Mudanças na Microsoft? Windows 10 Mobile já corre no Nexus 5X

69 Comentários

A mobilidade entre sistemas operativos móveis sempre foi uma meta que todos tentaram atingir. Podemos escolher o hardware e depois o sistema operativo é algo que todos os utilizadores sonham e querem.

A Microsoft tem feito um trabalho nesse sentido, ao trazer o seu Windows 10 Mobile a alguns equipamentos Android. Mas algo parece ter mudado, pois o Windows 10 Mobile pode ser já visto a correr num Nexus 5X.

nexus_5x_1

Desde que lançou as primeiras versões de testes do Windows 10 Mobile que a Microsoft tem procurado atingir franjas do mercado do Android que estão acessíveis. Exemplos disso são as versões deste SO da Microsoft existentes para os Xiaomi Mi4, UMI Touch e até possivelmente para o OnePlus 2.

Algo que não se esperava era que este novo sistema operativo pudesse ser versátil ao ponto de poder ser alargado a outros smartphones. Há agora provas de que poderá ser colocado num dos actuais equipamentos da Google, o Nexus 5X.

O vídeo disponibilizado, e que podem ver abaixo, mostra de forma clara o Windows 10 Mobile a correr num Nexus 5X, de forma fluída e bem funcional.

http://videos.sapo.pt/pTUFyRzSESLiZE278b0i

Não existe no entanto qualquer informação adicional sobre a forma como esta instalação foi feita e como poderá ser usada no futuro. Há ainda o pormenor da versão do Windows 10 usado não ser a build mais recente.

Mas a verdade é que o vídeo parece bem real e a instalação do Windows 10 Mobile no Nexus 5X aparenta estar feita. Espera-se que surjam mais informações sobre este processo e como os utilizadores o podem fazer.

Se a Microsoft, que não deverá ter estado envolvida neste processo, avançar com esta capacidade, será de certeza um golpe forte no Android. Finalmente seria possível ter o que sempre se sonhou!

Fariam a mudança para Windows 10 Mobile no Android se fosse possível?

Comentários

69

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de daiquiri
    daiquiri

    Sim, nem que fosse para quebrar a monotonia.

  2. Avatar de Joao Peixoto
    Joao Peixoto

    existem sempre pessoas que gostam de passar de cavalo para burro…

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Por isso é que compram Nexus em vez de um Lumia 950 LOL

    2. Avatar de Adrien
      Adrien

      Não, existe sempre pessoas que querem mais e melhor.

  3. Avatar de Kekes
    Kekes

    Eu acho que é falso mas a ser verdade seria estrondoso haver alternativas e liberdade.

    1. Avatar de Xinuo
      Xinuo

      Que ironia! Se colocar um sistema fechado como WM10, de uma empresa monopolista, ao menos no desktop, em substituição a um SO em que várias partes têm fontes disponíveis para auditoria e achar que fazer isso é interessante para liberdade?!?!?!?

      Um pessoa tb pode se trancar num cativeiro e jogar a chave fora. Que liberdade seria essa?

      1. Avatar de darksantacruz
        darksantacruz

        Espera lá a Google não é monopolista?
        Liberdade de escolha já ouviste falar nisso?
        Há com cada uma!

        1. Avatar de Mylittlelife
          Mylittlelife

          Eu acho é que vocês sao irrealistas e surreais: um SO demora anos e anos a aperfeicoar e centenas de pessoas mas claro, a MS, Google, etc deviam fazer tais coisas de graca e sem interesse, ou seja, vá … por desporto. Querem espaco de cloud, emails, SO, seguranca, etc a troco de zero lololol

          Enquanto estas empresas só pedem em troca um par de compras de Apps, visitas à publicidade e venda de dados sobre sexo/idade/país/interesses dêem-se por muito contentes. Pode ser que prefiram ir para uma geracao de liberdade em que cada um programa à sua bola e depois têm milhares de distros sem APIs comuns, incompatibilidades, correcao de erros por linhas de comandos…

          Enfim, parece que ha pessoal que prefere a anarquia a ter coisas boas, controladas e compatíveis … se nao fosse a MS e Google (entre outras) ainda hoje andavamos à mercê de API de cada fabricante ou a só ter smartphones quem tivesse disposto a largar >600€. Isso para nao falar em emails e cloud pagas etc.

