Não instale a última build Insider do Windows 10 Mobile

53 Comentários

Apesar de muitos o declararem morto e sem futuro, o Windows 10 Mobile continua a ser desenvolvido pela Microsoft e todas as semanas surgem novidades no programa Insiders.

Esta semana a Microsoft lançou uma nova versão, mas está agora a alertar os utilizadores para que não a instalem, com o risco de terem de recuperar os seus smartphones.

Windows 10 Mobile

Todos os que estão no programa Insiders do Windows 10 Mobile esperavam para esta semana a chegada de uma nova build, que trouxesse algumas novidades ao sistema operativo móvel da Microsoft.

Esta ideia acabou por cair por terra, depois de vários tweets de Dona Sarkar, a responsável pelas equipas de desenvolvimento do Windows 10 Mobile. São vários os problemas encontrados e que tornam este sistema instável e incapaz de ser usado.

A Microsoft tentou sem sucesso corrigir estas falhas, mas acabou por não o conseguir fazer a tempo de lançar a build. Os problemas agravaram-se porque a Microsoft acabou por tornar esta build pública, mesmo não estando funcional.

O pedido que a Microsoft agora está a fazer é para que todos os que virem chegar uma nova build ao Windows 10 Mobile resistam à tentação de a instalar, aguardando por novas indicações de Dona Sarkar ou da Microsoft.

A Microsoft alerta que caso instalem a build 16212, o resultado será a recuperação do smartphone recorrendo ao Windows Device Recovery Tool e a posterior instalação de todo o sistema e as suas aplicações.

Esta não é uma situação normal, mas que pode acontecer dada as caraterísticas do programa Insiders. A próxima versão deverá sair na próxima semana, corrigindo este problema e trazendo as esperadas novidades.

Comentários

53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Necroman
    Necroman

    Podiam ter informado os leitores de como pausar a instalação das builds, que é muito simples de fazer…

  2. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    Que tenha erros ok, que chegue aos canais de distribuição … não entendo como uma grande empresa como esta não tenha mecanismos de controlo apertados.

    1. Avatar de andre
      andre

      Quem está no programa insider são “testers”. Estas versões não saem para o público em geral.

      1. Avatar de David Silva
        David Silva

        A notícia não aborda bem o problema que aconteceu ontem. Apareceu uma build completamente nova até para quem não é insider (que é o meu caso). A build em questão é a 16212, e quem instala fica com o telefone em loop, sem poder usá-lo.

        1. Avatar de Olavo Pires
          Olavo Pires

          Isso mesmo foi o que aconteceu comigo, a única coisa que eu fiz para ver o que se passava foi deixar ligado a noite inteira e o lumia desligava e ligava não passava disto. o que vamos neste caso?

          1. Avatar de Olavo Pires
            Olavo Pires

            OK, pessoal com a atualização pelo site em baixo descrito por um de vocês dá certo. Embora quando ligamos o lumia ao pc ou ao portátil , o lumia continua a dar o mesmo problema de desligar e ligar sosinho mas continuem a baixar o que é necessário para atualização do software do Lumia, várias vezes continuei a carregar no botão para seguir a instalação até acabar o traço azul, sempre até o telemóvel conseguir assegurar uns instantes para o software arranjar em segundos , atenção não desconectem o telemóvel, mesmo que tenham de carregar várias vezes muito rápido para o telemóvel reconhecer o arranque do software, depois vai correr tudo bem. Abraços amigos e obrigado pela vossa ajuda. A e já agora sinceramente como fiquei contente com as atualizações exceto este ultimo , vou continuar mas desta vez sem prévios. porque tentei previu lentos e rápidos e deu problemas por isso é melhor esperar até uma atualização bem feita.

      2. Avatar de Goncalo Pinto
        Goncalo Pinto

        Isso e muito dificil de entender para muitos que por aqui comentam. Eles confundem tudo e querem ser insiders para serem os primeiros a ver as novidades. Nem se dao sequer ao trabalho de ler os termos de adesao ao programa, que explicam la tudo ao pormenor.

    2. Avatar de alb
      alb

      “Não instale a última build Insider do Windows 10 Mobile” INSIDER! Esta build é beta e quem está no programa insider sabe bem que as builds podem vir com erros, que não sabe soubesse, porque quando se inscreveram tiverem que concordar com os termos do programa insider

      1. Avatar de Vítor M.

        Claro, é isso mesmo, mas neste caso fica o aviso porque aquilo fica em loop. Mas é isso, quem está neste programa é mesmo para “ajudar” a reportar problemas e comportamentos, está sujeito claro.

  3. Avatar de Pageros
    Pageros

    É a versão fast ring que tem problemas e são ja builds da próxima atualização “Fall Creators Update” todas as outras atualizações não tem os problemas que falam na notícia.

