Já não é possível remover aplicações nativas do Windows 10

63 Comentários

A Microsoft, como é normal, dotou o Windows 10 com um conjunto de ferramentas que entende serem essenciais para o podermos usar. São adições óbvias e que precisamos de ter sempre connosco.

Nas primeiras versões do Creators Update, a próxima grande actualização do Windows, tinha surgido a possibilidade destas aplicações serem removidas, mas aparentemente a Microsoft removeu essa opção na mais recente build lançada.

Já não é possível remover aplicações nativas do Windows 10

Foi com extremo agrado que os utilizadores do programa Insider do Windows 10 receberam, em Outubro do ano passado, a novidade de poderem remover as aplicações nativas do Windows. Uma vez que nem todos as usam, tornou-se assim simples retirar do sistema as aplicações de que não necessitam.

Mas a mais recente build a chegar ao programa Insiders, a 15014, trouxe más notícias para os utilizadores, pelo menos para alguns. A opção de remover as aplicações nativas, deixou de estar disponível, ficando agora o botão de desinstalação a cinzento e inacessível, como acontecia antes.

Microsoft silently removed the ability to uninstall their pre-loaded apps from the Creators Update! from Windows10

 

A queixa desta situação surgiu inicialmente no Reddit, onde o utilizador jantari relatou que, após instalar a nova build, essa opção teria deixado de funcionar. Apesar de haver outros utilizadores que confirmam esta situação, a ausência de botão de desinstalação não parece ser global, uma vez que vários utilizadores relatam que ainda a vêem disponível.

Esta opção de remoção das aplicações nativas está nas Definições, na zona dedicada às aplicações instaladas, onde estas podem ser geridas.

Já não é possível remover aplicações nativas do Windows 10

Como alguns comentários revelaram, a remoção destas aplicações ainda pode ser feita com recurso à PowerShell, mas não é a forma mais simples e intuitiva de o fazer.

A Microsoft ainda está a testar algumas das novidades que o Creators Update vai trazer e o mais provável é que algumas não cheguem à versão final. Esta poderá bem ser uma das que vai ficar pelo caminho.

Comentários

63

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Redin
    Redin

    Crapware ao estilo dos smatphones?

    1. Avatar de PGomes
      PGomes

      Podes crer. Cada vez mais o Windows 10 parece um smartphone barato cheio de adware, spyware e bloatware.

  2. Avatar de abc
    abc

    Também é possível remover bloatware na versão actual do windows (1607) com o Ccleaner.
    Todas essas apps aparecem listadas no menu de desinstalação do programa, e podem ser removidas com um simples click, sem recurso a powershell. A microsoft devia envergonhar-se por usar estas praticas anti consumidor… Ainda bem que no pc é mais simples de remover lixo indesejado do que nos smartphones

    1. Avatar de LuisG
      LuisG

      Mas mesmo depois de as desinstalarmos, não voltam essas aplicações a ser re-instaladas após uma qualquer pequena actualização ao sistema…? Creio ter lido isso algures num artigo ou comentário.

  3. Avatar de Pedro Gouveia
    Pedro Gouveia

    Boas.
    Adquiri recentemente um tablet chuwi, dual boot.
    Gostaria de saber se é possível aumentar o espaço disponivel em “disco” no windows 10. Alguma pasta que dê para eliminar.
    Obrigado.

    1. Avatar de André Meireles
      André Meireles

      Tens opção para colocar um microsd? Se sim podes criar um virtual disk com ele e usá-lo como memória interna para aplicações (mesmo as da store), documentos,…

    2. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Disk cleanup (próprio windows) + ccleaner. Se ainda quiseres mais só apagando a partição de restauro do Windows (2.5-8 GB normalmente) mas depois se quiseres restaurar só mesmo descarregando (oficialmente) a imagem geral do Windows 10 (e não a instalada com todos os controladores)

    3. Avatar de RP3
      RP3

      não existe maneira de aumentares o espaço disponível, o pouco que poderias recuperar era mandando a recovery ao ar (o que não aconselho), se houver hipótese compra um cartão SD para meter tralha, infelizmente é assim aprender a gerir espaço e ter apenas o necessário instalado no tablet…

      quanto ao assunto do topico, nem vale apena comentar, mais uma da Microsoft a juntar a muitas outras…

  4. Avatar de David
    David

    Não percebo tanto alarido. É possível remover o Facetime, o Safari, ou o Mail do macOS?

