Não gosta do Menu Iniciar do Windows 10? Troque pelo clássico

44 Comentários

Uma das novidades do Windows 10 foi o regresso do popular Menu Iniciar. Mais robusto, organizado, com mais funcionalidades e até alguma publicidade, o Menu Iniciar tem agradado alguns e desiludido outros.

Para quem não gosta do novo Menu Iniciar do Windows 10, nada melhor que trocar pelo Menu Iniciar clássico.

win10_001


A troca do Menu Iniciar do Windows 10 pelo clássico é simplificada com a app Classic Shell. Esta app gratuita, permite personalizar e simplificar todo o menu iniciar, podendo o utilizador indicar que ícones passam a estar disponíveis e também definir alguns efeitos.

Como usar o Classic Shell?

Depois de instalado, a app apresenta-lhe 3 menus modelos. Basta escolher o que pretende e carregar em OK.

classic_00

Além dos modelos apresentados, como referido, o Classic Shell dá a possibilidade de personalizar vários aspectos gráficos, como por exemplo a skin do menu, mas também alterar algumas funcionalidades como as teclas de atalho, etc.

win10_002

Para quem não gosta do Menu Iniciar do Windows 10, aqui tem uma forma simples de o mudar. Pelos testes que realizámos, o menu fica igualmente com um bom desempenho e sempre com a opção de voltar ao Menu Iniciar original.

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno
    Bruno

    Off-Topic
    Tenho o Windows 10 no portátil, Asus X550L, mas tenho um problema ,após algumas horas de uso, não desliga por completo, ficam 2 luzes ligadas. Li na internet que o problema é a drive Intel HD Graphics desinstalei e de facto o problema desapareceu, no entanto, a drive é instalada quando volto a iniciar o windows. Já andei a procura no site da Intel e encontrei uma versão mais recente, instalei, mas o problema persiste. Sabem como resolvo o problema? Obrigado

    1. Avatar de Arlindo
      Arlindo

      Tenta correr um programa do tipo do drivethelife. Se não resultar, tens ai um belo problema.

    2. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      Tive um problema idêntico com as drivers do touchpad, não gosto dos que vinham com o Win10 e prefiro as drivers da ASUS, pelo que se deve fazer é bloquear a atualização das drivers que se pretende. É possível fazer seguindo o que está neste site: http://superuser.com/questions/901803/prevent-windows-10-from-installing-updating-a-specific-driver

    3. Avatar de Manuel Silva
      Manuel Silva

      Já vi esse problema associado ao controlador do Intel Management Interface que dá problemas no Windows 10 porque é atualizado também…

      Solução:

      A. Hard reset – forçar encerramento, remover alimentação e bateria (qdo possível). Ligar após 10 seg ficando a carregar o botão durante 30 seg.

      B. Ativar Intel Virtualization Tehnology na BIOS.

      C. Instalar uma versão anterior do Intel Management Interface.

      Diz-nos o que resultou… 😉

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        fiz isso que diz no site e o problema aparentemente ficou resolvido, no entanto, agora o brilho do pc está no máximo e não o consigo baixar através das teclas fn+f5, como fazia antes. Mas para isso uso o flux e a coisa arranja-se. Obrigado a todos.

    4. Avatar de Zaark
      Zaark

      Não é preciso desinstalar as drivers por completo. No Device Manager basta desactivar o Intel Management Engine Interface. Não sei o que esta geringonça faz, mas tenho vivido muito bem com ela desactivada no meu Asus X550LN 😉

    5. Avatar de Leonardo
      Leonardo

      Olá, Bruno.

      Para evitar esse tipo de problema, você precisa usar os drivers da fabricante, no caso, da Asus. Meu note estava com o mesmo problema, mas o driver que eu reinstalei não foi o de vídeo, e sim um chamado Intel Management Engine Interface. O Windows fez a instalação automatica desse driver, porém ele não era compatível com a minha máquina, aí ela não desligava normalmente. Se o Windows trocar o driver automaticamente, é só desligar a atualização automática de drivers nas configurações avançadas do sistema (botão direito no menu iniciar, sistema, configurações avançadas, aba hardware e procure a opção que se refere a instalação automática dos drivers). Se mesmo assim não resolver, existe um aplicativo da Microsoft que bloqueia a instalação automática de um driver específico. É só entrar na página do suporte e procurar pelo artigo de nome “Como impedir temporariamente uma atualização do Windows ou um driver de reinstalação do Windows 10”. Espero que tenha ajudado.