  4. Avatar de ze ninguem
    ze ninguem

    ainda que já vendi o meu lumia não vou ter mais problemas

  5. Avatar de Blue Screen of Death
    Blue Screen of Death

    Também ataca PCs já infectados com Windows 10! E o update pode aparecer em sistemas non-preview.

    http://tweakguides.com/

    A Microsoft já reconheceu o problema e diz que quando aparecer em sistemas non-preview o update não será instalado.

    Como isto foi dito por uma empresa que diz SEMPRE A VERDADE, TEM O MÁXIMO RESPEITO e NÃO ESCONDE NADA AOS SEUS CLIENTES, ficamos todos completamente descansados!

    Thanks Windows 10! Thanks Microsoft!

  6. Avatar de Victor F.
    Victor F.

    Uau, que tiro no pé. Amadorismo total.

    1. Avatar de L_730
      L_730

      Não entendo esse comentário. Isto é uma versão apenas para testes. A Apple lançou uma atualização para o publico com muitos problemas. Não sei quem é mais amador

      1. Avatar de Victor F.
        Victor F.

        Não é para ser entendido é para ser considerado.
        É uma versão apenas para testes que é como quem diz uma versão para quem quer o SO como deve ser sem ter que esperar meses.
        “A Apple”… não me interessa, sinceramente.

        Já o disse inúmeras vezes, o W10M tem imenso especial mas eu, enquanto consumidor, tenho direito a exigir e criticar acerca dos produtos que compro e o que tenho a dizer desde que comprei o Lumia é que neste momento sou um utilizador experimental e sem remuneração. É esta a forma que a Microsoft trata quem apostou no seu SO/Smartphone.

        1. Avatar de Cortano
          Cortano

          “É uma versão apenas para testes que é como quem diz uma versão para quem quer o SO como deve ser sem ter que esperar meses.”
          Esta é a razão mais parva para se ser Insider. DEpois queixam-se que o PC pifou, o Widows não funciona, que não conseguem ter o PC estável…
          Se não sabem o que é ser Insider, não sejam. Os meus PCs em build oficial não tem problemas.

        2. Avatar de Toder
          Toder

          não não tens direito nenhum com buids experimentais, e se queres tantos direitos assim, se não gostas do produto ou tens demasiados problemas, devolves o produto e vais comprar outros e exigir que aquele cumpre as tuas necessidades. Mania das pessoas hoje em dia pensarem que tem sempre direito quanto consumidor. Ou o mais que gosto é quando pessoas compram algo e depois vão devolver no prazo de 30 dias e depois dizem, isto é meu direito de devolver, ahahah onde esta isso escrito? Se a jumbo ou medimarkt aceita no prazo de 30 dias isto não quer dizer que todas as lojas o vão fazer, a mediamarkt e outras so aceitam porque senão perdem clientes, mas nunca eles são obrigados

          1. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Tens direitos de devolução companheiro. Que não concordes ou não os conheças é contigo.

        3. Avatar de Álvaro Campos
          Álvaro Campos

          Sabes que se quiseres deixar de ser um “utilizador experimental e sem remuneração” podes sempre abandonar o programa, não sabes?
          Quando aderiste ao programa porque o fizeste? Já sabias ao que ias ou não?
          Mas uma vez não é desculpar o que aconteceu, é tentar entender (a parte da consideração tem muito que se lhe diga 🙂 ) alguns comentários que por terem clicado numa caixa e não terem lido o contrato que “assinaram” se acham no direito de exigir tudo e mais alguma coisa.
          Não estás de acordo com o que se passa? Sai do programa. É simples.
          Se calhar deverias agradecer à M$ por te ter garantido que o telemóvel era atualizado regularmente, ao contrário da maioria dos dispositivos que 6 meses depois de sairem deixam de as ter (e por vezes nem sendo topo de gama se safam!).

          Quem está no programa Insider arrisca mas pode escolher o tipo de risco: elevado (fast ring), moderado (slow ring) e baixo (release preview).
          É realmente à escolha do freguês, como na farmácia 🙂

        4. Avatar de toni da adega
          toni da adega

          “É uma versão apenas para testes que é como quem diz uma versão para quem quer o SO como deve ser sem ter que esperar meses.”
          Isso não faz sentido absolutamente nenhum, ainda mais Fast Ring que nem versão Beta é. Isso é como ir a um talho fazer queixa que o bife ainda está crú.

          Quem quer a coisa a funcionar bem então é deixar de ser insider ou então passar para Slow Ring onde normamente é bastante estável. Já por estas coisas acontecerem passei para a Slow Ring.

          A propria MS avisa que estas versoes podem ser instáveis .