        2. Avatar de David
          David

          Claro que a Google nao é monopolista! claro que nao, ora essa!
          Alguma vez a Google compra empresas concorrentes? Nãaa, nem pensar!
          Alguma vez a Google impede empresas concorrentes (e não só) de lançar produtos para Android que possam retirar mercado à própria Google? Nãaa, claro que nao! A Aptoide até tem sido muito ajudada e patrocinada pela Google, os utilizadores MS nunca foram impedidos de aceder ao GMail, e outros serviços! Isso é coisa que só as empresas capitalistas e monopolistas fazem, algo que a Google não pactua pois paga sempre os seus impostos todos, nos respectivos paises onde opera e independentemente da taxa de IRC!
          Isso de a Google ser um gigante monopolista e capitalista é apenas especulação! Afinal, tudo na Google é de borla!

          1. Avatar de Xinuo
            Xinuo

            Como assim a Google impedir empresas concorrentes de lançar produtos para Android?!?!? Amazon é uma empresa que lançou um Android só dela, com a loja de aplicativos sendo da Amazon. A Google não proibiu ou fez nada contra, pois qualquer um pode pegar os fontes do Android, modificar, compilar e instalar em qualquer aparelho que seja compatível. Aquele pessoal CyanogenMod, XiaoMi MiUI. Quer mais liberdade?

            O Windows Phone, não permite que uma empresa como a Mozilla faça um navegador que seja mais rápido que a Microsoft, pois a Microsoft privilegia seu próprio navegador no Windows Phone (deve ser a mesma coisa no WM10). Isso é liberdade? Não se pode ter o navegador de sua preferência porque a fabricante limita a ação de concorrentes.

      2. Avatar de Tiago E.
        Tiago E.

        A Google não é monopolista? Só recebeu da União Europeia a maior sanção da história…

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Ainda não recebeu nada, calma, mas arrisca-se a essa decisão sim.
          A maior sanção até agora aplicada a uma tecnológica por parte a UE coube à MS, ainda.

        2. Avatar de Xinuo
          Xinuo

          Então tu concordas que a Microsoft é monopolista!!!

          Eu julguei que do meu comentário a parte mais importante fosse a liberdade ou não.

          O Android dá mais liberdade, pois grande parte de seus fontes são abertos. Daí abre possibilidade para concorrência. Tu podes ter um Android da Amazon, da CyanogenMod, da Xiaomi, etc. Tu podes ter lojas de aplicativo de diversos outros fornecedores, não estais atrelado ao Google (que é o “default”, por razões de segurança), isso é que é liberdade, até do próprio fabricante. Aposto que a Google não foi processada pelo modo como o Android foi feito.

          Ao passo que a não podes fazer nada com o WM10. Optar pela Microsoft, que possui um sistema fechado, seria ficar preso aos desígnios da Microsoft. É quase como se tu escolhesse se trancar num cativeiro.

      3. Avatar de Kekes
        Kekes

        Queres ver que as outras empresas não fazem o mesmo ou pior? E falo de liberdade de escolha, algo mais importante que todo o resto.
        Eu já nem posso ir a sites marotos sem a a Google saiba, isso sim chateia.

        1. Avatar de Xinuo
          Xinuo

          Os navegadores tem função de navegação privativa que apaga quaisquer resquícios de navegação, basta ativar. Nunca vi denunciarem que tal recurso não funciona ou de alguma forma a empresa fabricante de navegador burla tal recurso.

          Quanto a Microsoft mesmo que o utilizador desative a telemetria, os Windows ainda assim mandam informações para a Microsoft. Não achas isso chato?

          Como uma empresa grande como a Microsoft não respeita seus usuários a ponto de oferecer a possibilidade de desligar um “recurso” e ela não cumprir o combinado!!! Isso é respeito? Isso é liberdade? Liberdade vigiada!!! Isso não é chato?

          Foi isso que aludi no meu comentário: um fanboy da Microsoft como tu, querendo liberdade!!! Isso é irônico!!!