  2. Avatar de censo
    censo

    O menu iniciar não tem publicidade alguma, nem com a ultima grande atualização, como noticiaram.

  3. Avatar de ramonq
    ramonq

    Já uso o classic shell desde o windows 8. É surreal que se tenha que usar um emulador de windows de jeito em windows da treta como o 8 e o 10.

    1. Avatar de Bob
      Bob

      O Classic Shell não é um emulador de windows……..

      É um programa, que serviu, e serve, para ter o clássico menu iniciar habitual do Windows 7, ou alterar conforme se quiser.

  4. Avatar de ramonq
    ramonq

    Já uso o classic shell desde o windows 8. É surreal que se tenha que usar um emulador de windows de jeito em windows da treta como o 8 e o 10.

  5. Avatar de Fox
    Fox

    É mais fácil ficar pelo Windows 7…

  6. Avatar de ZarkBit
    ZarkBit

    True Launch Bar, nada melhor para quem quer fazer o seu próprio menu iniciar.

  7. Avatar de Luis
    Luis

    Alguem sabe como pôr o Menu Iniciar do Windows 8 neste Windows 10?

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      usando o modo tablet…

    2. Avatar de André
      André

      Start – Settings – Personalization – Start – Use Start full screen
      Tenho em inglês mas tu percebes 🙂

  8. Avatar de halnaweb
    halnaweb

    Excelente Dica, obrigado!

  9. Avatar de rui
    rui

    Daqui a pouco aparece uma aplicação para o tirar e ficar como no 8 (não tinha sequer o símbolo). Há quem não esteja contente com nada. Quando não o tinha, queriam-no. Agora que o tem já não o querem. Haja paciência.

  10. Avatar de k
    k

    Desde o dia 1. Quando saiu o 10 o atalho para abrir o menu do 10 nao funcionava mas ficou resolvido pouco depois. Não acho os menus iniciar do windows 8 e 10 funcionais. Despacho muito mais com o classic shell.

  11. Avatar de Zé Montanelas
    Zé Montanelas

    Uso desde o 8
    O menu iniciar mais eficiente é o do estilo Windows 7

    O Classic Shell também tem outra funcionalidade que uso que dá para mudar a cor de fundo da barra de tarefas para uma qualquer especifica (em Windows 10 settings)

    Para mudar a cor do topo das janelas uso o Winaero Tweaker, também tem uma opção para deixar a legenda da barra de tarefas preta em vez de branca para tentar emular ao maximo o tema classico, ainda assim não é o ideal, e os temas de alto contraste não são alternativa para mim

  12. Avatar de pierre
    pierre

    Realmente cheguei a comprar um portátil com Windows 10 , mas vendi logo . Estive a vêr os tristes acontecimentos de França e reparei que nas redações de jornais quase tudo trabalha com Mac o . Trabalho com Mac , não dá problemas , nem anti-virus precisa , Windows não me convence em NADA !

    1. Avatar de RA
      RA

      ai jean pierre… jean pierre…

      industrias e empresas diferentes usam os SO e computadores que acharem melhor para o seu ambiente…. nao significa que seja melhor ou pior!

      se nao, por esse caminho basta ler um post recente aqui na pplware que diz que o linux está na maioria dos computadores mais potentes….

      e isso do virus e nao dar problemas….. bem! acho que nao preciso comentar muito….
      o OSX está menos sugeito a isso pk tem menos utilizadores… como comeca a ter mais utilizadores, comeca a ter mais ataques e a estar mais sugeito a virus.

  13. Avatar de demonoid
    demonoid

    Não vejo qualquer utilidade para isto… Adaptem-se meus amigos, senão vão passar a viver no passado….

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Foi o que disseram quando a Microsoft decidiu retirar o menu inicar do Windows 8 e foi o que se viu.

      1. Avatar de RA
        RA

        é verdade!
        e gostos sao gostos…

        pessoalmente gosto muito deste menu do W10

        aliás.. a unica coisa que uso écarregar na tecla de windows e escrever o que quero. simples, rapido e eficaz

        1. Avatar de cerkiller
          cerkiller

          não carregues em nada e fala com a cortana :p

  14. Avatar de Rafael
    Rafael

    Uso e abuso e recomendo.