          E isto aplica-se a MS, Apple, Google e por ai fora.

          Eu no meu OP3T embora exista nao estou no Beta Program porque quero algo estável.

  7. Avatar de helfrei
    helfrei

    Sou utilizador windows mobile, mas quando leio noticias de outros OS, faço exatamente isso, fico-me somente pela leitura e não comento, ainda por cima asneirando ….

    1. Avatar de David Silva
      David Silva

      Quem comenta quer a todo o custo que os SO que não usam fracassem, de modo a poder justificar a quantia avultada que desembolsaram para ter um smartphone iOS

      1. Avatar de helfrei
        helfrei

        Ora bem …

  8. Avatar de helfrei
    helfrei

    Obrigado Pplware pelo rápido alerta !

  9. Avatar de Sergio
    Sergio

    Eu desde que tive serios problemas com a 14977 deixei o programa, uma coisa é a microsoft libertar versões beta outra é libertar veneno puro.

    1. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      Insiders não é beta, é alpha…

    2. Avatar de Álvaro Campos
      Álvaro Campos

      Quem aceita entrar no programa Insider sabe ao que vai, ou então não leu o que deveria ter lido…
      Não que isto desculpe o erro acima mas não serve para dizer “ai e tal eu não sabia que podia correr mal” Eles avisam….

    3. Avatar de Cortano
      Cortano

      MAs que raio pensas tu que é ser Insider, em especial, ser Insider em fast Ring?!
      Não se metam naquilo que não compreendem.

  10. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Felizmente o meu Lumia 640 foi para a gaveta o mês passado.. Windows Mobile NUNCA mais (e já venho desde o windows phone 7.1)! Em termos de hardware não tenho nada a apontar, antes pelo contrário.. são muito bem construídos, no entanto o sistema operativo, apesar de estável (já foi muito mais…) não evolui.. as Apps estão estagnadas e a meu ver a própria Microsoft está a marimbar-se para o Windows Mobile. Actualmente há algum terminal novo (que tenha saído este ano) há venda no mercado com WM? Que eu saiba não… ou seja, é um SO para deixar morrer com o fim de vida útil dos actuais smartphones em uso. Eu já mudei para Android e é outro mundo…

    1. Avatar de Álvaro Campos
      Álvaro Campos

      Sim, um mundo de falta atualizações do Sistema Operativo para os equipamentos com mais de 6 meses…..

      1. Avatar de TugAzeiteiro
        TugAzeiteiro

        loool fala do que sabes… não fales do que não sabes! Ou então compra marca decente e não xinesises…

        1. Avatar de Álvaro Campos
          Álvaro Campos

          1º – falo do que sei, por isso falo;
          2º – independentemente de serem ou não “xinesisses” (usa corretor e pode ser que chegues lá) já que praticamente 100% dos Androids são feitos na China diz lá quais são os equipamentos com Android que conseguem receber 3 atualizações do sistema operativo.
          Fico a aguardar a resposta.
          A única marca que já garantiu que os seus equipamentos aceitam a versão “O” foi a Nokia hoje ou ontem. Se calhar só o faz para conseguir utilizadores porque se retirarmos o nome “Nokia” os equipamentos são iguais a muitos outros Androids e não trouxe nada de novo e tenta desta forma atrair os saudosistas mas quem menos de 20 anos dificilmente usou Nokia.
          Que outras marcas conheces?

    2. Avatar de José
      José

      Sim deve saber muito do que è WM? LOL! O Android é outro mundo? Que mundo? Sabe ao menos concretizar? Pois eu enquanto o sistema estiver vivo continuarei a usar, porque como já aqui referi várias vezes tenho Android, e IOS. Poderia equacionar ficar a usar de vez o IOS. Android, nem pensar! tenho demasiados equipamentos que irão morrer tal como vieram ao mundo, ou seja, com meia dúzia de actualizações de segurança no primeiro ano e depois fica-se por aí, tudo o que vier a seguir é para novas máquinas! Já no WM tenho não só actualizações de segurança ou correcções como tenho a última versão do S.O., e não me chateio mais! Seja feliz e vá guardando dinheiro para a próxima máquina para continuar a usufruir desse mundo!