          1. Avatar de Victor Martins
            Victor Martins

            LooooooooL és engraçado, argumentas como a google fosse o santinho do mundo informático, e apenas os outros todos são os mauzinhos, TODOS FAZEM O MESMO!
            A Microsoft desde Nadela começa ser uma empresa cada vez mais Aberta, ao contrario do que afirmas em alguns comentários… Microsoft apoiar opensource? Era apenas formalmente ou “politicamente correcto”. Ou achas que a o “Terminal” dos Linux vem por a empresa estar fechada?
            PS a google não coloca as suas em Windows, mas a Microsoft coloca nos Androids…
            Actualiza-te

        2. Avatar de Xinuo
          Xinuo

          Ainda vou além e deixo como adendo ao meu último parágrafo. Um viciado em alguma droga ilícita também têm a livre escolha de se drogar. Mas uma vez dentro do mundo da droga, fica difícil se livrar. É como se a pessoa resolvesse, de livre escolha, entrar num cativeiro, achando não ser um cativeiro, mas na prática ela fica presa lá, ou seja, se trancou.

          1. Avatar de darksantacruz
            darksantacruz

            Engraçado foges sempre à questão da Google ser monopolista também, logo aí fim de conversa.

          2. Avatar de Xinuo
            Xinuo

            DarkSantaCruz, eu não acho que a Google seja monopolista, mas se a UE diz, devem ter acesso a dados que eu não tenho, em todo caso foi algo na área de buscadores.

            Estamos discutindo com foco nos SO’s, e sem dúvida a Microsoft é monopolista nessa área, 90% de desktops e notebooks, dizem.

            “Ah!”, diria alguém como você, “mas a Google é monopolista na área de SO’s para dispositivos móveis””. Bastará reler a minha mensagem acima, onde mostro que a concorrência não é inibida por conta desse “monopólio” da Google na área de SO’s para mobile, então não seria monopólio, pois monopólio é exclusividade na produção ou no fornecimento de produtos/serviços e controle de preços, além de práticas anticoncorrenciais usadas para manter o monopólio ou aumentá-lo.

          3. Avatar de Marco
            Marco

            O xinuo este é CEO da google ou quê?!

          4. Avatar de Xinuo
            Xinuo

            Marco, estou apenas mostrando as besteiras que os fanboys da Microsoft escrevem. Microsoft é uma empresa acostumada a dar golpes no mercado e é bom que sofram um pouquinho. Deram golpe na IBM, na Apple, na Nokia. O Bill Gates, tentou dar um golpe no outro sócio, o Paul Allen. São verdades que precisam ser ditas, e cá estou eu, com tempo de sobra para escrevê-las aqui.

            Mas não em atribua um papel que não tenho, não tenho nada com a Google. Se eles fizerem besteira, com certeza também terão minha crítica. Pau que dá em Chico, também dá em Francisco. Abraços.

      4. Avatar de Miguel
        Miguel

        Empresa monopolista e tão malvada, que até salvou a Apple da falência…

  4. Avatar de chicosoft
    chicosoft

    “A Microsoft tem feito um trabalho nesse sentido” , nao sou picuinhas, mas ficaria melhor “tem trabalhado nesse sentido” ou “tem feito um duro trabalho… “

    1. Avatar de phex
      phex

      Também concordo que esta noticia é uma treta além de mal escrita.. “mudanças na microsoft”.. O que raio tem a Microsoft a haver com isto ?

      1. Avatar de Zaark
        Zaark

        tem a ver*

        1. Avatar de Artur
          Artur

          That burn though

  5. Avatar de Edgar Gomes
    Edgar Gomes

    Acho uma excelente opção, cada um compra o smartphone que lhe agrada mais e depois escolhe o SO Mobile que deseja utilizar 🙂
    Parabéns Microsoft