    1. Avatar de Pierre
      Pierre

      Amigos pois acredito .Trabalhei com o Windows 10 . Com boas gráficas .Processadores I7 .Logo vendi aquela tralha.Classic shell conheço muito bem dá um menu iniciar igual ao Windows 7 .Metal os Windows todos na gaveta que eu cá fico com Em Capitan último sistema operativo dos Mac .Abraços e Bom Natal .

  15. Avatar de JMCS
    JMCS

    E resolve o problema de que o sub-menu “Arranque” agora abre uma pasta e não um sub-menu?

  16. Avatar de Tiago Afonso
    Tiago Afonso

    Não percebo o porque das pessoas serem tão contra tudo o que não seja o menu iniciar à imagem do windows XP… está muito mais fácil de utilizar e personalizar, para quem não gosta de andar la à procura dos programas é só começar a escrever… está bem melhor que o ClassicShell (que eu utilizava no Windows 8.1) e, por consequência, que o menu Iniciar do windows 7.

    1. Avatar de Fox
      Fox

      Já ninguém clica nos links dos menus(?), o normal é carregar na tecla do “janelas”, e escrever logo a seguir a aplicação/acção que se quer abrir e dar um “enter”.
      Ora no menu convencional era pacífico.
      Agora ao carregar na tecla “janelas”, o ecrã pára para desenhar uma janela fullscreen com “lixo”, quando tudo o que queremos é procurar por texto (que agora é muito mais lento).
      Não faz sentido…

  17. Avatar de j0e
    j0e

    Alguém também tem o problema da actualização da hora no Windows 10? Usando o modo de atualização automatica e ou normal, a hora do ( no meu caso surface PRO) nunca está certa.

  18. Avatar de Astrogildo
    Astrogildo

    Caro pplware, poderiam falar também do Old Task Manager, pois não é do agrado de todos os utilizadores o gerenciador de tarefas que está a correr no Windows 10. Principalmente para quem fez a mudança direto do 7 para o 10.

    Não sei se posso deixar links no comentário, mas vou fazê-lo:
    http://www.baixaki.com.br/download/old-task-manager-for-windows-10.htm

  19. Avatar de aeonflux
    aeonflux

    Eu gostaria de ter o inicar do windows 7, mas atraves das proprias configuraçoes do sistema, não atraves de download…..

    1. Avatar de Zé Montanelas
      Zé Montanelas

      Recomendo que instales o Classic Shell, é bastante rápido e não tem qualquer tipo de adwares

  20. Avatar de dulcineia
    dulcineia

    Fiz ontem a atualização do Windows 10 v.1511. Tudo parece estar a funcionar bem, exceto o Edge. No Chrome tenho acesso à Internet, mas não consigo abrir nenhuma página no Edge. Alguma sugestão para resolver o problema????

    1. Avatar de Nuno Nunes
      Nuno Nunes

      O edge ainda tem muitos problemas

  21. Avatar de Homo Erectíssimo
    Homo Erectíssimo

    Uma excelente alternativa,a meu ver,é o start menu X (http://www.startmenux.com/pt/) . É,de facto,muito bom.Usei-o até quando saiu o novo menu iniciar com o Windows 10.Até lá,tive sempre este start menu X.

  22. Avatar de Shipmen
    Shipmen

    UPCleaner é o limpador de computador , como ser o acelerador de PC, removendo os arquivos inúteis e risca-as em apenas alguns segundos.

  23. Avatar de Pierre
    Pierre

    Como comentei usei o Windows 10 muitas vezes CE seu bem trabalhar em ambiente Windows. Tive com processadores Intel 7 boas gráficas mas aquela treta dá sempre bugs não falando dos virusvque não conheço nos Macs penso baseado no Linux .Nem anti vírus tenho só me ocupa espaço em disco.Uso e abuso do Mac com novo sistema operativo El Capitan .Conhecem também o sucesso do Windows phone que saída não tive nenhuma pois os sistemas do Bill Gates estão muito desatualizados em relação aos Macs e caríssimos. Bom Natal amigos .

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Acho que o teu problema como windows deve estar relacionado com o teu nível de português..