

    Qual a vantagem de estar na loja?

  11. Avatar de Xnelox
    Xnelox

    Prefiro o notepad++

  12. Avatar de Vx
    Vx

    Vai passar a ser como a calculadora? Com a acesso a internet?

    Só falta começar a ter crashes

  13. Avatar de paulo
    paulo

    alguem que esta a ser pago na MS e esta sem ideis (trabalho) e entao faz isto! para mostrar trabalho tem de mudar alguma coisa
    so pode!

  14. Avatar de Paulus
    Paulus

    Já dizia um velho amigo: “O bom é inimigo do ótimo…”

  15. Avatar de Alexei Dimitri Diniz Campos
    Alexei Dimitri Diniz Campos

    E se… As atualizações da Loja estiverem bloqueadas?
    Eu pego direto casos de windows 10 com dlls do sistema corrompidas por culpa do antivírus brigando com módulo bancário… E quem geralmente leva a pior nessa são os apps da loja. Se o bloco de notas estiver na loja daqui a pouco nem consigo mais nem corrigir os problemas do Windows
    Ps: passando para dizer que essa última atualização do Sticky Notes do Windows 1903 foi uma bosta… Ele coloca cada uma das notas como janela no Alt+Tab… Se você tiver 10 janelas abertas e 12 notas você fica com 22 janelas para alternar… Um inferno!

  16. Avatar de António
    António

    Por acaso o Notepad é-me extremamente útil! Que dance mas não morra!