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Há filhos e enteados. A Microsoft teve na Europa problemas por causa do IE nas no entanto a Apple nunca teve problemas por incorporar o Safari de série ; -)

      1. Avatar de Napoléon Bonaparte
        Napoléon Bonaparte

        Para o tratamento a filhos e o tratamento a enteados, acho que se inspiraram diretamente na criatividade existente neste nosso jardim-à-beira-mar-plantado.

      2. Avatar de Tiago E.
        Tiago E.

        Mas a MS tinha + de 90% do mercado.
        Talvez seja essa a razão não?

        1. Avatar de toni da adega
          toni da adega

          Não é o facto de se ter 1% ou 100% que deveria fazer com que algo seja errado. Ou é ou não é.

        2. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Nop. Não é essa a razão.

      3. Avatar de RuiZ
        RuiZ

        Porque a Apple faz os aparelhos e a Microsoft só faz o sistema operativo.

        1. Avatar de toni da adega
          toni da adega

          Em ambos os casos o equipamento é propriedade do utilizador.

          1. Avatar de as
            as

            tens razão,o equipamento ‘e do utilizador. Mas pagaste uma licença de utilização do SO por isso nunca ‘e nosso. A M$ , eles fazem o querem….O SO e’ deles .Nao queres MS ,vira-te para IOS ou Linux.

          2. Avatar de RuiZ
            RuiZ

            Se não gostas do aparelho, compras outro.

            Já os fabricantes de hardware não têm alternativa o Windows. Por isso é que é monopólio.

          3. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            O que está em causa nessas situações não é a posse do uilizador mas a função de cada fabricante de Hard e Software nas máquinas que se vendem.

    2. Avatar de Goncalo Pinto
      Goncalo Pinto

      Mas Apple sera sempre o melhor, podem matar, esfolar, roubar, queimar, seja o que for, sera sempre a melhor aos olhos de muitos tapados.

      1. Avatar de Vítor M.

        Não é bem assim… se dormirem à sombra da bananeira… verás o que faz a concorrência. Alias, há provas disso.

      2. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Lá está, é sempre malta como tu é que vem com essas conversas.

      3. Avatar de JBC
        JBC

        A que propósito vem isso?

    3. Avatar de Paulo Santos
      Paulo Santos

      Se só usasses iOs nunca poderias falar mal dele 🙂

      1. Avatar de Dope
        Dope

        Já tive…. pior OS que já usei

        1. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Pior a ementa que o soneto.

          1. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Correção: “…que o cimento.”

    4. Avatar de toni da adega
      toni da adega

      Calma, em breve irá alguém a dar uma explicação plausível o porque dessas diferenças e que sao coisas completamente diferentes.

    5. Avatar de Delta
      Delta

      O alarido é pela possibilidade da MS retirar uma funcionalidade que diferenciava positivamente este OS dos concorrentes.

    6. Avatar de Luisbad
      Luisbad

      David. Sim é. basta arrastar para o lixo e autenticar.

      1. Avatar de toni da adega
        toni da adega

        não dá, a partir da versão OS X El Capitan 10.11, já nao é possível desinstalar esse tipo de applicacoes.

        1. Avatar de RuiZ
          RuiZ

          É sim possível.

          1. Avatar de David
            David

            Como? A mim dá-me a mensagem “Não é possível modificar nem apagar “FaceTime” porque é necessário ao bom funcionamento OS X”. Isto no OSX 10.10.5

          2. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            O FaceTime é uma função integrada, representada por uma App. Seria o mesmo que desinstalares a função telefonar do telefone. Os outros dois , Mail e Safari são apps e dão para desinstalar.

          3. Avatar de David
            David

            Nenhuma dá! Estou a falar od macOS e não do iOS!!

          4. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            É possível no iOS e no macOS.

          5. Avatar de David
            David

            Epa! Se sim, digam como!!! Só dizer que sim não serve! Puro e simplesmente não dá!! A Apple neste aspecto não é melhor que as outras!

    7. Avatar de Álvaro Campos
      Álvaro Campos

      Ora aí está uma boa pergunta?
      O mesmo se aplica aos telemóveis (também conhecidos por smartphones): é possível desinstalar as aplicações nativas sem ser com root ou jailbrake?

      1. Avatar de brunn08
        brunn08

        Não apenas com root ou custom firmware.

      2. Avatar de brunn08
        brunn08

        Não apenas com root ou custom firmware.

    8. Avatar de RuiZ
      RuiZ

      Calado, eras poeta, sim podes remover a App de Mail e FaceTime do iOS.

      Nunca usou iOS, mas fala mal… típico…

    9. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Por acaso podes. E ainda que não desse, esquece a Apple. Estamos a falar do 10. E este 10 vem mesmo com demasiada tralha.