  6. Avatar de Nitroglycérine
    Nitroglycérine

    Esta foi mesmo à descarada! O W10Mobile a correr diretamente num Nexus! É o que podemos chamar uma pedrada no charco…
    Aguardamos, como muitos outros leitores assíduos da PPlware pelas próximas atualizações acerca deste assunto.
    Entretanto, talvez consiga até ao fim do corrente mês um ensaio do W10Mobile no meu novo Mi4, que – na Alfândega de Lisboa – deu “entrada em armazém para aplicação de legislação” nesta data. Entretanto, aguardo o contacto da alfândega, mas começo a acreditar que a compra pela Banggooud por € 125,88 e realizada em 19 de Abril poderá não ser assim tão vantajosa. Hoje já comprava pela Honorbuy! Entretanto, resta-me aguardar pacientemente…

  7. Avatar de Paulo
    Paulo

    Muito fixe, mas desculpem lá, há coisas mais importantes…

    http://techcrunch.com/2016/05/19/google-files-appeal-in-france-opposing-an-order-to-apply-right-to-be-forgotten-globally/

    A Google não quer as pessoas tenham direito a apagar os seus dados dos servidores deles!

    1. Avatar de Rudy
      Rudy

      A Google apenas indexa as notícias, e aponta para os sites que tem essa informação sobre as pessoas. Se alguém quer ser “esquecido”, este pedido deveria ser feito ao site de notícias e não à Google.
      Como farias uma notícia desaparecer, apagando os links do Google para o Diário de Notícias (é apenas um exemplo), ou pedindo à Google para ignorar os links para essa notícia no DN ?

  8. Avatar de Jorge Silva
    Jorge Silva

    Gostava de experimentar.

  9. Avatar de lAML
    lAML

    Quem ainda não experimentou o windows 10 mobile, que o faça, simplesmente excelente!

    1. Avatar de hmmn
      hmmn

      fácil de falar. na hora h a história é outra

      1. Avatar de darksantacruz
        darksantacruz

        Excelente, simples de usar, intuitivo. Contra? Não ter todas as apps se é a isso que te referes.

        1. Avatar de Tony
          Tony

          os sites estão cada vez mais webapp, por isso, se estiveres offline as apps que precisam de online não servem para nada. se tiveres online tens os sites virados para aí. por isso as apps começa a ser algo que tanto faz salvo raras excepções. Alem de ter menos coisas instaladas e ser só links

          1. Avatar de Alguem
            Alguem

            O problema das webapps é que consomem mais dados, além disso a experiência ainda esta longe de ser a mesma comparando a uma app ‘normal’

      2. Avatar de Paulo Silva
        Paulo Silva

        Tenho uma versão insider no meu lumia 920 e só é um pouco lento no desbloqueio, de resto sem stress

    2. Avatar de Vito Ku
      Vito Ku

      Eu finalmente adquiri o meu primeiro WP, e agora sim, agora acertei em cheio, um SO bem fluido, com umas capacidades fenomenais, muito acima das concorrencia, para ser perfeito so precisamos que os programadores invistam mais nele, e qe o publico ganhe a coragem necessaria para sairem da sua area de conforto e o experimente.
      Estou muito satisfeito com o WP e ainda mais com o equipamento, um Lumia 950, que apesar de ter um preco elevado, justifica-se muito mais que um iPhone, tendo em conta as capacidades tecnologicas de cada um.

      1. Avatar de EC
        EC

        Infelizmente com share de mercado abaixo dos 5% não vejo grande investimento em apps para WP. É como se tivesse que escolher um idioma para aprender a falar com o resto do mundo e escolher o nepalês…

  10. Avatar de Carlos
    Carlos

    “Algo que não se esperava era que este novo sistema operativo pudesse ser versátil ao ponto de poder ser alargado a outros smartphones”

    Hã?

    O Windows 10 foi concebido para funcionar desde o Raspberry PI 3 até à XB1, porque não funcionarem num qualquer telelé que como são contruídos usando SoCs são seriamente parecidos uns com os outros?

    1. Avatar de Zéi
      Zéi

      Devem estar a fazer confusao com os sistemas da Apple que só funcionam em Hardware proprietário.