      1. Avatar de TugAzeiteiro
        TugAzeiteiro

        Acho uma piada as pessoas que falam falam falam e não dizem nada… meu caro “amigo”, já tive 3 smartphones windows… por isso sei bem do que falo!! e ainda sou daqueles que teve windows CE!! Provavelmente nem sabe o que isso é… ou nem nunca mexeu! Tenho iOS num iPad portanto também sei bem o que faz e o que não faz… Curiosamente o meu telefone da empresa é um Galaxy S5 com 2 anos e tal que até recebeu nesse período uma nova versão de Android.. ok não está no 7.1 mas continua a receber actualizações de segurança! Agora se vai comprar Android’s do chinês ou de marcas rascas.. aí a história é diferente! O iOS é muito bom para quem quer algo simples, mas também paga bem por isso, nem todos gostamos da mesma cor… O meu Lumia 640 avariou e sim… também tinha a última versão do SO.. WOW que grande coisa!! Quanto ao guardar dinheiro para comprar outro (pessoal.. já que o da empresa foi dado), esteja descansado… tenho telemóvel para aguentar facilmente 3 anos e já tem garantida a actualização para o Android O… caso para dizer OHHH.. afinal este até percebe de algumas coisas e não é nenhum famboy de marcas ou SO…

    3. Avatar de Bruno
      Bruno

      podes mandar o teu lumia 640 para mim tugazeiteiro?

      1. Avatar de TugAzeiteiro
        TugAzeiteiro

        Se quiseres posso… mas aviso já que não carrega e tem o ecrã rachado!

    4. Avatar de Álvaro Campos
      Álvaro Campos

      O 640 deveria ser um bomba com o 7.1

      1. Avatar de TugAzeiteiro
        TugAzeiteiro

        WOW conseguis-te colocar o WP 7.1 num 640!? é que ele foi lançado com o WP 8.1 e depois teve upgrade para o WM10…

        1. Avatar de Álvaro Campos
          Álvaro Campos

          Estava a ver se te apanhava na curva…. 😛
          Sim, foi lançado em 2015 com o 8.1 e repara que 2 anos depois recebe 2 atualizações dentro do 8.1 e mais 2 dentro do 10.
          Com que equipamento Android isso aconteceu?
          Alguns Nexus? Possivelmente.

  11. Avatar de Carlos Andrade
    Carlos Andrade

    mais um tiro no morto

    1. Avatar de Álvaro Campos
      Álvaro Campos

      🙂 E não é que o raio do morto não morre!
      Tantas vezes lhe fizeram o funeral e el acaba sempre por não morrer (nem eu quero que morra!).

    2. Avatar de Cortano
      Cortano

      A morrer desde 2012…

    3. Avatar de Toder
      Toder

      então mas como se pode mandar tiros se esta morto? tantos funerais e festas que ja fizeram para este SO e mesmo assim…haters gonna hate

      1. Avatar de AcmSeBr
        AcmSeBr

        Esse OS para celular da M$ tem Habilidades: Healing factor · Regeneration.

        Um FATO verídico nos dias de hoje.

        😀

  12. Avatar de pedro
    pedro

    Tarde demais.
    Atualizou durante a noite e de manhã o lumia 950 xl não ligava

  13. Avatar de Carlos
    Carlos

    A Microsoft avisa para não ser insider com o telefone de utilização diária. Para usar um segundo equipamento… mesmo por causa destas eventualidades.
    Para mim é o melhor SO e é pena que não lancem apps para poder mandar o iPhone para a gaveta e voltar a ter um telefone de jeito .

  14. Avatar de Luís
    Luís

    Dá gozo vir aos artigos sobre W10M ver os haters a destilar veneno nos comentários… E se for preciso usam W10 no PC
    (tenho Lumia 640DS a funcionar lindamente, esta actualização de que o artigo fala está em lista de espera e não instala (ainda bem, diga-se)

  15. Avatar de willian
    willian

    Parabéns a MS, porque esta ferramenta nem reconhece o dispositivo para realizar a reinstalação do software. Ser Insider é uma coisa, agora colocarem uma versão que nem pode ser restaurada nas atualizações é muito amadorismo de uma gigante como a MS.

  16. Avatar de Paulo
    Paulo

    sei bem que este nao é o local mais indicado, mas nao consegui encontrar a resposta que queria.
    tenho um xiaomi mi4 com windows 10 mobile (build 14393.1198). sabem como posso instalar o creators update? na altura, falaram que so telemoveis com 2 GB de RAM podiam ser actualizados, mas nunca foi mencionado o xiaomi.

    obrigado

    1. Avatar de Álvaro Campos
      Álvaro Campos

      Parece que oficialmente não terás a versão CU (http://en.miui.com/thread-578039-1-1.html)
      Podes fazer o que fiz com o meu Lumia: aderes ao programa Insider em SLOW RING (é muito importante ser nesta versão) e depois passas para a versão Release Preview.
      O que vai acontecer é que ficas como Insider mas num ramo praticamente de produção, ou seja, o risco de algo correr mal é muitíssimo menor que se estivesses no Slow Ring ou no Fast Ring.

      1. Avatar de paulo
        paulo

        muito obrigado pela dica Alvaro.