  5. Avatar de Dope
    Dope

    Mais uma nãoticia….. E o OSX? Dá para remover metade do lixo que vem instalado? Claro que não, mas como é a Microsoft toca de falar mal…

    1. Avatar de Luisbad
      Luisbad

      Se falasse do que soubesse…… Sim, dá para remover o que bem entender em MacOS. Tem é de ter permissões de administrador (autenticar).

      1. Avatar de Álvaro Campos
        Álvaro Campos

        eh pá, aqui usas o powershell (ao que parece…) e removes….
        continuas a conseguir (supostamente…) remover

      2. Avatar de toni da adega
        toni da adega

        Dava nas ultimas versoes já nao é possivel. Deixou de ser permitido a partir da versão 10.11, dizem que é devido ao System Integrity protection

        Segundo a Apple:
        “System Integrity protection restricts the root user account and limits the actions that the root user can perform on protected parts of the Mac operating system.
        Before System Integrity Protection, the root user had no permission restrictions, so it could access any system folder or app on your Mac.
        System Integrity Protection includes protection for these parts of the system:
        Apps that are pre-installed with OS X”

      3. Avatar de Cortano
        Cortano

        Tal como no Windows e o artigo refere isso.

        1. Avatar de RuiZ
          RuiZ

          Não da, o artigo refere o contrário

    2. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Mas porquê comparar sempre com macOS e iOS?! Sempre a viver na terra da fantasia e de escárnio alheio. A Microsoft tem de se preocupar com o seu sistema e os utilizadores a mesma coisa. Deixem a galinha da vizinha.

  6. Avatar de Eu
    Eu

    Vai chegar o dia que só irão poder usar o que a MS deixar e se assim o entender bloquear a maquina para sempre

    1. Avatar de toni da adega
      toni da adega

      Pensei que isso fosse exclusivo da Apple, mas como a M$ está sempre a copiar a Apple não duvido.

      1. Avatar de Álvaro Campos
        Álvaro Campos

        ao contrário também acontece 😉
        é a vida!

      2. Avatar de Tiago E.
        Tiago E.

        A Apple só usas o que ela deixa?
        Essa é nova..

      3. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Toni da Adega, sou apreciador dos teus comentários animados e sarcásticos . Mas essa foi ao lado.

  7. Avatar de ze ninguem
    ze ninguem

    e obrigatorio

  8. Avatar de Zé do pipo
    Zé do pipo

    eu vou e remover o windows 10 assim não tenho mais problemas

  9. Avatar de RuiZ
    RuiZ

    Pessoas que nunca usaram o macOS ou iOS a mandar bocas ignorantes…

    Típico dos invejosos, isso é que é adoração!

    Se a Microsoft obrigasse a sacrificaria primeiro filho, eles inventariam uma desculpa tipo “na Apple é pior”.

    1. Avatar de toni da adega
      toni da adega

      Deixa-me adivinhar, falaram mal da tua amada Apple e agora ficaste triste 😀

      1. Avatar de RuiZ
        RuiZ

        Não, tu e outros é que falaram mal da vossa amada Microsoft no artigo e ficaram tristes.

    2. Avatar de Cortano
      Cortano

      A julgar pelos teus comentários infantis, diria que ainda andavas a saltar de bola em bola e eu já usava produtos da Apple e Microsoft.

  10. Avatar de Malaquias Tremoço
    Malaquias Tremoço

    A apple é tão inovadora que foi buscar um nome de um SO já existente (Cisco) para pôr nos seus gadgets!

  11. Avatar de Blue Screen of Death
    Blue Screen of Death

    Mais do mesmo, ou seja, aquilo que o W10 é: LIXO! PURO LIXO!!!

  12. Avatar de Sergio
    Sergio

    Nunca teci comentários sobre este windows 10, porque so usei meia dúzia de minutos em computadores alheios.
    Após ter instalado em dois pessoais, bastou-me uma semana para perceber que o windows está em transição para o touch e o meio termo em que se encontra o painel de controlo e as definições, tornou a meu ver o sistema horrível.
    Não tem haver com adaptação, porque sempre me habituei a qualquer windows ( ate mesmo o 8.1), simplesmente não está intuitivo e amigo do utilizador.
    Outro aspecto, que pude constatar no meu 2º computador, é que é um windows impróprio para computadores mais antigos, ao contrário do que tenho lido sobre a leveza tão falada sobre este windows.
    Concluindo, colocarem software obrigatório é cereja no topo de um bolo estragado.