  11. Avatar de RS
    RS

    Muito bom, mesmo só falta ter uma loja alargada como o Android e IOS.
    Do resto e um sistema operativo móvel muito bom, bastante fluido e intuitivo mesmo em equipamento de pouco hardware notasse que não bloqueia, não e lento como acontece em alguns equipamento que vem com android de baixo custo.
    Já agora refiro qualquer equipamento abaixo de 150€ sem duvida optar por Windows Phone, era ficar mais satisfeito e pouco problemas futuros.
    Agora espero que acha mais novidades e mais equipamentos compatíveis com Windows 10. E talvez a google e os fabricantes começarem a disponibilizar a versão pura do android juntamente com opção do windows 10, seria otimo para os consumidores poderem escolher, Android alterado pelo fabricante, android puro, windows 10 e também Ubuntu isso e que era bom, já que os equipamentos moveis estão cada vez mais parecido com PC era mais uma semelhança que ia agradar a muitos utilizadores .

  12. Avatar de Piriri
    Piriri

    Tenho um 950xl parado, o que eu gostaria era de ver a microsoft a abrir o sistema e a permitir meter o android neste telemóvel, isso sim me deixaria feliz….

    1. Avatar de joao
      joao

      Comprei ontem um 950xl.. podia ter dito mais cedo e fazíamos negócio 🙂

    2. Avatar de john
      john

      Pesquisa no google por “nokia xl lollipop rom” . É possível mas não responsabilizes ninguém se não correr bem.

      1. Avatar de Portimão
        Portimão

        Nokia XL é baseado em Android de origem, estás a pedir para uma pessoa por num Lumia, que tem Windows Phone de origem uma rom que é destinada a um Nokia que já traz um sistema baseado em Android? LOL

  13. Avatar de ze
    ze

    Pq a MS nao faz roms do w10 para samsung lg motorola ….. Mas so fez para xiomi

    1. Avatar de KingDi
      KingDi

      Porque ambas as partes têm de estar de acordo… Se a Samsung, LG, Motorola, ou outra marca qualquer não estiver numa de Windows 10 Mobile nos seus produtos já lançados ou os de futuros lançamentos, a Microsoft não pode fazer muito em relação a isso. Porque drivers/firmwares… isso é mais com os OEMs.

  14. Avatar de alquimista
    alquimista

    Gostava de experimentar…

  15. Avatar de Um leitor
    Um leitor

    “Finalmente seria possível ter o que sempre se sonhou!” era ter o android num Lumia e não ao contrário!

    1. Avatar de KingDi
      KingDi

      Tenho a certeza que muitos discordam com a tua afirmação… mas opiniões/gostos, sabes o que se costuma dizer.

  16. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    O grande ponto fraco do windows 10 mobile esta na grande descrepância de aplicaçoes comparativamente ao Android sejam elas uteis ou inuteis (gostos nao se discutem), porque como SO é excelente apesar de ainda ser preciso limar algumas arestas nomeadamente na gestao de bateria porque na gestao de RAM é muito bom

  17. Avatar de judas iscariotes
    judas iscariotes

    venha o diabo e escolha a pior me… Windows ou android

  18. Avatar de David
    David

    impressão minha ou o Nexus 5X com WM10 parece mais rápido?

  19. Avatar de Hugo Alves
    Hugo Alves

    Como já disse noutro site. Esse telemovel é réplica chinesa. Nem igual ao Nexus 5 é na realidade.
    Existem centenas de réplicas a serem vendidas em sites chineses, neste momento já com W10M.
    Essa réplica pode vir com processador Mediatek 4cores ou 8cores e com 1 ou 2GB RAM.

    Cumprimentos

    1. Avatar de Portimão
      Portimão

      LOL o Windows Mobile não corre em processadores Mediatek e oficialmente não há cópias chinesas a correr o Windows Mobile.

  20. Avatar de joao
    joao

    Passei ontem de muitos anos de Android para Lumia 950XL e .. so far so good.
    Em contexto profissional parece-me bater o Android. Também tenho um Surface Pro 4 e… adoro.

    Quanto às aplicações.. não tenho tempo para joguinhos e aplicações de simular maquilhagem ou unhas falsas… logo estou bem servido com Office para quase tudo.

    1. Avatar de Joao Peixoto
      Joao Peixoto

      quem usa office num smartphone só tem o que merece..e mais não digo…

  21. Avatar de stuff
    stuff

    “Se a Microsoft, que não deverá ter estado envolvida neste processo, avançar com esta capacidade, será de certeza um golpe forte no Android. Finalmente seria possível ter o que sempre se sonhou!”
    Aqueles 3% de market share realmente rebentam com o Android..

  22. Avatar de Pedro
    Pedro

    Se estivesse disponível para flashar no G3 era na hora.

  23. Avatar de Ms
  24. Avatar de Bruno
    Bruno

    É uma replica de um 5X, não tem duplo flash, nem a lente da câmera é a mesma.

  25. Avatar de Hugo
    Hugo

    Tenho um Xiaomi Note 3 Pro e gostava de experimentar o seu desempenho com o windows 10 mobile…

  26. Avatar de Jorge
    Jorge

    Muito pouca gente está interessada no windows mobile ainda nao perceberam isso
    Ou mudam de design ou entao nada feito

  27. Avatar de tunes
    tunes

    Eu mudava já, se voltasse a ter o gps a funcionar. A ultima atualização da LG que fez passar o lollipop a marshmellow rebentou com o gps do meu G3…

  28. Avatar de Xinuo
    Xinuo

    Gostaria de reclamar com o PPLWARE que os desejos altamente “fanboyzísticos” do editor da “notícia” depõe contra a qualidade do blog. Que o blog deveria ser mais imparcial e menos torcedor dos produtos. Como acreditar em análises de produtos/serviços feitos por torcedores de marcas? O blog contrataria um torcedor ferrenho do Benfica para analisar jogos? E se o jogo for do Porto ou Sporting, que análise sairá?

    O editor vive numa realidade diferente, onde o Windows Phone, e seu sucessor, é algo altamente desejado pelos consumidores. Que também são acostumados a mudar o SO de um smartphone, sem a ajuda do fabricante. E que toma o fato de algum hacker conseguir instalar o tal SO num smart da concorrência como um marco ou um golpe na dita concorrência e não como prova de que a fabricante do SO não consegue vender e se têm que almejar que o produto rode em equipamento da concorrência.

    Além disso. o dito SO é altamente rejeitado pelos consumidores em geral. Produtos com o dito SO já foram oferecidos em promoção de leve 2, pague 1 pela AT&T nos EUA, para desovar o estoque encalhado. Produto que têm dificuldades para ganhar mercado e que ultimamente vive a perder. No Japão depois de 5 anos no mercado, o SO não atinge nem 0,5% de participação.

    Visão distorcida do editor que deve viver preso no mundinho da Microsoft, a olhar o mundo com a visão limitada de quem olha por uma janela com espelhos coloridos, além de não ver o mundo a volta por completo ainda o vê em cores/tonalidades diferentes.

    1. Avatar de José
      José

      Permita-me que discorde da questão relativa a este blog apoiar o WM, pelo contrário, considero que globalmente até trata sempre como um S.O., secundário. Para além de você demonstrar, sim, um fanatismo exagerado. Deveria, pensar apenas num pequeno detalhe, a maioria dos proprietários desses equipamentos, está claramente satisfeita, estando-se a marimbar para as tendências, que dão uma certa satisfação pessoal, e pseudo noção de superioridade, a
      quem não tem mais nada na vida para se sentir realizado.

      1. Avatar de Xinuo
        Xinuo

        Eu não acusei o blog, disse que o editor do “artigo” era um fanboy baseado nessa frase ululante:

        “…será de certeza um golpe forte no Android. Finalmente seria possível ter o que sempre se sonhou!”.

        Eu coloquei meus argumentos que acredito desmentir essa frase/desejo/pedido/última esperança do editor. Quanto ao blog, eu disse que o pessoal deveria cuidar em ser mais imparcial pois a parcialidade depõe contra a credibilidade.

        Em nada eu falei dos proprietários de WM e se estão bem ou mal, não mexi com eles, se estão contentes, desejo que continuem felizes.

        Quanto a tua afirmação de que a maioria está satisfeita, você precisa de provas para corroborar, pois não faz muito tempo que foi divulgada uma reportagem mostrando que os proprietários estão a trocar por Androids.

        Talvez você devesse mudar tua frase para: a maioria dos proprietários, que neste blog aparecem para deixar suas impressões, estão claramente satisfeitos.